segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Domingo Espetacular ultrapassa os limites do constrangimento ao responder aos ataques de diretor do TV Xuxa

A polêmica ocorreu há duas semanas, mas ainda repercute. O diretor do "TV Xuxa", Mario Meirelles, postou em sua conta do Twitter que todos os telespectadores que preferem assistir ao Pica-Pau, na Record, ao invés da atração que dirige na Globo, são retardados e idiotas. Obviamente que a declaração não foi bem aceita e o diretor recebeu uma avalanche de merecidas críticas. No último domingo (2/12), o "Domingo Espetacular" apresentou uma matéria em 'resposta' aos comentários de Mario. A reportagem foi tão constrangedora que o próprio diretor global deve ter dado boas risadas.


O jornalístico da Record sempre funcionou como objeto de ataque e isso não é novidade. O programa já falou mal do ibope, da Globo, da Veja, enfim, foram vários os alvos. Mas dessa vez a situação beirou o ridículo. A reportagem apresentou dados que comprovavam que o desenho ganhou várias vezes do "TV Xuxa" e ainda exibiu entrevista com populares elogiando o Pica-Pau e a qualidade do mesmo. Chegaram até a dizer que o desenho é muito 'saudável'. E, claro, além de enaltecer o conhecido pássaro que marcou a infância de muita gente e ainda agrada a todas as crianças, o "Domingo Espetacular debochou de Mario Meirelles. A futilidade da matéria ficou visível.

Brigas à parte, a verdade é que nesse caso ninguém tem razão. O diretor perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado e agredir quem prefere prestigiar uma atração da concorrente chega a ser patético e infantil. Afinal, todos têm o direito de ver o que bem quiser e o controle-remoto existe para isso. No dia da polêmica, o "TV Xuxa" apresentou uma
linda homenagem à Fernanda Montenegro e esse foi o principal motivo da indignação de Mario: como não ver a grande atriz e sim um desenho. Para piorar a situação, nem era Pica-pau que estava sendo exibido na Record e sim um filme.

Mas ao responder ao xingamento do diretor, a Record ultrapassou os limites do constrangimento. O telespectador ficou com a clara sensação de ter visto uma briguinha de crianças, querendo mostrar quem tinha a bicicleta mais legal. Uma emissora que diz fazer um jornalismo sério, não pode se prestar a isso. A empresa ainda colocou dados do Ibope (instituto que criticou inúmeras vezes) para provar a 'superioridade' do desenho animado em cima do programa da Globo.

Em tempo, Mario Meirelles cancelou sua conta no Twitter após a polêmica. Provavelmente a cúpula da emissora fez questão de dar uma bela bronca no imaturo diretor, que não sabe controlar a própria língua. Mas e a Record? Quando darão um basta nessa matérias feitas meramente para se vangloriar e atacar as concorrentes? Quando o jornalismo se fará presente?

Infelizmente o telespectador se viu diante de mais uma polêmica inútil. Resta torcer para que o diretor do "TV Xuxa" se preocupe mais em descobrir o porquê do programa perder algumas vezes para a concorrência, e também para que a Rede Record reflita sobre o significado da palavra 'ética' e desista de criar matérias sem a menor importância e que só servem para criar atritos desnecessários. Diante do festival de idiotices, não há vitoriosos, só perdedores.

42 comentários:

paulo disse...

Depois qdo eu digo que a Globo não é mais a mesma... TV XUXA? Me poupe, né! Eu prefiro MIL VEZES o pica-pau a 99% da programação ATUAL da emissora do projac. Não simpatizo nem um pouco com a Record e já fui telespectador assíduo da Globo nas décadas de 80 e 90, portanto sou imparcial pra poder afirmar: a Globo hoje em dia me dá NOJO!
Abrçs.

Sérgio Santos disse...

Paulo, obrigado pelo comentário. O texto não nem faz comparação, apenas mostra a situação ridícula protagonizada por ambas as partes. Abraços.

Milene Lima disse...

Eu li algo sobre isso em algum site por aí, sobre o que o diretor sem noção postou no Twitter. Cara mais idiota, desde quando as pessoas são obrigadas a assistir as porcarias que ele dirige? Por que o TV Xuxa é uma completa nulidade, com ou sem a presença da grandiosa Fernanda Montenegro.

