sexta-feira, 4 de abril de 2014

"Meu Pedacinho de Chão": o que esperar da próxima novela das seis?

De acordo com o que tem sido exibido nas chamadas, a substituta de "Joia Rara" terá a marca do diretor Luiz Fernando Carvalho. "Meu Pedacinho de Chão" é mais um remake de Benedito Ruy Barbosa, mas dessa vez a história será totalmente lúdica e claramente inspirada no filme "Alice no país das maravilhas", ao contrário da obra original exibida em 1971.


A ideia de ousar tanto foi obviamente do diretor, que costuma usar esse mesmo artifício em suas produções, vide "Hoje é dia de Maria", "A Pedra do Reino" e "Alexandre e outros Heróis", por exemplo. E é justamente essa peculiaridade que tem despertado interesse em cima da nova novela das seis.

Benedito Ruy Barbosa há muito tempo tem optado pelos remakes de suas próprias novelas, o que demonstra uma acomodação do autor. E suas obras sempre apresentam tramas centrais parecidas: o vilão é sempre um fazendeiro rico
que vê seu filho apaixonado pela filha de um rival ou vice-versa. Ainda há um padre simpático, alguns peões e mais algumas situações características do autor.

No caso desse remake, a fantasia está se sobrepondo e deixando o conteúdo em segundo plano. O efeito visual e o tom de conto de fadas estão causando mais impacto do que o enredo, que se for analisado separadamente, é mais um clichê do Benedito, até porque não é uma obra original.

Sem dúvida, a ousadia da proposta pode desagradar o grande público e resultar em uma péssima audiência; entretanto, a coragem de arriscar merece ser elogiada. E, ao menos inicialmente, a ideia foi positiva pois provocou curiosidade e despertou interesse por essa forma diferente de contar uma história.

Ao que tudo indica, Bruna Linzmeyer (que pintou os cabelos de rosa para a personagem) fará bonito na pele da protagonista, assim como Osmar Prado brilhará na pele do grande vilão. Juliana Paes também promete interpretando a esposa do Coronel Epaminondas. Já o restante do elenco pouco apareceu nas chamadas, o que impossibilita melhores observações.

"Meu Pedacinho de Chão" apostará na linguagem das fábulas e terá um tom lúdico, proporcionando algo novo na teledramaturgia. Ou seja, o remake poderá se beneficiar com essa nova proposta sendo um grande sucesso ou acabar prejudicado e ser um fracasso. Mas como não existe regra na televisão, já que até tramas sem maiores inovações também fracassam, não há como saber o resultado que essa nova produção terá. Resta aguardar a estreia.

42 comentários:

Mateus Sti disse...

Acho que o blogueiro comprou a briga do Walcyr com o Benedito, incrível como tudo que vem do Benedito é clichê, é sonolento é isso ou aquilo, um pessimismo total. Se fosse assim a carreira de autor dele teria terminado ainda na década de 70. Tenho minhas críticas com Glória Perez, Aguinaldo etc, mas também vejo coisas boas!

chica disse...

Será uma mistura de magia e divertimento, mas só vendo pra saber! Falo pelos chamados que assisto. A novela, nesse horário, impossível aqui! abração, lindo fds! chica

Anônimo disse...

NÃO SOU MÃE DINAH MAS APOSTO QUE SERA MAIS UM FRACASSO.

Bell disse...

O figurino está lindo, os cenários encantadores (pelo menos foi o que vi no comercial).
Gosto de novelas assim.

Pamela Sensato disse...

O figurino está encantador mesmo e acredito que será uma ótima novela, e convenhamos a criançada irá adorar e os papais também......rs

- Post novo no blog.... bora conferir ;)

Beijoss *-*

==> Blog Resenhas da Pâm

Clau disse...

Bom dia Sérgio,
Eu gostei das chamadas, achei lindo o tom de conto de fadas...
Imaginei que Bruna Linzmeyer estivesse usando peruca! Não sabia que ele pintou os cabelos de rosa!
Resta esperar a estreia, e tomara que seja um sucesso.
Bjs!

Gustavo Nogueira disse...

Posso estar enganado Sérgio, mas acho que essa novela não vai me agradar.Não gostei dos figurinos e cabelos coloridos dos personagens, achei muito bizarro e exagerado.Mas talvez eu possa me surpreender, o jeito é aguardar a trama para ver se vai me agradar ou não.

Anônimo disse...

Não sei se irá ser fracasso ou não, se bem que pra mim, pouco importa... Eu tenho uma boa expectativa em relação a trama e espero que seja ótima!!

