terça-feira, 17 de junho de 2014

Gina e Ferdinando: um ótimo e divertido casal de "Meu Pedacinho de Chão"

Como tem um elenco enxuto, implicando em poucos personagens, "Meu Pedacinho de Chão" não contém muitos pares românticos. E entre os casais formados (ou quase formados) ----- vide Epaminondas (Osmar Prado) e Catarina (Juliana Paes), Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) e Dona Tereza (Inês Peixoto), além de Zelão (Irandhir Santos) e Juliana (Bruna Linzmeyer), que transbordam romantismo ----- há um par que se destaca através do tradicional jogo de 'gato e rato': Gina (Paula Barbosa) e Ferdinando (Johnny Massaro).


Ferdinando, inicialmente, era encantado por Juliana e entrou em uma disputa pelo coração dela com seu amigo Dr. Renato (Bruno Fagundes) e Zelão. Entretanto, esta situação não perdurou muito e logo o rapaz desistiu de conquistar a professora. Aos poucos, o filho do Coronel Epaminondas foi se aproximando da filha de Pedro Falcão, já que morou na casa do amigo no período que estava brigado com o pai. E o jeito xucro da mulher, curiosamente, despertou o interesse de Nando, que passou a implicar com ela o tempo todo. Gina, por sua vez, não suportava olhar para seu 'pretendente', mas não demorou muito para ficar balançada por ele.

A trama é um clichê, mas nem por isso é menos interessante, pelo contrário. É justamente por causa da relação 'entre tapas e beijos' que o romance funcionou tão bem. O casal, aliás, passou a ficar mais engraçado depois que Nando deu um beijo 'forçado' em Gina, que se indignou, ao mesmo tempo que gostou de ter sido beijada pela primeira vez.
O jeito masculinizado da personagem, inclusive, ajuda a transparecer a sua insegurança em relação aos homens, enquanto que o enteado de Catarina, tem um jeito mais doce e delicado, para contrabalançar com a dureza da 'mulher-homem' ---- como é chamada na cidade.

O casal parecia improvável no início do remake, mas ao longo dos capítulos, a possibilidade cada vez mais concreta de um envolvimento transformou esta relação (que ainda nem pode ser classificada assim) em uma das mais interessantes e divertidas da novela. A principal comicidade da história, aliás, é voltada praticamente para eles. E funciona, já que o par é de fato muito engraçado.

Mas, claro, que a trama não funcionaria se os atores não fossem talentosos e nem tivessem química em cena. Paula Barbosa e Johnny Massaro estão ótimos e os dois têm uma boa parceria. Ela conseguiu compor sua Gina com competência e foi crescendo na novela, até virar um dos destaques. Já ele, soube construir seu Ferdinando cheio de expressões corporais, além de imprimir um olhar profundo em todas as sequências. O tom sarcástico, e muitas vezes malicioso, que o ator coloca em algumas situações que o filho de Epaminondas protagoniza, também é um acerto.

Paula é neta do autor Benedito Ruy Barbosa e estreou na televisão no remake de "Paraíso", em 2009, novela do seu avô. Na época, ela interpretou a romântica Edith, mas não chegou a se destacar. Agora, passados cinco anos, ela retorna em outra produção do avô, mas comprova que tem talento para se firmar na carreira. Já Johnny, estreou em "Floribella" (2005), ainda criança, na Band, e já adolescente entrou na Globo na temporada de 2007 de "Malhação", vivendo o nerd Fernandinho. Participou da ótima série "Divã", em 2011, e em 2012 ganhou outro nerd, o Kiko, do remake de "Guerra dos Sexos". Em todos estes trabalhos, o ator apenas não comprometeu; mas na atual trama das seis, ele está em um grande momento e prova que tem talento de sobra.

Gina e Ferdinando formam um divertido casal e os atores têm conseguido um bom destaque em "Meu Pedacinho de Chão". A ignorante mulher, que usa a agressividade como defesa, combinou perfeitamente com um culto rapaz, que tem o lado poético aflorado. Paula Barbosa e Johnny Massaro estão entrosados e ambos mostram um talento até então desconhecido para o grande público. O reflexo deste conjunto de acertos é um par romântico que virou um dos melhores do remake de Benedito Ruy Barbosa, dirigido por Luiz Fernando Carvalho. 

