sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Elenco primoroso: uma das muitas qualidades de "Doce de Mãe"

Como já era de se esperar, "Doce de Mãe" entrou na grade da Globo honrando todas as qualidades do tele-filme exibido em 2012. O texto levemente cômico e melancólico na boca dos cativantes personagens entretém o telespectador, que não sente o tempo passar enquanto o episódio está no ar. E entre tantos pontos positivos, incluindo a deliciosa história, há o elenco escalado.


Todos os atores estão impecáveis, sem exceção. Não é fácil escalar um time onde todos estão à vontade em cena e totalmente entregues. Normalmente, há sempre alguns que destoam do restante. Mas a série tem uma turma de peso e o público é presenteado todas as quintas-feiras com grandes atuações e inspiradas cenas. A escalação feita para o tele-filme já havia sido primorosa, mas conseguiram melhorar ainda mais o elenco da série com a entrada de novos personagens.

Drica Moraes, Camila Amado e Emiliano Queiroz engrandeceram a série com suas participações. Após superar um câncer e retornar às novelas em "Guerra dos Sexos", na pele da divertida Nieta, Drica ganhou a Rosalinda, filha que o marido de Dona Picucha (Fernando Montenegro) teve fora do casamento.
A atriz está ótima vivendo uma mulher bem resolvida e solitária. Já Camila e Emiliano --- veteranos do teatro e da televisão --- são atores que fazem bonito sempre que estão em cena. Os dois interpretam os amigos que a protagonista fez no asilo. Uma é completamente surda e o outro usa uma peruca nada discreta. Difícil não rir quando aparecem na história.

E os atores que faziam parte do elenco fixo do filme continuam impecáveis. Louise Cardoso é uma atriz que não recebe um bom papel há tempos. Não foi valorizada em "Sangue Bom", mas agora consegue se destacar mais na pele da Elaine, uma das filhas de Picucha. Quem também participou da novela das sete e tem brilhado na série é Marco Ricca. Ele interpreta Silvio, o filho mais responsável da protagonista. Mas apesar da suposta seriedade, o papel tem uma boa dose de comicidade, proporcionando novas possibilidades para o ator, acostumado a viver tipos introspectivos.

Mariana Lima ---- que emocionou nas duas temporadas de "Sessão de Terapia", do GNT ---- convence com sua tímida Suzana, casada com Jesus, ex-mendigo que sua mãe tirou das ruas, interpretado pelo ótimo Daniel de Oliveira. E Matheus Nachtergaele evitou imprimir qualquer afetação ao homossexual Fernando, filho mais novo da personagem central. O ator consegue transmitir toda a doçura e inocência de seu papel.

Já Fernanda Montenegro esbanja o seu conhecido talento e está completamente à vontade na pele da senhorinha sapeca e de bem com a vida. A mesma facilidade que tem para emocionar o telespectador, tem para fazer rir. Sua Picucha é hilária e a atriz aproveita para mostrar do que é capaz. Muitas vezes nem precisa de texto, basta a expressão facial dela para divertir. Os gritos que a matriarca dá em algumas situações também são impagáveis e viraram marca da personagem, que entrou na lista dos melhores papéis de Fernandona.

"Doce de Mãe" é uma série tão bem produzida que fica difícil apontar algum erro. Não há nada que mereça ser criticado diante de um conjunto tão bom. E o grandioso elenco ---- que ainda conta com Francisco Cuoco, Elisa Volpatto, Evandro Soldatelli, Wandi Doriatiotto e Áurea Baptista ---- é uma das muitas qualidades dessa produção que merecia no mínimo mais uma temporada.

45 comentários:

chica disse...

Eu adoro ver esses episódios. Pena que é tão tarde e ando cansada. Nunca aguento até o fim. Sabes como posso rever ? abraços. lindo carnaval e/ou descanso!

Filha do Rei disse...

Doce de mãe é um doce mesmo :)Começo a sorrir quando vejo a Fernanda em cena e os demais atores são incríveis.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Sérgio
Para mim, tudo foi novidade porque não sabia de "Doce de Mãe" e pelos nomes citados, principalmente Fernanda Montenegro, e pela sua bela análise, vale a pena,sim, dar uma "visu"! Vou procurar assistir!
Boa tarde, Obrigado pelo carinho,Feliz feriadão,abraços!

Anônimo disse...

Ao invés de escrever sobre essa serie ou minissérie por que vc não escreve sobre pecado mortal? É uma das melhores novelas já feitas pela record e a melhor novela no ar atualmente, já que as da globo estão péssimas. Você já leu o texto do Gabriel Vaquer na coluna antenado sobre o preconceito com as novelas da record e o costume do povo em assistir só a globo?

