quinta-feira, 1 de maio de 2014

Juliana Paiva: uma atriz em franca evolução

A reta final de "Além do Horizonte" apenas comprovou o acerto da escalação de uma de suas protagonistas. A escolha de Juliana Paiva para viver a antes patricinha e agora destemida Lili foi um grande acerto e a personagem acabou virando a grande responsável pelas reviravoltas dos momentos finais, direta ou indiretamente. E os autores Carlos Gregório e Marcos Bernstein demonstraram plena confiança no talento da atriz, uma vez que escreveram inúmeras cenas importantes para ela.


E Juliana correspondeu plenamente às expectativas, encarando uma sucessão de sequências importantes com competência. Todas as vezes que contracenou com Carolina Ferraz e Antônio Calloni, por exemplo, mostrou um claro amadurecimento e fez cenas de igual para igual ---- vide a impecável sequência onde LC descobre que a filha o traía. O destaque de Lili na reta final deixou a atriz ainda mais em evidência, principalmente por causa do grau de dificuldade das cenas: todas carregadas de tensão, medo e um certo desespero. Se faltasse talento, seria uma catástrofe tanto para a trama quanto para a intérprete.

Mas no fundo os autores sabiam que poderiam confiar, já que Juliana se destacava ao longo da novela quando a mocinha entrava em desespero, quando abusava da ironia, quando enfrentava os vilões sem medo, quando protagonizava momentos românticos com Marlon (Rodrigo Simas), quando sofria, quando brigava
feito uma criança mimada, enfim, em várias situações. A recompensa pelo bom trabalho apresentado foi o maior destaque nos capítulos finais.

E a evolução da atriz nesta novela apenas abre mais portas para novas escalações em futuras produções. Até porque, muitas vezes, é no fracasso que se mostra do que é capaz. Não é incomum alguns atores perderem o interesse no personagem quando a trama não emplaca e muitas vezes deixarem de interpretar com afinco, passando a atuar apenas 'por obrigação', o que acaba sendo transmitido para o telespectador que assiste ao trabalho.

No caso de Juliana Paiva, independente da baixa audiência de "Além do Horizonte", a Lili representou um evidente amadurecimento da atriz. Atriz, esta, que havia feito um imenso sucesso na pele de Fatinha, na temporada passada de "Malhação". A periguete começou sendo apenas uma coadjuvante, mas não demorou muito até virar um dos destaques da história graças ao desempenho da intérprete. Até hoje a Maria de Fátima dos Prazeres é lembrada pelos telespectadores e deixou saudades. É, inclusive, graças ao papel da novelinha adolescente que Juliana se firmou na Globo.

Antes de ganhar a oportunidade de brilhar vivendo uma periguete, a atriz fez pequenas participações em "Viver a Vida" e "Cama de Gato" (ambas em 2009). Mas sua estreia mesmo foi no remake de "Ti ti ti" (2010), na pele de Valquíria Spina. Na época, ela chegou a ser criticada por sua atuação, mas muitas destas críticas não eram justas. A mimada filha de Jaccques Leclair (Alexandre Borges) foi bem defendida e já naquele trabalho havia ficado claro que Juliana era uma atriz promissora, ainda que tenha demonstrado inexperiência em algumas cenas.

Juliana Paiva tem amadurecido na carreira e sua atuação em "Além do Horizonte" é uma prova desta evolução. A atriz merece o reconhecimento pelo seu bom trabalho e com certeza depois de Val, Fatinha e Lili, outras personagens virão, enriquecendo seu currículo e desafiando cada vez mais a capacidade desta dedicada e ainda jovem profissional.

60 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Vou ser sincero. Pra mim, tem uma boa parte do público que só torce por Marlon e Lili por causa do sucesso deles em Malhação. Vejo isso mto claro pra mim. Os autores quando mudaram a história provavelmente vislumbraram primeiro o sucesso do casal antes de repetir e só depois é que a história, a novela em si, se beneficiou da troca.

Eu não gostei da Juliana em TiTiTi, achei na época as críticas bastante merecidas. Em compensação, em Malhação 2012, ela melhorou bastante e foi absurdamente maravilhosa, fazendo da sua Fatinha a grande personagem daquela temporada, mostrando um amadurecimento incrível.

Sobre a Lili, não posso falar muito, acho-a uma boa personagem, mas não compartilho taaaanto de sua paixão pela mesma. Outros personagens me atraíram mais, caso da Celina, do Nilson, das "artísticas". A química com o Rodrigo tá ali, nítida. Mas algumas das melhores cenas dela tem sido na reta final juntamente com Antônio Calloni, que tem sido o grande nome dos últimos caps.

