quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Estreando na Record, Xuxa se mostra o único trunfo de seu programa

A saída da Xuxa da Globo e sua entrada na Record, como não poderia deixar de ser, provocou uma imensa repercussão. Afinal, a 'rainha dos baixinhos' ficou 30 anos na emissora líder e era praticamente um dos símbolos do canal. Desde então, a expectativa em torno da sua estreia na 'nova casa' ficou altíssima. E, levando em consideração a assinatura do contrato, este novo ciclo demorou para ser iniciado. Portanto, era de se esperar que o primeiro programa da apresentadora na concorrente despertasse atenção. E realmente despertou.


Com o título de "Xuxa Meneghel", o programa estreou nesta segunda-feira (17/08), às 22h30m, tendo duas horas de duração. Este horário, vale ressaltar, ficou marcado como o de Hebe Camargo, a rainha da televisão brasileira, que comandou por anos a sua atração nas noites de segunda do SBT. O novo programa de Xuxa, aliás, também tem um grande sofá branco no cenário, o que faz lembrar a apresentadora que faleceu em 2012. Mas a semelhança fica por aí. O formato não ficou muito diferente do que ela tinha na Globo.

E a própria Xuxa fez questão de confirmar todas as notas que saíram a respeito desta sua nova empreitada, deixando claro que ela está, sim, se 'inspirando' na conhecida Ellen DeGeneres ----apresentadora e comediante americana de sucesso, que comanda um talk-show chamado "The Ellen DeGeneres Show".
Houve até uma entrevista falsa que a 'rainha dos baixinhos' fez com sua 'ídola', em um momento onde a nova contratada da Record não teve medo de rir de si mesma. Ela, inclusive, disse logo no começo da atração para que todos tenham paciência, pois sua experiência em programas ao vivo é nula.

Entretanto, Xuxa se saiu muito bem neste primeiro programa. Apesar do claro nervosismo, ficou à vontade e dominou o palco. Isso, aliás, nunca foi problema. São mais de 30 anos de experiência, ainda que uma atração gravada seja bem mais 'fácil' de ser conduzida. E a principal convidada desta estreia foi justamente a apresentadora. Ela se mostrou o único atrativo do novo produto da Record. Tanto que durante o programa foram várias as homenagens feitas e vídeos exibidos. Relembraram as paquitas, o seu tempo com o público infantil e teve até a presença de uma convidada chamada Érica, responsável por um dos grandes 'memes' (algo que se populariza com facilidade) na internet ---- na época, foi esta mulher que ouviu de Xuxa: "Aham, senta lá, Cláudia".

Já no quesito conteúdo, ficou claro que a apresentadora precisará batalhar muito para prender o público. O primeiro programa contou com a presença de alguns atores de "Os Dez Mandamentos", que ficaram sentados no sofá e mais pareciam enfeites. Afinal, Xuxa conversou pouco com eles e apresentou uma matéria com sua 'participação' ---- uma brincadeira, na verdade ---- na novela de sucesso da emissora. Alexandre Pires foi a atração musical da noite e ela também fez uma surpresa para uma fã, além de ter promovido o novo filme da saga "Missão Impossível", em cartaz nos cinemas.

No mais, não houve nada em se tratando de convidados ou quadros que despertassem atenção. Ou seja, a figura da Xuxa foi, e será, o chamariz deste novo programa. Resta saber até quando, uma vez que a apresentadora não conquistava bons índices de audiência na Globo há um bom tempo. Vale citar até um momento em que ela lamenta não ter tido tempo de 'brincar' com os convidados. Só que este 'problema' não deveria ser considerado algo ruim, afinal, era exatamente isso que mais era feito no extinto "TV Xuxa" (brincadeiras com famosos no palco) e já não estava funcionando. Além da ausência de conteúdo, é preciso citar também a falha no áudio. O som estava horrível e muitas vezes não dava para escutar nada direito. Vale lembrar, aliás, a estreia de Gugu, que contou com o mesmo problema amador ---- durante a exibição da entrevista da assassina Suzane Von Richthofen.

Xuxa também usou a estreia do novo programa para alfinetar a Globo. Curiosamente, ela começou a atração dizendo que não queria que seus fãs falassem mal da sua 'ex-casa' porque era muito grata a tudo o que conquistou lá. Só que, depois, a apresentadora não poupou críticas, se contradizendo. Falou que a emissora não permitiu que os profissionais contratados lhe desejassem boa sorte no Facebook e proibiu a ida de alguns de seus convidados, 'representados' na plateia por duas pessoas que usavam um saco na cabeça. Momento, aliás, totalmente desnecessário e constrangedor. Ainda exibiu um vídeo antigo de Silvio Santos fazendo um discurso raivoso (naquela época ele estava indignado com a Globo porque a líder não permitia a exibição de anúncios feitos por artistas das concorrentes), fechando assim o seu momento de 'desabafo'.

