sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Após brilhar na pele de Shirley, Alice Wegmann comprova seu talento e deixa saudades em "Em Família"

O principal destaque da segunda fase de "Em Família" foi a debochada Shirley. Ela é dessas quase-vilãs que Manoel Carlos gosta de ter em suas novelas e que o público adora. Mas, além do papel ser muito bom, o autor e a direção acertaram na escalação das atrizes. Vivida por Giovana Rispoli na primeira fase (uma grata revelação-mirim), a personagem passou a ser interpretada muito bem por Alice Wegmann.


A atriz estreou no horário nobre, após ter feito uma pequena participação na décima-oitava temporada de "Malhação" (Andreia - 2010); ter se destacado em "A Vida da Gente" (Sofia - 2011) e protagonizado a vigésima temporada da novelinha adolescente (2012/2013), vivendo a carismática Lia. Todos esses ótimos trabalhos foram boas referências para Alice ganhar um papel tão importante na trama de Manoel Carlos e que é interpretado pela talentosa Viviane Pasmanter na terceira fase.

Alice Wegmann conseguiu se destacar em todas as cenas de Shirley e soube imprimir um tom irônico e sarcástico na personagem com precisão. A personagem é invejosa, egoísta e voluntariosa; características que não estiveram presentes em nenhum papel vivido pela atriz anteriormente. Ou seja, com
a rival de Helena (Bruna Marquezine), ela pôde mostrar uma nova faceta para o público e mostrou que é uma profissional versátil.

As constantes alfinetadas entre Shirley e Helena promoveram boas cenas, destacando o talento das atrizes. Alice fez uma boa parceria com Bruna, que também foi um dos destaques da segunda fase da trama. E as atrizes conseguiram brilhar juntas e separadas. Porém, é uma pena que só uma tenha continuado na novela.

Todo o elenco foi mudado na terceira fase de "Em Família" e Bruna Marquezine foi a única que permaneceu na obra ----- além de Tânia Toko, a empregada Rosa. Ela passou o posto de Helena para Júlia Lemmertz e agora vive Luiza, filha da protagonista. Mas a filha de Shirley não é interpretada por Alice Wegmann e, sim, por Pollyana Aleixo, uma atriz que cresceu diante dos olhos do público e ainda engordou para dar vida a uma menina que sofre bullying da própria mãe.

A escolha de Pollyana foi acertada, entretanto, não deixa de ser lamentável que a vilã não tenha outra filha para poder ser interpretada pela Alice. A atriz já está fazendo falta na história e a novela perderá muito sem ela. Já que Maneco abriu uma brecha para Bruna continuar na história, seria interessante se o autor tivesse feito o mesmo com a intérprete de Shirley adolescente.

Porém, como quem manda na novela é o autor, é preciso respeitar a decisão dele e também observar a talentosa Polliana Aleixo em cena, interpretando a filha de Shirley, além, claro, da sempre ótima Viviane Pasmanter vivendo a víbora adulta.

A Shirley adolescente deixou saudades e após esse ótimo trabalho em "Em Família", Alice Wegmann terá muitas outras boas oportunidades na Globo. A atriz, que passou com louvor o bastão para uma colega experiente na nova trama das nove e mais uma vez comprovou seu talento, evolui a olhos vistos e tem uma promissora carreira pela frente.

50 comentários:

Anônimo disse...

ela é bem canastra, mas teve a sorte de ganhar uma personagem carismática, eu acho que esse papel seria ótimo nas mãos da Ju Paiva

Unknown disse...

Serginho acho essa garota uma grande atriz, acompanhei ela na Malhação, pena o papel ser curto nessa novela mas valeu mesmo, quem sabe numa outro novela ela se destaca mais

Bjuss de bom final de semana

____________Rita!!!

Thallys Bruno Almeida disse...

Amo a Alice desde A Vida da Gente (não tinha reparado mto nela na Malhação 2010-11) e na temporada 2012-13 meu amor por ela só aumentou.

A Shirley foi a personagem mais divertida da segunda fase, mas só não declarei torcida total por ela pq tava adorando a Helena da Marquezine toda ousada. As trocas de ironia entre as duas eram um barato.

E na mesma AVDG eu lembro de Alice e Polliana sendo rivais no tênis e sofrendo na mão da Vitória (grande Gisele Fróes). Adorava as duas.