Não vi o programa da Record, mas acho que o além de toda a bizarrice citada por você, foi desnecessário atacar a outra emissora, já que foi apenas um dos seus funcionários que perdeu a oportunidade de ficar de dedos quietos,e não a Globo.

Enfim.

Beijo, Sérgio.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Milene. O diretor deveria ter ficado quieto. Que bobajada ele falou. Mas a Record não ficou atrás ao exibir essa reportagem constrangedora. Beijão e boa semana!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!
Sérgio
você já disse tudo! Situação ridícula protagonizada por ambas as partes.Ambas perderam
Que maravilha, ainda bem que tem o controle remoto.
Obrigado!
Ótima semana!
Abraços
ClicAki Blog(IN)FELIZ

chica disse...

Que bom que além do controle pra mudar o canal, podemos simplesmente DESLIGAR a tv e ir passear natureza, ler, brincar ,tantas coisas que acrescentam... ( e se fosse pra escolher, picapau na certa!!) Lindo dezembro pra ti! abraços,chica

eder ribeiro disse...

Sérgio, assisti a homenagem a nossa Dama e digo-lje, até hj foi a única coisa q a mal apresentadora(?) Xuxa apresentou de bom em seu programa. Q esse programa já deveria sair do ar, isso sim. Qto a jornalismo da Record, falta credibilidade ao mesmo. Abçs.

LUIZ disse...

GLOBO E VOCE, NADA A VER.
Sem comentarios.

Thallys Bruno Almeida disse...

Perfeito artigo, Sérgio. Principalmente porque falou o que realmente foi: OS DOIS tão errados, o texto não toma partido de nada (aparentemente o comentarista acima não percebeu isso). O diretor por atacar quem preferia o Pica Pau e a Record por perder tempo com isso só pra ter mais munição na metralhadora contra a emissora. E a Record se contradiz muito porque usa os mesmos veículos que ataca quando lhe convém. Se preferem o Pica Pau, preferem o programa, não a emissora.

Aposto que se ainda fosse o SBT o detentor do Pica-Pau, não faria esse tipo de reportagem, mas sim aquelas provocações bem-sacadas, com bom humor, que fazia. Abçs!

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, boa tarde amigo!
Não fiquei sabendo dessa malfadada discussão!

Mas como você disse, parece briguinha de crianças, protagonizadas por egos enormes de diretores, que vivem pecando em suas programações, simplesmente para duelar por audiência.. E no final quem perde sempre é o telespectador, infelizmente!!!

Obrigada pela informação sempre em cima do acontecimento amigo!
Abraços e ótima semana!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Boa análise, Sérgio. Mário Meirelles perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Em junho, ele já tinha atacado os críticos de TV. Cada um é livre para assistir ao que quiser.
O "Domingo Espetacular" também errou, ao insistir nesse assunto. Existem temas mais interessantes para ser abordados.

Thallys Bruno Almeida disse...

PS: deixei um outro comment no post sobre o Prêmio Extra.

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, que coisa esta briga, eu perdi, não assisto nenhum dos dois, embora goste da Xuxa dificilmente estou em casa no sábado, então não assisto, mas concordo com vc duas crianças imaturas brigando pelo que eu pude perceber através do seu relato! Lamentável, hj em dia temos que pensar mil vezes antes de postar algo nas redes sociais! Abraçossss e ótima semana!

Clau disse...

Oi Sérgio \o/
Quanta babaquice né?
Mario Meirelles extrapolou e o Domingo Espetacular,mostrou uma matéria boba e irrelevante.
Ótima postagem :)
Bjs e boa semana!

Anônimo disse...

Oi Sergio, perfeito seu artigo e como vc comentou, os dois erraram: o diretor que já levou uma bronca da Globo e a Record, que é uma emissora que gosta de chafurdar na lama. Ridícula a atitude da emissora que usa seus noticiários para fazer ataques à concorrência. Nem vou falar de ética jornalística, pq esse termo não existe na emissora, mas me pergunto: pra quê isso? A Xuxa faz tempo já não é mais essa coca-cola toda, mas pelos números, no sábado ela ganhou da Record e vai ser sempre assim, dependendo dos convidados ela ficará na liderança, dependendo, poderá ser ultrapassada e dependendo mais uma vez, outra emissora poderá ficar em primeiro lugar.

