sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Susana Vieira volta aos bons tempos em "Amor à Vida"

Antes de "Amor à Vida", Susana Vieira estava afastada das novelas há um bom tempo. Sua última trama foi "Duas Caras", em 2007, e sua última aparição na televisão foi na fraca série "Lara com Z", em 2011. E na atual história de Walcyr Carrasco, o telespectador tem visto a atriz que se consagrou na teledramaturgia, graças aos seu bom trabalho, de volta à ativa.


Isso porque, Susana, há algum tempo, tinha perdido sua desenvoltura em cena. Seu último grande desempenho havia sido em "Senhora do Destino" (2004), quando interpretou brilhantemente a batalhadora Maria do Carmo, eterna rival de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). Porém, depois da novela de Aguinaldo Silva, a atriz passou a 'interpretar' Susana Vieira, digamos assim. Talvez até por ter feito muitas participações vivendo ela mesma ---- vide "Minha Nada Mole Vida", "A Turma do Didi", "Casseta & Planeta", "Caminho das Índias" e "Zorra Total". 

Na equivocada "Duas Caras", Susana não foi feliz e suas cenas sempre soavam artificiais. E, verdade seja dita, sua personagem não era nada interessante. A Branca ficou mais lembrada pelo seus cabelos loiros platinados do que pelas suas atitudes. Em "Cinquentinha" (2009), ela exagerou na caricatura, mas
sua parceria com Betty Lago e Marília Gabriela era interessante. Entretanto, em "Lara com Z" --- espécie de continuação da série anterior ----, Susana pareceu viver ela mesma e o autor (Aguinaldo Silva) acabou criando situações cênicas para realçar ainda mais a 'semelhança'. 

Observando essas atuações recentes, uma pergunta era inevitável: Cadê a Susana Vieira que tinha brilhado em tantas novelas? Cadê a Susana de "Anjo Mau" (Nice), de "A Sucessora" (Marina), de "Cambalacho" (Amanda), de "Fera Ferida" (Rubra Rosa), de "Mulheres de Areia" (Clarita), de "A Próxima Vítima" (Ana), de "Por Amor" (Branca Letícia de Barros Motta), de "Mulheres Apaixonadas" (Lorena) e de tantos outros inúmeros grandes trabalhos? 
Mas agora, felizmente, esse questionamento ficou para trás: ela está de volta. 

A Pilar de "Amor à Vida" parece ter sido escrita sob medida para a atriz. Susana convenceu logo na primeira cena da novela e foi melhorando ao longo dos capítulos. Depois que dominou por completo a personagem, ficou totalmente à vontade e protagonizou várias ótimas cenas. O momento em que apoia Félix (Mateus Solano), após César (Antônio Fagundes) humilhar o filho por causa da sua homossexualidade, foi comovente. A sequência em que a filha de Bernarda (Nathalia Timberg) dá um surra em Aline (Vanessa Giácomo) também foi muito bem interpretada pela atriz, assim como a forte cena em que Pilar descobre que Jonathan (Thalles Cabral) é fruto de um relacionamento do seu ex-marido com sua nora (Edith - Bárbara Paz). O mesmo vale para todos os conflitos entre a dermatologista e César, que proporcionaram grandes atuações. 

A verdade é que Walcyr Carrasco tem presenteado a atriz com bons dramas e escreveu para ela uma excelente personagem. Recentemente, Susana emocionou na cena em que Pilar expulsa Félix de casa, após descobrir que ele jogou a filha da Paloma (Paolla Oliveira) em uma caçamba anos atrás. Pela primeira vez o telespectador pôde ver a mãe sendo enérgica e evitando passar a mão na cabeça do filho predileto. Um momento forte e que foi brilhantemente interpretado, tanto por ela quanto por Mateus Solano. 

Susana Vieira é uma atriz com um currículo respeitável e merece o prestígio que tem. E sua conhecida arrogância, o que de início parecia um defeito, acabou virando uma marca registrada e até divertida. Ela foi muito inteligente ao usar isso a seu favor e, não por acaso, há repercussão sempre que participa de algum programa da Globo. Na estreia do novo formato do "Vídeo Show", por exemplo, ela virou o centro das atenções e ofuscou todo o resto, incluindo Zeca Camargo. 

Em "Amor à Vida", tem sido possível ver a ótima atriz que sempre esteve atrás da Sônia Maria Vieira Gonçalves, a popular Susana Vieira. Pilar é uma mulher sofrida, ambígua, controversa e está sendo muito bem interpretada por essa veterana, que, como gosta de dizer em suas entrevistas, tem mais de 40 anos de Tv Globo. 

43 comentários:

chica disse...