55 comentários:

Bell disse...

Adoro esse casal, a novela me encanta.
Só fico cismada com a madrasta dele Catarina, por vezes achei que ela gostasse dele, quando ele fala da Gina ela fica com cara de choro, muda o jeito.
Percebi várias vezes, procurei na net mas não achei nada.

Fernanda disse...

Sérgio, esse casal é muito bonitinho e engraçado mesmo. Eu achei que ele fosse ficar com a Juliana e nunca imaginei esse romance. Mas fui surpreendida positivamente. Merecido o texto falando do par.

Anônimo disse...

AMO ESSE CASAL!!!!!!!!!! LINDOS!!!!!! TEXTO MARAVILHOSO!

Jheneffyr disse...

O mais engraçado é que na novela original o Ferdinando ficava com a professora Juliana, mas nessa, por conta do destaque da personagem Gina, o autor teve que mudar a novela toda pra que eles ficassem juntos, e deu certo. Sou #ginando com muito orgulho...

Karina Marques disse...

Tava esperando esse texto! O melhor casal da novela pra mim ainda que também ame Zelão com Juliana. Paula e Jonny estão em pura sintonia e o casal é mt perfeito. Um completa o outro e dá gosto de torcer por eles. A grande decepção dessa novela foi o Dr. Renato que é um mala e não tem química com ninguém.

Flávia disse...

O casal é lindinho, Sérgio! É clichê mas é legal demais! kkk Tô louca pra que fiquem juntos logo! bjk

Patricia P. Galis disse...

Adoro eles dois espero que fiquem juntos, pois ela já esta se apaixonando por ele...e ficou linda depois da transformação.
Como espero tbm que a professora fiquei com o Zelão rs

Anônimo disse...

O melhor casal das novelas brasileiras atualmente em exibição. Combinam muito bem e o cliché é superado por esses detalhes que você mencionou.

Renata

Evellyn disse...

Meu pedacinho de chão conta com um grande elenco e com atuações memoráveis! Mas esse casal realmente está roubando todas as atenções! Muito talentosos o Johnny e a Paula.

Zilani Célia disse...

OI SERGIO!
ENFIM, PODEMOS FALAR BEM DE UMA NOVELA.
ESTOU ACHANDO MUITO LEGAL,É DE ENCANTAR, AS ROUPAS O CENÁRIO O PALAVREADO, TUDO ENCANTA.
ESTOU ACHANDO INTERESSANTE, POIS OS PROBLEMAS DOS PERSONAGENS SE ENCAIXAM PERFEITAMENTE NOS TEMPOS ATUAIS.
O CASAL GINA E FERDINANDO, ESTÃO GANHANDO A CENA E COMO A BELL DIZ, EU TAMBÉM SENTI, ALGO COM RELAÇÃO A MADRASTA( JULIANA PAES) E FERDINANDO.
UM BOM RESTO DE SEMANA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Mayra disse...

Nem lembrava dela em Paraíso! Mas agora ela mostra talento e esse menino me surpreendeu. Jamais acharia que teria condições de protagonizar uma novela. E não é que teve?

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Eu comentei em outra ocasião que gostaria de assistir essa novela. O romantismo é super permitido para o horário, vai dizer! Já algumas cenas são desnecessárias para o horário, mas levando em consideração que a faixa permitida tem maturidade, por quê não?
Beijus,

Felipe disse...

O casal deu supercerto e os atores estão mt bem. Eu já tinha gostado dele em Guerra dos Sexos mas dela eu nem lembrava porque não vi aquela chata Paraíso. Legal o texto.

Anônimo disse...

Casal ótimo com atores talentosos! Muito bom o texto.

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, eu assisto pouco esta novela em função do horário, até achei que ele era par da professorinha, rsrsr mas acho a novela muito bem produzida! Abraçoss

Filha do Rei disse...

Oi, Sérgio. Amo e me divirto com esses dois :)

Tenha um ótimo feriado. Bjs

Menina Bonita, Voa! disse...

