sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O destaque de Larissa em "Verdades Secretas" e a comprovação do talento de Grazi Massafera

O "Big Brother Brasil 5" foi a edição de maior sucesso do reality da Globo. Não só pela escolha acertada dos participantes, como também pela dinâmica que se formou: a competição virou uma espécie de novela, com direito a 'mocinhos' e 'vilões'. E uma das 'heroínas' era Grazi Massafera, ex-Miss que pertencia ao 'grupo do bem' e caiu na graças do público. A 'BBB' foi até a final, perdendo para o colega Jean Wyllis, hoje deputado. Dez anos se passaram, ela se dedicou ao mundo das artes cênicas, e, hoje, vive seu melhor momento como atriz em "Verdades Secretas".


Logo após o sucesso do "BBB 5", Grazi foi efetivada na Globo e participou de várias atrações, incluindo "A Turma do Didi", "TV Xuxa" (ambos já extintos) e "Caldeirão do Huck". Sua estreia em novelas foi em 2006, vivendo a interiorana Thelma em "Páginas da Vida", trama de Manoel Carlos. Ainda muito crua, ela não teve como esconder sua total inexperiência, mas, ao mesmo tempo, mostrou que tinha futuro. A personagem era pequena e serviu de 'aula prática'. Um ano depois, em 2007, a atriz foi escalada para "Desejo Proibido", folhetim das seis escrito por Walther Negrão. E nesta produção o seu crescimento já pôde ser observado.

Interpretando a caipira deslumbrada Florinda, Grazi expôs uma veia cômica muito interessante e foi um dos destaques da trama, mesmo sendo uma coadjuvante. Praticamente emendando um novela na outra, a atriz foi escolhida para ser a mocinha de "Negócio da China" (2008), folhetim fracassado de Miguel Falabella. O próprio autor admitiu publicamente que não gostou da escolha e teve preconceito em relação ao fato dela ser uma 'ex-BBB'. Entretanto, o mesmo fez questão de declarar posteriormente que se arrependia da sua atitude.
Falabella elogiou a atuação e o profissionalismo da 'novata'. Ele, aliás, não proferiu mentira alguma, porque a inocente Lívia foi defendida com competência e a intérprete ainda conseguiu lidar bem com o afastamento de Fábio Assunção, que fazia o mocinho.

Em 2010, Grazi viveu sua primeira vilã, a Deodora, de "Tempos Modernos". A trama foi um grande fracasso do horário das sete e passou por várias modificações, incluindo a personalidade desta cruel personagem. A víbora acabou virando uma mulher de bom coração. Porém, problemas e mudanças à parte, a atriz não comprometeu e segurou o papel. No mesmo ano, ainda protagonizou um episódio da série "As Cariocas" ("A Desinibida do Grajaú") e se destacou. Já em 2012, não pôde mostrar muito na fraca "Aquele Beijo", novela das sete de Miguel Falabella, uma vez que Lucena (mulher dissimulada) teve pouca relevância e ela ainda precisou se afastar porque estava grávida da filha Sofia.

Sua segunda experiência como mocinha ocorreu em "Flor do Caribe", em 2013. A trama de Walther Negrão tinha uma protagonista que chorava muito e era a representação da mulher pura. Um tipo chato. Mas, ainda assim, Grazi convenceu e honrou o destaque que teve. Ou seja, toda a trajetória da ex-Miss, que virou ex-BBB e depois se transformou em uma atriz, não foi simples. E mesmo diante das dificuldades que precisaram ser enfrentadas, ela nunca chegou a ser uma atriz péssima ou limitada. Sempre mostrou potencial. Portanto, este seu grande momento em "Verdades Secretas" é apenas a confirmação de um fato que já estava claro: Grazi tem talento.

A Larissa é uma grandiosa personagem e um desafio para qualquer intérprete. A modelo começou a novela irritada com a sua decadência e tentava fugir das frustrações cheirando cocaína. Fazia parte do 'Book Rosa' da agência de Fanny (Marieta Severo) e ainda dava todo o resto do dinheiro dos programas para a mãe ---- Divanilda (Ana Barroso), cafetina da própria filha. Mas, apesar de todos os problemas, ela mantinha um sarcasmo característico e vomitava inúmeras piadas ferinas. Neste início, Grazi não aparecia muito, mas mesmo assim se destacava ---- tinha, inclusive, cenas de sexo, mostrando profissionalismo e 'naturalidade' com os momentos de nudez.