Ela está muito bem nesse papel,desempenho maravilhoso! abração,chica e lindo fds!

Milene Lima disse...

Merecidos todos os elogios. Suzana Vieira é parte da história da TV brasileira e o é por muito talento. Só não concordo com a parte de que até a arrogância dela se tornou interessante. Ela é uma criatura, aparentemente porque ela quer aparentar, muito chata e com um ar de superioridade gritante.
Mas, na ficção, isso não tem a menor importância, né não?
Continuemos nos deleitando com a Pilar. Mas se ela ainda quiser o Cesar, eu faço feito a minha mãe que foge das novelas na primeira contrariedade.

Beijo, Sérgio.

MARILENE disse...

Você está certíssimo, Sergio. Ela estava ausente e não foi feliz nos últimos trabalhos. Mas é uma grande atriz e está muito bem no papel de Pilar. As últimas cenas o demonstram, com propriedade. Bjs.

Unknown disse...

Serginho querido vim deixar um bom dia pra vc, mesmo muito tristinha
pela saúde de minha irmã, não poderia deixar minha opinião
Susana está ótima nessa novela, e sempre digo que ela fica divina de cabelos comprido, sabe como fazer seu bom papel..
Agradeço seu carinho sempre bjusss

Se td der certo farei o sorteio do Top Comentarista =Fique de Olho....bjuss de bom final de semana

_________Rita

Patricia P. Galis disse...

Tens razão em alguns papeis não foi tão bem sucedida, apesar de não assistir a novela sempre que falam algo dela eu leio.

Unknown disse...

Sérgio, faço minhas as suas palavras. Susana Vieira voltou a interpretar, com a maestria de sempre, um grande papel,e convencer. Ela tem emocionado em várias cenas, especialmente ao contracenar com Mateus Solano e Antônio Fagundes.

Smareis disse...

Suzana Vieira estava mesmo, muito apagada, meia artificial em cenas, ausente. Agora ela deu uma virada e mostrou que sabe interpretar maravilhosamente.Vamos ver como isso acaba. Não gostaria de ver ela terminar com o Cesar.
Beijos e ótimo fim de semana!

Evanir disse...

O amor de Deus é considerado o mair de todas as conquistas.
por isso este é o amor de maior força em nosso coração.
E através desse amor , que depositamos nossa fé e esperança
em tudo ,que planejamos para nossas vidas.
Como já é tradição minha a nove anos falar de fé , esperança e
amor hoje não poderia ser diferente voltar sempre , que preciso me ausentar
falando de amor , fé e esperança.
Eu espero , que um dia o amor de Deus seja o maior dentro de todos os corações.
Obrigada pelo seu carinho comigo, obrigada por saber , que existe um cantinho
para mim no seu lindo coração.
Que seu Domingo seja tremendamente lindo beijos,Evanir.

Rafael Barbosa disse...

Eu sou fã de Susana Vieira desde muito tempo, gosto da grande atriz e da pessoa Susana. Ainda me lembro dos meus cinco anos de idade assistindo o barraco épico entre Branca Letícia de Barros Motta e Izabel em Por Amor, nem entendia nada ainda, mas não desgrudei os olhos da tela, foi forte e mexeu comigo, e foi um espetáculo de Susana e Cassia, depois disso em todos os outros papeis dela sempre a vi como uma das maiores atrizes brasileiras, do patamar de uma Regina Duarte e uma Glória Pires por exemplo, e sempre adorava ela em entrevistas e em participações. Me apaixonei pela Lorena de Mulheres Apaixonadas, uma de minhas personagens preferidas na trama, bem mais que a Helena da vez, e me tornei fã com a Maria do Carmo de Senhora do destino, que vamos combinar, Nazaré pode ser a mais aclamada e justamente por que Renata deu um show, mas a novela não seria nada do que foi se não fosse o grande drama de Maria do Carmo e se não fosse Susana ter convencido o público logo de cara e comovido com a interpretação magistral da personagem, e se me lembro bem a Nazaré só entrou em cena lá pelo capítulo 20, e antes disso a novela já era um estouro de audiência, porque o público já tinha se identificado com a personagem, Nazaré só melhorou o que já era muito bom até porque sem a anta nordestina o que seria da vilã?
Depois vi várias coisas dela pela internet, os grandes papeis dela no passado e só confirmei o que sabia, sempre foi uma grande atriz. vale dizer que ela também fez muito bem feita a sua pequena participação em paraíso tropical após Senhora do destino. Em Duas Caras sua personagem foi apenas mais um equívoco em uma novela com vários, o ego dela já andava inflado por causa do fenômeno senhora do destino e o Aguinaldo a chama para novela dando a ela um status de diva, escrevendo uma personagem que não permitiu a Susana desenvolver um bom trabalho, até mesmo porque a função daquela Branca na novela era só ser a arrogante, a toda poderosa, e brigar feito cão e gato mais uma vez com a Renata Sorrah, que também não foi muito feliz no papel.
Daí em diante, somo a seu desempenho, as polemicas, escândalo do marido e confusões como jornalistas fora da ficção, que fizeram ela virar alvo constante da mídia. A celebridade Susana suplantou a Susana atriz, e o Aguinaldo ainda me cria uma personagem que é a caricatura da figura publica da Susana Vieira. Em Cinquentinha ainda vai, porque tinha grandes atrizes de peso, e a proposta foi até interessante, mas em Lara com Z, o seriado foi feito apenas para alimentar o ego dela. Tudo isso afastou a lembrança da Susana atriz e o publico passou a ve-la como a que rouba microfone. Por isso mesmo adorei quando soube que ela estaria em Amor a Vida em um papel dramático, e hoje é um prazer ve-la em plena forma fazendo maravilhosamente bem um papel como sempre fez. Não Gosto de Amor á Vida, mas considero esse um dos méritos da novela. Eu adoro a Susana Vieira, acho uma pessoa alto astral, divertida, popular, autentica, não faz questão de aparentar ser boazinha, ela é o que é e ponto, com defeitos e qualidades ela é aquilo, eu não a acho arrogante no sentido negativo da palavra e adoro sua falta de modéstia, até porque se ela em primeiro lugar não valorizar sua carreira, seu trabalho, quem mais o fará, os jornalistas que adoram pegá-la para Cristo? Adorei o post
Abraços

