quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mateus Solano, Elizabeth Savalla e Bianca Comparato: os grandes vencedores da 57ª edição da "APCA"

A "APCA" (Associação Paulista dos Críticos de Artes) premiou nessa segunda-feira (09/12) os melhores de 2013, em uma assembleia que reuniu 52 críticos do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Arquitetura, Artes Visuais, Teatro, Teatro Infantil, Música Popular, Música Erudita, Cinema, Dança, Literatura, Rádio e, claro, Televisão, foram as categorias do prêmio, que é considerado um dos mais respeitados do país e está em sua 57ª edição.


Ainda que esse espaço seja sobre televisão, é preciso destacar a categoria Teatro, que homenageou os 60 anos de carreira da grande Eva Wilma, que ganhou merecidamente o Prêmio Especial. Cássio Scapin ganhou como Melhor Ator (atuação na peça "Eu não dava praquilo") e Débora Falabella e Yara de Novaes ganharam como Melhor Atriz (atuação na peça "Contrações). Já Cleyde Yáconis, Fauzi Arap e Ênio Gonçalves foram os artistas falecidos homenageados.

E entre os premiados da categoria televisão, Mateus Solano e Elizabeth Savalla foram os representantes de "Amor à Vida", que ganharam o prêmio de Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente. Bianca Comparato também ganhou, merecidamente, como Melhor Atriz, empatando com
a intérprete da ex-chacrete Márcia. Tudo por causa de seu grandioso trabalho em duas séries excelentes: "A Menina sem Qualidades" e "Sessão de Terapia".

A série da antiga MTV, aliás, foi agraciada com outro troféu: o de Melhor Direção. Felipe Hirsch faturou o prêmio e mereceu o reconhecimento, uma vez que se entregou a um produto que começou a ser exibido justamente em uma época de crise da emissora, que meses depois veio a demitir todos seus funcionários. Na categoria Programa de Variedades, o vencedor foi "Amor & Sexo", que está em sua melhor fase na Globo.

Latitudes (TNT/YouTube) ganhou como Melhor Série; "Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas" (Cartoon Network) ganhou como Melhor Programa Infantil e "Presidentes Africanos" (Band/Discovery) faturou como Melhor Programa Jornalístico/Documentário. As Menções Honrosas ficaram para o Canal Arte 1, em virtude da Iniciativa do Grupo Band, e para o Canal Viva, em virtude da ótima ideia de produzir quatro especais do "Sai de Baixo".

Mateus Solano e Elizabeth Savalla, que agora estão fazendo uma impagável dupla na novela das nove, merecem todos os prêmios que vêm conquistando e mais essa vitória é fruto de um grande trabalho, através de dois excelentes personagens. Entretanto, vale ressaltar, na categoria Melhor Ator, o prêmio também estaria em grandes mãos se fosse entregue ao Zécarlos Machado, que mais uma vez brilhou interpretando o terapeuta Theo, na segunda temporada de "Sessão de Terapia". O mesmo vale para o saudoso Cláudio Cavalcanti, que faleceu esse ano ---- após ter brilhado na pele do paciente Otávio, na série do GNT ----, e também era um dos indicados.

Tatá Werneck (que diverte na pele da periguete Valdirene), Jussara Freire (que está ótima vivendo a grande vilã de "Pecado Mortal", na Record) e Ângela Leal (por "Dona Xepa") também concorriam ao prêmio de Melhor Atriz. Porém, foi muito justo ver Savalla ganhando o troféu, assim como a talentosa Bianca Comparato, que impressionou nas fortes cenas de "A Menina sem Qualidades" e emocionou em "Sessão de Terapia".

