quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um trio que cresceu e apareceu em Avenida Brasil

Eles começaram como meros figurantes e quase não tinham relevância para a história. Poucas falas e aparentemente deslocados --- estas eram as principais características de Janaína, Zezé e Adauto. Entretanto, com o passar dos capítulos, o autor foi percebendo a capacidade dos atores. As três figuras foram crescendo, caindo do gosto popular e suas respectivas participações foram aumentadas significativamente. A novela de João Emanuel Carneiro está cada vez mais perto do fim. Mas antes que "Avenida Brasil" saia de cena, é necessário elogiar um trio de muito talento e que conquistou o carinho dos telespectadores. 


Cláudia Missura, Cacau Protásio e Juliano Cazarré jamais puderam imaginar que fariam tanto sucesso. Janaína, Zezé e Adauto eram quase figurantes, passaram a coadjuvantes e , muitas vezes, chegaram a ser até protagonistas, sem qualquer exagero. Os três atores agarraram a oportunidade com unhas e dentes e não têm do que se arrepender. O festival de pérolas proferidas pelo ex de Muricy divertiram, servindo para quebrar o clima tenso de "Avenida Brasil" e da mansão de Tufão --- sempre marcada pelas discussões familiares. A empregada, que sentia uma inveja incontrolável de Nina, foi a responsável pela maior quantidade de cenas hilárias, tanto ao lado de Jana, quanto de Carminha e do próprio Adauto. Já Janaína teve mais sequências fortes --- quando enfrentava o filho mau-caráter, por exemplo ---, mas também tinha seus momentos engraçados, principalmente quando se juntava com Zezé  (eterna parceira de fofocas), ou na hora que humilhava sua empregada, imitando a vilã histérica.

É impossível citar todas as cenas marcantes e os respectivos diálogos deste trio de talento, mas os últimos momentos de maior destaque todos sabem. Primeiramente foi a curtíssima sequência em que Zezé canta "Eu quero ver tu me chamar de amendoim", segurando um aspirador e rebolando sem medo de ser feliz, sendo flagrada por Tufão e Leleco. Houve um verdadeiro fenômeno nas redes sociais, gerando diversos memes (espécie de bordões da internet) e até mesmo hits com a música. 
Merece destaque também a cena em que Adauto descobre que foi traído por Muricy. O ator emocionou, ao mesmo tempo que divertiu, quando o tapado subiu no telhado da mansão e ficou lá em cima chorando e comendo as fotos da sua amada. Já Janaína esteve no lixão e é uma das suspeitas de ter assassinado Max. As cenas em que a empregada luta para proteger o filho das garras da vilã foram ótimas e, no capítulo desta quarta, a atriz emocionou quando sua personagem chega em casa e vê Lúcio desacordado no chão, todo ferido.

Seria injusto citar Cláudia Missura, Juliano Cazarré e Cacau Protásio sem citar outros atores coadjuvantes que também fizeram bonito em "Avenida Brasil". Fabíula Nascimento fez de Olenka uma periguete tão fascinante quanto Suellen; Emiliano D`Avila convenceu na pele do mau-caráter Lúcio; Betty Faria engrandeceu o núcleo do Cadinho com sua desbocada Pilar; Luana Martau, apesar do pouco destaque, divertiu com as frases de Beverly; Felipe Abib era um mísero figurante e viu seu Jimmy crescer; Nathália Dill não fez feio ao viver a íntegra Débora; José Loreto e Débora Nascimento fizeram sucesso com a química existente entre Darkson e Tessália, onde o romance migrou até para a vida real; Carol Abras e Bianca Comparato brilharam como Begônia e Betânia; Bruna Griphao e Daniel Rocha foram gratas revelações na pele da adolescente Paloma e do confuso Roni; Paula Burlamaqui marcou presença com sua Soninha Catatau; Márcio Tadeu de Lima gerou repercussão com o seu corrupto Padre Solano; e Ana Karolina despertou o carinho do público com sua sofrida Ágata. Ainda é preciso lembrar de Mel Maia, que viveu a Rita na primeira fase, outra grata surpresa. 

"Avenida Brasil" foi uma novela que deu oportunidade para todos se destacarem em determinados momentos da história --- talvez a única exceção seja Ronny Kriwat, pois Tomás não tinha nada a acrescentar e pouco apareceu. Mas entre tantos talentos que brilharam, não há dúvida que Zezé, Janaína e Adauto foram os coadjuvantes mais amados da novela de João Emanuel Carneiro.

37 comentários:

Vivian disse...

...Bom dia, Sérgio!

sem sombra de dúvida
esse trio Janaína, Zezé,
e Adauto roubaram a cena
no 'Divino'...rs

coisas de pessoas simples,
pessoas do povo, das ruas,
e por isso encantam
pela inocência.

obrigada pela visita!

adorei tbm estar aqui.

bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Vivian, eu que agradeço! Obrigado pelo comentário. Esses três foram geniais! Beijos.

chica disse...

