terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Com Regina Casé cada vez mais à vontade, "Esquenta!" estreia sua terceira temporada com a alegria de sempre

"É como se fosse uma festa na minha casa. Branco, preto, bege, gordo ou hétero, deficiente, não importa: todo mundo pode ficar à vontade." Essa é a descrição que Regina Casé faz do "Esquenta!", programa que estreou sua terceira temporada no último domingo (9/12), matando as saudades do público. A atração fez sucesso assim que entrou no ar, em 2011, e a Globo chegou a cogitar a hipótese de manter a produção fixa na grade, mas a apresentadora achou melhor não arriscar e continuar com as exibições em pequenas temporadas, se inspirando no padrão de algumas séries globais.


O programa, primeiro da atual temporada, foi dedicado aos deficientes físicos. O palco foi adaptado para que todos os deficientes tratados na Rede Sara Kubitschek, convidados especiais do dia, tivessem uma boa mobilidade. Ainda foi exibida, em pequenos blocos durante a atração, uma entrevista com a presidente Dilma Roussef. E, claro, a tradicional bagunça feita foi mantida e nem poderia ficar de fora. Tudo mesclado com muito samba, pagode e uma mistura grande de ritmos e estilos --- com direito a uma participação especialíssima do 'Paralamas do Sucesso', onde além de cantar, Herbert Vianna contou sobre sua paraplegia, após o trágico acidente que sofreu anos atrás.

O "Esquenta!" é um produção para toda a família e bem despretensiosa, mas não tem um formato fácil. São mais de cinco horas de gravação para apenas uma hora e meia de duração no ar. Há muita gente no palco e a plateia fica bem próxima dos convidados. Caso não fosse bem liderado, o programa poderia ser um imenso fiasco da
Globo. Mas Regina Casé é uma apresentadora espontânea, carismática e consegue comandar toda essa grande bagunça com naturalidade e sem nenhum tipo de dificuldade. Nasceu pra isso.

A terceira temporada estreou com pé direito e a desorganização organizada da atração continua agradando o telespectador. A junção de música com humor e um bate-papo descontraído é perfeita para qualquer tarde de domingo. E agora o público poderá curtir o "Esquenta!" por mais tempo: a atual temporada ficará no ar por sete meses , obviamente que em virtude da boa repercussão alcançada ao longo desse tempo. Importante ressaltar que não é nada improvável que o programa acabe se fixando na grade, substituindo "A Turma do Didi" (que já teve seu cancelamento confirmado para fevereiro de 2013) e "Os Caras de Pau" (que não teve o cancelamento confirmado, mas muitas especulações a respeito do término surgiram).

Com tantos programas de baixa qualidade indo ao ar aos domingos (com exceção do "The Voice Brasil"), ter uma atração como o "Esquenta!" não deixa de ser uma evolução. A estreia da terceira temporada rendeu 13 pontos de média, índice considerável satisfatório para o horário. Após comandar várias produções que não tiveram continuidade, Regina Casé parece ter finalmente encontrado uma atração que terá vida longa na Globo. Ao que tudo indica, as tardes dominicais dos telespectadores serão alegradas por essa turma por um bom tempo.

34 comentários:

Milene Lima disse...

Adoro o Esquenta. É inspirador, tanto que a minha postagem tem a ver com o programa de ontem, que de certa forma foi em homenagem também a mim. Adoro principalmente a espontaneidade e o respeito com que ela trata todo mundo.

Beijo, Sérgio. Te espero lá, porque sei que você vai passar, né? Rsrs...

Beijo, Sérgio.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, obrigado pelo comentário. Claro que sim, já marquei meu ponto! rs Beijos.

chica disse...

Foi um sucesso!Adoro a Regina,mas perdi a estréia! abração,lindo dia! chica

Raylan disse...

Não assisti à estreia, mas já vi trechos de programas de temporadas anteriores. A atração não me agrada muito, acho a edição muito corrida. Também discordo quando falam que o programa mostra a diversidade, pois sempre que via os temas eram samba e carnaval ou funk. Ainda assim é melhor que o irrisível Didi e o cansativo Faustão.

Unknown disse...

ESSE PROGRAMA COM A Regina é muito bom, pena que não assisti domingo, não estava em casa. mas vale a pena ela é uma graça de pessoas, bem alegre e comunicativa, gosto e aplaudo muito ..Tomara que que continue sendo assim, um bom programa
Bjuss Sergio e desculpa não postar me todos tópicos, trabalho e cuido da minha mãe então não da mesmo
Abraços com carinho
Rita!!!!

Thallys Bruno Almeida disse...

Sérgio, pelo visto, em comparação com seu artigo do ano passado sobre o Esquenta, sua opinião parece mais positiva agora. E uma coisa que me intriga são os comentários de que a Regina Casé fora das câmeras é um pé-no-saco, não lembraria em nada a irreverente apresentadora (se bem que nada foi provado até agora).

O programa é uma zona, a edição é atropelada, mas mesmo assim curto demais o Esquenta. A competência da Regina Casé em chegar ao povão (desde os tempos do Central da Periferia) é tão boa que até o Vildomar Batista, diretor do maior concorrente direto, elogiou a mesma (o que causou mal-estar na Record).

Curti esse primeiro programa especialmente pelos Paralamas e pelo Herbert, pela força de vontade do mesmo em continuar a carreira mesmo na cadeira de rodas. E, deixando de lado ideologias políticas, gostei também da entrevista da presidente Dilma.

Sobre Os Caras de Pau, deu na Kogut que o programa seria novamente suspenso em favor do The Voice Brasil, que ganhará merecidamente segunda temporada. Mas não dá maiores detalhes, diz apenas que está fora da grade do primeiro semestre, ao contrário do Didi e do Casseta que vão, felizmente, em definitivo.