Mas torço pelo sucesso da Juliana em novos papeis futuros e com autores diferentes. Não dá pra ficar preso eternamente a um só autor (muito embora isso aconteça com alguns talentos ainda lembrados apenas por certos autores), e tb não há uma regra exata. Ela merece o sucesso que tem feito.

Anônimo disse...

SEU TEXTO TÁ PERFEITO!!!!!!!!!! AMEI!!!!!!!!!

Felipe disse...

Sérgio, essa garota tá de parabéns. Evoluiu muito e esse seu texto é muito justo.

Para a Thalys, desculpa me meter mas esses autores estão na primeira novela e você já diz que ela tem que estar com autores diferentes? E a carreira dela não tem nem 5 anos.

Drica disse...

Sérgio, já amo seus tweets sobre ela e depois que vc falou que ia escrever um texto fiquei ansiosa!!!!!!! Valeu a pena esperar! Muito justo tudo o que vc escreveu e até fiquei emocionada. Tomara que ela veja e leia! bjk

Anônimo disse...

Adoro os seus tweets sobre ela.Concordo com tudo o que você disse, a Juliana está demonstrando todo o seu talento e amadurecimento na novela,a carreira dela está só no início e creio que a Globo não deixará escapar uma atriz promissora como ela.Sem falar na incrível e inigualável química existente entre ela e o Rodrigo Simas e espero que venham outros papeis ou mesmo casal deles juntos novamente.Tomara que ela já esteja escalada pra uma novela de sucesso!!

Uma Interessante Vida disse...

Não tenho acompanhado a evolução dela, Sérgio... infelizmente não consigo assisti tudo o que se passa na TV. beijinhos

Vivi disse...

Sério, eu te amo! Que texto impecável! Merecido demais! Tu ama Ju, Sophie, Mari Ximenes, Marjorie, Alice Wegmann, Isabelle, Alinne Moraes... Desse jeito é covardia! Vc ama todas que eu amo e ainda as elogia de um jeito peculiar e justo! Vc merece um Fandom! E o Fandom da Ju e do Rod te ama!

Thallys Bruno Almeida disse...

Felipe, primeiramente, é O Thallys, sou homem. E sim, acho que ela deve sim experimentar trabalhar com autores diferentes e estilos diferentes, justamente por estar no começo da carreira, pra poder trabalhar mais a versatilidade e consolidar a evolução que apresentou, e evitar que fique estigmatizada (vide Maria Luiza Mendonça, na mesma novela, que recebeu pela enésima vez uma perua histérica). Não dá pra saber se ela vai ter o mesmo aproveitamento ou destaque, mas desafios assim sempre vão existir. Panelinhas de autores existem, são normais, mas nem sempre elas duram pra sempre. Então, acredito que sim, pois pode ser benéfico pra ela.

OX disse...

Sérgio, vejo evolução nessa garota, mas ainda não acho que seja uma boa atriz. Não acompanhei muito essa Além do Horizonte então não tenho o que falar dela mas nos trabalhos anteriores achei que ela deixou a desejar.

Flávia disse...

Sérgio, gosto muito da Juliana e ela está evoluindo mesmo. Adorei seu texto! E essa foto dela está linda! Bj

Patricia P. Galis disse...

Ela ja mostrava talento no papel da malhação, acho uma fofa e com certeza será uma excelente atriz.

Filha do Rei disse...

É, Malhação tem sido um lugar de descobertas brilhantes: jovens atores e atrizes que não são só lindo, mas talentosos.
Tenha um abençoado fim de semana. Bjs

Lucas disse...

Na boa, não vou desmerecer a guria citada a cima, ela é boa atriz e tals, porém a atriz da atualidade que me faz ter esperanças na teledramaturgia é Marjore Estiano, é nela que aposto minhas fichar...

Sérgio Santos disse...

Thallys, mas o que isso tem a ver com a atuação da Juliana? Sem dúvida quase todos os fãs do casal são oriundos da Malhação, mas e daí? Os atores, ainda bem, conseguiram diferenciar os personagens com competência e o casal novamente deu certo. Ela com o William é que não tava dando.

Em Ti ti ti ela ainda era mt inexperiente e ela ficou devendo em várias cenas, mas ainda assim conseguiu defender a personagem bem e achei mtas das críticas injustas. Não era pra tanto. E com certeza ela atuará com autores diferentes até pq esses não deverão escrever outra novela tão cedo.

Sérgio Santos disse...

Que bom, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Felipe!

Sérgio Santos disse...

Prometi e cumpri, Drica. E que bom que gostou. Valeu a pena então. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo. Nao deixará escapar, não. Ela, inclusive, já assinou contrato de 4 anos.

Sérgio Santos disse...

Ok, Barbie! bj

Sérgio Santos disse...