Eu simplesmente amo esse casal, o melhor da novela, eles são apaixonantes e divertidos, sinceramente não suporto Zelão e Juliana, acho um casal que combina, mas as cenas deles estão ficando chatas e cansativas, longas demais, teve até um dia que a Catarina secou o Zelão e só nisso já achei que os dois formariam um casal melhor que com a Juliana... maaas enfim, Ginando tem seu sucesso merecido, os dois atores estão de parabéns... o Johnny é um super talento, incorporou perfeitamente o personagem da gosto de ver e a Paula então nem se fale é a grande revelação e destaque feminino da novela... espero vê-los em muitos trabalhos ainda!!!

A Viajante disse...

Não consigo acompanhar essa novela, mas quando ligo a tv, a única cena do capítulo que me prende é a cena desse casal. Não entendo nada desse mundo encantado e colorido, mas esses dois são mesmo divertidos!!! Gostei da postagem, Sérgio!! Beijo

Anônimo disse...

Meu pedacinho de chão - criatividade, lindo cenário, belíssimo figurino, excelentes atores e uma história encantadora. Parabéns para a equipe toda da novela. Minha família e amigos não perdemos nenhum capítulo.

Unknown disse...

Algo a comentar...

E verdade Sérgio, aliás gostaria de acrescentar aqui, que todo o elenco de Meu Pedacinho está de parabéns.

Na verdade a química nessa obra foi geral: o texto do Benedito é muito bom, somados pela competente direção de Carvalho e contando com um elenco afiado e bem entrosado. O resultado disso é essa coisa gostosa de ver no ar.

Todos os casais tem o seu carisma. Ferdinando e Gina, Zelão e Juliana, coronel Epa e Dona Catarina, Pedro Falcão e Dona Tereza, Serelepe e Pituquinha e até o Dr Renato e a Milita (Cintia Dicker).

Um abraço...

Sérgio Santos disse...

Bell, há mesmo essa mensagem subliminar na novela, onde a Catarina mostra interesse pelo Ferdinando. Mas na prática msm não acontecerá nada pq a trama já encaminhou seu rumo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernanda. No início tb achei que ele fosse ficar com a Juliana, mas esse casal foi uma grata surpresa. bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Jheneffyr, e é provável que o Zelão fique com a Juliana, pq esses dois casais deram mt certo.

Sérgio Santos disse...

Karina, concordo com vc. Os dois casais são ótimos e o entrosamento presente mostra como Gina e Nando foram um casal acertado. Tb acho o Renato um mala e não vejo química dele com ninguém, embora o Bruno esteja atuando bem.

Sérgio Santos disse...

São mesmo, Flávia. bj

Sérgio Santos disse...

Patrícia, fique tranquila que é bem provável que esses sejam os desfechos mesmo dos pares. rs bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Renata. Bjs

Sérgio Santos disse...

Evellyn, a novela é mt bonita e o diretor conseguiu transformá-la em uma obra de arte. Bjs

Sérgio Santos disse...

Pois é, Zilani, até que enfim algo pra falar bem. O período anda fraco mesmo. Mas Gina e Nando divertem e têm química.

É verdade, há mesmo esse interesse da Catarina, embora tudo seja passado com muita cautela. bjs

Sérgio Santos disse...

Teve mesmo, Mayra. Johnny surpreendeu todo mundo, inclusive a mim, que duvidada.

Sérgio Santos disse...

Luma, eu acho que vc iria gosta da novela. É de encher os olhos. bjs

Sérgio Santos disse...

Valeu, Felipe. Paraíso foi chata mesmo e dava um sono. Aliás, seria o msm caso dessa se o diretor não tivesse transformado a produção. Paula interpretava naquela novela um papel mt pequeno.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Kellen, as novelas das seis mtas vezes são pouco assistidas justamente por causa do horário. bjs

Sérgio Santos disse...

Cléu, bom feriado pra vc tb. bj

Sérgio Santos disse...

Jaqueline, eu tb gosto mt do casal e os atores estão ótimos. Merecem elogios. Mas discordo quanto a Zelão e Juliana, pq acho o casal lindo e os atores igualmente ótimos, principalmente o Irandhir que está impecável.

Sérgio Santos disse...

Ju, o casal é mt bacana mesmo e entendo que vc goste. O par é ótimo. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Que bom que gosta da novela, anônimo.

