quarta-feira, 7 de maio de 2014

Mudanças fazem bem ao "Fantástico"

O "Fantástico" não estava mais conseguindo evitar os sinais do desgaste. O engessamento do formato não ajudava a melhorar a audiência, que há tempos não é a almejada pela emissora, embora o programa continue na liderança. E aproveitando o período de renovação da Globo (que está com um novo logotipo e seus principais programas e jornais modernizaram seus cenários), o jornalístico apresentou várias mudanças no domingo do dia 27 de abril.


O cenário ficou bem mais amplo, com várias divisões, incluindo uma sala especial para convidados. O primeiro foi o técnico Felipão, que foi entrevistado por várias pessoas que sentaram ao seu redor, incluindo nomes como Maitê Proença e Murilo Rosa. Outra novidade foi a exibição da reunião de pauta do programa. Tentando incorporar um pouco de reality show, o "Fantástico" mostrou para o telespectador como os jornalistas elaboram as matérias e discutem temas. A reunião ainda contou com a participação especial do ator Thiago Fragoso, que também fez sugestões.

No segundo domingo, após as mudanças feitas, ficou claro que este será um dos principais 'quadros' da atração. Tanto que a segunda reunião de pauta filmada contou com a presença da grande Glória Pires. E esta novidade foi uma das mais interessantes, pois aproxima o público do jornalístico, expondo como a equipe
trabalha para levar a atração semanalmente ao ar. Ainda insere algum ator da emissora para atrair a atenção e colocá-lo como um representante do telespectador.

Há também no cenário espaço para uma espécie de show musical intimista. O primeiro foi com Gilberto Gil e o segundo com a cantora internacional Demi Lovato. Mais uma tentativa de incorporar no próprio estúdio um pouco mais de entretenimento na atração. Outra novidade válida que funcionou e ainda relembrou os tempos que o "Fantástico" lançava clipes de vários cantores e bandas.

Mas em relação às matérias, não houve mudança. O formato continua o mesmo, onde notícias sérias se misturam com quadros de entretenimento, além das tradicionais reportagens investigativas. Ou seja, as alterações foram mesmo estéticas e voltadas quase que exclusivamente para o estúdio. Na verdade, mudaram o que poderia ser mudado, sem descaracterizar o produto. Mais que isso seria difícil.

E as mudanças foram benéficas para o jornalístico que realmente estava precisando de reformulações. Somente duas 'novidades' acabaram sendo grandes bobagens: a inserção de 'emoticons' (carinhas que representam tristeza, felicidade, medo, etc) enviadas pelo telespectador durante várias matérias e a aparição de dois fantoches para Tadeu Schmidt interagir durante os 'Gols da Rodada'. Ambas as 'ideias' deixaram a atração infantil e nada acrescentaram.

Já Renata Vasconcellos e Tadeu continuam ótimos na apresentação. A seriedade dela faz um bom contraponto com a descontração dele, e os dois formam uma boa dupla no ar. O novo cenário, aliás, deixou os dois bem mais à vontade, já que agora podem circular pelos ambientes, ou até mesmo sentar, ao invés de em pé, parados diante da câmera.

Embora a audiência ainda não tenha correspondido (os índices continuam bem aquém o esperado), o "Fantástico" apresentou uma clara melhora com as reformulações e a tentativa de tirar um programa que está há mais de 40 anos no ar da mesmice sempre é válida. As mudanças feitas na atração dominical, principalmente estéticas, fizeram bem ao jornalístico e trouxeram um sopro de modernidade a um produto que tem uma idade bastante respeitável.

35 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe a sinceridade Sergio mas você é tão aficionado pela globo que vê coisas que ninguém vê. Esse novo fantástico foi super criticado em tudo que é lugar, o ibope caiu mais ainda e você ainda elogia? Sera que você e a globo realmente acreditam que o publico vai voltar a se interessar pelo fantástico porque o cenário ficou diferente, ou porque os apresentadores agora andam pelo cenário, ou porque mostra reunião de pauta? Ah, tenha dó! Lógico que o publico vai se interessar muito mais pelas matérias do Domingo Espetacular que esta muito mais interessante mostrando artistas que sumiram da mídia, reportagens de impacto, etc. Ou o sbt e o programa do Silvio Santos que é sempre uma diversão pra um domingo a noite. A Globo esta totalmente perdida, e essas mudanças no fantástico chegam a ser constrangedoras de tão bobas pra algo que foi tão divulgado.

