quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Chegada das pragas ao Egito movimenta "Os Dez Mandamentos" e mostra a força da trama bíblica

A primeira novela bíblica da Record tem feito um incontestável sucesso. "Os Dez Mandamentos" já é um dos o maiores êxitos da emissora, que não alcançava índices tão altos (nas últimas semanas tem chegado a picos de 20 pontos) desde a trilogia de "Os Mutantes: caminhos do coração." E a trama ganhou um novo fôlego, após mais de 100 capítulos exibidos, com a chegada das pragas ao Egito ---- uma das partes mais conhecidas do Velho Testamento.


Como Ramsés (Sérgio Marone) se nega a aceitar a libertação dos hebreus, Deus começa a mostrar toda sua fúria e utiliza Moisés (Guilherme Winter) como seu porta-voz. Já Arão (Petrônio Gontijo) segue as ordens do irmão e através de seu cajado 'promove' o início das pragas. O início dessa conhecida virada na história conseguiu aumentar ainda mais os índices de audiência da novela e os efeitos especiais fizeram jus ao aguardado momento.

A cena em que Arão toca o rio Nilo com seu cajado, transformando toda a água em sangue, foi merecedora de elogios e a primeira praga conseguiu provocar todo o impacto necessário. A trilha sonora também fez toda a diferença e a sequência foi de encher os olhos.
Entre as situações mais fortes, aliás, está a que Nefertari (Camila Rodrigues) surge coberta de vermelho, chocando a todos. O sofrimento dos egípcios teve um início muito bem retratado pela produção do folhetim, escrito por Vivian de Oliveira e dirigido por Alexandre Avancini.

A autora, inclusive, tem conseguido explorar bem as pragas, aproveitando o retorno dos números no Ibope. A do rio, por exemplo, duraria apenas um capítulo, mas foi estendida para quatro, até a chegada da segunda: a infestação de rãs. Nesse outro caso, é preciso elogiar novamente o efeito, exibindo inúmeros anfíbios saindo das águas do Nilo, indo em direção às casas do povo egípcio e ao Palácio Real. Vale lembrar também que a Record contratou o Stargate Studios (de Los Angeles - EUA) para a finalização de parte das pragas, incluindo a abertura do Mar Vermelho.

A infestação de piolhos foi a terceira praga e mais uma vez os bons efeitos se sobressaíram. Quando Arão tocou o solo, surgindo assim uma nuvem de insetos que se alastrou pelos arredores, o pânico voltou a reinar entre os egípcios, para o desespero de Ramsés. A infestação de moscas, a peste nos animais, as úlceras, a chuva de granizo, o ataque de gafanhotos, as trevas e a morte dos primogênitos (a última praga, responsável pela libertação dos hebreus, que partem rumo à Terra Prometida) ainda estão por vir. Ou seja, a trama tem tudo para seguir movimentada por um bom tempo.

Entre os atores que merecem menção pelo ótimo desempenho, estão Denise Del Vechio (Joquebebe), Adriana Garambone (Yunet), Camila Rodrigues, Vera Zimmermann (Henutmire), Igor Cosso (Bezalel) e Larissa Maciel (Miriã). Petrônio Gontijo se destaca como Arão, enquanto Guilherme Winter não compromete como Moisés.

O texto declamado continua sendo uma questão que precisa ser mencionada, pois o exagero é observado em várias situações. A teatralização foi amenizada, mas ainda gera incômodo, mesmo sendo algo 'comum' em produções bíblicas encenadas. Nesse caso, aliás, é o talento do ator que se mostra, ou não. Todos os mencionados conseguem evitar isso, enquanto os mais limitados, não. É nessa hora que a fragilidade do elenco se evidencia. Porém, são questões que ficam pequenas diante dos acertos da trama bíblica, que é a melhor de todas as já produzidas (seis contando com a atual) pela emissora até agora.

"Os Dez Mandamentos" se firma como uma das produções mais caprichadas da Record e, em virtude do sucesso, foi estendida em 20 capítulos (de 150 passou a 170) ---- há ainda uma discussão em torno dessa extensão, que pode ser maior. O folhetim, inclusive, vem incomodando a Globo, que ainda não conseguiu reconquistar a audiência perdida com "A Regra do Jogo", após o imenso fracasso de "Babilônia". A chegada das pragas renovou o fôlego da história bíblica e movimentou a trama, cujos desdobramentos todos já conhecem, mas não cansam de acompanhar.