O seu amadurecimento profissional foi exposto por completo quando a personagem passou a usar crack. Foi o início do fim. Larissa chegou ao fundo do poço e passou a frequentar a Cracolândia, cujas cenas impressionam pelo grau de realismo e pela direção primorosa de Mauro Mendonça Filho. Todas as sequências envolvendo a ex-modelo são fortes e exigem total entrega da atriz. E Grazi, como toda profissional deve fazer, abriu mão da vaidade pelo papel. O estado de degradação da filha de Divanilda é aterrorizante. Tudo devido, claro, ao processo impressionante de caracterização da produção, que conseguiu transformar uma exuberante mulher em uma morta-viva.

A atriz ainda emociona nos momentos de pura tristeza e agonia da personagem, que nega o vício sempre que pode e ainda crê que voltará a ser uma modelo famosa. Vale destacar também as expressões faciais de Grazi quando a viciada usa a droga. É algo que assusta e gera incômodo. Entre suas melhores cenas, é preciso mencionar o grande embate protagonizado por ela e Marieta Severo. A sequência em que Fanny expulsa Larissa da agência, sendo xingada e cuspida pela ex-agenciada, foi primorosa. As duas deram um show em um momento onde a experiência de uma veterana complementou o amadurecimento de uma atriz em franca evolução.

Também é preciso citar a forte cena em que Larissa é recusada por um cliente, que sente nojo ao ver o estado da garota de programa que tinha chamado. O momento em que ela quebra todo o apartamento e exige o seu pagamento foi assustador. Outra sequência dilacerante foi o programa feito pela viciada, em plena Cracolândia, para conseguir mais droga. Uma situação de extrema degradação, onde a cena de sexo não teve um pingo de sensualidade, mostrando apenas o terror daquele instante.

Grazi Massafera merece todos os elogios que vem recebendo pelo seu desempenho em "Verdades Secretas", novela que vem fazendo um incontestável sucesso. Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho foram muito felizes quando resolveram confiar esta personagem tão rica a uma atriz que sempre foi tão contestada. O resultado é a repercussão do drama de Larissa e o reconhecimento ao talento de uma linda mulher, que conseguiu se firmar no mundo das artes cênicas, comprovando uma vocação que esteve presente desde a sua estreia na televisão.

44 comentários:

Thamires disse...

Ela calou a boca dos críticos sim. E seu texto está irretocável. Larissa é sua grande personagem.

Fernanda disse...

Novelão que já está deixando saudade. Não queria que acabasse. Larissa é um tipo muito complicado e eu não botava fé na Grazi. Quebrei a cara. É seu melhor momento na carreira e a cena dela transando na Cracolândia foi triste demais. Resenha perfeita a sua.

Anônimo disse...

Melhor novela do ano e Grazi vai ganhar troféus como atriz coadjuvante. Merece.

Paula Adriana disse...

A Grazi está sensacional. Larissa me emociona em sua angustia existencial, com seu olhar por vezes esvaziado de emoção, ou enlouquecido pela droga.

Ulisses disse...

Grazi surpreendeu e o autor foi corajoso ao escolhê-la pro papel. Se desse errado seria uma tragédia. Mas não deu. Ela está ótima mesmo e angariando uma leva de elogios.

Anônimo disse...

Sou fã da Grazi e esta crítica e observação da carreira dela é de longe a melhor que já vi. Muito sensata!

Samara disse...

E a cena que ela fez no capítulo de hoje? Assustadora. Que entrega!

Rafaella disse...

Conseguiu se firmar como atriz e vive um momento que qualquer atriz queria viver. Seu texto sobre toda sua trajetória ficou impecável.

Andressa Mattos M. disse...

Grazi está surpreendente. Que menina dedicada e humilde, fico feliz com seu sucesso e com o sucesso da novela também que é maravilhosa. Larissa é uma personagem muito difícil e ela vem interpretando com uma força devastadora. Ótimo texto!

chica disse...

Como não assisti, deixo um abração e desejos de lindo fds! chica

Anônimo disse...

Grazi estupenda! Ainda calou a boca daquele velho chato do uol.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
É INEGÁVEL O NÚMERO DE OPORTUNIDADES QUE A GRAZZI TEVE NA GLOBO, COMO TAMBÉM É INEGÁVEL SUA EVOLUÇÃO E AMADURECIMENTO COMO ATRIZ.
ELA ESTÁ MARAVILHOSA EM "VERDADES SECRETAS" CONCORDO COM TUDO QUE FALAS EM TEU TEXTO.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Ana Carolina disse...