Clau disse...

Boa noite Sérgio :)
Pode até ser que eu me acostume com as modificações feitas no Fantástico, mas por enquanto não me agradaram.
Aquela reunião de pauta, achei desnecessária, afinal gosto de ver as matérias já prontas, o que conversaram ou deixaram de conversar, não me interessa.
O cenário achei bonito! Os emoticons, uma coisa boba!
Não sei até que ponto eu confio em dados do ibope, mas li em um site de notícias que desde sua reformulação, o dominical da globo, tem batido recordes negativos.
Quem sabe eu me habitue com as novidades inseridas no programa!
Bjs \o/

paulo disse...

Um pau de vassoura em cima de umas rodinhas com uma mascara que dizem ser um robozinho, um showzinho de artista com violão pra redação, cenário novo que lembra o do famigerado vídeo show, apresentadores fingindo que estão num filme de ficção cientifica tosco interagindo com o cenário cheio de firulas, reunião de pauta pra dar sono no telespectador... parabéns ao fantástico, agora além das matérias chatas conseguiu ficar RIDICULO! E o ibope óóó!!!

Anônimo disse...

Eu tb gostei dessas mudanças e até dos fantoches. Deu uma renovada. Mas no geral tá a mesma coisa.

Uma Interessante Vida disse...

Eu aprovei as mudanças, Sérgio... fazia um bom tempo que eu não via Fantástico, mas achei que o formato novo ficou legal. beijinhos

Flávia disse...

Nossa, quando vi as mudanças nas chamadas achei tudo péssimo. Mas quando estreou mudei de ideia. Ficou melhor mesmo e deu uma repaginada necessária. Até porque pior do que estava não tinha como ficar. Concordo com sua postagem, Sérgio. Bjk

Sérgio Santos disse...

Anônimo, não precisa se desculpar, eu quero que todos sejam sinceros mesmo. E quando eu elogio alguma coisa da Globo sempre vem alguém me chamar de puxa-saco e quando eu critico surge outro dizendo que sou amargo. Normal.

Mas eu honestamente estou pouco me lixando se estão criticando ou não o Fantástico. Nunca fui 'maria vai com as outras'. Eu tenho minhas próprias opiniões e concepções. E para mim, sinceramente, as mudanças foram benéficas para o programa que precisava de uma repaginada.

Sérgio Santos disse...

Clau, eu achei as reuniões de pauta ótimas. Aproximou mais o público do programa. E foi uma ideia criativa. Mas respeito que não tenha gostado. As emoticons eu mesmo disse no texto que foram ridículas. E o ibope anda bem baixo mesmo, mas antes não estava mt melhor que isso. bjsss

Sérgio Santos disse...

O robô da estreia não era assim, Paulo. Aliás, impressionou pela modernidade. Mas aquilo foi uma matéria só. Eu gostei dos shows rápidos e do novo cenário.

Sérgio Santos disse...

Dos fantoches eu não gostei, não, anônimo. Aliás, achei uma bobagem. Louro José já tem um e chega.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Flávia! Deu uma nítida melhorada mesmo, mas no aspecto geral não houve tanta mudança assim , até pra manter a identidade. bjss

jlgiam disse...

Olá. O Fantástico hoje em dia é um programa burocrático. Uma mistura de Jornal Nacional com Globo Repórter. Não há mais nada no programa que seja "fantástico". E eu acho que o mínimo que se espera de um programa de televisão é que ele faça jus ao nome. Outra coisa: Tadeu Schmidt deveria ter continuado só na parte esportiva do programa. Comandar um jornalístico mais "sério" não é a praia dele. Um abraço!

Carlos disse...

Olha a foto dos apresentadores que sorriso mais forçado: a cara do ex-fantastico. Nada ali é fantástico, ao contrario, é tudo forçado, chato, tedioso. Mostrar reunião de pauta interessa a quem mesmo?

Unknown disse...