53 comentários:

Pedro disse...

Desculpa, Sérgio, mas discordo. Os efeitos são medonhos. O menos pior foi o do sangue no rio, o das rãs foi patético. Parecia aqueles programas da Manchete. E é um festival de ator ruim. O que tá fazendo sucesso é a trama bíblica que como vc mesmo colocou tem uma força imensa. Essa é a mais popular das histórias bíblicas. Mas a autora em si não fez nada de útil em cima desse enredo. Pelo contrário, ainda tem personagem com esmalte colorido e todas aquelas vestimentas bonitinhas que parecem fantasias de Carnaval.

mineiro disse...

A novela tem conseguido prender a atenção do publico, talvez porque as novelas da Globo andam bem chatinhas ou mesmo porque trata-se de uma novela que prende de verdade. Eu mesmo me emocionei com a sequencia do rio virando sangue e com vários outros momentos da novela. Aonde vou a TV esta ligada na Record, é raro ver alguém assistindo a Globo, e isso ao longo do dia inteiro, não só no horário da novela. Vale lembrar também que o JN esta péssimo com aquele Willian Bonner querendo ser descontraído, e a audiência esta cada dia pior. Se Babilonia era um fracasso porque era fraca qual a desculpa dessa Regra do Jogo? Os Dez Mandamentos sai da mesmice, ninguém aguenta mais essas novelas "do mesmo autor da outra novela", ai vem um festival de repetições.

Anônimo disse...

Daqui a pouco chegam os xiitas haters da Globo e adoradores da Record dizendo que o "império está ruindo". Adeus Rede Esgoto... hahahahahaha Essa gente é muito trouxa. E sobre essa novela, é bem feita se comparada aos horrores de antes, mas tá muito longe de poder ser chamada de boa.

Denise disse...

A novela é boa, mas a Record enfia vários comerciais intermináveis no meio e o elenco em sua maioria é péssimo. Concordo com vc sobre essa movimentação das pragas, mas como o colega comentarista disse, isso tem a ver com a trama bíblica e não com essa novela. O texto que vc bem escreveu enfatiza, até no título, a força da história bíblica, e é a isso que se deve o sucesso. A produção em si não tem muito de incrível e o texto é horrível. As atuações parecem jogral.

Unknown disse...

EU AMO ESSA NOVELA, O SUCESSO ESTA INCONTESTAVEL, AO CONTRARIO QUE O PEDRO DOS COMENTARIOS ACIMA DISSE, ACHO UMA PRODUÇAO MUITO BEM FEITA, O PEDRO EU ACHO QUE TEM PRECONCEITO EM ADMITIR QUE EXISTE COISA BOA FORA DA GLOBO, BOM, QUEM SOU EU PRA MUDAR A CABECINHA FECHADA DELE NÉ KKK... ENFIM, QUANTO MAIS FALAREM MAL DE OS DEZ MANDAMENTOS, MAIS SUCESSO ELA FAZ, ENTÃO, HATERS ATENÇÃO, NÃO ADIANTE, O RECALQUE DE VOCES BATE E VOLTA TA BEM, BEIJOS INVEJOSOS!!!!

Unknown disse...

Adoro seu jeito alienado de ser...

Elisa disse...

Ia até comentar, mas nem vou perder meu tempo. O argumento dos talifãs da Record é que quem não gosta é alienado e recalcado. Sérgio, um beijo.

MCHELE disse...

Olá Sérgio..adoro os Dez Mandamentos, não consigo perder um capitulo agora. Nem entro no mérito Record x Globo.Tanto uma como a outro só querem faturar mesmo e cada qual teu seu público cativo,para o bem e para o mal.Mas enfim, o grande acerto da Record foi produzir uma novela bíblica, explorando uma história emocionante e conhecida, no momento em que a Globo está sofrendo uma rejeição por suas novelas engessadas (sempre a mesma coisa). Novela boa é aquele que consegue prender o telespectador todos os dias, que faz com que este não consiga perder um capitulo. A Globo, hoje, não tem uma novela que motive isso. Além do Tempo é ótima e espero que a segunda fase não decepcione,mas não tem lá muito impacto:I Love é divertida, mas parece que não tem mais história; Vidas em Jogo, nem falo nada, pois assisti muito pouco, mas não vejo a repercussão que era esperado e Verdades, sem comentários..tirando a Drica (Carolina), difícil simpatizar com qualquer personagem.

Unknown disse...