Concordo contigo e o Adauto,parecendo burrinho, conquistou a todos no final... abraços,chica

Trilhamarupiara disse...

Bom dia amigo, esses dias eu estava pensando nisso, como os atores desta novela agarraram a chance de se destacarem, acho que não sei citar ninguém que não tenha dentro do seu papel mandado muito bem nesta novela, todos brilharam, o trio que vc citou, cresceu muito, a própria Janaína, chegou tão tímida e depois foi mostrando todo seu talento, a Zezé idem, acho que todos os atores desta novela estão com trabalho garantido nos próximos 5 anos rsrsrs abraçossss

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Justa homenagem ao trio e boa lembrança dos demais atores que conseguiram transformar seus personagens em importantes coadjuvantes, garantindo cenas tanto de humor quanto de suspense.

eder ribeiro disse...

Sérgio, sem dúvida, o Adauto foi um show a parte. Ançs.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, acrescento João Fernandes, no papel do Picolé, que está sendo decisivo como o informante de Jorginho e Nina, nesta reta final.

Mery disse...

Amo esses coadjuvantes ...
vou sentir falta da novela porque me apeguei a familia ` topeira ...Li no twitter ... rs
Mas e verdade!
beijos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio...
...que bom ver isso... alguns atores novos desta novelas aproveitarem a chance e se destacarem...comprova q a vida é mesmo de oportunidades! Só é feliz quem as aproveita!Eu "vi" esse "meme" na rede social...'bombou" mesmo!
Obrigado!
Boa quinta feira!
Abraços

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Ótimo texto Sérgio!

Esse trio arrebentou mesmo, não teve quem não riu com Adauto e Zezé, e que não se emocionou com Janaína com os problemas de seu filho.
Realmente todos aproveitaram muito bem a chance de brilhar nessa novela, acrescento ainda Heloísa Perissé, Debora Bloch, Camila Morgado, Otávio Augusto e Bruno Gissoni que também brilharam. Vamos todos sentir muita falta dessa turma.

paulo disse...

O seu texto só comprova uma coisa: qualquer coisa hoje em dia faz sucesso, vira hit na internet, etc. Vi aquela cena da tal de zezé cantando o amendoim e não ví graça alguma naquilo. Não sei viu, acho que a forçassão de barra com essa novela já tá passando do limite, eu hein... Abrçs a todos!

Unknown disse...

Para essa novela temos que dar um
parabéns a cada ator e atriz...mesmo
as crianças que foram importantes
A empreguetes no bom sentido é um
swhouuuuu , e cada uma com seu jeito
de trabalho valioso.
Adauto então nem se fala, um ser especial, com a simplicidade fez seu papel fantástico
Um trio da pesada que vai deixar saudade
Abraços com carinho
Rita!!!!!

Carlos disse...

Únicos atores que prestaram nessa novela, embora não tenha achado tanta graça assim neles. Sempre achei essa Zezé irritante (principalmente quanto a Nina). E essa musiquinha de amendoim, francamente... O Adauto achava legal no início, quando ele ainda estava fora da mansão, depois ele ficou naquela palhaçada de todos falando ao mesmo tempo, quase um Casos de Família versão novela. A Janaína sim, foi dos 3 a melhor. Talvez essa tenha sido a ÚNICA personagem com um conflito convincente. As atitudes dela em relação ao filho faziam todo o sentido, e isso que gostaria que vcs entendessem que no resto da novela NÃO TEM. Estou sabendo que a Carminha está nas mãos do pai e que ela está quase uma mocinha em perigo, mas o que ele tem contra ela? Pq a Nina tinha fotos comprometedoras e não conseguiu segurá-la. Aliás, a Carminha durante toda a novela não passou essa imagem de passado sofrido, não fazia maldades com a Rita quando pequena e após fúria, mais tranquila, ficava com remorso. Estão entendendo? As situações não se encaixam. Até pra ser ambíguo, os personagens devem passar isso para os telespectadores, e não foi o que aconteceu nessa novela. JEC não sabe passar sentimento no texto (quem passa são os atores, é diferente). O texto dele é fraco no sentido de profundidade. Ele é bom em dinamismo, as tramas dele não são paradas, mas falta a ele criar ligações na trama INTEIRA. Esse Santiago apareceu do nada, vi duas cenas dele no site (pra poder comentar) e ele não deu pista alguma. Foi ele tbm que tirou a Nina da cadeia? Ainda tem esse Quem Matou, que não se enganem, não é a 1° novela a fazer isso no final. Vi a cena, e não achei isso tudo não. Ela é confusa graças a direção, foco (ou falta de), iluminação, mas dá pra ver o que aconteceu de maneira clara, talvez a maior dificuldade da cena seja saber o pq de o Max estar sangrando, mas enfim, bom fim de novela pra vocês.