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, eu gosto da Suzana, embora ela não seja minha atriz preferida. concordo que ela deu um up em seu papel na novela, se resgatou como atriz. Um abraço!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite, Sérgio!
Bela análise...sim, Suzana é uma atriz talentosa e realmente estava "devendo" em suas últimas atuações.Não gosto muito dela , pela arrogância, mas faz parte!
Agradeço , obrigado, Belo final de semana,abraços!

A Viajante disse...

Claro que é bom ver uma mulher madura encantar-se com uma nova paixão, ou descobrir-se sedutora... mas a novela não tem explorado isso. Tem nos mostrado uma mulher carente, insegura, traída e que quer vingança, afinal, ela amava o marido... enfim, não consigo enxergar essas qualidades na personagem. Mas concordo, ela é uma excelente atriz. Passa verdade, a falta de amor próprio e a ingenuidade de Pilar. Beijo, querido!

Anônimo disse...

AMOR A VIDA É FIM DE FEIRA.

Clau disse...

Oi Sérgio!
Suzana Vieira está longe de ser minha atriz predileta,pois é a rainha da presunção.
Mas inegavelmente esbanja talento e tem sido brilhante e Amor à Vida.
Bjs!!

eder ribeiro disse...

Não sou mto fã da Suzana, sinceramente, todas as personagens que ela interpreta não sai da mesmice. Abçs.

Anônimo disse...

Não gosto de Suzana Vieira atriz velha metida a sebo grosso. Além de ter tirado o microfone grosseiramente da mão da Govana Tominaga, fez um comentário estúpido e desnecessário contra ela. Também havia xingado o nordeste quando foi fazer uma peça ao ar livre: Nunca mais volto nesse lugar imundo! Desconfia? Veja vídeos na net!
Abraço Sérgio

Alexandra Amaral disse...

Odeio suzana como pessoa, é uma mulher fria, resignada e metida a besta. Mas nas atuações, tenho q confessar q melhorou bastant.

BLOGZOOM disse...

Sergio,

Ela é um excelente atriz.
Estou curtindo muito assistir os capitulos desta novela, tem estado emocionante, à flor da pele.

Beijos

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
POR ESTA CARACTERÍSTICA DA SUZANA, DE SER ARROGANTE, ME FAZ TER SEMPRE UM PÉ ATRÁS COM ELA, POIS NÃO GOSTO DE PESSOAS QUE TENTAM DIMINUIR OUTRAS EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA QUE SEJA.
MAS, COMO CITAS O PROGRAMA EM QUE PARTICIPOU, ALIÁS O PRIMEIRO VÍDEO SHOW, A ACHEI BEM SIMPÁTICA E SENTI UMA VONTADE NELA DE AGRADAR E SER GENTIL, GOSTEI, QUEM SABE MUDE MINHA OPINIÃO COM RESPEITO A ELA.
SEU TALENTO NO ENTANTO NÃO TEM COMO SE NEGAR.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Sérgio Santos disse...