Que bom que temos vida fora do projac. A novela é excelente e merece o sucesso que vem fazendo. Se compararam ai em cima com as novelas da extinta rede Manchete, ótimo, porque as novelas da Manchete eram excelentes e muito bem produzidas. Quem não lembra de Corpo Santo, Dona Beija, Kananga do Japão e tantas produções inesquecíveis? Agora temos a Record pra sair um pouquinho do marasmo das novelas da Globo, sem filtros escuros, sem os clichês de sempre(quem matou, mocinho que vira vilão e vice-versa, filhos trocados, etc). Variar é sempre bom e saudável. E só pra finalizar os efeitos de ODM são feitos no mais renomado estúdio de hollywood, então se acharam ruim, paciência!

Anônimo disse...

A única novela da Globo que tem alguma repercussão(pelo menos na internet) é Verdades Secretas, mas sinceramente não consigo gostar. Nunca vi tanta apelação gratuita, tem ate pedofilia na novela. E o elenco, tirando os monstros sagrados, só tem gente descartável. Aquela menina Angel é inexpressiva assim como todos os novatos. O Rodrigo Lombardi é um canastrão de primeira. O texto do autor é sofrível de ruim. Agora falando de Dez Mandamentos eu acho que dentro das limitações de outras emissoras de conseguir um bom elenco a novela esta parabéns. Carnavalesco pra mim é aquela novela que esta passando no vale a pena ver de novo. A Globo fazia novelas boas sim, mas lá na década de 80, já assistiram Cambalacho no viva pra comprovar? Tanto que jogam as novelas do viva pra horários inapropriados porque a globo sabe que teria mais ibope que as atuais se fosse no horário nobre porque as de hoje são tenebrosas, então que bom que temos mais opções a cabo e em outros canais.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,lembrando q a substituta de ´´Os Dez Mandamentos´´será ´´Escrava Mãe´´,q contará os antepassados da escrava isaura

John disse...

Valeu pelo excelente texto Sérgio! Nunca fui alienado por nenhuma emissora, mas preciso tirar o chapéu para ODM. Se você acompanhar os acontecimentos na Bíblia, está seguindo direitinho (com exceção do fato de excluírem o nome de Deus, Jeová) o relato. Claro, as subtramas ficam a critério da imaginação da autora, mas o que está nas Escrituras, está na novela de forma fiel!

Achei os efeitos muito bons e convincentes, a atuação realmente melhorou muito (tirando a insuportável Gisele Itie. Como assim dão o papel de Zípora pra ela? Totalmente inexpressiva, não passa emoção e até uma criança lendo um livro consegue passar o texto de forma mais cativante! As irmãs dela na trama atuam muito melhor!!)

Há tempos eu não conseguia me prender tanto a um programa e quando perco um capítulo, no outro dia já estou vendo online pra não perder nenhum acontecimento. Excelente novela!!

Abraços

Anônimo disse...

Se contrataram um estúdio dos EUA foi um pirata com certeza. Porque os efeitos ficaram ridículos. Mas a novela não é ruim.

Valentina disse...

Novela horrível, com fantasias de carnaval e atores de quinta categoria tirando um ou outro. Texto raso e encenações que beiram o jogral. Não dá pra entender pq faz sucesso. A Globo também só tem tido novelas ruins. A única ótima é Verdades Secreta,s essa sim de grande nível. A nova das nove é sem alma, a das sete é um horror de ridícula, a das seis é mediana e a nova Malhação é um tédio.

Unknown disse...

Algo a comentar...

Novela de qualidade bastante questionável no contexto geral.

O sucesso se deve mais ao temário bíblico que é um dos mais conhecidos e aguça o imaginário dos que já leram a história na Bíblia.

A Record é fraca na preparação de elenco. É muita canastrice junta, com raras exceções.

O temário e mais adequado ao formato de série de pequena duração, o que possibilitaria uma melhor formatação dos capítulos.

Se pudermos fazer uma breve perspectiva. Já vejo "Dez Mandamentos" chegando ao seu fim e o 'IBOPE' do horário nobre global subir. Isso porque "A Regra do Jogo" não é nada igual a "Babilônia". Trata-se de uma boa novela e JEC sabe como movimentar sua história. Além disso, a substituta da novela bíblica "Escrava mãe" terá que se mostrar uma boa novela.

abraços...

Anônimo disse...