ps.: observou que sumi daqui né? Motivos não faltaram, só olhar os coments kkkk. O problema é que é chato ler os coments daqui, onde babam pelo autor, e é chato ler de sites de portais, onde as pessoas esculacham sem assistir. E antes que vc fale que eu não assisto, volto a dizer: assisti os 3 meses iniciais, ou seja, a base da trama, ou pelo menos deveria ser. Posso não ter assistido a detalhes, por isso não me apego, acredito no que vcs dizem e vou investigar (assistir a cena). Foi o que fiz naquele último post polêmico, mas fiz a besteira de falar que não tinha assistido o capítulo e deu no que deu.

Carlos disse...

E já ia me esquecendo, outro ator que também gostei foi o José de Abreu com o seu Nilo. O melhor ator sem dúvida. Por falar nele, ele morreu duas vezes né? Falha de continuidade da direção (ou pelo menos falha no site da Globo.com). Não vi a cena. Só vi as críticas.

Abraço

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, mais do que um trio, os três mais os outros que você citou abrilhantaram esse elenco de tal forma que as tramas paralelas de Avenida Brasil cresceram muito com eles. O drama de Janaína, as desconfianças de Zezé, as pérolas de Adauto (que ainda mostrou não ser só um bobão, tendo desconfianças que ninguém havia pensado), tudo isso foi perfeitamente interpretado. Abçs!

Marcos disse...

Bela lembrança, Sérgio!

A Zezé roubou a cena diversas vezes. As suas tiradas, sua inveja com a Nina, e mesmo quando ela não falava nada, mas só as expressões faciais já faziam o telespectador rir e muito!

A atriz mereceu o destaque que foi tendo ao longo da novela!

Os demais atores citados tbm fizeram bonito! Avenida Brasil vai deixar muitas saudades, a novela é maravilhosamente orgânica, todos os personagens e núcleos se interligam, e vai ser dureza pra Glória Perez rsrs...

Abração!

Fabio Dias disse...

Sem comentários para esses três!
Juliano Cazarré conquistou de vez o seu espaço na Globo, construiu um grande personagem! Adauto vai deixar muitas, mas muitas saudades assim como Zezé de Cacau Protássio!

Janaína de Cláudia Missura é outra delícia na telinha!

:((( Já to com saudades de tudo!

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, o Adauto foi uma figura msm! Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, espero que a direção da Globo te ouça e que assine contrato com esse time talentoso. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, obrigado pelo comentário. Boa lembrança do João Fernandes como o esperto Picolé! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, obrigado. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Mery, também vou sentir muita falta da novela! rs Essa família foi inigualável! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, difícil alguém não ter visto o meme da Zezé. Se multiplicou por tudo quanto foi lugar! rsrs Bacana vermos esse pessoal esse destacando mesmo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael, o trio foi excelente mesmo e mereceu o sucesso que fez! Os atores citados por você também merecem elogios. Abração!

Sérgio Santos disse...

Paulo, a cena foi engraçadíssima, mas quem não gosta da novela dificilmente verá graça mesmo. É normal. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, dá pra selecionar nos dedos o que não deixará saudades nessa novela. O trio mereceu o destaque e deu gosto de vê-los em cena. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, percebi sua sumida mesmo! O que mais me constrange é quando tem um texto sobre a novela em um site e vem um comentarista e posta: "A Globo manipula o povo com suas novelas e essa é ridícula!" Fica claro que a pessoa odeia a emissora e nem vê nada pra poder ter embasamento pra falar, enfim...

Olha, sobre o Santiago, vejo toda coerência ali. Sempre ficou claro que havia um segredo em relação ao passado de Nilo, Lucinda e Carminha e justamente era o Santiago a chave do mistério. Não foi uma improvisação, ele entrou com esse intuito; até porque não escalariam um ator como o Juca de Oliveira para ser figurante de luxo. Santiago não está chantageando Carminha, simplesmente pq ela não tem pra onde ir, está sem ninguém. Precisa dele e tem que aceitar suas regras pra continuar. A história tem muito mais cconteúdo que a mera presença dele.

Sobre o elenco, tenho pouquíssimas exceções para criticar e acho esse time muito bem escalado, incluindo protagonistas e coadjuvantes. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Ah sim, o José de Abreu esteve ótimo mesmo. Sim foi uma falha de continuidade mesmo ou então proposital para poder congelar a imagem dele morto no capítulo de terça. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, exatamente. Após citar o trio estava quase terminando o texto e não achei justo deixar os demais coadjuvantes de lado. Eles tambêm brilharam! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, obrigado! A Glória tá com um batata quenta nas mãos. Avenida Brasil deixará saudades mesmo assim como as tiradas da Zezé. rs Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Fabio, também já estou com saudades de tudo, viu? Amanhã será um dia triste para nós fãs. Abraços.