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Vi poucos lances até agora, mas o suficiente para aprovar a série e lamentar não estar assistindo. Adoro a Fernanda Montenegro, que é sempre perfeita em qualquer papel. E do pouco que vi dos demais atores participantes pude observar que a escalação dos mesmos foi muito feliz. Impossível não sorrir diante das tiradas de Dona Picucha.

Ótimo feriadão carnavalesco.

Beijo.

MARILENE disse...

Fernanda é sensacional e como você mencionou, todo o elenco é primoroso.
Não há como não rir das situações vividas por ela, de suas expressões e até de sua ousadia. É mesmo sapeca. "Doce de Mãe" nos alegra é é um prazer assistir. Bjs.

Kaká disse...

Olá, Sérgio. Boa tarde! Infelizmente, devido ao horário não tenho tido possibilidade de assistir "Doce de Mãe", mas posso imaginar que um timaço desse, encabeçado por ninguém menos dona Fernanda Montenegro, era de se esperar que fosse um sucesso mesmo.Além dela, também admiro o Marco Ricca, o Matheus, a Louise e a Drica. Bem, Sérgio,mudando um pouco de assunto, desculpe se estou sendo curiosa, mas sempre vejo você elogiando alguns atores e atrizes, então gostaria de perguntar se você poderia fazer um top 10 com seus atores e um com suas atrizes preferidas. No meu caso, isso é quase impossível, pois a cada novela que assisto, acabo me encantando por alguém. Mas, como você é mais acostumado a fazer críticas, deve ter mais facilidade para responder. Se não der, não tem problema. Entenderei.Abraços.

Milene Lima disse...

Eu vi pouco, porque ando desacostumando de TV, porque tô achando tudo uma imensa coisa cansada, mas quando vi, gostei sim. É tudo do jeito que você falou, elenco, condução das histórias. E, acima de tudo isso, Fernanda Montenegro.
E ela lá se mete no que não presta?
Ainda bem.


Beijo, Sergio.

Unknown disse...

A unica coisa que tenho que falar dela é:

Maravilhosa............
Linda
Doce mesmo

Bom post

Bom carnaval se gostar
Bom final de semana

Abraços
__________Rita!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mariana disse...

Série linda e com um elenco perfeito! Eu amo! Pena que é tão tarde e dure tão pouco.

Anônimo disse...

Todas as pessoas que odeiam a Globo puxam o saco da Record! Repara!

Anônimo disse...

Gostei da Ideia que disseram aí de vc fazer um top 10 com seus atores preferidos e um com suas atrizes (poderia até fazer um top 10 para cada geração pra ficar mais fácil) acho que os leitores do seu blog tem essa curiosidade

BLOGZOOM disse...



Sergio,

Eu adoro ver os episódios, são alegres, leves, tudo de bom. Os atores são otimos.

Bjs

Sérgio Santos disse...

Chica, vc pode ver na Globo.com. que agora é GShow. Mesmo quem não é assinante pode ver, mas em cenas individuais. Bj

Sérgio Santos disse...

É uma delícia, Cléu. bjs

Sérgio Santos disse...

Vc vai gostar, Felis, garanto. É uma produção impecável. Abçssss e bom Carnaval.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, eu escrevi sobre Pecado Mortal recentemente. Sobre o costume das pessoas só verem a Globo, não precisa de pesquisa, isso acontece há tempos. Porém, a baixa audiência de Pecado Mortal se deve a outros fatores, já que a Record tb teve novelas de sucesso há alguns anos.

E Doce de Mãe é ótima, vc deveria ver antes de julgar.

Sérgio Santos disse...

Vera, o horário tardio prejudica, isso é fato. Mas eu tenho certeza que vc adoraria acompanhar. É uma série excelente e dá gosto de ver. O elenco é um dos mts pontos positivos. Bjs e bom feriadão.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Marilene. Ela é sapeca e adora aprontar. Essa é a graça. E o humor melancólico da produção é perfeito. bjsss

Sérgio Santos disse...

Kaká, o seriado é muito bom e o horário tardio prejudica. Mas o elenco é incrível e a trama mt gostosa de se ver.

Olha, pra mim tb é quase impossível fazer essa lista que vc quer. Eu admiro e sou fã de várias atrizes, indo de veteranas a revelações. É complicado selecionar. Ator é até mais fácil pq não tem tantos talentosos. Abraços e obrigado pelo comentário!