O sucesso dessa novela incomoda muita gente. Se não assistem ou não gostam tudo bem, mas falam como se tivessem ódio da novela só porque não é da Globo. Gente, que coisa boba! Vocês acham mesmo que só uma emissora ter audiência é bom? Pois digo que não! Concorrencia é bom sempre, em todas as áreas. Quem sabe com essa péssima fase a Globo não melhora sua programação e principalmente suas novelas que andam bem caídas? Pra começar devia tirar esses filtros horríveis, rsrs. Os Dez Mandamentos apesar de todo o climão e época em que se passa nos dá a verdadeira sensação de estar vendo novela e não um filme como as da Globo. E tem historia, tem emoção. Isso explica o sucesso.

John disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John disse...

Discordo um pouco do F Silva. O fato de ser novela dá a oportunidade de explorar muito mais o texto bíblico. Um filme por exemplo tem no máximo três horas de duração, não dá pra aproveitar todos os detalhes que os livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio abordam (apesar que os últimos são mais as Leis). Além disso a história de Moisés é bem extensa, maior que a de José, portanto uma série deixaria partes importantes de fora. Ao meu ver foi um acerto montar em forma de novela. Assim fica mais completo!

Unknown disse...

Fazia muito tempo que eu não assistia novelas da Record Sérgio, a última tinha sido Vidas em Jogo. Mas gosto dessa novela e sempre acompanho pois amo a temática. Porém, acho muitos atores ruins e isso acaba prejudicando um pouco. Achei o efeito das pragas bons também. Ela, Verdades Secretas e A Regra do Jogo são ótimas novelas. Além do Tempo eu não assisto por falta de tempo e I Love Paraisopólis é uma novela ridícula. A Record está na sua melhor fase em anos, apesar de ser só uma produção fazendo muito sucesso na emissora.
Abraços

Anônimo disse...

"O sucesso da novela incomoda muita gente." O engraçado é que os "defensores da qualidade e da teledramaturgia da década de 20 e atuais haters da Globo" são uns puxa-sacos de qualquer merda que a Record faz. E ainda acham que tem moral pra falar que o elenco da novela tal da Globo é ruim ou que a novela tem "filtro". Mas não falam um A do elenco vergonhoso da Record com atores que quinta (tirando uns 6) e essas fantasias exageradamente toscas dessa novela. E quando criticam (e olha que são muitas críticas) dão piti dizendo que é inveja, ou incomoda e blá blá blá. HILÁRIO.

MICHELE disse...

Voltando depois de ler alguns comentários...não sei de onde saiu ou qual a logica dessa discussão de quem é melhor, Globo ou Record..São concorrentes e ambas tem pontos positivos e negativos,como qualquer empresa e o controle remoto está ai para cada um escolher o que quer ver.Nesse momento, a Record está com um produto no ar que agrada muito mais boa parte do público e ponto. Globo está SIM pecado no formato de suas novelas e já faz algum tempo.Ela lança UM sucesso e acha que todas a novelas tem que seguir a mesma receita. Esse sucesso da novela Dez Mandamentos é ótimo, pois a Globo será obrigada a rever seus projetos futuros e só temos a ganhar.Sou noveleira de carteirinha e torço por isso. Quero novelas que me prendam, que me comovam...Li alguns comentários a cima alegando que o elenco e a qualidade da record é inferior e que a novela está lá em cima por causa da história..mas me pergunto: o que uma BOA NOVELA tem que ter, não é uma BOA HISTÓRIA para contar??? Bíblica ou não, uma novela com uma história boa vai fazer SUCESSO sim. O que queremos é chagar em casa e relaxa depois de um dia difícil e não ficar apenas vendo traição, morte, mentiras, gente ruim ..A própria Globo, quando ousou fazer novelas fora de seu formato engessado, como foi o caso de Meu pedacinho de Chão e Cordel encantado, fez sucesso. A noite é o unico horário em que uma familia pode sentar juntas para assistir tv, conversar e ninguém mais quer polemica e desgraça..

Ulisses disse...

Essa novela é muito ruim e falar de mesmice usando a Record como exemplo é piada. Ela só produz trama bíblica e parece só saber fazer isso que nem o SBT com tramas infantis. E Meu pedacinho de chão foi linda, mas fracassou em audiência. Pelo que observo, não há briga entre quem é a melhor, mas apenas evidência desses malas insuportáveis que vivem no blog do Sérgio menosprezando TUDO o que a Globo faz e enaltecendo essas porcaria das concorrentes como se fossem grandes coisas. E pra mim a única novela da Globo excelente atualmente é Verdades Secretas. As outras deixam muito a desejar, com exceção de Além do Tempo que é bem feita.