É uma pena que Alice não tenha ficado, mas talvez ela tivesse algum outro compromisso profissional, como uma peça ou um filme. Mas ainda assim a entrada da Polliana é válida, pq ela tava fazendo falta.

Sobre a Viviane Pasmanter, pelo que eu percebi, Maneco e Carlos Lombardi eram os autores que mais a valorizavam, em especial o primeiro (essa é a quarta novela com ele). Tava merecendo muito um papel bom de vdd depois daquela furada intitulada Tempos Modernos. Abç!

Anônimo disse...

É a Viviane Pasmanter que vai fazer a Shirley nessa fase ? q bom fiquei feliz. Mas eu n gostei dessa menina, n conhecia seu trabalho mas achei q ela ficou devendo, mas só de imaginar q a Pasmanter ta de volta a tv é ótimo

Uma Interessante Vida disse...

Ela atuou muito bem e até achei ela parecida com a Viviane Pasmanter. beijinhos

chica disse...

Gostei do desempenho dela e agora a continuação com Viviane será legal! abraços,chica

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, Sérgio
Alice Wegmann tem muita semelhança, mesma, com Viviane Passmanter.Mais uma da nova safra que pouco conheço.Que bacana ela ter aproveitado a chance em horário nobre e se destacado!
Obrigado,belo final de semana,abraços!

Unknown disse...

Também gostei da Alice Wegmann nos trabalhos citados por você e concordo que seria melhor ela ter continuado na novela. Além do mais, é parecida com a Vivianne Pasmanter.
Pollyana Aleixo é outra atriz promissora.

Melina disse...

Sérgio, querido, gosto muito dessa menina! Ela tem talento e terá uma carreira brilhante. Será do time de Sophie Charlotte, Isabelle Drummond e várias atrizes que mostraram talento nesses últimos anos. Até mesmo a Juliana Paiva, de quem não sou muito fã, tem crescido. Basta a emissora dar oportunidade. Mas continuo achando essa novela tediosa. Um beijo.

Filha do Rei disse...

Sérgio, a Alice realmente me surpreendeu: estava a personagem, natural e que deixou saudades.
Agora só nos basta esperar pela próxima novela que ela atuará.
Bjss

Felipe disse...

Eu amo ela! Não vi na Malhação de 2010 mas vi na de 2012 e foi show!!!! Agora deixou saudades mesmo nessa novela! E essa novela sem Shirley não é nada! Tá na hora da Pasmanter chegar porque até agora essa novela........ zzzzzzzzzzzzzzzz

MARILENE disse...

Sergio, eu também gostaria que ela permanecesse pois foi bem sucedida sua interpretação. Fiquei alguns dias sem acompanhar a novela e não sabia que Viviane Pasmanter será a Shirley na fase atual. Espero não ter perdido muito coisa (rss). Bjs.

Anônimo disse...

AMO A ALICE!!!!!!!!! E AMEI O SEU TEXTO SOBRE ELA!!!!!!! S2

Patricia P. Galis disse...

Concordo ele foi sensacional, não deixará nada a desejar ja que a Viviane é fabulosa.

Unknown disse...

Algo a comentar...

Excelente crítica a respeito de Alice Sérgio. Essa jovem e talentosa atriz ainda tem muito chão pela frente. Com certeza, não vai demorar muito, e vamos vê-la nas próximas produções que vem por aí...

Agora, mudando um pouco de assunto, eu particularmente acho que a produção de Em Família cometeu muitos equívocos na escalação do seu elenco.
Natália do Valle (60 anos) como mãe da Júlia Lemmerts (50) não convence. Regina Duarte (67) seria uma melhor opção, aliás, a atriz lamentou não ter sido escalada para a produção.
A ótima Ana Beatriz Nogueira (46) como mãe do Gabriel Braga Nunes (42) é um outro erro bem nítido. Ângela Vieira(61) Natália do Vale (60) ou a própria mãe do ator Regina Braga (67) seriam ótimas opções.

Sabe-se que a idade dos personagens não precisa ser a mesma dos seus intérpretes, porém um pouco de verossimilhança não faz mal não é?

Um abraço...

Clara C. disse...

Talentosa, linda e uma revelação. A Globo renovou contrato com ela! Ótimo o seu texto! Adorei!

Unknown disse...

