segunda-feira, 12 de maio de 2014

"Artista Completão": um grande erro do "Domingão do Faustão"

Na tentativa de apresentar algo novo para o telespectador, o "Domingão do Faustão" exibiu um quadro chamado "Artista Completão". O objetivo era mostrar uma competição entre atores que soubessem atuar, dançar e cantar, honrando o título da atração. Entretanto, todos os selecionados não tinham capacidade para a 'multifunção'. E segundo Fausto Silva, a ideia era justamente esta: os participantes aprimorarem suas técnicas a cada apresentação, até o vencedor ser declarado um artista completo.


Mas a boa intenção do quadro não surtiu o efeito esperado. Jonatas Faro, Juliana Alves, Aílton Graça, Luciana Paes, Rodrigo Andrade e Suzana Pires foram submetidos a situações constrangedoras e as apresentações no palco do "Domingão" eram fraquíssimas. Cada 'show' exigia do participante que ele cantasse, dançasse e interpretasse, tendo um time de bailarinos como apoio. Só que os atores não conseguiriam fazer um espetáculo digno, simplesmente porque eram inexperientes e não conseguiram aprender em tão pouco tempo.

O resultado foi um show repleto de desafinações, gritos e performances que constrangiam quem assistia. Até os jurados que participaram julgando as apresentações ficaram desconfortáveis e evitavam dizer com sinceridade o que acharam. Jonatas Faro e Juliana Alves tinham alguma experiência em dança,
assim como Rodrigo Andrade no canto (ele tem uma banda); no entanto, até eles falharam em suas supostas 'especialidades' e acabaram se igualando aos demais que não tinham experiência alguma, com exceção, claro, das artes dramáticas, já que são todos (teoricamente) atores.

Aílton Graça é um ótimo ator, Suzana Pires além de brilhar como atriz também é escritora e Luciana Paes se destacou em sua primeira novela ("Além do Horizonte", na pele de Ana Selma); porém, assim como os demais, eles não convenceram no quadro dominical. E todos demonstraram incômodo com a situação. A própria Suzana chegou a dizer ao vivo (no dia 20/04) que não tinha se divertido com sua apresentação.

Apesar da ideia do quadro ter sido válida ----- afinal, contar com a participação de atores 'incompletos' para que todos se aprimorassem era algo interessante -----, o correto seria escolher profissionais com experiência em dança e canto, além da interpretação. E aí sim deixar o juri/público escolher o melhor. Obviamente, os atores que não sabiam cantar e muito menos dançar não conseguiriam aprender em poucas semanas. É necessário um preparo muito maior para não passar vergonha diante do público. E, às vezes, nem com preparo, já que no caso do canto também é preciso ter uma certa vocação. Se a entonação vocal não ajuda, não há milagre que resolva.

Embora todos tenham topado participar, sabendo dos riscos que corriam, os atores não tiveram culpa. Os culpados são os desenvolvedores do quadro (que, segundo consta, demorou dois anos para ficar pronto). A intenção foi boa, mas o resultado foi desastroso. Simplesmente não pensaram nas consequências que a inexperiência dos candidatos provocaria durante as apresentações. No caso da "Dança dos Famosos", por exemplo, há um professor (a) que está o tempo todo do lado de seu aluno no palco e o ajuda do início ao fim do espetáculo. Qualquer erro pode ser levado com bem mais tranquilidade, o que não ocorreu na nova atração do programa.

A grande final foi exibida neste domingo (11/05), e a experiência de Jonatas Faro em musicais o favoreceu. Ele se consagrou campeão, embora a ajuda da jurada Fernanda Chamma tenha sido fundamental em sua vitória. De todos os candidatos, a mais merecedora era Luciana Paes, que conseguia se sair melhor que seus adversários, ainda que suas apresentações tenham passado longe do ideal. E se não fosse a injusta nota 9 que ganhou da Fernanda, Luciana ganharia a competição.

O "Artista Completão" foi um grande equívoco do "Domingão do Faustão" e acabou deixando os atores em situações desagradáveis, que saltaram aos olhos do telespectador. A iniciativa de apresentar um quadro novo ao público foi válida, mas lamentavelmente não deu certo. Resta torcer para que não haja uma segunda edição, para o bem do telespectador e dos possíveis novos participantes. Não fará a menor falta.

25 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Quem criou essa coisa constrangedora devia ser demitido sumariamente.

E não bastasse apenas a "vantagem" que o Jonatas tem por ter feito outros musicais, tem um outro detalhe: a Fernanda Chamma (jurada técnica) foi coreógrafa de um musical que ele fez, o Hairspray. Somando-se isso às avaliações bizarras que ela já fez na Dança dos Famosos, já explica uma boa parte da coisa.

Se esse povo fosse transferido pra Dança dos Famosos o mico certamente seria muito menor, até por envolver só dança, habilidade que alguns já dominam, além de o profissional estar junto.

Luciana Paes esteve na final tanto por mérito próprio quanto pela falta de melhores concorrentes. Mas no fim das contas acho que a vitória do Jonatas coroou bem o quão vergonha alheia foi essa coisa. Foi coerente com todo o constrangimento. E que não me inventem de outro.

Anônimo disse...

Domingo a tarde eu saio, vou ao clube, vou namorar, passear, enfim, tudo menos ficar enfurnado dentro de casa assistindo televisão que hoje em dia só tem merda. Já basta dia de semana não?

Felipe disse...

É verdade, Sérgio. Esse quadro foi uma vergonha. Deprimente ver os artistas passando por tanto ridículo. Parecia que eu estava vendo alguma coisa da Rede TV e não da Globo. Ainda bem que acabou e que não volte!