Anônimo disse...

Se "Cordel Bosta Encantado" foi sucesso, espero que "Meu Pedacinho de Chão" seja também, porque tem muito mais qualidades do que aquela porcaria apresentada em 2011.

Melina disse...

Sérgio, não estou animada com essa novela. Pelo que vi é tudo muito infantilizado e os atores estão teatrais demais. Não sei se terei paciência pra ver. Mas é um típico folhetim feito pra ganhar prêmios cults e não pra ter audiência. Beijo.

Anônimo disse...

As novelas do Benedito já são chatas e as produções do LFC também, imagina juntando os dois em um projeto só? CATÁSTROFE!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

As chamadas só despertaram a atenção para as imagens. Já quanto à história, não parece ser interessante. Acredito que Meu Pedacinho de Chão não fará sucesso popular, mas é válida como tentativa de inovação. No elenco, destaque para Bruna Linszmeyer. Juliana Paes é uma presença simpática. Parece que Osmar Prado repetirá personagens anteriores. Quanto a Antônio Fagundes e Rodrigo Lombardi, é uma incógnita.

Thallys Bruno Almeida disse...

De início eu iria descartar MPC logo de cara por causa do estilão do BRB das novelas recentes feitas pelas filhas dele. Só que a direção do Luiz Fernando Carvalho me dividiu. Se valeu pela ousadia de contar a história de uma forma lúdica/fábula, por outro lado me dá medo essa fábula ser naquela onda pretenso-cult que domina as séries do LFC. Só poupei o Alexandre e Outros Heróis no fim do ano passado pq era um formato curto, de filme, e tbm por razões do meu estado.

Das atuações, me agradaram Bruna Linzmeyer, Juliana Paes, Osmar Prado e Antônio Fagundes, mto embora os quatro tenham tido mais destaque que o resto do elenco. E dos quatro, ênfase especial no Osmar.

Não sei se vai dar certo, mas vai ver que sim, quando Cordel estreou tava todo mundo com um pé atrás e o resultado foi aquele sucesso todo, cuja qualidade só foi igualada por duas sucessoras (AVDG e Lado), mto embora na audiência a que chegou mais próximo foi aquela chatice da Elizabeth Jhin. Se vai ser melhor que Joia Rara, o que duvido muito, não sei. Mas de toda forma espero que Benedito consiga acertar, apesar de eu atualmente estar voltado pra Geração Brasil.

Sobre o comentário do Mateus Sti no comecinho, concordo com a última parte - tanto que mesmo AS querendo mais causar e polemizar, já há elementos de Falso Brilhante que me atraíram. E isso tb se estende aos colaboradores. Miguez e Isabel eram colaboradores do Aguinaldo em Duas Caras e depois acertaram em cheio com CdC. Pode ser que o Rui Vilhena consiga ter sorte com Boogie Oogie.

Paty Michele disse...

Sérgio, eu fiquei animada com a proposta. Não sei se vou conseguir assistir, mas meu filho já se interessou. Como ele, acho que a novela vai chamar a atenção de mtas outras crianças pequenas.
Talvez a Globo esteja querendo apostar nesse público de Carrossel e Chiquititas... vai saber...!

Vamos aguardar.
Um beijo e desculpa o sumiço.

Anônimo disse...

Pelo jeito as crianças vão adorar a novela.

Anônimo disse...

As únicas novelas do Benedito que gostei foram o Rei do Gado e Renascer. Ele tem uma forma lenta, estilo Maneco, de escrever novelas. Pode ser que essa ousadia do LFC atraia as crianças. Cordel encantado também ousou e deu certo na audiência.

Sérgio Santos disse...

Mateus, o que tem a ver o Walcyr? Olha, desculpe a franqueza, mas vcs, haters do Walcyr, não tiram o nome dele da boca, é impressionante. Não questiono a trajetória do Benedito e mt menos seu prestígio, mas na minha opinião as novelas dele são quase todas iguais. E quando ele optou por fazer só remakes de suas próprias obras mostrou uma clara acomodação.

No texto eu digo que a trama é o básico das história dele e é. Um fazendeiro rico, com amigos ricos e que odeia uma professora pobre, que se apaixonará pelo filho dele. Quantas vezes ele já contou isso? Só que agora há um tom de fábula, que eu apontei como o que está despertando atenção. Mas se será bom ou ruim ,só depois que começar pra saber.

Sérgio Santos disse...

O horário é ingrato mesmo, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Só esperando pra saber, anônimo.

Sérgio Santos disse...