Já Felipe Hirsch acertou em cheio quando escolheu Bianca para viver a complexa Ana e se arriscou ao dirigir uma série tão ousada. A recompensa foi, além da premiação da atriz, o reconhecimento do seu trabalho como diretor. E nada mais justo do que premiar o "Amor & Sexo", como Melhor Programa de Variedades, justamente na melhor (e teoricamente última) temporada da atração, que até fez a Globo repensar no seu cancelamento ---- ao que tudo indica, a dobradinha com "The Voice Brasil" deu tão certo que pode se repetir em 2014. E os especiais do "Sai de Baixo" fizeram por merecer a Menção Honrosa ao Viva, que realmente foi muito feliz ao produzir esses quatro programas para comemorar o aniversário do canal.

A entrega dos troféus de todas as categorias será em março de 2014 e a "APCA" chegou a sua 57ª edição, honrando a qualidade dos seus premiados e consagrando vários profissionais que enriqueceram o cenário artístico do país. E em se tratando de televisão, todos os vencedores foram responsáveis por ótimos momentos de entretenimento ao longo de 2013. Que na 58ª edição, os agraciados sejam tão merecedores quanto os que foram nesse ano, que já está perto do fim.




Indicados da Categoria Tevê da APCA:

MELHOR ATOR
- Alexandre Nero ("Salve Jorge"/TV Globo)
- Claudio Cavalcanti ("Sessão de Terapia"/GNT)
- José Carlos Machado ("Sessão de Terapia"/GNT)
- Lázaro Ramos ("Lado a Lado"/TV Globo)
- Mateus Solano ("Amor à Vida"/TV Globo) - vencedor
MELHOR ATRIZ
- Ângela Leal ("Dona Xepa"/TV Record)
- Bianca Comparato ("A Menina sem Qualidades"/MTV e "Sessão de Terapia"/GNT) - vencedor
- Elizabeth Savalla ("Amor à Vida"/TV Globo) - vencedor
- Jussara Freire ("Pecado Mortal"/TV Record)
- Tatá Werneck ("Amor à Vida"/TV Globo)
MELHOR SÉRIE
- "Agora Sim" (Sony)
- "Latitudes" (TNT/YouTube) - vencedor
- "A Menina sem Qualidades" (MTV Brasil)
- "O Negócio" (HBO)
- "3 Teresas" (GNT)
MELHOR DIRETOR
- Fabrício Mamberti ("Saramandaia"/TV Globo)
- Felipe Hirsch ("A Menina Sem Qualidades"/MTV Brasil) - vencedor
- José Luiz Villamarim ("O Canto da Sereia"/TV Globo)
- Ricardo Waddington ("Amor & Sexo"/TV Globo)
- Selton Mello ("Sessão de Terapia"/GNT)
MELHOR PROGRAMA INFANTIL
- "Detetives do Prédio Azul" (Gloob)
- "Gaby Estrela" (Gloob)
- "Historietas Assombradas" (Cartoon Network) - vencedor
- ""Osmar - A Primeira Fatia do Pão de Forma " (Gloob)
- "Pedro e Bianca" (TV Cultura)
MELHOR PROGRAMA DE VARIEDADES
- "Amor & Sexo" (TV Globo) - vencedor
- "Arte do Artista" (TV Brasil)
- "Esquenta!" (TV Globo)
- "O Infiltrado" (The History Channel)
- "O Mundo Segundo os Brasileiros" (Band)
MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO/DOCUMENTÁRIO
- "Habitar" (SescTV)
- "A Liga" (Band)
- "Presidentes Africanos" (Band/Discovery) - vencedor
- "Profissão Repórter" (TV Globo)
- "A Verdade de Cada Um" (Nat Geo)


37 comentários:

chica disse...

Mateus e Savala maravilhosos sempre.Da oputra não consigo lembrar!!

Aos poucos estou fechando os blogs paar esse período e
¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

Meu agradecimento pelos carinhos todos nesse ano e desejos de FELIZ NATAL e lindo, iluminado e com muita garra 2014 ! beijos,chica

¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

Unknown disse...

