quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ao usar Russo para atacar a Globo, Record mostra que continua a mesma

O "Domingo Show" estreou em março de 2014 e desde então vem abusando de todo tipo de assunto sensacionalista para alavancar a audiência do programa. Geraldo Luís comanda a atração e parte para qualquer tipo de apelação para atrair alguns números a mais no Ibope. Vale lembrar que ele já fazia isso no "Balanço Geral", época em que chegou a usar a sofrida história da vida de um anão como uma espécie de show. Portanto, não chegou a ser nenhuma surpresa a exploração da história de Russo, ex-operador de áudio e ex-assistente de palco da Globo.


Antônio Pedro de Souza e Silva é uma figura conhecidíssima do público, já que trabalhou por 46 anos na Globo e vivia aparecendo graças ao carinho que os apresentadores tinham por ele. Não há como esquecer da sua presença no "Cassino do Chacrinha", sendo um 'faz tudo' do Velho Guerreiro. E foram muitos os programas que contaram com seu trabalho, incluindo "Domingão do Faustão" e "Xuxa". O mais recente era o "Caldeirão do Huck", época em que, vale ressaltar, estava trabalhando já aposentado, uma vez que Russo (hoje com 83 anos) já se aposentou há mais de 20 anos.

Após sofrer um enfarto, a Globo obrigou Russo a parar de trabalhar, bloqueando seu crachá, impedindo consequentemente sua entrada no Projac. Como é viciado em trabalho e está nesta ocupação há anos, obviamente, o assistente de palco não se conformou com a decisão da empresa.
Mas, embora a saudade de Antônio Pedro seja compreensível, é perfeitamente aceitável o que a emissora fez, afinal, o serviço que ele pratica é inviável na sua idade, ainda mais depois de um problema cardíaco. Porém, se aproveitando desta situação e até da certa ingenuidade do ex-empregado global, o "Domingo Show" o usou descaradamente para atacar sua principal concorrente.

O programa, que tem cerca quatro horas, explorou de todas as formas a 'indignação' de Russo, incluindo a exibição de uma montagem de um crachá quebrado, aumentando a 'vilanização' da Rede Globo. Geraldo Luís, mesmo de forma indireta, quis passar a imagem de uma emissora 'malvada que destruiu a vida de um pobre senhor de idade, o descartando feito lixo'. Para culminar, o apresentador ainda entregou publicamente um cheque de R$ 10 mil para seu entrevistado, para ajudá-lo nas despesas, mostrando como estava sendo bondoso.

Claro que a reclamação do ex-assistente de palco é alvo de notícias, tanto que vários portais e jornais publicaram o que estava acontecendo com Russo. Até mesmo o "Pânico na Band", vale ressaltar, abordou a questão e fez uma ótima, emocionante e divertida entrevista com ele, sem usá-lo como objeto de ataque. No entanto, a exploração do caso de forma sensacionalista no "Domingo Show" deixou evidente o intuito da Record de atacar pela milésima vez a sua principal concorrente, que ela trata como inimiga número um.

A atitude da emissora de atacar as rivais, através de seu jornalismo, é comum principalmente no "Domingo Espetacular" ---- basta relembrar das reportagens contra a série "O Canto da Sereia", a novela "Salve Jorge", a exploração do caso Guilherme de Pádua, entre tantas outras ----, e o próprio "Domingo Show" já chegou a participar desta 'guerra' quando levou Rodolfo (da dupla com o falecido ET) para falar da indignação do ex-repórter do "Domingo Legal" com o SBT. Porém, em alguns momentos, a Record chegou a demonstrar que suas normas empresariais tinham mudado com a entrada de uma nova gestão, implicando, inclusive no corte de custos e demissões de funcionários. Mas, lamentavelmente, por conta deste tipo de atitude, como a feita no "Domingo Show" em cima da não renovação do contrato de Russo, fica claro que a emissora continua a mesma.

