quarta-feira, 24 de julho de 2013

"Bem Estar": informação e qualidade nas manhãs da Globo

O programa estreou na Globo em 2011 sem grandes pretensões. O objetivo era falar sobre saúde de uma forma simples e direta, tendo como principal objetivo informar e esclarecer as dúvidas dos telespectadores. Após quase três anos no ar, pode-se dizer que o "Bem Estar" tem honrado seu compromisso e desde que começou a ir ao ar se tornou uma ótima opção para o público matutino.


Mariana Ferrão e Fernando Rocha comandam muito bem a atração e esbanjam simpatia. O entrosamento e a boa relação entre os apresentadores contribuem para deixar o programa mais leve e até mesmo divertido. Aliás, a intimidade é benéfica para qualquer situação. Da mesma forma que a dupla foi se mostrando cada vez mais afinada, os médicos foram se soltando e ficando bem mais à vontade.

O "Bem Estar" sempre convida vários profissionais da saúde, mas tem o seu time 'fixo'. São os chamados 'consultores'. Alfredo Halpern (endocrinologista), Ana Escobar (pediatra), Caio Rosenthal (infectologista), Fábio Atui (proctologista), José Bento (ginecologista), Roberto Kalil Filho (cardiologista), Márcia Purceli (dermatologista) e Daniel Barros (psiquiatra) fazem parte do 'elenco' do programa. Todos
conseguem explicar e tirar as dúvidas dos telespectadores de uma forma clara e precisa. É quase uma consulta pela televisão. Alfredo, Ana, Márcia e José Bento são os mais desenvoltos e simpáticos da turma, o que acaba implicando em uma maior facilidade de comunicação com a câmera.

Além do bom time de médicos e da simpatia dos apresentadores, o programa também acerta ao sempre dedicar um pequeno tempo para as principais notícias do dia através da edição do "Globo Notícia". É a hora em que a atração dedica alguns minutos para que Sandra Annenberg (ou Evaristo Costa) informe o público sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Apesar da qualidade que sempre esteve presente, o programa sempre 'sofreu' com os boatos a respeito do seu suposto cancelamento. Boatos esses que se intensificaram quando a Globo resolveu estrear o "Encontro com Fátima Bernardes" na grade matutina. Entretanto, todas as especulações caíram por terra pouco tempo depois, comprovando que a emissora e o público estão muito satisfeitos com a atração.

O "Bem Estar" consegue tratar de saúde, alimentação e qualidade de vida com simplicidade e nenhuma pretensão. Mariana Ferrão e Fernando Rocha comandam com muita simpatia esse formato, que se mostrou um grande acerto, tanto pela utilidade e importância dos temas quanto pela competência na abordagem dos mesmos. Sem dúvida é um programa que merece vida longa na tevê.

37 comentários:

Unknown disse...

Algo a acrescentar...

Sérgio, é com muita satisfação que como telespectador eu vejo as manhãs da globo. Mudou para melhor...

Caiu a ficha dos executivos da tv globo que o perfil da criançada mudou muito nos últimos tempos e a Tv "bobinho", digo "tv globinho", não mais atingia os objetivos.

O "Bom Dia Brasil", o "Mais Você", o "Bem estar" e o "Encontro com Fátima", apesar das críticas, são programas melhores e bem mais agradáveis de se assistir, tornando as manhãs da Globo interessantes e com mais conteúdo.

Abraços...

Uma Interessante Vida disse...

Esse programa é muito bom, já assisti uns assuntos interessantes nele, mas tem um tempo que não o vejo. beijos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia
Sérgio
é um bom exemplo de que podemos ter uma atração inteligente, didática e até mesmo divertida, que consegue obter a atenção do público com dicas e informações muito úteis ao nosso cotidiano com a orientação precisa de médicos especializados nos temas diários.Assisto pouco ao vivo ,mas acompanho.
Bela análise
Obrigado
Bela quinta feira
Abração

Anônimo disse...

Você não faz outra coisa na vida a não ser assistir toda a programação da globo???????

eder ribeiro disse...

Sérgio, acho o Bem estar um programa de utilidade pública instrutivo e bem elaborado com uma dinâmica q faz com q o telespectador mantenha o interesse. Abçs.

Patricia P. Galis disse...

Concordo eles são ótimo e o program tem muita qualidade.

Lulu on the sky disse...

A gente aprende muito com o programa.
Big Beijos
Lulu on the sky

Anônimo disse...