Anônimo disse...

Como você mesmo chegou a dizer no Twitter, o quadro deveria ter se chamado vergonha alheia show.

Flávia disse...

Sérgio, eu vi o primeiro e morri de vergonha por eles. O Jonatas ganhou? Mas ele sabe interpretar? Não sabia. kkk bj

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, eu me surpreendi com o desempenho da Luciana Paes e torci por ela. Percebi a predileção da Fernanda Chammas pelo Jonathas Faro.
Susana Pires realmente passou situações constrangedoras. Juliana Alves foi melhorando a cada semana, mas concordo que o sexteto teve pouco tempo para se aprimorar. Ailton Graça e Rodrigo Andrade permaneceram no mesmo patamar. Acredito que, se houver uma próxima edição, os ensaios deveriam durar mais tempo. Afinal, em um mês, é praticamente impossível alcançar um bom resultado.

Patricia P. Galis disse...

Vi só uns pedaços e assino em baixo o tiro saiu pela culatra.

Amabijoux Mega disse...

Olá!
Lamentável, a "Poderosa Globo" não criar um quatro de qualidade para o Faustão!
Seria mais interessante colocarem atores desconhecidos, isto atrairia muito mais a atenção do público!
Um grande abraço!

http://sigasigo.blogspot.com.br

Andrea Ventura disse...

Realmente foi um show de vergonha alheia que não merece segunda edição. Vergonha dos participantes, conscientes de suas limitações, e dos jurados que se viam obrigados a elogiar performances sofríveis. Acho que o quesito canto foi o pior de todos. Valeu pela tentativa, mas que não se repita. E que volte a Dança dos Famosos.

Zilani Célia disse...

OI SERGIO!
TAMBÉM ACHO QUE A INTENÇÃO FOI BOA,MAS AS FALHAS ESTÃO AI, MUITO BEM DEFINIDAS EM TEU TEXTO, EMBORA ACHE QUE É PRECISO INOVAR POIS O "DOMINGÃO" PRECISA DISSO.
HOUVE FALHAS SIM, E OS ATORES NÃO DERAM CONTA DO RECADO, ACHEI DEPRIMRNYE.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Também não gostei, nem das músicas escolhidas para as apresentações ( salvo algumas poucas exceções ), também concordo que o quadro em si é bom, o que pecou mesmo foi a escolha dos competidores, deveriam ter dado essa chance para pessoas que trabalham nessa área de musicais, e que não fossem famosas. Teria sido mais interessante, e claro, menos constrangedor, beeeem menos, kkkkk.

Bjs e boa semana.

Carlos disse...

Nem sabia da existência deste quadro. A Globo está em um estado de desgraça. Por isso a audiência está em queda. Eu interpreto por mim, antigamente assistia o dia todo, hoje em dia é mais fácil eu dizer o que assisto: Jornal da Band, Jornal do SBT, A Grande Família, Jornal da Globo e Programa do Jô. De resto não consigo. Até o Tá no Ar, que elogiei aqui, já parei de tão repetitivo que se tornou. Estão tão repetitivos quanto a TV da vida real. Se isso foi de propósito, péssima ideia. Só pra quem gosta de bordão mesmo.

Sérgio, hoje resolvi vir aqui e caçei aonde não tinha comentado. Como disse, TV está bem difícil por isso nem tem o que comentar. Comentei em algumas postagens: Tapas e Beijos, A Grande Família, Aprendiz, Troféu Imprensa, Fantástico, Doce de mãe e este do domingão. Aliás, vamos sair de casa, Sérgio. Ficar vendo TV no domingo é muito ruim.

Abraços

Thiciane disse...

Realmente uma vergonha alheia. Para quem participou, para os jurados, enfim..todo mundo. Um erro do inicio ao fim!

Sérgio Santos disse...

A Fernanda Chamma prejudicou claramente a Luciana, mas ainda que ela tivesse ganhado não amenizaria o erro que foi esse quadro. Não creio que irá voltar.

Sérgio Santos disse...

Que não volte, Felipe.

Sérgio Santos disse...

Pois é, uma vergonha alheia show mesmo.

Sérgio Santos disse...

Nunca soube, Flávia. Só não deixei isso claro no texto porque não quis ser grosseiro, mas né... bj

Sérgio Santos disse...

Exato, Elvira, não tiveram tempo pra isso e no caso do canto, muitas vezes nem o tempo ajuda. Tem que ter vocação tb. Eu não vi todas as apresentações e nem quis ver, mas a Luciana foi, digamos, a menos pior. Ela merecia na minha opinião ganhar. Foram injustos com ela. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Patrícia, obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Mega, ou então quem já tinha experiência pra não passar vergonha. Erraram feio. bjs

Sérgio Santos disse...

Andrea, posso assinar embaixo do seu comentário? Então está assinado. bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Zilani. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Danizita, eu só vi a estreia, uma parte de uma apresentação qualquer e a final. Foi mt constrangedor. Fiquei até com pena deles pq não tinham culpa. Erraram em mts aspectos. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Carlos, não acredito que vc já desgostou de Tá no Ar.l O programa é mt bom, jura que acha repetitivo? Não acho não. E só terá 9 episódios esse ano.

Fez bem em não saber desse quadro. E já respondi a todos os seus comentários. Obrigado. Bem, sobre sair, eu saio, mas procuro manter meu blog o mais completo possível. E sair domingo à noite só se não tiver nada pra fazer segunda, né. abraços!

Sérgio Santos disse...

Isso, Thiciane! bjs