O "Xuxa Meneghel" não trouxe nada de diferente, comparado ao que a apresentadora já vinha fazendo na Globo, sem êxito ----- afinal, o "TV Xuxa" já não era uma atração infantil e funcionava como tentativa de migração para o público adulto. O grande atrativo foi mesmo ver Xuxa em uma emissora que não fosse a Globo. É o único trunfo da atração. Na Record, a rainha dos baixinhos terá um longa jornada pela frente e precisará enfrentar vários obstáculos para preencher o seu programa --- a estreia, aliás, marcou 10 pontos, ficando na vice-liderança isolada --- com um bom conteúdo. Sabrina Sato, por exemplo (que comanda o "Programa da Sabrina"), até hoje não conseguiu. Entretanto, Xuxa é dona de um carisma incontestável, tem uma legião de fãs e segue sendo uma figura atrativa comercialmente. Três fatores que fazem desta contratação um acerto.

38 comentários:

Anônimo disse...

Vamos aguardar aqueles haters da Globo que odiavam a Xuxa tecendo mil elogios pra ela na Record. HAHAHAHAHAHA

Gabriel disse...

Finalmente o programa estreiou.
Alias me incomodo mt com essa programação da Record cheia de programas de auditório e todos bem parecidos. Mas dessa vez era diferente ne, habemos xuxa novamente na tv depois de um tempo e agora de casa nova.
Falando sobre o programa, ate q foi divertido ver,sobre conteúdo,bem a atração da estreia era como vc mesmo disse ela mesma e a curiosidade dela estar em uma emissora diferente,se não tivesse nada e fosse só ela falando ali todo mundo ia ver e curti do mesmo jeito,ate pq o programa se segura no carisma dela mesmo, q dominou o ao vivo mt bem,ver a xuxa mais livre é mt legal.
Alias tão livre q durante o programa mencionou a concorrente(com direito a nome e td em alguns momentos)várias vezes durante o programa e sinceramente entendo ela,a Globo fez de td para boicotar a estreia dela,isso de não deixar os seus funcionários de se manifestarem em suas próprias redes socias é o cumulo do absursdo,não deixou cantores irem como atração(a gente esperava a Ivete, mas teve q se contentar com o Alexandre Pires),enfim acho atitudes lamentáveis da toda poderosa.
A desorganização na estreia tbm foi evidente,som sofrível,em vários momentos tbm senti Xuxa meio perdida,o elenco dos dez mandamentos foi chamado mas faltava foco nos assuntos e logo a entrevista ficou desinteressante,melhorando um pouco com o vt dela trolando a história,logo depois o elenco foi esquecido no sofá (e isso não foi necessariamente um problema pelo menos para mim.), enfim faltou planejamento.
Mas o melhor momento com certeza foi a ida da moça do meme "senta lá,Claudia" e (surpresa!) descobrir q ela nem se chama Claudia e sim Erica.
Se o sucesso vai se manter eu não sei, acho q ainda por algum tempo a curiosidade vai fazer as pessoas sintonizarem para ve-la,mas isso não vai durar para sempre,acho q td vai depender de um melhor planejamento,materias interessantes enfim,carisma a apresentadora tem,e isso ja é meio caminho andado,torço para q de certo.

Quércia disse...

Eu vi e achei a mesma porcaria que ela já fazia na Globo. Piadas ruins, linguagem infantiloide e atrações fracas.

Rafaella disse...

Esse programa só prova que a Globo fez mt bem em dispensar seus serviços.

Odilon disse...

Ela começou mesmo proibindo os "amigos" de falarem mal da Globo mas depois ela mesma cuspiu no prato que comeu. E achei esse programa muito ruim, tão ruim quanto aqueles que ela fazia na Globo.

Patricia P. Galis disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Patricia P. Galis disse...

Vi um pedaço e tirei pq achei mto chato ND de novo. Parecia estar vendo o q ela tinha na Globo q ninguém mais aguentava. Pra ter sucesso e ibope vai ter q ralar.

Joana Limaverde disse...

A Xuxa é carismática mesmo, mas não conseguiu sair da linguagem tatibitatite, ao contrário de suas colegas Angélica e Eliana. Esse programa nem deveria ter estreado agora porque ficou claro que nem a produção sabe o que fazer com ele. Nem planejaram nada. Sua crítica está ótima.

Anônimo disse...

Xuxa não soube se renovar e está´pagando por isso. A ganância pelo mercado infantil, que lhe dá muito dinheiro, falou mais alto. Uma apresentadora que quer ser Ellen não pode fazer aqueles Xuxa só pra baixinhos.