Eu tenho culpa de amar só gente linda, Vivi? rs Admiro todas elas mesmo. E eu soube recentemente que o Fandom me classifica como padrinho. rs Acho engraçado. Mas que bom que gostam de mim.

Sérgio Santos disse...

Entendo e respeito sua concepção, OX. abçs

Sérgio Santos disse...

Essa foto tá linda mesmo, Flávia. Acho que foi a luz, sei lá. A deixou deslumbrante. bjs

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Patrícia. bjs

Sérgio Santos disse...

Malhação sempre revelou bons talentos, Cléu. Umas temporadas mais e outras menos. Ainda que ela tenha sido revelada na verdade em Ti ti ti. bjs

Sérgio Santos disse...

Desculpa, Lucas, mas a Marjorie não tem que ter fichas apostadas. Ela já é uma grande atriz e já conquistou seu espaço. Sua carreira é a prova disso. Ela é uma grande atriz e eu sempre fui fã dela.

Lucas disse...

Está desculpado sim, só tente não cometer o mesmo erro....Não tenho dúvidas do talento dela meu caro, quando disse que apostos minhas fichas nela é em relação ao futuro das telenovelas, que vão precisar de muitas profissionais como ela para melhorar a qualidade...

Gustavo Nogueira disse...

Eu gostei dela em Malhação como a periguete Fatinha, mas não como já disse, não acompanhei muito Além do Horizonte, então não posso dar minha opinião sobre a evolução dela.Mas pelo que vi em Malhação, ela pode sim evoluir muito como atriz.Não lembro dela em Ti ti ti, mas sério que ela foi bastante criticada?Ainda bem que ganhou a Fatinha de Malhação e pôde mostrar que é uma atriz bem promissora.

Gustavo Nogueira disse...

Correção: mas como já disse...

Fabio Machado disse...

Esse texto ta maravilhosoooo! Os Julianaticos agradecem.

Att: @wejupaiva

Maxxi disse...

Olá Sérgio...


Adorando trabalho da Ju Paiva, sair-se bem numa novela equivocada é tarefa para poucos. Ela foi uma Donelô nessa Salve Jorge, que me desculpe a comparação.

Enfim, e logo eu elogio, sendo que eu falei mal do trabalho dela em tititi. Na época, Sérgio, creio que o problema na verdade foi a personagem em si, que mesmo com um visual dark, moderno, queria se enquadrar no perfil de heroina romantica, já que namorava o filho do maior inimigo de seu pai. Aí não teve jeito: a personagem caiu em contradição, deixando o trabalho da Ju em segundo plano. Por outro lado, ainda tento entender na mesma novela como a absurdamente chata personagem Camila ganhou o coração de Luti, foi outra incoerência que até hoje tento entender.

Enfim...

Mariana disse...

Ju Paiva está evoluindo de fato e considero a Lili um papel dramático que ela defendeu com talento. Fatinha era mais cômica. Seu texto está lindo, Sérgio!

Anônimo disse...

Juliana Paiva é uma atriz que consegue se superar a cada desafio, acredito não ser fácil viver tantas caracteristicas diferentes na mesma personagem.
Melhorar é claro que todos nós temos que faze-lo importante é reconhecer o crescimento promossor dessa linda e talentosa profissional.
Parabéns pelo seu texto e parabéns Juliana é esse o caminho.

Anônimo disse...

Sergio seu texto é muito honesto e transparente, fica claro pra todos que vc acompanha de perto o trabalho da atriz Juliana Paiva.Estou muito bem umpressionada com a sua atuação, talento e expressão em cena tb além de linda e muito charmosa.. Engraçado acompanhei tititi do inicio ao fim e me lembro que li muitas críticas elogiando a atuação da Juliana e eu curti muito tudo que vi, ela é versátil e fez cenas lindas com o Humberto tanto romãnticas quanto as que o peitava, Juliana é uma excelente atriz, grande descoberta!

jullie arruda disse...

ela é otima mesmo e até que eu gostei da atuação dela em tititi mas acho que ela levou as criticas pq a maioria torcia para o luti ficar com a camila e eu lembro que os fãs da valquiria falavam mal da camila e os do camila falavam mal da val, inclusive das atrizes mas os tres eram otimos e guerra de torcida e sempre assim... mas foi na fatinha que nao teve jeito todo mundo passou a ama ela e a adorar sua atuaçao e a quimica dela com o rodrigo simas tbm é boa demais... e agora como lili ela arrasou e mais uma vez com o rodrigo

Sérgio Santos disse...

Bem, Lucas, que vão precisar de mtas Marjories é fato. Mas pelo menos já há uma.

Sérgio Santos disse...