Anônimo disse...

Nos anos 80 as novelas eram boas porque as pessoas tinham talento de verdade, só tinha autor fera, só tinha atores excelentes, as musicas ótimas dos anos 80 ajudavam a vender as trilhas, as aberturas eram criativas, as pessoas eram mais inteligentes, o mundo era melhor. As novelas hoje não tem nada disso, não dá pra acompanhar, só os menos exigentes conseguem gostar. Talvez por isso a novela da Record faça sucesso porque não temos uma referencia do passado pra comparar como acontece com a globo que sempre comparamos com os anos 80 e a de hoje que é decadente, não só com suas novelas mas a programação em geral. Assisto os Dez Mandamentos e não ligo pra esses problemas citados pelos comentaristas porque o conjunto da obra é maior que isso, e acredito que todos que assistem não ligam pra esses detalhes tambem.

Gabriel disse...

A Bíblia tem histórias poderosas e mt boas e com certeza a de Moises e uma delas, tanto q tem inúmeras adaptações,a mas recente se eu bem me lembro foi o filme êxodo.
A Record ja vinha acertando mt bem até antes de "Os dez mandamentos". Tinha achado as minisséries do Rei Davi e "Os milagres de Jesus" as melhores, essa última com imagem de cinema. Mas sem duvida "ODM" é um passo a mais, e como ja disse acima tem a seu favor uma grande história o q se confirma agora no momento q a novela chegou no clímax da história.E isso claro se reflete na audiência, todo mundo quer conferir como vão fazer as pragas(e como vc falou tem sido mt bem feitas)e o momento não poderia ser melhor, enquanto a Record se via fidelizando um público no horário da novela,a concorrente perdia o público consolidado,q ja faz um tempo não é tão consolidado assim, (e acho isso mt bom na verdade),com a terrível babilônia. Aí coincide a estreia da nova novela das 21h com o melhor momento da novela bíblica e não era mt difícil imaginar o q ia acontecer, "Os dez mandamentos" tem marcado índices cada vez mas altos e se aproximando da concorrência mesmo quando disputa com a novela das 21h/22h,enquanto isso "A Regra do jogo sofre tentando recuperar o publico no horário tendo q enfrentar a concorrência num de seus melhores momentos em mt tempo e até por conta disso atrasos constantes no seu horário, o q parece tbm não estar ajudando mt.
A Regra do Jogo traz a assinatura do JEC,o q pode ser visto tanto para o lado quanto bom para o ruim, a trama é como nas suas outras novelas cheias de reviravoltas e mistérios,o q eu curto mt,mas não tenho certeza se o público mais conservador tbm gosta desse tom mais de filme e seriados q as novelas dele tem. Tanto q suas outras estreias,e acho q "A Favorita" é o maior exemplo disso, não foram tão bem em audiência,a favorita q tbm sofria de uma forte concorrência da Record q na época exibia seu último grande sucesso antes de "ODM", os mutantes. So depois q a trama foi se desenvolvendo a audiência foi melhorando.
É preciso ter paciência com a "regra do jogo" a trama só tende a crescer e ela ja está ótima, Cassia Kiss tem dado um show, Romero é um ótimo personagem (a trilha tema dele tbm) e só conheceu Atena no capitulo de ontem,a história só esta começando e os elementos e personagens estão sendo apresentados ainda,não da para sair crucificando.
Acho q a concorrência é mt saudável e o publico sai ganhando com isso. Legal tbm ver q no meio dessa guerra no horário nobre o sbt continua bem com suas novelas infantis e o programa do ratinho.Acho q o importante é q tenhamos produtos de qualidade para todos os públicos.

Anônimo disse...

Essa novela trata o hebreu como se fosse bonzinho e o egípcio como o malvadão. O Brasil é um país teocrático e retrográdo. Existe uma conspiração judaica pra dominar o mundo e vem esse maçom do Edir Macedo e faz uma novela assim. Essas pessoas saudosistas são reacionárias e sionistas. Acho que se esquecem que esse povo de Moisés matou Jesus Cristo, muçulmanos, acabou com o Império Romano e justificam tudo isso com o Holocausto. Não, não sou nazista. Odeio Hitler. Mas bancar o povo coitadinho pra obter prestígio perante a sociedade...