Sérgio Santos disse...

F Silva, concordo, a novela é mt bonita. Mas se o remake seguisse esse roteiro e fosse apresentado daquela forma tradicional do Benedito, no campo, etc, seria uma novela entediante pq falta trama e conflitos. Quase nada acontece. E por isso que o diretor é tão importante nessa produção. A transformação de tudo em um poético conto de fadas deixou o enredo como um mero figurante sem importância.

Concordo sobre os casais, todos são mt bons, embora Zelão/Juliana e Gina/Nando sejam os mais atrativos. Mas discordo sobre Renato com Milita pq não vi química, assim como não vi química nele com Juliana e nem em Milita com Viramundo. abraços.

Anônimo disse...

Como não amar esses dois???????

Sérgio Santos disse...

São ótimos mesmo, anônimo.

Thallys Bruno Almeida disse...

Vi pela primeira vez o Massaro logo em Floribella na Band (tá, às vezes o passado condena, rs) e o achava mediano, assim como na Malhação 2008, TiTiTi e GdS (as explosõeszinhas dele irritavam um tanto). Mas é visível o quão bem ele está agora. Se entregou bem ao Ferdinando, não apenas no par romântico, mas no conflito recente político com o pai dele.

Sobre a Paula, lembro de um boato da época de Paraíso que a mãe dela, Edilene Barbosa (que dividiu com a irmã Edmara os remakes de Cabocla e Sinhá Moça) a queria de protagonista, mas Edmara não concordou por ela não ter experiência e que por isso Edilene teria saído da novela. Não sei se procedeu, mas sei que foi melhor assim e agora ela parece estar melhor preparada, vivendo uma personagem ótima.

E sobre a novela, me parece que algumas coisas foram reescritas e tem elementos que eu tô gostando, como a inserção do conflito sobre corrupção e direitos trabalhistas. Se o Benedito inseriu isso mesmo, ele tb tem mérito, o que me faz não achar que o encanto da novela deva ser creditado somente ao diretor. A novela é linda mesmo e tem chance de deixar saudades quando acabar, embora eu esteja mais animado pra Boogie Oogie.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Também acho divertidas as cenas de Gina e Ferdinando. Por mais que ela o rejeite, ele insiste cada vez mais. Mas parece que o interesse da moça está mais voltado para o Viramundo.

Sérgio Santos disse...

O Johnny antes somente não comprometia, mas agora ele está ótimo. É seu melhor personagem até então.

Soube dessa briga e Edmara tinha razão pq naquela época ela não tinha condição mesmo. Agora, ela se mostra mais madura e está ótima de Gina.

Isso de corrupção e direitos trabalhistas já tinha na obra original. Não acho que o Benedito tenha méritos pq se não fosse a mão do diretor em transformar tudo em conto de fadas e teatralizar as cenas, seria uma trama entediante pq não tem quase trama e dificilmente algo de relevante acontece. Seria esquecível como uma Flor do Caribe, por exemplo, se fosse um remake tradicional. Boogie Oogie promete ser ótima.

Sérgio Santos disse...

Creio que o a inserção do Viramundo nisso pe apenas para movimentar um pouco esse quase-romance dela com Nando. E até preciso, Elvira, pq não acontece mta coisa na novela. O casal é mt bacana.

Thallys Bruno Almeida disse...

É curioso... Sabe que olhando hoje, eu nem acho Flor do Caribe esquecível e nem tão fraaaaaaca como vc diz? Talvez eu tenha subestimado aquela trama. Vai ver com o tempo algumas novelas que antes eu elogiava talvez não fossem aquela coisa toda, ou outras que eu critiquei como Flor eu até me arrependo de ter julgado tão mal. Mas vai saber...

Thallys Bruno Almeida disse...

Ainda acho que o Benedito não pode ser menosprezado dos méritos dessa forma: não é todo autor que permite que um diretor faça uma transformação tão radical de estilo na trama dele, e o BRB mostrou uma admirável coragem ao permitir que o autor permitir essa mudança de proposta feita pelo LFC, é de uma coragem admirável. E quer se queira ou não, quem criou os casais, os personagens, etc, não foi o LFC, foi o BRB - ainda mais se consideramos que as últimas histórias do LFC como autor desagradaram (como Suburbia e Afinal o Que Querem As Mulheres).