Concordo Sérgio.A Alice Wegman foi o grande destaque da segunda fase de Em Família e é uma atriz muito promissora.A Giovanna Rispolli também se destacou na primeira fase da trama, foi uma boa revelação como atriz mirim.

Fabrício disse...

Sérgio, não tenho acompanhado essa novela com frequência, mas vi as cenas da Alice no início e gostei muito. Não vi Malhação, mas assisti A Vida da Gente e lembro dela sendo uma tenista. Tem talento. Abraço.

Vane M. disse...

Gosto dessa atriz, lembro-me dela dos tempos de malhação. Mas a trama dessa novela ainda não me encantou. Um abraço, Sérgio, ótima semana!

Sérgio Santos disse...

Anônimo, discordo completamente dela ser uma canastra, mas ok, respeito sua opinião.

Sérgio Santos disse...

Ela terá novas oportunidades, Rita. Com certeza. bjssss

Sérgio Santos disse...

Thallys, a Alice não ficou pq Maneco não quis. Ela inclusive está fazendo uma peça há algum tempo e deve ter gravado a novela conciliando. Claro que ela não recusaria uma novela das nove pra fazer peça ou filme, ainda mais estando no início da carreira.

Mas novos papéis virão e tenho certeza que a Shirley abriu ainda mais as portas pra ela.

Sérgio Santos disse...

É a Viviane, sim, anônimo. Eu achei a Alice ótima.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Barbie, elas até ficaram parecidas. bjs

Sérgio Santos disse...

Será mesmo, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Felis, acertaram mt nessa escalação, pq além de talentosa, ela lembra mesmo a Pasmanter. Uniram o útil ao agradável. abçs

Sérgio Santos disse...

Pois é, Elvira, ela poderia fazer a irmã da Polliana Aleixo e até """ajudar""" a mãe a humilhar a menina. Seria ótimo, mas enfim... bjs

Sérgio Santos disse...

Gosto muito dela também, Melina. E concordo que ela tem tudo para seguir o vitorioso caminho da Sophie, Isabelle, Juliana e tantas outras gratas revelações. bjs

Sérgio Santos disse...

É verdade, Cléu. bjssss

Sérgio Santos disse...

Felipe, em Malhação 2010 ela fez uma personagem bem pequena, mas já mostrou que tinha talento. Aliás, aquela fase da novelinha foi excelente. Uma das melhores. Sim, a novela ainda não tá lá mt empolgante, mas quando a Shirley chegar deve melhorar.

Sérgio Santos disse...

Fique tranquila, Marilene, não perdeu muita coisa, não. rs bjsssss

Sérgio Santos disse...

Que bom, anônimo. abç

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Patrícia. bjs

Sérgio Santos disse...

F Silva, obrigado! Sobre as idades, concordo plenamente. Afetou sim a credibilidade da história, até pq não usaram caracterização alguma nelas. No caso da Ana Beatriz, até acho que dá pra engolir pq ela ficou mais 'envelhecida' por causa do óculos e das roupas que ela usa. Mas o resto é puxado. Eu escreverei sobre isso nessa semana. Abçs!

Sérgio Santos disse...

Renovou, Clara? Não sabia, que bom! bjsss

Sérgio Santos disse...

Fernando, ela e a Giovana fizeram uma ótima Shirley, ainda que tenham errado ao escolher uma criança pra viver a personagem que teoricamente deveria ter quase a mesma idade da Helena, que na época era adolescente. E Alice foi incrível. abçs

Sérgio Santos disse...

Em AVDG ela tb fez bonito, Fabrício. Mesmo com um papel menor. abçs

Sérgio Santos disse...

Ela [e ótima, Bia, mas entendo essa sua concepção sobre a novela. bjssss

Raquel disse...

Oi, Sérgio!

Curti muito a Alice como Shirley, assim como acho Giovana Ríspoli também mandou muito bem. Pra completar, teremos Viviane Pasmanter na 3a fase; pode-se ver que a personagem vai ser muito bem defendida em todas a fases. Shirley tem tudo pra roubar a cena nessa novela.

Lembro da Alice em AVDG, mas não acompanho Malhação, então não posso dizer muita coisa sobre o seu trabalho naquela época. No mais, fico feliz com a oportunidade que Maneco deu pra esses atores numa novela das 21 horas e ver que a maioria não fez feio... Apesar dos seus problemas de roteiro, Malhação segue revelando jovens atores (alguns melhores, outros nem tanto) e só por isso já merece um certo olhar de carinho.

