quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Clima de medo destaca atores e norteia o triângulo amoroso central na última semana de "Verdades Secretas"

A última semana de "Verdades Secretas" tem honrado todas as qualidades que a novela apresentou ao longo destes quatro meses de exibição. E a reta final tem sido engrandecida por um instigante clima de medo que cerca o triângulo central, protagonizado por Carolina (Drica Moraes), Alex (Rodrigo Lombardi) e Angel (Camila Queiroz). A panela de pressão, que vem sendo aquecida desde a estreia, está prestes a explodir, destacando a excelência do enredo e o talento dos atores.


Após um longo período sendo cruelmente enganada pela filha e pelo marido, Carolina já mostra que sabe o que está acontecendo diante de seus olhos. As cenas da personagem estão marcadas pela ironia e por uma certeza disfarçada de desconfiança. O momento de constatação da verdade se deu, justamente, depois que Carolina quase flagrou Angel e Alex juntos, após Giovanna (Agatha Moreira) ter armado um flagrante. Ter visto a gravata do esposo no quarto de Arlete foi o bastante, ainda que a filha de Hilda (Ana Lucia Torre) tenha 'acreditado' na desculpa esfarrapada da filha.

O choro solitário de Carolina expôs a confirmação da dúvida que vinha martelando em sua cabeça. Porém, a podridão de toda esta traição é tão chocante que ela vem guardando para si a certeza, preferindo manter a 'cegueira'. Só que, ao contrário do que acontecia desde que Alex se casou com a mãe de Arlete, agora, é a esposa do canalha que está sob o comando da situação.
A personagem vem manipulando os dois e nunca mais foi tão carinhosa com sua filha. Sobram fios de alta tensão soltos nos momentos de 'convivência' do trio.

A situação, claro, foi um dos grandes êxitos da novela de Walcyr Carrasco e esta última semana tem sido marcada pelo suspense do tenebroso triângulo amoroso, criado friamente por Alex, que se casou com a mãe apenas para ficar perto da filha. Todo esse imbróglio, aliás, ainda desnudou as verdades secretas de Angel, que não se resumiam na prostituição, como se imaginava. E, sim, uma dissimulação asquerosa diante da mãe e uma espécie de dependência que a liga ao padrasto de uma forma doentia. Além de enganar Carolina de todas as formas, sem ter coragem de contar toda a podridão que a cerca, a menina ainda parece ser viciada em Alex, assim como o obcecado empresário é por ela.

A menina inocente e ingênua do começo da história se transformou em uma mulher sonsa e covarde, enquanto o poderoso e envolvente homem foi se mostrando cada vez mais machista e manipulador. O autor soube conduzir toda a transição com maestria, assim como tem feito com a humilde e atenciosa mulher, que agora se mostra mais elegante e debochada, embora mantenha sua essência interiorana. O trio é riquíssimo em termos de nuances e complexidades, aumentando a densidade dessa trama nada simples e um tanto quanto obscura.

Drica Moraes vem se destacando muito nestes momentos finais e a atriz tem mostrado toda a sua capacidade nas dificílimas cenas que tem protagonizado. A angústia, o medo, a raiva, a tristeza e a preocupação de Carolina são expostos com total entrega da intérprete, que é uma das melhores do país, e sempre foi valorizada por Walcyr ---- é sua quinta novela com o escritor. Já Camila Queiroz tem segurado uma sucessão de sequências pesadas com profissionalismo de quem já atua há anos, o que não é o caso, pois é sua estreia. A grande revelação de 2015 fazendo jus ao reconhecimento recebido. E Rodrigo Lombardi vive seu melhor momento na carreira. Alex é, sem dúvida, seu personagem mais complicado e desafiador. Após algumas atuações equivocadas e outras apenas regulares em trabalhos anteriores, o ator se destacou com mérito.

"Verdades Secretas" está chegando ao fim, infelizmente, e a última semana tem sido voltada principalmente para a tensa relação amorosa entre os protagonistas. Carolina, Alex e Angel foram personagens muito bem construídos e estão sendo brilhantemente interpretados. Drica Moraes, Rodrigo Lombardi e Camila Queiroz têm convencido em todas as complicadas cenas e os capítulos finais vêm se mostrando extremamente provocadores.

36 comentários:

Larissa disse...

Sem ar com essa novela! QUE SHOW! Suspense de alto nível e teledramaturgia de qualidade.

William O. disse...

Drica Moraes merecia uma personagem assim e tá sendo tenso vê-la nessas cenas finais. A Camila é uma revelação e tanto mesmo, já o Rodrigo ainda acho um canastrão.

Anônimo disse...

Angel é uma falsa nojenta e Alex um cretino. Queria que Carolina matasse os dois e fosse curtir a fortuna do marido na Europa. Adorei o texto. Melhor novela do ano.