BLOGZOOM disse...

Sergio,

As pessoas sempre perdem tempo (dos outros!!!!) com bobagens que não levam a lugar nenhum.

Sobre seu comentario para mim, eu tambem gosto de dias nublados, especialmente observar o mar com tempo ruim. Odeio calor infernal.

Bjs

A Viajante disse...

Sérgio, penso que a Rede Globo deveria inaugurar um programa intitulado: o que essa criatura [XUXA] aprendeu com a vida?
Nada. Nada. Nada. Aff.

Jornalista Vê TV disse...

Concordo plenamente quando você diz que neste episódio ninguém tem razão. De fato, o Mário perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, mas acho que aprendeu a lição, pois além de fãs indignados atraiu a atenção de jornalistas-urubus que farejam uma oportunidade para detonar o TV Xuxa. Da mesma forma, a resposta da Record foi tão lamentável quanto e, mais uma vez, demonstrou que o jornalismo desta emissora é, na verdade, um instrumento de perseguição aos seus inimigos. Fosse o contrário, um ataque de um diretor da Record jamais seria sequer mencionado no Fantástico, por exemplo. Quem talvez mais tenha perdido com essa história - mesmo sem ter nada a ver com ela e, certamente, desaprovar o comentário do Mário - é a própria Xuxa, que, mesmo sem merecer, teve seu nome envolvido, por tabela, em críticas que não raramente são bastante injustas.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Felisberto. Os dois perderam nessa briga inútil. Constrangedor. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi chica, obrigado. Pra você também. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Eder. Eu vi a homenagem na internet e foi muito bonita. O jornalismo da Record é triste. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Luiz, creio que vc não leu o texto. Obrigado pelo comentário. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Thallys, obrigado pelo comentário. Pois é, os dois estão errados. Sim, onde já se viu fazer uma matéria elogiando o Pica-pau? Se ainda fosse num programa infantil, ok, mas ali... Foi triste mesmo!

Gostava quando o Ratinho subia na mesa comemorando quando vencia a novela da Globo. Era engraçado e não arrogante. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Adriana! Eu que agradeço. Sim, foi mesmo uma briguinha de crianças mimadas. Um diretor que não sabe lidar com a concorrência e uma emissora com o ego inflado. Beijos!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. Bem lembrado. Ele já atacou os críticos de tv mesmo e agora resolveu atacar o público. Já a Record atacou meio mundo e agora insistiu em um assunto que já estava morto. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Ah, Thallys, sim, respondi ontem mesmo. Abç.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen. Sim, é preciso pensar duas vezes antes de postar algo para que depois não se arrependa. Depois o diretor deletou sua conta, ou seja, tomou um esporro dos grandes. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau. Babaquice é a palavra certa. Obrigado pelo elogio. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Mônica. Chafurdar na lama é um bom termo para a Record. Concordo plenamente. Eu nunca gostei da Xuxa e menos ainda do seu programa, mas a homenagem feita foi bonita mesmo e a Record polemizar em cima disso foi patético. E o diretor também foi ridículo. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Sissym, sim, se preocupam com os outros ao invés de melhorar a própria programação.

Dia nublado é o meu preferido. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Ju! rsrs Esse "nada" é daquela música que uma senhorinha canta? rs

Não gosto da Xuxa como apresentadora. Beijo!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Jornalista. Não sei se ele aprendeu a lição porque é reincidente (já desceu a lenha nos críticos antes), mas espero que tenha se conscientizado. Não acho a Xuxa uma boa apresentadora e odiava o TV Xuxa, mas pelo que vi na última vez deram uma melhorada na atração, embora continue nada de incrível. Abração!

Jornalista Vê TV disse...

Bom, mas aí, mais uma vez, é questão de opinião (graças a Deus as pessoas pensam diferentes, rs): apesar de ainda serem necessários alguns ajustes, considero que o TV Xuxa é, hoje, a melhor opção do "trio" de sábado da Globo. Tanto Angélica quanto Huck - este, para ajudar, ainda envereda pelo assistencialismo barato, como bem definiu o Rafinha Bastos - querem cultivar a imagem do apresentador perfeito, o que os torna um tanto artificiais, rótulo que a Xuxa nunca fez questão de ostentar, vide seu especial de 25 anos, em que ela estava visivelmente abalada pelo estado da mãe.

