quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Amanda de Godoi e Laryssa Ayres ganharam uma oportunidade melhor em "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz"

"Malhação - Pro Dia Nascer Feliz" quebrou um padrão que já tinha ficado estabelecido no seriado adolescente desde 2008: a migração de alguns personagens de uma temporada para a outra. Isso foi extinto no ano citado, iniciando do zero a nova fase, fechando completamente o ciclo da antiga. Até mesmo os autores mudavam, assim como diretores, equipe, enfim, tudo. Agora nada foi assim. Optaram pelo resgate do que ocorria anos atrás: alguns perfis da fraca "Malhação - seu lugar no mundo" foram mantidos e o autor é o mesmo: Emanuel Jacobina. A situação rendeu erros e um acerto. O êxito está justamente na permanência de Jéssica (Laryssa Ayres) e Nanda (Amanda de Godoi).


As personagens já se sobressaíam na temporada passada, mas Jacobina não soube desenvolver o enredo delas (e nem a trama toda, diga-se). Nanda ainda teve um bom destaque inicial, formando o melhor casal da história ao lado de Filipe (Francisco Vitti). Já Jéssica sempre ficou avulsa, servindo de escada para os demais perfis, subaproveitando o talento da intérprete. E após alguns meses de trama, até mesmo a Nanda perdeu a função juntamente de seu namorado, só ganhando destaque na reta final, quando o rapaz morreu em um gratuito (e mal realizado) acidente de moto. As últimas semanas evidenciaram o imenso sofrimento da menina, destacando a entrega da atriz. 

Agora, em "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz", as duas ganharam importância desde o início da história. Principalmente Jéssica, que ficou em segundo plano na temporada passada. Um dos graves erros, por sinal, era a ausência de uma família para poder explorar mais o perfil. O autor criou uma irmã mais nova para ela (Martinha - Malu Pizzatto), cuja atriz escolhida é bastante semelhante fisicamente, inclusive.
A relação das duas, embora ainda pouco explorada, ajuda a expor o lado protetor da extrovertida garota. E também houve a inserção de um romance convidativo (ao contrário dos casais mal construídos de "Seu lugar no mundo") através da relação típica de gato e rato entre Jéssica e Beloto (Sérgio Malheiros). Ou seja, tudo o que não foi feito na outra produção.

Já Nanda enfrentou inicialmente a trama mais dramática da temporada, em virtude do trauma sofrido por ela na fase anterior. Seu luto pela trágica morte de Filipe foi o mote das primeiras aparições da personagem e, aos poucos, a menina foi saindo de seu enclausuramento graças ao apoio de Jéssica. A amizade das duas ficou ainda mais forte, valorizando o bom entrosamento das atrizes, o que não ocorria em "Seu lugar no mundo" por causa das várias falhas do desenvolvimento do roteiro. Elas passaram a formar uma dupla dinâmica, tendo a comicidade e o drama como ingredientes. Outra situação que tem funcionado para o destaque de Amanda de Godoi é a redescoberta do amor através da relação com Rômulo, apesar da inexpressividade de Juliano Laham e sua constante cara de 'sofrido'.

A menina passou a se culpar pela aproximação com o lutador, fazendo questão de sempre lembrar do Filipe. Essa fragilidade emocional é muito benéfica para a atriz, que consegue mostrar toda a dor da personagem, cuja ferida ainda não está cicatrizada. O choro de Nanda comove quem assiste, mesmo quem não acompanhou a temporada passada, assim como a sua difícil relação com o novo namorado. Isso é fruto do talento da intérprete, que domina as emoções daquela garota tão bem. A redescoberta da alegria de viver também merece menção, pois expõe um recomeço doloroso, onde o trauma do  passado será atenuado mas não apagado. São nuances que desafiariam até uma atriz mais experiente. Todo o conjunto tem servido para Amanda se firmar como intérprete ---- é de se lamentar, apenas, que Filipe não tenha continuado, pois o par tinha química de sobra (ao invés de ter morrido em um desfecho raso, o personagem poderia ter entrado em coma, por exemplo, o que daria na mesma para a atriz explorar o seu talento no drama).

E Jéssica finalmente ganhou um enredo para chamar de seu através da sua divertida relação com o professor de educação física da Forma. Aliás, a volta de uma academia para o universo de "Malhação" foi um acerto. As constantes brigas e trocas de ironias entre os dois divertem, evidenciando o traço cômico que a personagem sempre teve, mas ficava apagado na temporada anterior. Laryssa Ayres e Sérgio Malheiros têm química e as cenas deles são sempre muito divertidas, valorizando o par e abusando de um dos clichês mais conhecidos da teledramaturgia (a implicância resultar em amor). Por sinal, as sequências recentes, dos dois casais passeando em Orlando, têm destacado ainda mais as atrizes.

Amanda de Godoi e Laryssa Ayres foram gratas revelações de "Malhação - seu lugar no mundo" e estão conseguindo uma importância merecida em "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz", formando uma boa dupla. Nanda e Jéssica foram perfis que começaram promissores na temporada passada e acabaram prejudicadas pelo equivocado conjunto da obra de Emanuel Jacobina. Agora a situação enfim mudou e as atrizes têm a oportunidade de um destaque maior. Antes tarde do que nunca.

18 comentários:

Fernanda disse...

Que texto ótimo. Concordo e as duas têm sido o único acerto dessa temporada junto com a Bárbara. Todo o resto ficou intragável, incluindo aquela bobagem de Juliana e Jabá e Joana insuportável.

Anônimo disse...

Não acho essas meninas grandes coisas. Nessa temporada só salva mesmo a Bárbara França porque ô elenco ruim.

Ana Carolina disse...

Elas mereciam um maior destaque mesmo, mas preferia elas livres pra fazerem novelas e não presas até ano que vem nisso.

Anônimo disse...

As duas personagens (Nanda e Jéssica) são muitos boas e o entrosamento das atrizes é evidente.
Elas inclusive, vem tendo um destaque maior até que a protagonista Joana ( que virou uma chata de galocha).
Larissa Ayres não sei, mas Amanda de Godoi tem um belo futuro pela frente. É otima no humor e no drama.
Junto com Bárbara França, é mais um achado em Malhação

Isis disse...

São talentosas, mas nao tem carisma.

Olivia disse...

Acho Amanda bem talentosa, mas seus companheiros de cena são triste. Aquele Francisco Vitti era muito fraco e agora esse tal de Juliano Laham consegue ser ainda pior. Já a Laryssa é mediana.

Bruna disse...

Ótimo texto. Vc critica e elogia quando necessário.

Anônimo disse...

Amanda é o destaque do ano! Mereceu ser indicada para concorrer ao Melhores do Ano. Jéssica sempre foi boa, mas não teve sorte por parte do escritor que não soube realmente fazer sua história! Mas essa Malhação realmente só assisto pelas duas. Para mim são as melhores e depois vem a vilã Bárbara que está se mostrando muito boa!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Fernanda! =)

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opinião, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Ana.

Sérgio Santos disse...

Boa observação, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu acho que têm, Isis, mas respeito sua opinião.

Sérgio Santos disse...

O Laham é mt fraco msm, Olivia.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Bruna!

Sérgio Santos disse...

A temporada começou ótima, mas vem se perdendo mesmo, anonimo...

Anônimo disse...

Gosto dos casais, principalmente da Jessica e do Belloto.. Parabéns pelo texto!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.