Sérgio Santos disse...

Ela escolhe a dedo suas produções mesmo, Milene. Mas vc deveria acompanhar pq eu garanto que gostaria, como de fato gostou dos trechos que viu. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Rita, obrigado pelo comentário! Bjs e tenha um ótimo Carnaval.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Mariana! bj

Sérgio Santos disse...

Já reparei, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, vou pensar pra ver se consigo fazer isso. Não sei se conseguirei. Vamos ver. Obrigado. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Eu também, Sissym! bjssss

Melina disse...

Sérgio, querido, essa série é muito boa. Tenho conseguido ver todas as quintas e me divirto e choro também. O elenco está maravilhoso e todos os elogios que você fez nesse ótimo texto são merecidos. E tendo esse time liderado pela Fernanda é um presente. Um beijo e bom Carnaval!

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
DE PLENO ACORDO.
TENHO VISTO E GOSTADO MUITO DA SÉRIE.
VI O FILME E GOSTEI, ENTÃO QUANDO COMEÇOU A SÉRIE, FIQUEI COM UM PÉ ATRÁS, MAS, DE MUITO BOM GRADO DIGO QUE ESTÁ DEMAIS.
UM ELENCO DE PRIMEIRA E A ATUAÇÃO SEMPRE IMPECÁVEL D "FERNANDA MONTENEGRO", ESTA SENHORA ATRIZ, QUE NÃO PERMITE QUALQUER TIPO DE CRÍTICA MENOS BOA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Claro que tem muitos atores talentosos sim, voce viajou agora com essa de que não se tem muitos atores bons só por causa dos Fiuks e Caios Castros da vida vc não pode julgar todos os atores como ruins não, da mesma forma também existem atrizes ruins, achei preconceito seu, e injustiça com maravilhosos atores que existem tanto da nova quanto da velha geração que eu faço uma lista enoooooooorme sim, da mesma forma que das atrizes

Flávia disse...

Sérgio, AMO Doce de Mãe. Quando não consigo ver por causa do horário horrível, eu deixo gravando na NET. Fernanda é maravilhosa e esse elenco também. O Marco Ricca e a Louise Cardoso são ótimos. E a Drica? Perfeita!!!!!!! Ai, todo mundo é bom mesmo. Amei o texto! Bom Carnaval! Nada de exagerar! kkkkkk Beijo.

Clau disse...

Oi Sérgio!
Sempre levanto tão cedo que raramente vejo tv à noite.
Mas 'Doce de Mãe' é realmente sensacional.
Os episódios que eu já assisti, me divertiram muito.
Achei sua análise perfeita!
Bjs :)

Fabrício disse...

Essa série é muito boa, Sérgio! E o elenco é um dos pontos altos. Todos estão muito bem e legal ver você valorizando todos eles. Ainda assim acho que a Louise Cardoso e Daniel de Oliveira não são muito valorizados. Abraço!

Uma Interessante Vida disse...

Assisti a alguns episódios.. achei o elenco bom mesmo. beijinhos

Anônimo disse...

Essa série merecia entrar no lugar de A Grande Família, num horário mais acessível. O elenco é mesmo um primor e a produção de qualidade.

Patricia P. Galis disse...

Só vi um episodio mas confesso que gostei muito. Como disse difícil achar um erro.

Sérgio Santos disse...

É boa, né Melina? Eu também sou fã! Elenco, história, personagens, texto, enfim, tudo é incrível. Bjs e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Zilani, o filme também foi mt bom e fez por merecer virar série. A qualidade foi mantida e o resultado tem sido visto no ar. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, não coloque palavras na minha boca. Eu disse apenas que era mais fácil fazer uma lista de homens pq há mt mais mulher talentosa e desculpa, mas isso é um fato. Mas claro que muitos veteranos são talentosos e há boas revelações tb. Menos.

Sérgio Santos disse...

Eu tb amo, Flávia. Nem sinto o tempo passar. E fique tranquila que eu não exagerei. rs bjssss

Sérgio Santos disse...

Clau, mt obrigado. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Fabrício, realmente Daniel e Louise não têm papéis mt grandes, mas ainda assim acho que são valorizados. Até pq a série tem pouco mais de 30 minutos. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

Disse isso várias vezes no Twitter, anônimo. Seria o ideal. Mas parece que a segunda temporada nem vai sair por causa dos compromissos dos atores com as novelas da casa. Pena.

Sérgio Santos disse...

Patrícia, depois tente ver mais alguns. Bjssss