Anônimo disse...

Antes que me esqueça. Adoro o Sílvio Santos. É judeu, trabalhador e digno, mas Edir Macedo é um sionista charlatão de marca maior. Acho um desserviço passar essa novela numa época onde as pessoas estão cada vez mais conservadoras e retrógradas. Colocar o hebreu como coitadinho num país onde 80% são cristãos. Record ajudando o Brasil a virar uma teocracia

Anônimo disse...

Chorem globistas, chorem mais que tá lindo, kkk. Finalmente o brasil esta saindo dessa ditadura televisiva. E como já disseram a globo antes era ótima mas hoje é um lixo.

Anônimo disse...

"Ontem a novela da Record bateu a Regra do Jogo pela primeira vez em SP. A COISA TÁ FEIA PRA GLOBO. Os Dez Mandamentos já vinha na cola da novela global desde sua estreia mas ontem com o embate direto a novela da Record ganhou. 21 a 20. É bom salientar que em outros estados ODM já ganha com folga. Alerta máximo no projac. Desde Pantanal em 1990 a Globo não se via ameaçada por uma produção de outra emissora no horário nobre."
O que eu acho incrível é a falta de planejamento da Globo, após Babilonia, uma novela que começou escura, soturna, pesada, ai vem a seguir outra com os mesmos problemas: uma abertura que mais parece de filme de terror, imagem escura, historia confusa e núcleos paralelos sem atrativo algum. Merece o fracasso!

Anônimo disse...

"Chorem globistas, a ditadura televisiva tá acabando." HAHAHAHAHAHAHAHA Esse fiéis da Record são engraçadíssimos! Ficam torcendo pra emissora que nem time de futebol. E não ganham nada pra isso, o que ainda mais preocupante.

Ricardo disse...

Acho engraçado esse povo falar em ditadura televisiva. Ora, se a globo ou qualquer outra emissora é lider, ela o é por escolha do público. Que conversa chata e antiquada.

Anônimo disse...

Acontece que a postura da Globo é sim altamente autoritária, quase uma ditadura. Só como exemplo o que aconteceu recentemente em relação a Xuxa. Não pode sequer pronunciar o nome de outros canais dentro da Globo. Por isso o Silvio Santos é tão querido e o sbt, ele fala de todas as emissoras, brinca dizendo que perde pra Record... Aliás todos os canais tem essa liberdade de comentar sobre todos os canais em seus programas, menos a Globo. Como disse a Monica Iozzi um dia desses no Video Show "o programa que mostra os bastidores da TV, não, só mostra os bastidores da própria Globo."

Anônimo disse...

Claro, imbecil, vc queria que um programa da Globo mostrasse os bastidores da Record ou da Band? Esses fanáticos são completamente retardados mentais.

Anônimo disse...

Uai, a Record volta e meia mostra cenas de programas antigos da Globo no Domingo Espetacular e comenta sobre artistas globais nos programas, a redeTV com seu TV Fama fala de todos os canais, a Band no seu café com jornal fala de bastidores da Globo, novelas da Globo, o sbt e o Silvio nem se fala com o troféu Imprensa... Só a Globo se acha superior e ignora completamente a existência de outros canais, nem nas premiações como aquela do Faustão que só considera o produto deles. Você "anônimo" só assiste a Globo e nem sabe dessa liberdade que os outros canais tem? A Globo parou no tempo e esta pagando um preço por isso.

Anônimo disse...

E por favou, contenha sua ira ao defender sua emissora favorita e não ofenda. Eu não tenho preferencia por essa ou aquela emissora, aliás nem assisto os Dez Mandamentos(só vi esses dias devido a imensa repercussão) e na Globo não assisto nada a não ser o jornal local daqui, não por implicância que seria um atraso de vida, mas simplesmente porque a programação da Globo em geral é desinteressante, tanto novelas quanto programas em geral. Bem diferente daquela Globo de antigamente.

Anônimo disse...

A Record quando mostra coisa da Globo é pra falar mal e os outros falam dos artistas da Globo pq não tem artista suficiente pra falar. Isso não tem a ver com preferência, tem a ver com fatos. E a Globo é a melhor emissora do país e terceira melhor do mundo, isso não é invenção, isso são fatos. E isso não quer dizer que seja perfeita, não é, até porque a atual novela das sete é uma bosta, essa Regra do Jogo virou uma decepção e tem programa ruim, mas comparada as outras, é mt melhor. E ela faz mt bem em ignorar as outras, cada uma que cuide de si.