Parabéns aos premiados Mateus Solano, Elizabeth Savalla, Bianca Comparato, Eva Wilma pelos 60 anos de carreira.
Entre os artistas que já se foram, poderiam ter sido lembrados Walmor Chagas, Claudio Cavalcanti e Sebastião Vasconcellos, entre outros.

Rafael disse...

Parabéns para Mateus Solano, Elizabeth Savalla e Bianca Comparato. Super Merecido!!

Esse ano tivemos séries brasileiras MARAVILHOSAS. Fiquei muito feliz, com a vitória de LATITUDES, essa série tem uma qualidade absurda. Tudo MARAVILHOSO, direção, atuações, roteiro, fotografia e locações. a série ganhou destaque na imprensa internacional pela qualidade e pela proposta inédita no país. Quem assistiu não ficou surpreso com prÊmio. Pouco badalada na imprensa nacional, mesmo com sucesso na WEb, a série teve sua qualidade e ousadia reconhecida com esse prêmio. Quando puder assista, vale muito a pena.

Rafael disse...

Faltou dizer que a Latitudes está disponível inteiramente no youtube no canal da série. abraços

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Louváveis as indicações e justas as premiações, a meu ver. Sem dúvida, Mateus Solano e Elizabeth Savalla mereceram o prêmio pelo brilhantismo do trabalho que desenvolvem em Amor à Vida. Bianca Comparato é uma graça, mas não acompanhei o trabalho dela nas séries mencionadas. Se ganhou, empatando com a veterana Elizabeth Savalla, é porque fez jus à premiação.
Bem válida a homenagem a Eva Wilma. Excelente atriz.

Parabéns também pelo 'Xicara de Ouro'. Você e seu blog merecem reconhecimento, pois esbanjam qualidade.

Já que o 'verei' novamente, vou economizar, por ora, meus votos de Boas Festas-rsrs.

Até.

Beijo.

A Viajante disse...

Que legal a premiação!

Por escolha, eu decidi que não terei canais e canais à minha disposição. Internet, blogs, novelas já me ocupam muito tempo e preciso escrever minha tese... risos... mas fiquei curiosa com essa Menina sem Qualidades... vou tentar ver um episódio via net... beijo!!!

Uma Interessante Vida disse...

Gostei... Mateus Solano sem dúvida merecia. beijinhos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa dia, Sérgio!
penso que M.Solano será imbatível em qualquer eleição de melhor ator do ano. Sim, E.Savalla , também,mereceu o seu premio. E Bianca esteve muito bem na série "Sessão", assisti!
Não assisti essa série premiada "Latitudes" vou verificar depois...
Obrigado pela partilha dos melhores da APCA.
ah sim, obrigado pelo comentário sobre o Dueto em meu blog.
agradeço pelo carinho,muito obrigado, nelos dias,abraços!

Anônimo disse...

Todos foram merecedores mesmo! Grandes produtos e grandes atuações!

Letícia disse...

Boa tarde Caríssimo Sérgio.

Belo texto. Mas Mateus Solano, nem precisa dizer o quanto está maravilhoso, se tornou redundante. Bianca Comparato é um talento também.

Eu quero falar é de Elisabeth Savalla. Ela não chega a ser uma das minha atrizes favoritas, porém nem por isso deixa de ser talentosa. Neste aspecto, o Walcyr faz muito bem sempre em escalar para sua histórias. Aliás, justiça seja feita, nos último dez anos ela tem atuado apenas nas novela do autor. O que é uma pena, pois, dá a sensação que os outros autores simplesmente a ignoram. Antes dela trabalhar com o Walcyr (posso está errada e peço desculpa caso deseja), mas ela ficou um bom tempo longe da telinha. Os prêmios que tem conquistado ultimamente são mais que merecidos, são o reconhecimento de uma atriz que consegue fazer com talento e dedicação tanto uma dona de van de "Hot Dog", como uma mulher elegante como em Alma Gêmea.