Enfim, a única coisa que não gosto no Esquenta é o "pancadão carioca", mas de resto, adoro essa zona toda. Abçs!

Vanessa Barbosa disse...

Eu simplesmente amei o programa desse domingo, foi um show de cidadania, uma aula de humanização, amei demais.
E com a alegria de sempre, a bagunça que aproxima as pessoas, só faltou mostrar a Dilma sambando rsrsrs.

Beijos e uma ótima semana.

Valquíria Novaes disse...

Affffffffff eu odeio a Regina Casé, a entrevista que ela fez com a Dilma foi podre, odeio gente com sindrome de Fautão ¬¬'
Bjos!
http://amonailart.blogspot.com.br/

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, eu adoro e ela está muito bem, meu marido é que não gosta, fala que é um programa feito só p quem é do Rio, já ouvi outras pessoas falando o mesmo, mas eu discordo, acho que é um programa a cara do Brasil! Abraçoss

Uma Interessante Vida disse...

A Regina Casé é a alegria em pessoa, adoro ela, Sérgio. beijos

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Perdi a estréia. Acho a Regina fantástica. Ela é muito simples e carismática. Com certeza, será um grande sucesso. Ainda bem que surge um bom programa para o domingo, tão desfalcado de programas atrativos.

Beijo.

Anônimo disse...

Adoro o Esquenta, mas gosto desse formato de temporadas. Espero que um tempo maior no vídeo não traga um desgaste ao programa. A Regina Casé realmente sabe comandar com bom humor o programa e tem um domínio de palco e uma inteligência poucas vezes vista. Acho que o sucesso do programa é justamente por isso: apesar de ser um programa dito "para o povão" a Regina Casé discute assuntos importantes e variados sem cair na mesmice e de forma muito inteligente.

Clau disse...

Oi Sérgio :)
A Regina Casé é uma simpatia,além de talentosa.
Estava ótimo o programa do último domingo.
Vou adorar se o 'Esquenta',substituir 'A Turma do Didi'!
Bjs!

Anônimo disse...

Não foi nesse último programa que a Regina ofendeu pessoas com necessidades especiais, vulgo "deficientes"?

MARILENE disse...

Não vejo (rss). Sua postagem e os comentários aqui deixados demonstram que o programa é bom. Vou tentar conferir. Gosto dela, passa sempre imagem de autenticidade em seus trabalhos. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Oi Chica. Obrigado pelo comentário! bj

Sérgio Santos disse...

Oi Raylan, obrigado pelo comentário. Eu também acho que os temas musicais são sempre os mesmos: samba, pagode, funk, axé e sertanejo. Na estreia da terceira temporada teve a presença do Paralamas do Sucesso, mas foi uma exceção. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Rita. O programa é uma boa atração para as tardes mesmo e Regina é uma ótima apresentadora.

Rita, você sempre está por aqui, não tem razão para se desculpar por uma bobagem dessas. Beijão.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys. Olha, sinceramente, eu não gosto do programa. Detesto funk, pagode, sertanejo, axé e não morro de amores por samba. Quase todos os convidados que a Regina chama também não me atraem em nada. Não sou um telespectador cativo e raramente vejo, mas não procurei não misturar meus gostos pessoais no texto. A atração é boa, Regina apresenta muito bem e faz um merecido sucesso.

Sobre a personalidade dela, também já ouvi muito isso, mas como não a conheço me baseio exclusivamente pelo que vejo na tevê.

Pois é, pelo que li Os Caras de Pau sai do ar para ceder lugar ao The Voice, mas depois volta. Ou não, vai saber... Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa, o programa de volta foi bem elogiado mesmo e deu uma boa audiência. Beijão.

Sérgio Santos disse...

Oi Val! hahaha Gosto da sua sinceridade. Eu não vi a entrevista porque deixei gravando e quando assisti, adiantei essa parte. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen. Embora concorde em parte com o seu marido, também concordo com você. Acho que é uma mescla. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie. A Regina é muito carismática. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, é verdade. O domingo não anda bom de programas, mas com o The Voice e o Esquenta! houve uma pequena melhora. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Mônica. A intenção das temporadas é justamente essa, evitar um desgaste. Vamos ver se o programa aguenta sete meses seguidos. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau. Olha, seria uma grande toca, né? Beijos.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, ela não ofendeu, pelo contrário, estava prestando uma homenagem. Na verdade foi uma gafe. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene. Olha, não posso afirmar que você vá gostar, mas tente ver ao menos uma vez. Beijos.

Vane M. disse...

Oi, Sérgio. Talvez agora, com Esquente e The voice na programação de domingo, a audiência emplaque. Apesar de que o The voice já está acabando, né, uma pena. Gosto muito do programa da Regina porque além de música trata de variedades. Um abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi Bia. É verdade, o The Voice acaba nesse domingo. Passou muito rápido. A Regina é uma apresentadora muito segura, gosto dela. Beijos!

Lulu on the sky disse...

Sou fã do trabalho dela.
Venha comemorar comigo 9 anos de blog! Big Beijos

tutankamon disse...

Gosto da Regina Casé como pessoa e profissional
sofre críticas pesadas e desleais pelo seu 'jeitão largadão', que as classes mais populares em muito se identificam
Verei se acompanho,nem que seja um programa e fazer uma análise
do conteúdo
Serjão,
abraços fortes

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu! Também gosto. Parabéns pelos 9 anos! Beijos e sucesso!

Sérgio Santos disse...

Oi Tutankamon. Não sei se você gostará do estilo do programa, mas vale a pena ver uns trechos. Abração!