44 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Quando esse programa estreou, a audiência impressionante alcançada na época, felizmente reduzida ao longo do tempo, fez com que eu me perguntasse: como é que uma coisa dessas dá mais audiência que um Aprendiz, uma Pecado Mortal, bons produtos de fato dentro da própria Record. Ñ consigo assistir 30 segundos disso.

Quanto ao Russo, eu li declarações da esposa dele garantindo que a emissora assegurou assistência de saúde e uma renda fixa por um período de cinco anos, sem contar o fato de ele já estar oficialmente aposentado. Mas claro que o Geraldo não vai mencionar isso, ele faz o estilo da péssima gestão anterior que adora atacar a rival.

"a globo descarta talentos a bel-prazer os jogando fora feito lixo quando não precisa mais" e a Record que tá dispensando um monte de gente agora pra fazer só por obra? Dispensou o Lauro César Muniz, vários atores de Pecado Mortal, e com parte da direção defendendo até acabar com o banco de atores? E sem contar o caso do Dado Dolabella que ficou bem evidente.

Não entendi o Russo ter se prestado a isso depois daquela reportagem feita pelo Pânico, que mostrou o que realmente interessava, a figura divertida dele como assistente de palco. Ñ consigo assistir 30 segundos desse cara que se acha o maior apresentador do mundo.

Andrea Ventura disse...

Na busca desenfreada por audiência, a ética é posta de lado. A Record aposta no sensacionalismo, no bizarro, no ataque à Globo, atitudes estas que revelam não só desespero e falta de profissionalismo como também uma enorme inveja.

Anônimo disse...

Nojo dessa Record. A emissora era ótima mas desde que essa quadrilha de bispos assumiu o controle transformou a emissora em sede da Universal e ainda jogou a ética no esgoto.

Uma Interessante Vida disse...

A Record tinha tudo para ser uma boa emissora, mas perde por isso. :/ beijinhos

Anônimo disse...

Boa lembrança a sua sobre a matéria do Pânico na Band. Eu também vi e achei ótima e nada apelativa. Mas a desse programa tosco nessa emissora patética nem precisa comentários.

paulo disse...

Da mesma forma que a Record "ataca" a sua principal concorrente esse blog insiste em atacar a Record. É notório sua fixação e paixão cega pela ex-poderosa globo. A ponto de ver qualidades num programa chato feito o Encontro com Fatima Bernardes. Olha, Sergio, eu já fui muito fã da globo no passado, na minha pré-adolescência cheguei a ligar pra Manchete pra xingar a Angelica qdo ela e a Xuxa recém contratada na globo disputavam a preferencia dos baixinhos, olha que ridículo. Hoje vejo que a Manchete era uma ótima emissora e deixei de acompanhar novelas dela e de outros canais por puro fanatismo pela globo. Pelo menos nessa época a globo prestava, era de fato muito superior a todas as outras, mas hoje é uma emissora em decadência. A Record apela as vezes, mas a globo também manipula e muito. E pior, nas entrelinhas. Nem vou me estender muito porque sei que você tem resposta pra tudo. Você vai dizer que eu é que sou fã da Record, e te respondo já que eu não assisto nada atualmente dela, só quando passa a Fazenda. Da globo menos ainda. Então sou imparcial. Apenas te dou um toque, ok? (Leia o livro do Boni).

Anônimo disse...

Se o Russo continuasse a trabalhar depois desse infarto e com essa idade com certeza acabaria morrendo.
A Globo não deixou ele tão desamparado assim, como o próprio Thallys disse.

Fernanda disse...

Sérgio, acho que voc~e foi otimista em achar que ela mudaria com a nova gestão. E ficou bem claro que ela continuava a mesma na campanha de lançamento daquela Vitória, atacando a Em Família com deboche. Ética não é o forte da emissora depois que foi adquirida pelo Bispos e mais esse fato só comprova isso. Coitado do Russo, foi usado descaradamente.