Caio disse...

Por que tudo o que é bom dura tão pouco?

Renato disse...

ESSA NOVELA JÁ ENTROU PRA HISTÓRIA.NUNCA VI NADA TÃO OUSADO ANTES AQUI NO BRASIL,AINDA MAIS NUMA NOVELA.TODOS ESTÃO DE PARABÉNS.ESSE TRIÂNGULO É PROVOCADOR DEMAIS.

chica disse...

Passando e deixando um abraço! chica

Melina disse...

Sérgio, querido, que novela! A melhor do ano e uma das melhores já feitas. Walcyr novamente mostrando o grande autor de sucessos que é.Esse triângulo é macabro demais e angustiante.Camila é a melhor revelação dos últimos anos e Drica finalmente ganhou uma personagem á sua altura. Debora Secco jamais conseguiria dar toda a densidade desse papel.E a cena da Grazi ontem com Larissa sendo violentada e clamando por socorro? Impressionante. Todos os prêmios pra essa novela. Um beijo.

Talison disse...

Essa novela é um marco.Walcyr escreve bem para todas as faixas da Globo e só emplaca sucessos.Essa novela merece vários prêmios assim como Sete Vidas. Nem acredito que só faltam dois capítulos.A Globo vai sentir muita falta da audiência dessa novela. Deu 27 pontos na segunda, recorde, e deu 21 ontem, recorde de terça e acabando depois da meia noite. Esse triângulo está agoniante e os atores estão muito bem.

MICHELE disse...

Sérgio, não lembro de uma novela em que personagens tenham despertando tanto desprezo, como a Angel e o Alex estão fazendo. É inconcebível imaginar uma filha que teve a criação e o amor que a Arlete teve da mãe, fazer o que ela está fazendo. Espero, sinceramente, que no final ela e o Alex recebam aquilo que merecem. Eu torcia por um final da Carolina dando um tremendo golpe no ALex, deixado-o na miséria, sem o dinheiro ele usa para manipular todo mundo. Mas sei que isso não seria coerente com a personagem..eu não queria que ela morresse, mas pensando bem, não tem outro final que seja mais coerente que esse...Carolina jamais conseguiria viver com a dor de ter sido traída pela filha como foi...

Camila disse...

NOVELAÇO! Não vejo a hora desses dois serem esculachados por Carolina, mas não queria que a novela acabasse. Fará muita falta e a Globo ficará com um buraco na grade sem esse sucessão.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Drica Moares está demais em sua personagem. Também Rodrigo Lombardi está perfeito em seu odioso papel. A trama é muito envolvente. Os atores são ótimos. Só tenho elogios para esta novela. O tema é forte, mas o horário é condizente e assiste quem quer. Carolina, com certeza, já percebeu o que não quer enxergar, de tão aviltante. Ansiosa pelo final.

Mais um ótima análise, Parabéns!

Abraço.

Anônimo disse...

O que será de nós sem essa novela, Sérgio? Esse trio amoroso macabro nos prende muito e não sei como ficarei sem esse novelão.

Ana Maria disse...

Sérgio, ótimo texto. A Drica Moraes está dando um show de interpretação. Ela consegue transmitir bem a angústia da personagem, que percebe o que está acontecendo entre o marido e a filha, mas não tem coragem de admitir a verdade, porque a situação é sórdida demais.

Eu achei incrível a cena em que ela ficou perguntando se realmente conhecia a própria filha. Disse: 'Eu ainda te chamo de Letinha, mas eu deveria te achar de Angel, porque é assim que você gosta, não é?" E a filha com a cara no chão... Foi demais.

A história vai acabar em tragédia. Vamos ver o que vai acontecer. Eu acho que o Alex deveria morrer, porque ele foi o pior de todos. A Angel errou também, mas ela é jovem e ingênua, então até tem um certa desculpa. Já o Alex não. Ele foi muito frio e manipulador.

Ana Maria disse...

Ah, não estou justificando o comportamento da Angel. Ela errou, sim. Mas quem agiu mais errado foi o Alex, que armou toda a situação e depois ficou chantageando a Angel. Então ele deveria morrer. Vamos ver o que vai acontecer.

Unknown disse...

Sérgio, Verdades Secretas é uma das melhores novelas dos últimos tempos. Se tornou a minha favorita da faixa. Vou sentir muita falta. O trio principal é excelente, principalmente a Drica Moraes. Camila Queiroz é uma revelação e tanto, e Rodrigo Lombardi até que não está canastrão como de costume. Claro que eu torcia pra um final feliz da Carolina, mas já sabíamos que final feliz seria difícil. Agora, só não quero que o Alex e a Angel terminem juntos no final por que seria injusto demais. Que a Carolina morra mas leve pelo menos o Alex junto e a vagabunda da Angel fique sofrendo com a culpa. Outra personagem excelente é a Larissa, nossa, aquela cena do estupro foi demais. Ela depois pedindo socorro dos missionários foi demais, revi várias vezes aquela cena. Vou sentir falta demais dessa novela. É a única que me desperta interesse.
Abraços

Anônimo disse...