Em Ti ti ti ela foi sim, Gustavo. Mas apesar da clara inexperiência, não era pra tanto. Ela se saiu bem. E tem evoluído muito. abçs

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Fábio!

Sérgio Santos disse...

Maxxi, acredita que essa parte da novela eu não me lembro direito? Nem me lembrava que o Luti tinha ficado com a Camila, juro. Mas lembro que algumas críticas caíram em cima da Juliana. Ela não estava ótima, mas passou longe de ser péssima. Ela tem evoluído bastante e fez uma ótima Lili. abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Mariana! bjs

Sérgio Santos disse...

Tb acho que ela tem feito bonito a cada desafio, anônimo. E mt obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Acompanho mesmo, anônimo. Mt obrigado pelo comentário e a Globo renovou o contrato dela por 4 anos. Ela com certeza trilhará um bom caminho.

Sérgio Santos disse...

Jullie, sim essa guerinha de torcidas sempre faz a atriz ou o ator em questão a principal vítima. Alguns talifãs de um casal gostam de desqualificar a atriz """adversária""" para justificar a sua torcida pelo outro par. Aliás, a Maria Helena Chira esteve ótima na novela como Camila. E a Ju defendeu bem sua Val, apesar da inexperiência inicial.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Também gosto da atuação da Juliana Paiva.

Unknown disse...

❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

Sérgio Santos disse...

Idem, Elvira!

Sérgio Santos disse...

Baierle, =).

Anônimo disse...

Ela é linda e talentosa. Seu texto é justo e tá mt bem escrito! Os julianáticos te amam!!!!

Wallace disse...

Não conhecia seu blog mas virei fã. E a Juliana Paiva é mesmo uma atriz promissora e talentosa. Defendeu bem sua Val, sua Fatinha e sua Lili. Que venham mais personagens desafiadores pra ela. Parabéns pela postagem!

Anônimo disse...

Sergio seu texto é perfeito e muito justo! Enxergo a atuação da Juliana Paiva desde do inicio e vou ti dizer que adorei a personagem Valquíria que ela fez em tititi, mostrou personalidade,versatilidade, sexualidade e talento fiquei muito impressionado quando a vi na tv e acho que só não terminou com o Luti por conta que o personagem vivivdo pelo Humberto Carrão dessa vez veio muito frágil e caiu na conversa do pai vivido por Murilo Benicio que fez o vitor valentim, não merceia mesmo ficar com a valquíria que era muita areia pro seu caminhão rss A Juliana fascina a todos quando está na tv, ela é tem muita presença, hipnotiza a gente.Grande atriz, tem tudo!

Sérgio Santos disse...

Que bom que os 'julianáticos' me amam, anônimo. =)

Sérgio Santos disse...

Que bom, Wallace. Mt obrigado e seja bem vindo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo. Eu achava a Val bem chata, mas gostava da interpretação da Juliana e não concordei com algumas críticas que li. Ela é uma atriz promissora e tem um grande futuro na Globo.

Anônimo disse...

A Ju é ótima mesmo! Merecido!

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Verdade, anônimo.

Carol Alves disse...

Oi Sérgio!

Acho a Juliana fofa e simpática, porém como atriz ela ainda deixa muito a desejar, eu diria que é fraca mesmo. Embora tenha melhorado na reta final de além do horizonte, durante a trama ela escorregou em muitas cenas; a pior de todas foi o momento em que Lili fica sabendo da morte do Willian, nessa em especial ela teve uma atuação de fato péssima; o parceirão, Rodrigo Simas, esteve melhor. Claro que a vida ascende, e Juliana tem competência pra melhorar, mas no momento ainda a considero meio "verde"; minha concepção. Espero que nos próximos trabalhos ela esteja melhor.

Abraço!!!

Sérgio Santos disse...

Discordo, mas respeito sua concepção, Valéria. Eu gostei mt da Juliana na novela e na reta final ela foi mt exigida e correspondeu. Mas claro que ainda pode melhorar ainda mais, tanto que disse que está em franca evolução. Beijos!

Unknown disse...

Sérgio, gostei do seu post, Juliana cresceu de uns anos pra cá, esteve um pouco imatura em tititi mas melhorou como Fatinha; porém também concordo com a observação da Valéria, eu me recordo dessa cena, foi até alvo de discussão num grupo, e realmente ela foi muito mal; quem acompanhou a novela do início ao fim percebeu momentos de deslizes na atuação, desenvolveu positivamente perto do fim, achei que a Mariana Rios esteve melhor. Mas Juliana é muito carismática, e como você bem disse está em franca evolução, nada que não supere uma vez mais.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Obrigado, Rubi! Claro que ela ainda tem mt o que melhorar, mas tem evoluído a olhos vistos. E concordo que Mariana Rios tb está ótima e merece elogios. Beijo!