Carlos disse...

Mas se foi proposital só pra congelar, era só não matá-lo, deixava agonizando e pronto, todos iriam assistir no dia seguinte, melhor do que assistir um personagem já morto kkkkk.

Poxa, Carminha fazer tudo o que ele manda só pq não tem pra onde ir? Puxado isso, Sérgio. Tanta coisa que ela poderia começar a fazer. Uma vida nova com a Lucinda, juntar dinheiro e depois seguir pra outro lugar. Mas ficar com o pai? O cara que ela mais detesta? Virou masoquista tbm? Quer dizer, ela aceita o pai maltratá-la de graça, mas a Nina que tinha PROVAS contra ela, a loira peita? Sério que vc vê coerência nisso? Se alguém tivesse provas cabeludas contra vc e começasse uma chantagem contigo vc obedeceria ou peitaria? Na novela ainda é pior se analisarmos que eram provas contra o “mundo perfeito” da Carminha de DOZE ANOS. E se vc tivesse um pai que não prestasse, que vc detestasse e que ainda te obrigasse a fazer coisas que não gosta? Por favor, né. Carminha não é mais criança, pra ter atitudes como tal (de agora ficar com o papaizinho). Ela perdeu o amor dela, pode ter ficado “tonta” com isso, mas a ponto de ficar com o homem que ela odeia? Não cola.

Ok que eles tem o Santiago como Chave, não digo que isso seja forçado, digo a situação em si. O cara me apareceu do nada, era um vovô bonzinho e do nada (última semana) virou um sequestrador capaz de tudo, e superior até a filha. Isso de pai pior que os filhos já está manjado, mas sempre é legal, desde que o(a) pai/mãe já venha demonstrando que não presta (assim como esse mesmo autor fez com a Flora) e não faça da cria uma inocente, como está acontecendo. É forçadíssimo aceitar uma Carminha boazinha, por tudo que o autor escreveu e não por ela ser vilã. Ela jamais teve um pingo de remorço em suas ações pra agora estar tão coitadinha. Redenção em último capítulo depois de mais de 150?

Abraço

Sérgio Santos disse...

Carlos, todas as coisas que você sugeriu não têm sentido. Mãe Lucinda tá na cadeia e vai juntar dinheiro como? Trabalhando?

E Carminha peitava Nina, mas acatava tudo o que ela mandava, ou seja, peitava entre aspas.

E caso Carminha realmente venha a salvar Nina, é claro que ela vai é se salvar primeiro. Ela sabe que Santiago não é confiável e pode muito bem matá-la depois de conseguir a grana e nós estamos cogitando fatos que ainda nem foram ao ar. E também não acho que ela esteja se redimindo, pois foi falsa com Ágata novamente.

E Carminha tá com o cara que ela odeia pq é a maneira mais fácil de conseguir uma grana alta. Ela tentou fugir com o Lúcio na quarta, mas Santiago a seguiu e mandou espancarem o rapaz. Ou seja... Enfim, acho essa novela incrível. Abraços.

Carlos disse...

E acabou mais ou menos como eu disse: com Carminha trabalhando no lixão (com aquele final patético das duas se abraçando). Lucinda tava presa? Bom saber o quanto sei nada dessa novela.

Peitava entre aspas nada. Ela só ficou na mão da Nina durante UMA SEMANA. Mas é claro, Carminha já tinha lido o roteiro. Sabia que iria conseguir reunir TODAS, eu escrevi TODAS as provas.

Desisto, vcs gostam tanto dessa novela que não percebem alguns detalhes. Tá aí, último capítulo. E a vilã, redimida.

Sérgio Santos disse...

Carlos, eu adorei o final! Abração!

Eduardo disse...

Verdade o Sergio os tres brilharam em cena. A única coisa que eu não consigo entender em av brasil é como JEC Que transforma ator pedra ( exemplo, Marcelo Novaes) em ator de verdade tenha deixado a Nathalia Dill (uma das melhores revelacoes de malhacao) ser praticamente uma figurante.

Sérgio Santos disse...

Oi Eduardo, no caso da Nathalia Dill, acho que ela teve seus momentos de destaque; quando descobriu a traição do Jorginho, quando enfrentou Nina, quando foi aterrorizada por Nilo, quando se envolveu com Iran e quando foi pedida em casamento por ele. Foram muitos momentos, mas ela não era protagonista dessa vez. Assim como todo o elenco (com exceção do Ronny Kriwat), ela teve espaço pra brilhar. Abraços.