Anônimo disse...

Há anos que não assisto o Pânico, mas vi a matéria sobre o Russo. Realmente foi divertida e sem apelação. E os meninos disseram para o Russo o óbvio: Que a Globo quis poupar o Russo depois do infarto até pela sua idade bastante avançada. Há muito tempo que não via o Russo e ficou claro que ele hoje em dia não está em condições de trabalhar. Nem animando platéia. A Globo está pagando o plano de saúde dele e ainda uma renda fixa por 5 anos. Além da aposentadoria que ele já tinha. Pra mim ele está chorando de barriga cheia. Já está na hora de descansar e aproveitar a vida.

Anônimo disse...

O Russo declarou meses atrás que se algum dia a globo o dispensasse ele morria. E é o que esta acontecendo. Esse papo de que em casa ele ficaria melhor é parecido com filho qdo põe os pais num asilo. Custava deixar o velhinho lá nos programas nem que fosse só pra assistir?Simplesmente barraram a entrada dele no projac. A Joana Fomm é outra que esta com depressão e a base de remédios. Ela declarou que a globo simplesmente a dispensou, não a chama mais pra novelas e nem renovou seu contrato.

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, Eu não assisto Record então não sabia do ocorrido, tbém não sabia do infarto do Russo e do afastamento da globo, mas imagino que ele durante todos os anos que trabalhou na Globo como vc disse 46 anos, ele devesse ter bastante esmero e respeito pela emissora e nem ir num programa desses, acho que ele errou de ir, e tbém penso, não é possível que sua situação financeira seja tão ruim, em 46 anos de globo não construiu nada de patrimônio??? Uma pena, gosto dele mas nesta questão entendo perfeitamente a emissora Globo! Abraçossss

William O. disse...

Hoje, o Russo deu uma entrevista no A Tarde é sua da Sônia Abrão e a mulher dele disse que a Globo continua ajudando ele em tudo o que precisa. Essa Record é nojenta e mais nojento ainda é quem consegue defender as atitudes dessa empresa imunda.

Patricia P. Galis disse...

Li alguma coisa na nete sobre isso, acho horrível o que aconteceu, será que o Russo esta tão mal assim financeiramente?
Acho que a Globo pode ter errado em tirar o crachá dele coitado....mas tbm ir a um programa desses foi chato.

Anônimo disse...

Ai Sérgio, nem me surpreendo com nenhuma apelação que a Record faz para atacar outras emissoras, principalmente a Globo, deveria cuidar de si própria ao invés de se rebaixar desse jeito.

Bjs.

Anônimo disse...

Ouvi de fontes seguras que APÓS o caso vir a mídia a globo procurou o Russo e tentou abafar o ca$o.

Lucas disse...

A Record já era meu amigo, novelas toscas, jornalísticos tendenciosos e programas de variedades todos iguais e todos péssimos... tá feia a coisa para os bispos, vão precisar de um milagre...

Anônimo disse...

Caro Lucas, o ibope da Record não caiu nem subiu nos últimos anos, esta onde sempre esteve. Já a Globo caiu e muuuuito...

Equipe Carlos Hamilton disse...

Não sabemos o outro lado da história por isso não dá pra falar, agora em relação ao Geraldo, acho ele um jornalista muito prestativo e útil a sociedade, mas, a Record não está sabendo aproveitar o talento dele. Uma pena, e é isso que as grandes emissoras estão fazendo com os seus jornalistas.

Abraços

Sérgio Santos disse...

A Globo ainda ajuda o Russo msm, Thallys, e nem tinha obrigação de fazer isso. Essa matéria foi uma vergonha e claramente tendenciosa. Uma pena ele ter se prestado a isso.

Sérgio Santos disse...

É lastimavel isso, Andrea. Bjs

Sérgio Santos disse...