COMPLETAMENTE EM AR COM O PENÚLTIMO CAPÍTULO! QUE QUE ISSO!!!!!!!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, Larissa.

Sérgio Santos disse...

Ele é o mais fraco dos 3 mesmo, William. E esse trio tá repleto de tensão. O penúltimo capítulo foi extraordinário.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. Melhor novela msm.

Sérgio Santos disse...

Boa pergunta, Caio.

Sérgio Santos disse...

É isso, Renato. Foi a mais ousada da história.

Sérgio Santos disse...

Outro, Chica. bj

Sérgio Santos disse...

Merece mts prêmios mesmo, Melina. E Carolina tinha que ser da Drica mesmo, não tinha jeito. Um de seus melhores papéis. E Grazi deu show mesmo nessa cena. bjs.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Talison. Ele é o mais versátil da Globo e a emissora sentirá mta falta mesmo desse sucesso, ainda mais na atual fase. E o triângulo foi agoniante.

Sérgio Santos disse...

Não seria coerente mesmo, Michele, e se ela não se matar, vai presa se matar alguém. Então seria ainda pior. E Angel e Alex são desprezíveis mesmo.

Sérgio Santos disse...

Tb não queria que acabasse, Camila.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Vera. E Drica está esplêndida. Camila grata revelação e Rodrigo mt bem tb. A novela arrebatou e fez um merecido sucesso.Fará muita falta e tb estou ansioso pelo final.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo, ficaremos órfãos.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Ana Maria. Essa cena da Carolina fazendo tortura psicológica com os dois foi espetacular e concordo que ele é o pior de longe, mas Angel se mostrou mt desprezível tb. Acho que Carolina se mata e Angel mata ele. Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Ed, tb virou a minha favorita da faixa e deixará saudades. Essa cena da Grazi foi show e Drica está impecável, assim como Camila. Rodrigo é irregular, mas nessa se saiu bem. Tb espero que Alex morra e acho que irá acontecer. Carolina infelizmente não tinha como ter um final feliz, deve se matar mesmo.

Sérgio Santos disse...

Foi de tirar o fôlego mesmo, anonimo.

Vane M. disse...

Vixi, com aquele tiro, quem será que partiu? Uma história bem escrita, mas triste, com traição de várias partes e revelações do submundo. Ótimo final de semana!

Sérgio Santos disse...

Acho que ela se matou, Bia. Novelão. Bjão e bom fim de semana.

Fabíola disse...

Oi, Sérgio, Walcyr tá de parabéns pela novela. Ele é realmente muito bom em criar vilões. Os vilões dele são de arrepiar até os pentelhos... Me lembrei agora de um personagem dele: a Melânia, de Fascinação...

O Walcyr é tão irônico que conseguiu criar um nome igualmente irônico para a personagem, Angel, que de anjo não tinha mesmo era nada,pois, no último capítulo, mostrou ser a mais perversa da novela.

Ela é fria demais e pior: é incapaz de assumir a responsabilidade pelos próprios atos porque tudo bem que o Alex a perseguia, mas ela também tem a parcela de culpa dela em ter cedido... História de " você me seduziu" como se ela não pudesse ter se esquivado disso tudo...

Se ela não contou nada á mãe e manteve o caso com o padrasto bem debaixo do nariz da Carolina é porque a arte dela mesmo é a dissimulação... Depois irresponsável pelos próprios atos como é, tenta aliviar a culpa matando os outros...

Me lembrei agora do sorrisinho safado que ela dá por trás da parede quando o Alex chega. Parece um predador esperando a presa... A Angel, apesar de cometido vários erros, foi humanizada o tempo todo na novela para, no último capítulo, o autor mostrar a verdadeira face dela...

Fiquei de queixo caído. Ela é muito má. Mas Sérgio, por favor me ajuda a entender porque eu fui meio lentinha nessa parte: quer dizer que ficou implícito ali que ela vai matar o Gui...?

Não acho que ele merecia isso não. Não considero o Gui mau caráter. Ele é só muito imaturo...

Unknown disse...

Realmente, foi um triângulo macabro. Drica Moraes e Camila Queiroz, ótimas, Rodrigo Lombardi está sempre igual em todos os papeis.

Sérgio Santos disse...

Fabíola, te respondi na outra postagem.


Elvira, é verdade, um trio macabro. Eu tb acho o Rodrigo fraco, mas nessa eu gostei dele. Excepcionalmente.