Gosto muito do Bem Estar, é realmente um ótimo programa. ;)

Bjs.

Clau disse...

Oi Sérgio!
Quando estou em casa nesse horário,
sempre deixo a tv ligada para 'ouvir' o programa,que por sinal gosto e aprendo muito com ele.
E Mariana e Fernando,são de fato,carismáticos!
Bjs \o/

Filha do Rei disse...

É,neste programa tudo colabora: os apresentadores são simpáticos e competentes, levam leveza a um programa que traga de assuntos muitas vezes não muito agradáveis e a criatividade reina em cada explicação.Realmente estão de parabéns.
Bjs

Demian disse...

O que eu mais gosto é o jeito criativo com que eles abordam as questões de saúde, sempre com materiais concretos, com experiências... fica didático e mais interessante...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu não assisto porque estou dormindo nesse horário, mas meu filho assiste e gosta e está sempre comentando comigo alguma coisa que ele viu de interessante.
BjoBjo querido;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paty Michele disse...

A Globo acertou mto em colocar esse programa no ar, pq hj em dia, td mundo se preocupa com seu bem estar.
Os desenhos animados já não estavam indo bem há mto tempo, e agora que a emissora do plim plim tem seu próprio canal infantil (Gloob), abriu mão desse tipo de programação na TV aberta. Acho ótimo, pq adoro o Bem Estar e assisto sempre que estou em casa.

bj, Sérgio.

Thallys Bruno Almeida disse...

Otimo artigo, Sergio, ainda mais que do trio matinal o Bem Estar e o menos comentado e, por isso, fica um justo reconhecimento. O Mais Voce alterma altos e baixos, embora tenha deixado de lado a tenebrosa fase policial. O Encontro melhorou e tem trazido pautas e convidados mais interessantes em relacao ao inicio, embora um ou outro nao seja la essas coisas. Mas, em termos de conjunto da obra, de fato o Bem Estar e o mais acertado do trio. A equipe medica fixa se sai muito bem, a interacao entre Mariana e Fernando nao soa forcada e de Sandra e Evaristo nem precisa falar. Um programa ate discreto (em comparacao com o impacto de Ana Maria e Fatima) mas bem-vindo. Abcs!

Sérgio Santos disse...

F Silva, também acho que foi um acerto da Globo acabar com a TV Globinho, afinal, sempre perdia no ibope. E a programação tem qualidade mesmo, embora o Encontro deixe a desejar. abraços.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

Exato, Felis. Unem informação com entretenimento e o resultado é muito positivo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Também acho, Eder! Abraços.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Patrícia.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Lulu, sempre tem algo interessante. bj

Sérgio Santos disse...

Danzita, é tão bom que nem dá pra sentir o tempo passar. bjs

Sérgio Santos disse...

E o melhor, Clau, é que eles não deixam o programa chato, afinal, tinha tudo pra ser, né... bjs

Sérgio Santos disse...

Cléu, é um conjunto ótimo. bjs

Sérgio Santos disse...

As experiências que eles fazem são muito boas mesmo, Demian. abraços.

Sérgio Santos disse...

O seu filho gosta, Celina? Tá vendo, agrada todas as idades... bjs

Sérgio Santos disse...

Exato, Paty. Desenho já tinha no SBT e agora eles criaram acertadamente esse canal a cabo infantil para 'compensar'. O Bem Estar é útil sem ser cansativo. Bjão

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Thallys. É verdade, o programa é menos comentado em relação aos dois demais. O Mais Você melhorou muito e o Encontro ainda segue irregular. Mas o Bem Estar sempre teve êxito e merecidamente. Abraços.

Unknown disse...

Também gosto do programa, embora nem sempre consiga assistir a ele. As pautas são oportunas, os apresentadores, simpáticos, e a equipe de consultores, bem escolhida.

Rodrigo disse...

O bem estar é o melhor de todos

MARILENE disse...

Um programa que vale a pena ser visto. Agrada em todos os sentidos. Os apresentadores são muito bons e os temas bem escolhidos. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. É um horário difícil, mesmo. Muita gente não está em casa na hora. Mas é um bom programa. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Rodrigo. abçs

Sérgio Santos disse...

Concordo, Marilene! Beijos!

BIA disse...

Era preciso mesmo um programa assim, esclarecedor que leva mais informações sobre a saúde e dicas ótimas para o grande público que muitas vezes não tem acesso a informações.
Bom fim de semana Sérgio!!!
Bjs :)

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Bia. bjs