Grazi está mesmo dando um banho. Acho que muita atriz recusaria fazer metade das cenas intensas que ela fez. Que presente ela ganhou.

OX disse...

Sérgio, confesso que nunca fui um admirador dessa atriz. A vi no BBB e gostei na época, mas torci o nariz para sua entrada na teledramaturgia. Mas já havia reparado mais nela em Flor do Caribe, mesmo vivendo uma mocinha chorona. Agora, como Larissa, ela mostrou que veio pra ficar mesmo. Talento não falta e muito menos dedicação. Esse reconhecimento é válido e ela merece. Seu texto foi muito bem detalhado e fez um balanço muito bom da trajetória da Grazi até aqui. Abraço!

cantinhovirtualdarita disse...

Bom dia Serginho querido td bem?
Bom adoro essa atriz desde o BBB qdo vi
pela primeira vez, e como vc diz vem sendo
uma talentosa em tudo que faz, fica bem em qualquer
papel, e merece todo carinho tanto da Globo como dos fãs
Mais uma vez elogio seu post, sempre nos presentando com
as maravilhas da telinha
Um super beijo de domingo

Rita

Unknown disse...

Concordo que, a cada novo trabalho, Grazi Massafera demonstra uma maturidade maior como atriz. Suas cenas como Larissa são um dos pontos altos de Verdades Secretas.

mineiro disse...

BBB arrasando na novela, cantor sertanejo dando show na malhação... sem comentários.

William O. disse...

Grazi está maravilhosa, que entrega! Até assusta vê=la tão acabada na novela. Personagem e tanto. Pena que tem gente que ainda tem preconceito e nem ao menos assiste pra poder ter embasamento no que escreve.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Thamires.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Fernanda. E tb não queria que acabasse. Grazi está perfeita. bjs

Sérgio Santos disse...

Merece, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Paula. É isso.

Sérgio Santos disse...

Poderia dar tudo errado mesmo, Ulisses, mas não deu. Sucesso. abçs

Sérgio Santos disse...

Nossa, mt obrigado, anonimo. Fico feliz.

Sérgio Santos disse...

Assustadora msm, Samara. Pura entrega.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Rafaella.

Sérgio Santos disse...

Grazi surpreendeu msm, Andressa. Todos os elogios são merecidos e Larissa é um tipo enriquecedor. Bjs

Sérgio Santos disse...

Ok, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Estupenda msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Inegável, Zilani. Obrigado.

Sérgio Santos disse...

É clichê, mas ganhou um presentão msm, Ana.

Sérgio Santos disse...

Entendo, OX. Mta gente torceu o nariz. Eu gostei pq vi futuro nela e logo na segunda novela já percebi sua melhora. Agora, está impecável e angariando elogios merecidos. Obrigado. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Td indo, Rita. Obrigado pelo carinho. bjão.

Sérgio Santos disse...

São mesmo, Elvira. Uma dos mts trunfos da trama.

Sérgio Santos disse...

Está msm, William. Mas sobre isso que vc falou, é normal, infelizmente. abçs

Anônimo disse...

e lá vai mais uma vez o zamenza puxar o saco de suas atrizes preferidas, ate tata werneck a qualquer momento sera considerada uma mega atriz, so rindo mesmo

Paula disse...

Só rindo mesmo desse anonimo idiota que não reconhece o talento da Grazi.

MARILENE disse...

Sergio, não poupam elogios à interpretação dela. Costumo, vez ou outra, ler alguns comentários na internet. Não assisto à novela, mas minha irmã também aplaude o desempenho da Grazi. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, não tô puxando o saco, não, tô reconhecendo o talento de uma atriz. Quem continua de implicância e ainda quer mandar na opinião dos outros, só lamento.

Sérgio Santos disse...

Ela tá incrível, Marilene. bjs

BIA disse...

Vi umas cenas e fiquei impressionada! Realmente uma atriz e não uma BBB, que bom que ela não deu ouvidos aos maldosos e agora está aí revelando seu grande e incontestável talento! Concordo com o primeiro comentário da Thamires! Boa Semana Sérgio! :)

Bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Bia. Pra vc tb! bjs

Filha do Rei disse...

Sérgio, assino embaixo. Grazi merece os aplausos que tem recebido.

Sérgio Santos disse...

Merece mesmo, Cléu. bjs