O cenário está lindíssimo mesmo, Bell. Tudo num tom de fábula. bj

Sérgio Santos disse...

Pamela, com certeza o público infantil gostará. bjssss

Sérgio Santos disse...

Ela pintou mesmo, Clau. Corajosa. Será uma trama lúdica e poética. As crianças vão gostar, mas os adultos eu não sei. Temos que esperar. bjssss

Sérgio Santos disse...

Gustavo, o que eu reparei nas chamadas é que tudo está mt teatralizado. Mas isso é costume do LFC. Só que numa novela não sei se ficará bom. Talvez canse rápido. Mas pode surpreender, quem sabe. Abçssss

Sérgio Santos disse...

Realmente, Diogo, se a novela for boa pouco interessa se for fracasso ou sucesso. Mas se for boa será pena fracassar. abçs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, vamos aguardar pra ver.

Sérgio Santos disse...

Melina, animado eu tb não estou, até pq nunca fui fã do Benedito. Mas talvez surpreenda. E, sim, eu tb achei tudo mt teatral e não costumo gostar disso, mas não tecerei julgamentos antes.

E concordo, tb acho que é uma obra pra ganhar prêmios, como Emmy, por exemplo. bjs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, respeito dos dois profissionais, mas tb não morro de amores por eles.

Sérgio Santos disse...

Exato, Elvira. O que despertou mesmo atenção foi o visual e tb a forma lúdica. A trama em si parece ser bem cansativa. Tb vi semelhanças nesse papel do Osmar com outros tipos dele. Enfim, vamos ver no que vai dar. bjs

Sérgio Santos disse...

Não duvido que seja usada uma linguagem cult pq isso é comum nas produções do LFC. E as chamadas já deixam isso meio que explícito. E pode dar certo ou errado, mas ainda assim achei válido pq a outra opção seria ainda pior: um remake do Benedito com as mesmas coisas. Pelo menos tem uma peculiaridade agora.

Não estou animado com essa novela do Aguinaldo, mas que seja boa igual a Senhora do Destino. Já essa das seis, pouco sei ainda pra opinar.

Sérgio Santos disse...

Paty, tb tenho quase certeza que o público infantil será conquistado. Tem tudo pra isso. Aliás, o objetivo é esse, já que o remake virou uma fábula. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Verdade, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Eu só gostei de Terra Nostra, anônimo. O Rei do Gado foi boa, mas ficou cansativa e lenta demais.

Realmente, o estilo dele é bem lento e isso fica evidente. Mas agora essa novela parece mais de autoria do LFC que dele. abçs

Maíra disse...

Ótima observação. Pra mim essa novela será uma incógnita. É quem Além do Horizonte, ou será um grande sucesso ou um fracasso retumbante, isso em termos de audiência, que fique claro. Pois a qualidade, a inovação, texto, será de muito bom gosto. Eu mesmo acho tudo de encher os olhos, mas não me vejo assistindo a novela assiduamente. Não verei. Mas torço pelo sucesso, é bom algo diferente.

Lucas disse...

Nossa Juliano Paes Leme? A melhor contribuição dela para as artes foi posar para a Playboy, aquela Gabriela dela foi um fiasco.
E já começou o mimimi de "acho a novela com ritmo lento" desde quando isso é indicador de qualidade? Quer velocidade vai ver F1.

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Pensei que o cabelo da Bruna Linzmeyer (para a novela) fosse peruca-rs.
Acho bonitinhas as chamadas e me remete mesmo a contos de fadas. Espero que agrade aos novelistas do horário das seis.

Abraço.

MARILENE disse...

Sergio, as chamadas me estimularam. Vou assistir e ver se vale a pena. Esse mundo encantado agrada. Vamos esperar! Bjs.

Patricia P. Galis disse...

Verdade confesso que estou ansiosa pra estreia, o elenco é de primeira rs vamos ver

Sérgio Santos disse...

Exato, Maíra. Não será uma novela meio termo. Será que nem Além do Horizonte mesmo, ou será sucesso ou fiasco. Tb não me vejo assistindo diariamente. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Lucas, tb achei a Gabriela da Juliana mt fraca mas eu a acho uma boa atriz. Sobre o ritmo, eu disse que acho que será como todas as novelas do Benedito, mas se vc gosta aproveite.

Sérgio Santos disse...

No início cheguei a pensar tb, Vera, mas é dela mesmo. Ela retoca a tintura a cada 15 dias. Vamos ver se a trama agradará. bjssss

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Marilene. Depois comentamos como foi! bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Patrícia. bj