Anônimo disse...

A Globo é a maior do país, sim, e isso lhe garante o direito de ignorar outros canais? Com uma pessoa assim nem perderei meu tempo discutindo. Só lembrando que essa hegemonia esta acabando. Boa noite!

Anônimo disse...

Claro que lhe dá e todas as outras deveriam fazer o mesmo. NÃO EXISTE NO MERCADO UMA EMPRESA QUE FALA DA OUTRA, CADA UMA CUIDA DE SI E CONCORRE COM TODAS. Parece que tem gente tão cega que não consegue enxergar uma obviedade dessas. Vc deve ir nas Casas Bahia e achar um absurdo que lá não tem anúncios do Pontofrio. Também não quero perder meu tempo discutindo, ainda mais com gente burra.

Anônimo disse...

"NÃO EXISTE NO MERCADO UMA EMPRESA QUE FALA DA OUTRA, CADA UMA CUIDA DE SI E CONCORRE COM TODAS"
Meu amigo, não estamos falando de mercadorias nem de fazer propaganda, não se faça de desentendido. Já pensou você ligar na Globo e ver o locutor dizendo "não perca os dez mandamentos", É LÓGICO que não estou falando disso. O que acontece em todos os canais, MENOS na Globo, é uma boa convivência, se tem a liberdade de comentar sobre tudo que envolve o mundo televisivo, o próprio Silvio Santos esses dias brincou no programa dele afirmando "se eu chorar toda vez que perder pra Record..." No troféu Imprensa todas as emissoras concorrem, não só o sbt, ao contrario da Globo que simplesmente ignora a existência de outros canais nas suas premiações. E assim é na Band, na RedeTV, e até na Record, que ao contrario do que você pensa, cita a Globo e seus artistas sem ser pra criticar também, apesar da rivalidade. Só na Globo é que não se pode sequer pronunciar o nome de outra emissora, quando um ator vai no Faustão e estava contratado de outro canal ele diz "quando eu fiz um trabalho em outra emissora...", ISSO É RIDICULO! Não existe em lugar nenhum do mundo esse tipo de coisa, só a Globo tem essa postura marrenta, antiquada. E o curioso é que se ela(e seus defensores) se julga tão poderosa, tão superior e tão imbatível então por que esse tipo de coisa ainda acontece?

mineiro disse...

Aqui na minha região há uns anos atrás houve aquela enchente histórica que arrasou boa parte das cidades por aqui. A afiliada da Globo estava num dos locais da tragédia pronta pra entrar num link ao vivo quando chegou um caminhão da Record com donativos(roupas, alimentos, agua mineral) e pra surpresa e indignação geral não deixaram o caminhão descer a mercadoria no galpão enquanto não acabasse a transmissão da afiliada global, simplesmente porque ia aparecer atrás da imagem o caminhão com o logo da Record. Tiveram que esperar aproximadamente duas horas pra começar a descer os donativos ate que acabasse o jornal Hoje da Globo. A indignação foi geral, qualquer pessoa aqui do leste de Minas conhece esse fato.

mineiro disse...

Ah, antes que defendam a Globo dizendo que ela tá certa, que o caminhão ia atrapalhar a transmissão... nada disso, o problema era simplesmente porque não podia aparecer na telinha da Globo o logo da Record, em nada atrapalharia a transmissão pois eram imagens aéreas do local, e a entrega já estava programada, tanto que a policia interveio a pedido dos moradores indignados com a situação, mas nada disso foi ao ar, cortaram as imagens aéreas ao vivo e colocaram imagens pré-gravadas.

Maurício disse...

Pra quem estava comemorando a "vitória" dessa novela em cima da trama das nove levou um banho de água fria, não ganhou. E acho engraçado alguns comentários. A Record nunca fala da Globo como uma mera concorrente ou despretensiosamente. Quando fala fala pra alfinetar, criticar ou fazer matérias tendenciosas. A Band nunca fala da Redetv! e vice-versa. O SBT nunca fala da Band. A Globo ignora todas. E assim segue a concorrência. Então parem com essa hipocrisia de culpar a Globo por tudo de ruim que acontece. Essa "vilanização" é ridícula.

Pedro disse...

http://celebridades.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2015/09/14/feltrin-record-e-sbt-ameacam-globo-no-ibope-nem-sonhando.htm Coluna do Ricardo Feltrin para os fiéis iludidos.