Sei que o cast de atrizes talentosas é enorme, muito maior que o dos atores. Mas ver como a Elisabeth vai do drama a comédia com sua Márcia, nos faz ri e nos faz emocionar, é tocante. Ver a química com a Tatá Werneck, como sua filha Valdirene e vê a mesma química com o Félix, do Mateus Solano apenas reforça do talento desta atriz maravilhosa e pouco aproveitada dentro da própria Globo. Porém, como toda boa atriz sabe de destacar dos demais, mesmo que o papel não seja de tanta visibilidade. Parabéns a Elisabeth Savalla e meu aplauso por mais esta conquista.

Um grande abraço Sérgio.

Sérgio Santos disse...

Chica, já se vai? Então bom descanso e bom Natal. bj

Sérgio Santos disse...

Parabéns mesmo, Elvira. Merecidos demais. E vc tem razão, deveriam ter homenageados esses e outros nomes tb. bj

Sérgio Santos disse...

Os três mereceram muito, Rafael. Infelizmente não vi essa série, mas se ganhou o prêmio deve ter méritos. Por isso que não comentei a vitória dela, já que não tinha base para embasar meus argumentos. Mas seu comentário acabou sendo um bom adendo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Vera, obrigado. E os três mereceram mesmo. Tente ver a atuação da Bianca pela internet, ao menos na Sessão de Terapia. Eva é uma grande atriz.

Sim, nos "veremos" antes ainda do Natal. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Jamais poderia tomar essa decisão, Ju. Até pq implicaria no fim do blog. rs bjs

Sérgio Santos disse...

Mateus está fantástico, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

Felis, todos mereceram. Foi muito justo! Eu também não vi a série Latitudes, mas parece ter sido boa. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Anônimo.

Sérgio Santos disse...

Boa noite, caríssima Letícia! Vc não está enganada, realmente antes do Walcyr chegar na vida da Savalla, ela ficou mt tempo sem aparecer. Sua última novela tinha sido Quatro por Quatro (94) na pele da inesquecível Auxiliadora. Depois ele a escalou em 2001 para A Padroeira não parou mais. Aliá,s vou escrever um texto sobre essa parceria. Merece.

E é gratificante ver a atriz sendo finalmente agraciada com troféus por mais um grande trabalho. Se o Walcyr não tivesse ido para o horário nobre isso não aconteceria, já que tramas das seis e das sete não são mt premiadas. Bjão!

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra Amaral disse...

Elizabeth Savala é uma otima atriz e está brilhando em Amor A Vida. Mateus Solano, o mesmo, brilha em qualquer cena, seja dramática ou comica.
N vi a série de Bianca Comparato, mas ela fez uma ótima atuaçao em Avenida Brasil, a carinha dela é bem fofinha...
Eva Wilma é uma brilhante e se mostrou muito simpático qd foi apresentar uma peça aqui em Curitiba. Quero ela devolta a tv, seja em qualquer papel. rss
abraço

Anônimo disse...

Amo todos esses atores. Brilhantes.
Aliás, num comentário voce disse que a ultima novela de Elizabeth Savalla antes de Walcyr Carrasco a escalar foi Quatro por Quatro (94), mas na vdd foi Quem É Você (97), onde fez a mocinha Maria Luíza
rsss abraços!

Sérgio Santos disse...

Alexandra, a Binda, assim como Solano e Savalla, tb mereceu e muito. Ela é um talento. Eva Wilma é uma baita atriz. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, não me lembrava dessa personagem e chutei mesmo. Qd for escrever sobre ela lembrarei. Mas ainda assim, é mt tempo longe da televisão de 97 pra 2001. abç

Melina disse...

Elizabeth Savalla e Mateus Solano estão colhendo os frutos do trabalho mostrado em Amor A Vida. Félix e Márcia são papéis muito bons, Sérgio! A Bianca Comparato é uma graça de menina e mereceu também. A série Latitudes é muito boa, tente ver! Um beijo!