Unknown disse...

Algo a comentar...

A Xuxa é a artista de televisão que possui o maior desafio de todos os profissionais da televisão. Se reinventar. Ela fez um mega-sucesso durante anos como apresentadora de programas infantis que deu a ela o título eterno de "Rainha dos baixinhos". Título esse que precisa ficar para traz, uma vez que o público infantil mudou de perfil nos últimos anos e não gera mais o retorno comercial almejado. Xuxa está envelhecendo e precisa encontrar uma linguagem que a firme definitivamente com o público adulto. Concordo contigo ao dizer que a contratação dela pela Record foi um acerto. Vai ser ótimo pra ela, desde que se desligue totalmente do estilo infanto-juvenil de apresentar programas.

Um breve histórico de Xuxa na Globo.

Durante muito tempo, a Xuxa esteve em alta e decidia aquilo que queria fazer. Me lembro que em 1992, ela decidiu acabar com o "Xou da Xuxa" ainda no auge e com ótimo retorno comercial. A cúpula da Globo, sob a batuta do Boni, protestou mas acabou cedendo a vontade da Rainha e lançou em 1993 o "Xuxa" programa exibido apenas aos domingos, voltado ao público adulto e sem o sucesso esperado pela emissora. O programa saiu logo do ar, tanto que ninguém se lembra, e a rainha só voltou à grade em 1994 com o bem sucedido "Xuxa Park", um infantil nos mesmos moldes do "Xou da Xuxa". Em 2001, depois do incêndio, Xuxa decidiu acabar com o programa, mesmo sendo um sucesso de audiência. Em 1997 foi lançado o "Planeta Xuxa", programa de auditório de enorme sucesso que Xuxa, sob protestos da Globo, decidiu encerrar em 2002, para se dedicar novamente ao público infantil. Então foi lançado o "Xuxa no mundo da imaginação", concebido para crianças de até 10 anos. Mas apesar de ser bem produzido, não alcançou índices satisfatórios e saiu do ar em 2004. Então foi lançado em 2005 o "TV Xuxa" que começou como programa infantil e foi um fracasso. Em 2008, com a Xuxa já sem a mesma força de antes, o "TV Xuxa" transformou-se em programa de auditório, mas sem a mesma "pegada" do "Planeta". O programa passou por várias reformulações e teve sua melhor fase em 2012.

O TV Xuxa 2012 - Cenário com palco duplo, promovendo o encontro musicais com artistas de estilos diferentes. Além de ótimos quadros e do alto astral do programa, Xuxa fez excelentes matérias externas e homenagens emocionantes a artistas do timbre de Nicete e Paulo Goulart, Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Laura Cardoso, Ary Fontoura, Tony Ramos, Bibi Ferreira, entre outros... A audiência correspondeu e parecia que os velhos tempos estavam voltando...

... Mas aí Boninho entrou na história e com isso veio o fracassado TV Xuxa de 2013, perdendo todo aquele alto astral de 2012 e com isso a audiência. Em janeiro de 2014, Xuxa estreou o "TV Xuxa Verão" e promoveu vários encontros musicais ao por-do-sol e com ótimas brincadeiras ao ar livre com seus convidados. A audiência fez as pazes com Xuxa nesse momento, que talvez seria uma nova proposta para as tardes de sábado, mas, por motivos que não sabemos qual, a Globo não levou em frente, colocando a rainha dos baixinhos na geladeira e de lá só saiu pra rede Record.

Olha Sérgio, acho que o público deve olhar pra Xuxa com olhos diferentes, ela não terá mais o megasucesso de outrora. Comparações com os tempos da Globo não tem cabimento. Aliás, 10 pontos de audiência na grande São Paulo logo na estreia, em tempos de crise, já é um excelente começo.

Desculpa o comentário longo, e... Abraços...

Tainá disse...

Lembro da Record dizendo que a Xuxa tinha pacto com o diabo e a Xuxa até processou a IURD. gora tá contratada. Essa vida dá muitas voltas e várias rasteiras.

chica disse...

Vi um pedaço, por curiosidade,Achei- a- bem desenvolta e soltinha, mas não aguentei...Pode ser que melhorem as atrações! abraços, chica e lindo fds!

Unknown disse...