Agora fugindo ao assunto do post, ainda estou esperando um texto sobre ADH e os novos casais da novela... Ainda rola? E mais uma curiosidade agora: porque você twitou algo como Marlon 10000000 X 0 Paulinha? Eu não assisto a novela ao vivo e estava esperando ansiosamente a cena em que Joana ia se atracar com a Paulinha. Mas simplesmente não achei. Passou na novela?

Beijos!

Sérgio Santos disse...

Raquel, a Shirley é a que melhor foi representada nas 3 fases. E Alice fez bonito em AVDG. Em Malhação ela esteve ótima tb.

Sim, vou escrever, mas não sei ainda se sobre os casais ou só Marlon e Lili. Eu twittei isso pq o Marlon enganou a Paulinha e apagou a tal fórmula que tinha descoberto. Já essa cena que vc mencionou eu nem vi. bjssss

Raquel disse...

Obrigada pela resposta, Sérgio!

ADH é a única novela que eu estou acompanhando mesmoooo e estou de cara com a baixa respercusão da trama na mídia. Zero! Sai alguma coisa ou outra uma vez por semana, enquanto JR e EM monopolizam os sites sobre novelas. Por isso estou te enchendo o saco pra escrever sobre isso. :P Se puder votar, eu diria pra escrever um post sobre as mudanças na história e as trocas de todos os casais e depois um especial só pro Marlon e pra Lili. :D

E a cena da briga da Joana com a Paulinha esteve nos VPA's mas não foi ao ar, aparentemente. Pena, pq eu estava louca pra ver aquela psicopata levar umas bolachas na cara...

Sérgio Santos disse...

É zero mesmo, Rachel. Mas Joia Rara tb tem repercussão nula. Vc não tá me enchendo não. Vou pensar ainda no que fazer! Até pq, pelo que vi trocaram só dois, né? Os dois principais, até pq o restante nunca despertou mt interesse mesmo, então nem mexeram. bjsssss

Raquel disse...

Bom, tem o agora quarteto principal formado por Lili, Marlon, William e Celina e o triângulo água-de-açúcar dos maduros Thomaz, Heloísa e Flávio.

Sem falar que o Tardio sumiu de vez. Acho que ele que era pra fazer triângulo com William e Lili, mas foi remanejado pra um romance com a Fátima e agora aparece só pra servir de ombro amigo pro Marlon. :P

Anônimo disse...

Eu amo a alice ela é maravilhosa e muito talentosa queria muito q ela estivesse nessa fase mais fazer o q o moneco desperdiçou um grande talento vc ficou sabendo q ela vai aparecer em Flashback mais vai agora só pra voltar a ver ela eu vou voltar a assistir essa novela chata e cansativa me perdoe se vc gosta dessa novela queria saber se vc acha q seria legal se ela fosse protagonista de uma novela com o guilherme leicam q é outro q eu amo muito

Sérgio Santos disse...

Raquel, Flávia e Alexandre já seriam um casal no início. Isso tinha ficado claro. Só acho que enfiaram o Guilherme Fontes pra não deixá-lo avulso. Só que não vejo química da Flávia com nenhum dos dois. E escrevi o texto dos casais. bjs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, não sabia que ela apareceria em flashback. Acho Alice mt jovem pra protagonizar uma novela das nove, já que nem há protagonistas da idade dela nessa faixa. Mas ela é um talento. O Guilherme evoluiu mt, mas ainda não o acho ótimo.

Anônimo disse...

Obrigada por me responder quando eu falei dela ser protagonista me referia as novelas da 6 ou das 7 adoraria ver ela como protaginista de novo ainda mais nesses horarios ou entao ate msm num papel como destaque entao para ser protagonista das novelas desses horarios vc acha q o guilherme nao esta pronto mais eu espero realmente ver ele e ela numa proximo novela fazendo par romantico pq eu amo ver eles juntos amo suas analises :)

Sérgio Santos disse...

De nada, anônimo. Eu sempre respondo a todos. Ás vezes demoro um pouco, mas respondo. Ah sim, das 6 ou das 7 poderia mesmo. Eu sempre gostei mt dela. Abraços e obrigado pelo elogio! =)

Anônimo disse...

Tá fazendo falta na novela.

Sérgio Santos disse...

Tá mesmo. Bem que ela poderia ser a filha da Shirley.