Péssimo, ficou pior do que já estava.

Melina disse...

Sérgio, há muito tempo que não acompanho o Fantástico na íntegra, mas pelas partes que eu tenho visto posso dizer que essas reformulações foram boas pro programa. Concordo com seu texto. Mas acho que a Renata não está bem. Ela parece deslocada. Acho que seria melhor terem colocado ela no JN e a Patrícia Poeta continuado no dominical. Um beijo.

Patricia P. Galis disse...

Achei o cenário muito bonito, a parte que mais gosto e do esporte com o Tadeu ele é demais. Mas acho que ainda falta alguma coisa rs...

MARILENE disse...

Sergio, fiquei um tempo ausente da blogosfera e também da tv (rss). Vi a abertura do Fantástico e a considerei bela. Não consegui assistir too o programa, mas tenho ouvido alguns comentários depreciativos. Logo estarei atualizada. Bjs.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, também gostei das mudanças de forma, especialmente da reunião de pauta, mas espero que sejam acompanhadas de alterações também no conteúdo, com matérias de cunho investigativo. Gosto especialmente da maneira competente como Renata Vasconcellos apresenta o programa.

Anônimo disse...

Ficou melhor mesmo e li que continuarão fazendo mudanças! Que bom.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Cheguei a ver a abertura, aliás, bem bonita, e também o novo cenário, que está muito bacana. Não tenho como opinar sobre os demais aspectos, pois ainda não pude acompanhar o programa na íntegra. Posso, contudo, concordar com a bela parceria dos apresentadores. Adoro o Tadeu. Ele é ótimo. Penso, também, que está havendo excesso de maquiagem na Renata (apenas um detalhe-rsrs). O 'Fantástico' já estava mesmo precisando de uma repaginada. Costumo ver mais o 'Domingo Espetacular', mas sempre dou uma 'espiada' no 'Fantástico'.

Abraço.

Sérgio Santos disse...

Eu gostei das reuniões de pauta, Carlos. Achei justamente a parte mais interessante dessas mudanças. abçsss

Sérgio Santos disse...

jlgiam, obrigado pelo comentário. Achei interessante seu comentário e concordo, mas achei as mudanças benéficas para o formato. Eu não teria tirado o Zeca pra enfiá-lo no VS, mas já que fizeram essa bobagem, achei o Tadeu o melhor substituto. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Ok, Alexandre.

Sérgio Santos disse...

Melina, acho a Renata uma ótima jornalista, mas concordo que ela estaria melhor no JN. Mas como não está, não a vejo com maus olhos no Fantástico. Embora eu entenda a sua colocação. Até porque ela é mais séria e às vezes não se sente confortável com certas 'empolgações'. bj

Sérgio Santos disse...

Entendo, Melina. rs bj

Sérgio Santos disse...

Ok, Marilene, bem vinda de volta. bjs

Sérgio Santos disse...

Eu tb espero isso, Elvira. Mas essas alterações fizeram bem pro programa. Estava na hora. E Renata é ótima msm. bjs

Sérgio Santos disse...

Tb li, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Olha, Vera, sobre a maquiagem eu confesso que não reparei. rsrs Mas confio na sua avaliação. Bjsssss

Lucas disse...

Concordo, ficou mais dinâmico. Outra mudança que não é de agora, mas vale melhorou muito o programa, foi a troca das Renatas, a Vasconcellos me agrada mais, é mas suave, elegante e tem uma voz envolvente...

Lucas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sérgio Santos disse...

Eu gosto da Renata, Lucas, mas acho que ela ficaria melhor no JN. E o programa ficou mais dinâmico msm.

Carlos disse...

Fantástico continua mais do mesmo e aquelas reuniões de pauta com convidados especiais (globais) deixaram tudo mais chato que antes. As matérias estão sem graça, talvez até pela facilidade que a internet nos dá as informações, não precisando esperar passar na TV. Acho que só as matérias exclusivas é que podem salvar o Fantástico, fora isso é melhor mudar de canal mesmo.

Abraços

Sérgio Santos disse...

Eu gostei das reuniões de pauta, Carlos. Mas concordo que as exclusivas continuam sendo o ponto alto. abçssss