A Globo, pra variar, proibindo seus contratados ate de dar boa sorte a Xuxa em redes sociais, e pior, ameaçando ate quem não é contratado de o fazer correndo o risco de nunca mais conseguir trabalho na Globo. O que é isso? Monopólio? Escravidão? Que feio, cada dia mais me decepciono e muito com a Globo. E olha que não sou fã da Xuxa, mas isso é de uma arbitrariedade que chega dar medo. Proibir de ir ao programa tudo bem, a Globo sempre foi assim, nenhuma novidade, mas querer mandar ate no que as pessoas postam em rede social é o fim! Parabenizo a Deborah Secco que não se intimidou e parabenizou a apresentadora e também o ator Rainer Cadete que declarou ser fã da Rainha e inclusive postou uma foto sua assistindo a estreia do programa no mesmo horário em que passava Verdades Secretas, isso sim que é ter personalidade e não ceder as chantagens da rede Globo!

Adriana Helena disse...

Oi Sérgio, muito boa noite!
Veja só, a Xuxa em outra emissora que não a Globo, realmente é quase inacreditável!

Não assisti o programa, mas pela sua narrativa parece que não foi tão intenso como deveria...
Mas desejo todo o sucesso para a eterna Rainha dos Baixinhos!
E que o horário antes destinado à Hebe Camargo, lhe traga muita sorte e desenvoltura na condução desde novo meio de entretenimento!

Tenha um ótimo fim de semana!
Beijos!!

Anônimo disse...

Coitado do cabeção da Malhação, depois das ameaças da globo teve de desistir da Fazenda, era a chance dele que esta desempregado voltar pra TV e quem sabe ate ganhar dois milhões, mas a globo disse que daqui por diante quem for pra Record não volta. Conheço ele desde que fizemos um trabalho juntos fora da televisão e embora não admita pra imprensa mas foi esse o motivo sim.

Vane M. disse...

Olá, Sérgio, como vai? Não acompanhei a estreia de Xuxa, mas tenho acompanhado notícias sobre seu novo programa. Considero lamentável a lavação de roupa suja em relação à Globo, uma vez que a artista permaneceu por lá por tanto tempo. Espero que ela aproveite a nova fase e a nova oportunidade para voltar a produzir programas interessantes de entretenimento. Abraço!

Clau disse...

Oi Sérgio,
Gosto da Xuxa, e tomara que
ela tenha sucesso na Record.
Se conseguir apresentar um bom conteúdo
o público vai agradecer e muito!
Ninguém merece ficar vendo 'mais do mesmo'.
Bjs!

Anônimo disse...

A Globo tentou boicotá-la mas conseguiu o contrario, muita gente se solidarizou com a Xú. Sucesso pra ela e seu programa!

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo. rs

Sérgio Santos disse...

Mt bom seu comentário, Gabriel!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Quércia.

Sérgio Santos disse...

Tb acho que a Xuxa na Globo não tinha mais o que mostrar, Rafaella.

Sérgio Santos disse...

Ela se contradisse msm, Odilon.

Sérgio Santos disse...

Ah, isso vai mesmo, Patrícia.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Joana.

Sérgio Santos disse...

Tem esse lado tb, anonimo. Mas ela nunca deixará de ser um ícone infantil.

Sérgio Santos disse...

F Silva, vc fez um excelente histórico desses programas da Xuxa e nem tenho nada a acrescentar. É verdade, não terá o mesmo sucesso de antes nunca mais, e por iso msm a Globo não fez questão de segurá-la. O TV Xuxa teve um período bom mesmo com essas homenagens, mas logo voltou pra mesmice que era. Xuxa Park e Planeta Xuxa foram os maiores sucessos depois do Xou da Xuxa. Fato. abçs

Sérgio Santos disse...

Dá muitas voltas mesmo, Tainá.

Sérgio Santos disse...

Ela tava desenvolta msmo, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Não foram só esses não, Luiz, muita mais gente a parabenizou. E a Globo não tem o direito de proibir que seus contratados escrevam nas suas redes particulares, mas ela ficar magoada pq não foram ao programa dela é bem boboca. Sempre ocorreu isso e vc msm disse.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Adrina. Bjão e boa semana.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Se ele fez isso, anonimo, foi bem ingênuo, pq a Globo dificilmente irá contratá-lo. Até pq ele só sabe fazer o msm tipo de papel e isso ficou comprovado quando ele fez a primeira novela na emissora depois de anos na Malhação.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Bia, desnecessário isso. bjs

Sérgio Santos disse...

Pois é, Clau. bjs

Sérgio Santos disse...

Vamos ver como ela se sairá.

Jorge Fortunato disse...

Vi uns trechos ontem e achei o programa muito fraco...Xuxa parecia perdida e desconfortável. Teve um game de perguntas e respostas mega sem graça. Para piorar um dos candidatos não sabendo a resposta aproveitou para fazer propaganda. Xuxa poderia ter aproveitado o momento e fazer alguma graça, mas ficou constrangida...visivelmente. Aí a minha paciência esgotou e mudei de canal.

Sérgio Santos disse...

O programa é mt ruim mesmo, Jorge.