Anônimo disse...

Esse Ricardo Feltrin como jurado do troféu imprensa se mostrou o maior puxa saco da Globo, não é novidade sua "lógica" matemática cheia de continhas só pra mostrar a hegemonia global. É logico que a Globo ainda é a emissora de maior ibope NO GERAL, mas o que esta em pauta é a vitória de Os Dez Mandamentos sobre A Regra do Jogo, mais um 11 de setembro que entrou pra historia. E adorei ler os comentários em sua grande maioria descendo a lenha no jornalista e na Globo. Não são fiéis da Universal, assim como eu não sou, são pessoas de bom senso e que sabem que a concorrência é saudável e que a Globo nos últimos anos se tornou um canal de TV muito aquém daquela emissora que tinha novelas e programas maravilhosos.

Rafaella disse...

Li que a Record quer alongar essa novela até JANEIRO. Será como? Os 50 mandamentos? Emissora amadora, não sabe nem lidar com o sucesso. Estiar em 20 capítulos já era mais que o suficiente. Adoro a novela, mas já tão enchendo linguinça e me sinto uma idiota pq reprisam mais de dez minutos do capítulo anterior todo dia. Isso é desrespeitar o público.

Pedro disse...

Quem diz que o Feltrin puxa o saco da Globo nunca deve ter lido nada dele, que esculacha a emissora e as novelas inúmeras vezes.

Anônimo disse...

Hoje por coincidência o Paulo Henrique Amorim estava no Sem Censura pra falar sobre seu livro que entre outras coisas revela o lado podre da rede Globo que (quase)ninguém conhece. Ele diz que essa postura burguesa e autoritária da emissora vem desde os tempos do Roberto Marinho que tinha o habito de proibir terminantemente que se pronunciasse o nome de seus desafetos dentro da Globo, mesmo se fosse preciso dar uma noticia no Jornal Nacional. Ele revelou ainda que o falecido dono das organizações Globo era um homem extremamente racista e elitista, e que tinha verdadeiro horror a pobres. Isso explica muita coisa...

Anônimo disse...

HJAHAHAHAHAHAHAHAHA PAULO HENRIQUE AMORIM É UM BOSTA! AINDA PERDEU UM PROCESSO CONTRA HERALDO PEREIRA POR RACISMO. ELE AGORA QUER FALAR DE RACISMO? E ELE NÃO FALA NO SEU LIVRO DOS DÍZIMOS QUE A UNIVERSAL LUCRA CONSTRUINDO TEMPLOS DE SALOMÃO E SUSTENTANDO A RECORD????? HIPOCRISIA NOJENTA.

John disse...

Rafaella, concordo plenamente contigo, ontem por exemplo, reprisaram todas as pragas de novo, isso não é necessário! Mas se aproveitarem bem o texto bíblico, dá pra aproveitar bem a novela até janeiro, ou até mais. Tem a parte do bezerro de ouro, maná, dez mandamentos, leis, serpente de cobre, construção do tabernáculo, da arca do pacto, enfim, até a chegada na terra prometida tem muito assunto! Fora que ela provavelmente vai mostrar o que aconteceu no palácio depois que o faraó e todos os soldados morrerem afogados no Mar Vermelho, o que não diz nas escrituras. Vai da autora continuar fazendo o bom trabalho de pesquisa de sempre.

rodrigo lima disse...

Nossa, quanta gente irritada só porque tem novela fora da globo fazendo sucesso! Que isso minha gente, só a globo pode ter audiência? As novelas da globo andam tão chatinhas, deixa o povo ter opção de assistir o que quiser, oras.

Unknown disse...

Não precisa brigar por causa de emissora. Vamos focar no que interessa, o sucesso da novela.
Que bom que "Os Dez Mandamentos" está conseguindo bons índices de audiência.
Eu não estava acompanhando, mas depois do inicio das pragas, estou assistindo, e gostei. E só gosto das tramas principais. As outras não me interessaram. Bjsss

Clau disse...

Oi Sérgio :)
As 10 pragas do Egito é um dos relatos
bíblicos que mais gosto!
Imagino a trabalheira que deu gravar todas
as cenas...
Bom saber que essa novela,
passa por uma ótima fase!
Beijos!

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que não gosto e deste edir macedo dando um de profeta qdo se enricou cima bobos mas final já sabíamos que teria falsos profetas ele sem dúvida nenhuma e um deles ficou arquibilonario usando nome de deus