Verdade, Chica. Bjs

Sérgio Santos disse...

Milene, duvido muito que a Pilar vá querer o César depois de tudo. E a Susana está muito bem mesmo.

Eu, no início, me irritava muito com a arrogância dela mas depois passei a me divertir com isso. E acho que ela mesma deixou de se levar tão a sério. bjssss

Sérgio Santos disse...

Pois é, Marilene, ela estava deixando a desejar nos últimos trabalhos e que bom que voltou aos bons tempos. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Rita, espero que fique tudo bem com sua irmã. Conte comigo se precisar de algo. Bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Patrícia. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Elvira. Depois de Senhora do Destino eu não reconhecia mais a Suana e parecia ter apagado a carreira brilhante que tinha.

Ainda bem que com a Pilar ela voltou a ser o que era e faz belas cenas com Vanessa Giácomo, Mateus Solano, Fagundes, Paolla e Nathalia Timberg. E o papel é muito bom também, verdade seja dita. bjs

Sérgio Santos disse...

Não vai terminar com César, não, Smareis. Duvido. E a Susana está mt bem. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado pela mensagem, Evanir.

Sérgio Santos disse...

Rafael, aquele barraco da Branca foi épico mesmo. Susana e Cássia Kiss deram um show, rolaram na escada e até tesoura teve. (Observação para os que dizem que AAV é mexicana: tem coisa mais mexicana que isso?)

Lorena tb foi uma grande personagem e eu gostava mt da parceria dela com o Tony Ramos. E com certeza não existiria Nazaré sem Maria do Carmo. Elas eram fundamentais pra trama e as atrizes brilharam.

De fato, em FE ela ganhou uma péssima personagem e a Sorrah tb. Gostei mt de Cinquentinha, mas Lara com Z foi ridícula. Até gostei do início mas depois foi virando uma piada, um deboche.

Susana virou mesmo alvo da imprensa, fez coisas equivocadas, como o caso do microfone, e gerou mais polêmica em cima dela. E parecia interpretar ela mesma nos trabalhos. Que bom que isso passou com a Pilar. Ela tá ótima. Obrigado. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Bia! bjsssss

Sérgio Santos disse...

Realmente, Felis, muita gente não gosta dela por causa da arrogância mesmo. Mas ela está mt bem em AAV. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Respeito sua concepção sobre a Pilar, Ju. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Clau! bjssss

Sérgio Santos disse...

Ok, Eder! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Não cheguei a ver esse vídeo do Nordeste, anônimo. Vou pesquisar. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Ela tá muito bem na novela, Alexandra. bjs

Sérgio Santos disse...

Sissym, lembro que vc estava cansada da novela mas essa nova reviravolta te fez voltar a gostar da mesma. Que bom! rs Bjão!

Sérgio Santos disse...

Zilani, ela foi bem simpática mesmo na estreia do Novo Vídeo Show! Beijos!

Maíny disse...

Ótimo texto Sérgio. Estou adorando a atuação da Susana, me recorda mesmo os tempos de Senhora do Destino, admiro muito o trabalho dela e sua sinceridade. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Oi Maíny, eu também estou gostando muito. Bjsssss

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thallys Bruno Almeida disse...

Coisa boa ver a grandiosa Suzana Vieira de volta e sendo resgatada das caricaturas desenhadas pelo Aguinaldo.

Pilar é um tipo bem real. Sofreu muito com a falta de amor próprio, ao durante anos suportar um casamento falido e chegar ao ponto de perdoar a traição de César (isso antes de ela descobrir que Aline está grávida). Amou incondicionalmente Félix, que retribuía o sentimento, mas usava-se do mesmo para manipular a mãe a favor de seus interesses contra Paloma e mais tarde César. Cada parceria que ela construiu (Fagundes, Mateus, Paolla, Nathalia Timberg) é ótima, com destaque pra cena em que ela apoia Jonatan (Thalles Cabral) e expulsa Félix.

Ela merece os aplausos por contribuir para que o núcleo principal de Amor à Vida seja de longe o melhor da trama. Enfim, Suzana is back. Abç!

Sérgio Santos disse...

Susana voltou aos bons tempos mesmo, Thallys, e ainda bem que se livrou do Aguinaldo. Suas cenas são muito boas e a atriz tem feito bonito. abçs

Anônimo disse...

Eu que voces ficar cuidando da vida dos outros deviam olhar para si em vez de ficar falando mal das pessoas por voces .nao sao nem melhor nem pior que ninguem voces nao sao nada nada nada entao ve se vao cuidar das suas vidas pelo menos ela trabalha e nao e ato que nem voces que ficam ai cuidando da vida dos outros e falando mal das pessoas