Por isso não posso concordar de nenhuma forma que o Benedito seja excluído dos méritos, pois pra vc dizer isso, é puramente gosto pessoal. E se de repente LFC não fosse o diretor e mesmo assim MPC não fosse tão entediante quanto Paraíso, por exemplo? Não quero mais me basear apenas nesses conceitos pré-fixados. LFC tá de parabéns por tornar a novela atrativa, mas o autor e criador das histórias continua sendo BRB, goste-se dele ou não. Eu nem sou fã dele, mas é preciso se fazer justiça aqui.

Sérgio Santos disse...

Bem, Thallys, se fosse gosto pessoal eu desceria a lenha na novela porque eu nunca gostei desse jeito do Luis Fernando Carvalho. Aliás, eu só tenho criticado as coisas dele até vir essa novela. E quando eu excluo o Benedito dos méritos, não estou classificando como uma porcaria de autor, e sim como o 'não responsável' pelo que a trama tem de melhor; a estética, o lúdico e o tom teatralizado que o diretor imprimiu --- aliás, tom esse que eu nunca gostei, mas que nessa novela ficou perfeito.

Não é caso de conceito pré-fixado, é o óbvio. Parte-se do princípio da trama escrita pelo autor. E qual é a trama? Mais do mesmo: um sujeito autoritário que quer lançar o filho pra prefeitura, uma mulher submissa (pq com certeza Catarina não seria desse jeito e sim como a personagem da Patrícvia Pillar em Sinhá Moça), o rico que gosta da pobre, um violeiro que canta para os outros, um padre boa praça que tenta apaziguar os ânimos etc etc etc. Isso é não pré-fixado, isso é o que é exibido no ramo da trama. Mas o diretor deixou tudo isso pequeno diante do resto.

E se arrependeu de ter criticado Flor do Caribe? Bem, confesso que nem me surpreendi. Mas gosto pessoal à parte, foi uma trama esquecível e que não teve um papel que ficou marcado. Mas gostar ou não, aí é de cada um.

Unknown disse...

Gabriel Sater é maravilhoso, acredito que o papel dele deva ser de conquistador barato, talvez esteja para mostrar algo p Gina, já que a moça dizia querer alguém simples como o pai, pois acreditava que as pessoas mais simples eram melhores...ou para que ela enxergue a química que tem com Ferdinando...Bem, não vejo a hora de Ginando voltar.
Desde chocolate com pimenta não me interesso em novela, agora conta as horas para assistir meu pedacinho de chão. Perfeita!

Sérgio Santos disse...

Gláucia, discordo de vc. Acho Gabriel um bom violeiro, mas como ator precisa melhorar muito ainda. Ele está mt fraco de Viramundo. É a exceção do bom elenco. Mas Gina e Nando irão voltar, não se preocupe. Saudades de Chocolate com Pimenta... bjssss

Anônimo disse...

ESSE CASAL É TÃO LINDO!!!!! AMEI A POSTAGEM!!!!! VOCÊ ESCREVE SOBRE CASAIS COMO NINGUÉM!

Anônimo disse...

É SIMPLESMENTE O CASAL QUE FALTAVA ELES SÃO INCRÍVEIS.... A ATUAÇÃO DELES É LINDA DE SE VER, ENCANTA O PUBLICO... E TODOS TEM QUE ADMITIR QUE SE O CASAL TEM BEM MAIS FÃS DO QUE SE FOSSE O ROMANCE PREVISTO DE JULIANA E FENADINHO (nada contra a atriz)....
ESSE CASAL É PERFEITO;
VIRAMUNDO JÁ ERA SÓ EXISTE GINANDO... A GINA QUERIA QUE O FERNANDINHO NÃO FOSSE RICO E AÍ ESTAR SE FORÇANDO A GOSTAR DELE... ESTAR SE ENGANADO... MAIS CASAL LINDO MESMO É GINA E FERNANDINHO... É LINDO DE SE VER...

Sérgio Santos disse...

Ah, mt obrigado, anônimo.

Sérgio Santos disse...

O casal é mt bom mesmo, anônimo. E a Juliana combinou bem mais com o Zelão.