Thallys Bruno Almeida disse...

Não é à toa que o APCA é o prêmio de mais credibilidade na televisão. Só gente boa concorrendo e os vencedores são merecidíssimos. Mateus Solano e Elizabeth Savalla são os dois ao qual estendo meu aplauso mais enfático (já frisadas minhas restrições à trama).

Toda a equipe do A&S tá de parabéns por ter se superado na última temporada. Tô adorando essa temporada a ponto de me agradar mais do que alguns programas do The Voice. Tá demais mesmo, muito merecido.

Valeu também por um produto da MTV Brasil ser reconhecido em meio à crise que acabou com a emissora, dando o merecido prêmio à Bianca e ao Felipe Hirsch. Da Débora Falabella nem preciso falar muito, essa menina é maravilhosa demais.

Isso sem contar as merecidas homenagens, em especial à Cleyde Yáconis, Eva Wilma e a menção honrosa ao Sai de Baixo 2013.

Só estranhei não terem indicado a categoria de Melhor Novela, já que as duas últimas tiveram (Cordel e AVBR em 2012). Se houvesse, torceria por Lado a Lado ou Sangue Bom. Abç!

Thallys Bruno Almeida disse...

errata: "Cordel em 2011 e AVBR em 2012"

Clau disse...

Oi Sérgio,bom dia!
É bem provável que Mateus Solano
conquiste vários outros prêmios,e ele merece pois é fenomenal!
Os demais vencedores,também são ótimos.
Bjs!

BIA disse...

Parabéns à todos os premiados, que sirvam de exemplo e motivação para que outros busquem cada vez mais o aperfeiçoamento. Parabéns à você também Sérgio pela "Xicara de Ouro"!!!
Bjs :)

Sérgio Santos disse...

É verdade, Melina. Concordo. Tô com tanta coisa pra ver, mas tentarei dar uma olhada nessa série. bjs

Sérgio Santos disse...

Todos mereceram ganhar, Thallys. Foi uma premiação muito justa e os vencedores estão fazendo ou fizeram bonito em 2013. Não sei porque não colocaram a categoria Melhor Novela. A série da MTV foi elogiada e foi ótima. Valeu a pena ver todos os episódios. Abçs

Sérgio Santos disse...

Clau, acredito que ele vá faturar todos, que nem a Adriana Esteves ano passado. Merece. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Bia! Beijos!

juarez disse...

Elizabeth Savalla é uma das melhores atrizes deste país.E ultimamente só trabalha com o Walcyr, porque ele lhe dar material suficiente pra ela mostrar o seu talento. Janete Clair se foi, agora ela tem o Carrasco, seu doce Walcyr Carrasco.
Quanto aos outros autores, é só eles criarem personagens á altura do talento desta maravilhosa atriz. E quanto aos prêmios, eu sabia que era só uma questão de tempo. Espero ver o Faustão chmando o seu nome.Ela merece todos os prêmios e o Mateus Solano também. 2013 foi o ano da Elizabeth, parabéns adorável Savalla.

Sérgio Santos disse...

Francisco, concordo plenamente com vc e coincidentemente hoje escrevi um texto falando sobre essa parceria. Abraços!

beto disse...

Parabéns a APCA pelas escolha,gostei da vitoria de Mateus Solano como melhor ator ele simplesmente deu um show de interpretação como a bicha malvada Felix,e também o de melho atriz pra Elizabeth Savalla,creio que é o primeiro e mas importante prémio que ela recebe em sua longa carreira.E também o merecido prémio especial da critica dado a talentosa atriz Eva Wilma pelo seu 60 anos de carreira seria bom se outros prémios como o troféu imprensa,o prémio quemm e o bravo,seguisse o exemplo da APCA e também prestassem uma justa homenagem a referida atriz ainda em vida aqui fica mim dica aos organizadores desses prémios.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Beto! Concordo com vc. Obrigado pelo comentário! Abraços!