Eu lembro dessa fase da Record, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Triste isso, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

Anônimo, eu vi a matéria do Pânico e ficou ótima. Teve momentos emocionantes e engraçados tb. Bem diferente do que o Domingo Show fez.

Sérgio Santos disse...

Paulo, o fato de "eu ter resposta pra tudo" é um elogio ou uma crítica? Fiquei meio em dúvida. Olha, vou até te indicar um ótimo texto que o Stycer escreveu na folha hoje: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mauriciostycer/2014/06/1477311-torcedores-de-emissoras.shtml Caso te interesse, leia, pq é mt bom e talvez vc se identifique.

Vc ligava pra xingar a Angelica na Manchete? Então seu caso era talifanismo brabo mesmo, Paulo. Mas como eu mencionei na postagem anterior, sabia que tu ia pegar no meu pé pq eu elogiei o Encontro.

Mas nada disso tem a ver com esses ataques lamentáveis e anti-éticos da Record.

Aliás, me admira vc gostar de um troço tão ruim quanto essa A Fazenda e não ver o Aprendiz, que é ótimo. Aliás, a edição Celebridades foi excelente. Até elogiei, vc viu? Agora, qd a Record parar com esses ataques bestas, eu paro de citar isso. abçs

Sérgio Santos disse...

Anônimo ele tinha que parar, por bem ou por mal.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Fernanda, esses ataques que fizeram à Em Família pra lançar Vitória foram deploráveis.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, eu costumo ver o Pânico e essa matéria foi mt boa. Sem apelação e de bom gosto. Concordo plenamente com vc.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, vc está mal informado. A Joana Fomm foi escalada para Lado a Lado mas recusou o papel por considerar parecido com a Perpétua, então essa sua afirmação já perde o sentido. Quanto ao Russo, deixar ele assistindo? Todo empregado quanto não trabalha mais na empresa tem seu crachá bloqueado. Isso é norma. E nem demitido ele foi, só não teve o contrato renovado.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Kellen. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Não sabia dessa entrevista, William, então a matéria da Record foi pior do que o imaginado mesmo.

Sérgio Santos disse...

Não acho que esteja, Patrícia. Mas ele mora em um lugar simples.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Danizita. bj bj

Sérgio Santos disse...

Fontes seguras, anônimo?

Sérgio Santos disse...

Lucas, a Record não está msm em um bom momento.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, vc está enganado. A última novela da emissora que teve dois dígitos foi Vidas em Jogo em 2010. Depois foram só fracassos, sendo que Pecado Mortal, a última, teve praticamente o msm índice que o retumbante fracasso Máscaras. E Vitória está de mal a pior. Então não é bem assim...

Sérgio Santos disse...

Carlos, obrigado pelo comentário. abçs.

Anônimo disse...

A Record é uma vergonha e você viu que ela recontratou o Gugu depois de demiti-lo daquela forma escandalosa????? kkkkkk

Sérgio Santos disse...

Eu vi, anônimo, que vergonha. Depois daquela demissão, o mínimo era decretar este retorno impossível.

Ana Carolina disse...

Enquanto a Record foi gerida por esses bispos oportunistas continuará sendo essa podridão que é, Sérgio.

Sérgio Santos disse...

Uma pena isso, Ana. bjs

Anônimo disse...

eu não vi nenhum ataque tanto que a esposa do russo disse que ele recebeu todos os direitos. o geraldo mesmo falou no palco que é justo que a globo não queira mais seus serviços ja que ele esta com idade avançada e ja teve 1 infarto. pelo amor de Deus dizer que a record "ataca" a rede esgoto é dose ja que a globo sempre tentou incriminar edir macedo. a sujeira da globo hoje com a internet não fica escondida.

Sérgio Santos disse...

Vc acha que não ataca, anônimo? E vc acha o Edir um santo? Ok, cada um é cada um.

Anônimo disse...

Gostei demais, vc tirou as palavras da minha boca

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo.