quinta-feira, 13 de agosto de 2015

"Chiquititas" cumpriu seu objetivo e conseguiu fidelizar o público

Foram mais de dois anos no ar. Uma longa, para não dizer exagerada, duração. "Chiquititas" começou a ser exibida em julho de 2013 e só se despede do público nesta sexta (14 de agosto de 2015), após 545 capítulos exibidos. O SBT emplacou outro remake de sucesso e conseguiu manter a audiência conquistada na época da exibição de "Carrossel". Ou seja, o esticamento da produção teve um forte motivo. E tudo leva a crer que "Cúmplices de um Resgate" manterá o público utilizando basicamente a mesma fórmula.


Esta trama, dirigida por Reynaldo Boury, foi um remake do remake. Isso porque a versão brasileira, exibida em 1997, foi uma adaptação da original argentina e esta, escrita por Íris Abravanel, é uma versão da nacional, que revelou vários talentos na época, como Bruno Gagliasso e Débora Falabella, por exemplo. A história se baseou mais uma vez na rotina do orfanato Raio de Luz e nos conflitos vividos pelos adolescentes que moravam naquele casarão e que precisaram enfrentar vários dilemas clássicos da idade, além de alguns dramas tipicamente novelescos.

O SBT soube aproveitar o êxito de exibir uma atração voltada para o público infantojuvenil às 20h30m, faixa cujas opções para este nicho são inexistentes nos canais abertos. A boa ideia funcionou com "Carrossel" e foi mantida, inteligentemente, com "Chiquititas", que nada mais foi do que uma produção extremamente parecida com a anterior.
Só que, desta vez, a estratégia em cima no lançamento de produtos oriundos da novela foi elaborada com mais profissionalismo. Como o primeiro remake resultou em um sucesso inesperado, os produtos só foram lançados perto do fim da novela, ao contrário do que fizeram com esta segunda produção, que teve mais de 350 produtos licenciados e vendeu mais de 300 mil cópias de CDs e DVDs (foram três volumes da trilha sonora e quatro DVDs).

E a história, apesar de bobinha para os adultos, cumpriu a sua proposta, agradando o público alvo. Os dramas foram bem mesclados com ótimos clipes musicais (o cuidado ficou bem mais evidente se comparado com "Carrossel") e os personagens cativaram, assim como ocorreu na versão que ficou no ar de 1997 a 2001 ---- embora, obviamente, no fim da década de 90 tenha ocorrido um verdadeiro fenômeno, situação bem mais difícil de ocorrer hoje em dia, ainda mais levando em consideração as novas tecnologias que disputam a atenção dos pequenos.

Entre os bons destaques da novela estão Giovanna Grigio (Mili) --- grata revelação ---, Manuela do Monte (Carolina), João Acaiabe (Chico), Valéria Sândalo (Glorinha), Sandra Pêra (Valentina), Gabriel Santana (Mosca), Filipe Cavalcanti (Rafa), Giovanna Gold (Carmen), Olívia Araújo (Shirley) ---- que agora está vivendo a Melodia em "I love Paraisópolis", na Globo ----, Carla Fiorini (Ernestina), Liza Vieira (Sofia), Lisandra Parede (Maria Cecília), Rayssa Chaddad (Bia), Júlia Gomes (Marian), entre outros.

A última semana ficou voltada para a derrocada da cruel Carmen, a regeneração da vilãzinha Marian e também para a formação da nova família de Mili. Os capítulos das duas últimas semanas, aliás, foram ao ar antes da nova trama sobre as gêmeas (vividas por Larissa Manoela), que estreou no dia 3 de agosto. É o fim do ciclo de uma e o início da caminhada da outra, cujas características são bem semelhantes, guardadas as devidas proporções.

"Chiquititas" ficou um longo tempo no ar e teve capacidade para segurar seu público diante da televisão durante estes 545 capítulos. Depois de ter conseguido manter a audiência de "Carrossel" com tranquilidade, a novela passa agora o bastão para "Cúmplices de um Resgate" ---- que é comandada por praticamente a mesma equipe, incluindo autora e diretor ----, novo remake que estreou com bom retorno do telespectador. Após uma longa jornada, a saga de Mili e companhia finalmente chegou ao fim e cumpriu seu objetivo, tanto nas questões envolvendo Ibope quanto no quesito faturamento, para a felicidade do SBT.

25 comentários:

Olivia disse...

O SBT se encontrou com essas produções infantis assim como a Record se encontrou com as bíblicas. Deixa a Globo com as novelas de todos os tipos mesmo porque ela é a que sabe fazer.

Rafaella disse...

Não vi esse remake, mas vi o original n época e amava. Mas essa versão fez sucesso mesmo e o SBT se deu bem. Por isso que tem investido tanto nisso.

chica disse...

Não vi.,mas deixo um abração! chica

Quércia disse...

Vi alguns capítulos e achei que durou muito mesmo. 545 capítulos é coisa pra caramba. Mas fez sucesso e fidelizou o público que já está vendo Cúmplices de um resgate.

Anônimo disse...

Fez sucesso mas tá na hora do Sbt fazer uma novela do nível de Éramos Seis. Chega de preguiça.

Chaconerrilla disse...

O tempo de exibição realmente foi muito exagerado... Coitada da autora, precisou esticar tanto a novela que algumas semanas era impossível assistir de tão enrolada que a história estava. Mas, no geral, foi divertido acompanhá-la. Gostei muito dos atores mirins, principalmente da Sophia Valverde. Acho a menina muito talentosa. Que venha Cumplices de um resgate para alegrar a minha noite haha. Beijos, Sérgio!

Anônimo disse...

Curti muito também. Adorei o texto, achava que vc nem ia fazer mais depois de ter escrito o de Cumplices de um Resgate.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,o SBT cumpriu bem o objetivo com ´´Chiquititas´´ e começou a cumprir agora com ´´Cúmplices de Um Resgate´´convenhamos,tem na Larissa Manoela,atriz protagonista q cativa o público e faz uma novela a parte,apesar de termos bons valores no elenco infantil,como João Guilherme,filho do sertanejo Leonardo.

Matheus Nogueira disse...

Agora,Sérgio,só não pode esticar demais´´Cúmplices de um Resgate´´,igual fez com ´´Chiquititas´´

Anônimo disse...

Não sei por que a Valeria Sandalo foi mencionada, ela mal aparecia, participação bem pequena...

Na minha opinião, os grandes destaques entre as novatas foram a Rayssa e a Gabriela (Tati)

Sérgio Santos disse...

Se encontraram msm, Olivia.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Rafaella.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Quércia.

Sérgio Santos disse...

Essa novela foi a melhor do Sbt, anonimo. Mas, pelo visto, não acontecerá tão cedo. Até pq autor, atores, enfim, tudo foi pra Globo.

Sérgio Santos disse...

Foi mt tempo mesmo, porlapazyporlavida lc . Mas fez sucesso e Cúmplices substituiu muito bem. bjão!

Sérgio Santos disse...

O último texto eu já tinha planejado fazer, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Matheus, a Larissa é um talento mesmo. Mas eu acho que esticarão a nova como fizeram com Carrossel, por volta de 310. Mas 545 eu duvido.

Sérgio Santos disse...

Citei, anonimo, pq acho talentosa e pq como está em Cúmplices de um Resgate também serve como um reforço no elogio.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Nogueira disse...

Sérgio,lendo a coluna do Flávio Ricco hoje,ví que ele falou que a Larissa Manoela é uma atriz pronta e o SBT tem investido no talento dela.a pergunta q te faço.ela é uma atriz pronta para ir para a Globo,mesmo?

BIA disse...

Deve ter sido bem legal! Gosto de ler seus textos Sérgio! Você escreve muito bem! Uma boa semana! :)

Bjs

Sérgio Santos disse...

Com certeza, Matheus.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Bia. bjão!