Da mesma maneira, para exemplificar que as preferências são subjetivas, cito Guerra dos Sexos: você consegue enxergar alguma graça nesse remake, eu já não. Totalmente inverossímel, nos dias de hoje, que dirigentes façam apostas para decidir o futuro de uma empresa. Este é um de vários exemplos numa trama que se sustenta numa tentativa de fazer rir. Nem Glória Pires consegue me prender na frente da TV.

Tudo isso para reiterar que a diversidade de opiniões e o debate saudável são sempre bem-vindos.

Uma Interessante Vida disse...

Briguinhas nunca é bom, um errou porquê começou e o outro errou, porquê continuou... A Record sempre atacou a Globo, mas a Globo começar um ataque foi o fim da picada mesmo, Sérgio! beijos e tudo de bom!

Sérgio Santos disse...

Exato, Jornalista. É sempre bom poder divergir e debater opiniões. Gosto é gosto mesmo e acaba prevalecendo em várias situações. Também não gosto do Caldeirão e do Estrelas só às vezes. O TV Xuxa eu nunca gostei, mas vi melhora na última mudança. Respeito seu ponto de vista. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie. Nem foi a Globo que iniciou o ataque e sim um diretor do TV Xuxa. A emissora mesmo deu uma declaração alegando que nada tinha a ver com as opiniões de Mario Meirelles. Beijos.

Uma Interessante Vida disse...

Okay, sérgio, desculpe-me pela "má-interpretação" de seu texto e obrigada pelo reforço da "explicação". ;) beijos

Sérgio Santos disse...

De nada, Barbie. Sem problemas! =) bjão

Marcos Mariano disse...

Eu acho que tudo se resume em interesses próprios, o diretor preocupado com a perda da audiência e a Record querendo se aproveitar do acontecido para angariar mas alguns pontinhos para o Domingo Espetacular, já que se tratava de um assunto que estava na boca do povo.

Abraços

Sérgio Santos disse...

Marcos, você resumiu bem. Tudo se resume em interesses próprios. Abração.

MakBew disse...

O diretor do tv xuxa foi muito infeliz no comentário.Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.O comentário foi extremamente preconceituoso e sem noção.Mas a Record se superou com a reportagem ridícula para atacar a globo e não só o diretor.O correto seria a emissora atacada responder ao diretor pelo mesmo veículo no qual o diretor usou para discriminar os telespectadores do desenho que aliás, a própria globo já exibiu.A Record mente o tempo todo falando bem de sua programação e dos seus pontinhos do ibope.Eles colocam isso em reportagens jornalísticas.Falta ética e humildade para eles que na vdd todo mundo sabe que só copiam a globo e mesmo assim não saem da terceira posição no ibope na maioria dos horários.A última tentativa de 'cópia' foi essa Fazenda de verão que ngm fala, ngm conhece e muito menos assiste esse reality que só tem barraco pelo que li na internet.Eles mesmo admitiram não exibir mais o programa com participantes desconhecidos.Talvez admitindo que o formato é melhor o da Globo e eles que fiquem com os "artistas" polêmicos,barraqueiros e que vivem na geladeira,exemplos:Compadre Washington,Théo Becker,Gretchen,Valesca Popozuda,Sérgio Mallandro,Viola,Adriana Bombom,Mulher melancia,Nicole Bahls,e pior de tudo foi a vitória de Dado Dolabella na primeira edição, ridículo,cara podre dentro e fora da tv e no programa então, sem comentários.Bem eu sei que o assunto do seu texto é outro mas eu não poderia deixar de citar essas 'palhaçadas' desta péssima emissora.As olimpíadas então..só pra encerrar, os jornalistas da record estavam tão preocupados com o ibope(certamente os números da globo)que durante o jornal da record(ao vivo) a Ana Paula Padrão disse jornal da globo ao invés jornal da record, isso lá de Londres.Adorei e ri muito.Odeio essa emissora !!!

Sérgio Santos disse...

Unknown, aonde eu assino? Concordo plenamente com todo o seu comentário. Abraço!