segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Laço de amizade entre Laura e Isabel: um dos acertos de Lado a Lado

Falta pouco para que "Lado a Lado" inicie sua segunda fase. A novela de João Ximenes Braga e Cláudia Lage é primorosa e dá gosto de assistir. Entre os muitos acertos, pode-se dizer que a criação das duas protagonistas foi o maior deles, só perdendo para o casal Laura e Edgar. São duas jovens guerreiras, fortes,   destemidas, amigas, sofredoras e que caminham à frente do seu tempo. Laura e Isabel não ocupam o núcleo central da trama por acaso; não estão lá sem ter nada de interessante para mostrar, muito pelo contrário. O telespectador se interessa pela história de vida delas.


Laura é uma jovem professora que luta pelos direitos dos mais fracos, apesar de ser filha de poderosos, representantes da elite conservadora. É totalmente avessa aos preconceitos da época (que ainda estão presentes nos dias de hoje, infelizmente) e mantém uma forte amizade com Isabel; esta iniciada após um conturbado encontro na igreja, onde ambas se casariam com seus respectivos noivos. Já Isabel tem características muito semelhantes às da melhor amiga: gosta de trabalhar, luta pela independência financeira e não abaixa a cabeça para os preconceituosos.

No atual momento da novela, o telespectador está podendo acompanhar o calvário das duas. O título "Lado a Lado" nunca esteve tão apropriado. Enquanto Isabel sofre ao achar que perdeu seu filho com Albertinho no parto, Laura entra em desespero ao descobrir que Edgar tem uma filha com outra mulher. Se anteriormente Laura enfrentava um
período de calmaria --- ao viver o lindo romance com seu marido ---, e Isabel chorava sozinha após perder o emprego, ser expulsa de casa e brigar com Zé Maria; agora pode-se dizer tranquilamente que ambas sofrem lado a lado.

Apesar do sofrimento das protagonistas, não há um festival de lamentações. São mocinhas que, mesmo abaladas, conseguem se manter de pé e ainda encontram forças para se consolarem e se ampararem. Nos últimos capítulos, o público teve o privilégio de assistir ao show de atuação das atrizes. O telespectador sofreu junto com Laura, após a filha de Constância ter tido uma briga feia com Edgar (um ótimo Thiago Fragoso), e se desesperou com outro momento forte e impressionante: a sequência em que o bebê vivo de Isabel é trocado por um morto, causando um desespero aterrorizante na mãe do menino. Camila Pitanga deu tudo de si na cena, assim como Milton Gonçalves, Zezé Barbosa e Maria Padilha, que também estavam presentes. Uma sucessão de cenas densas, bem escritas, bem dirigidas e bem interpretadas.

Marjorie Estiano e Camila Pitanga foram presenteadas com grandes personagens e estão sabendo aproveitar a oportunidade. Laura e Isabel são papéis que várias atrizes gostariam de interpretar e os autores foram muito felizes em suas escolhas. A amizade dessas duas ainda renderá muita história e cabe ao telespectador assistir de camarote ao desempenho de Marjorie e Camila, enquanto acompanha a vida nada fácil das protagonistas.

56 comentários:

chica disse...

Como não vejo, fica difícil opinar.Mas nada importa que eu deixe um abração, desejando linda semana,chica

Anônimo disse...

Novelinha chata, jura que vc assiste isso, sérgio?

Valquíria Novaes disse...

Nossa, eu estava gostando mt da novela, uma pena não poder mais acompanhar :/
Bjos!
http://amonailart.blogspot.com.br/

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Boa crítica, Sérgio. Concordo com tudo. As personagens são fortes e as atrizes foram muito bem escolhidas.

Mery disse...

Infelizmente é um horário difícil e eu não posso assistir, mas pela sinopse q fizeste aqui e pelos artistas deve ser uma boa novela, sim.
Eu ñ gosto de Guerra dos Sexos ...
Estou acompanhando Salve Jorge* e "gostando!
Beiju* boa semana pra ti.

Paty Michele disse...

Querido amigo, eu me libertei do vício das novelas após o desfecho de Av Brasil. Mas ouço falar tão bem dessa novela, e até já vi alguns capítulos, que estou tentando a acompanhá-la. rsrsrs

Um bjo.

Unknown disse...

Concordo plenamente com seus comentários. A novela Lado a Lado é a melhor dentre as que estão no ar e realmente ambas as protagonistas são ótimas personagens e interpretadas por gdes atrizes. Infelizmente não posso acompanhar a novela religiosamente, todos os dias, mas sempre que dá, eu assisto, pois é a única das atuais que dá gosto de acompanhar! E já era a melhor, mesmo qdo a das nove era Av. Brasil, que ao meu ver já foi tarde!

Patricia P. Galis disse...

Tenho tido pouco tempo para ver a novela não consegui ver estas cenas, mas concordo no que disse as duas estão sensacionais.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Sérgio...
Tudo bem?
vou concordar com a Chica.Não assisti nenhum capítulo dessa , mas nada me impede de agradecer sua visita e desejar uma ótima semana!
Abraços

Carlos disse...

Gostando dessa novela. E acho legal acompanhar mulheres fortes e determinadas como estas duas. A época retratada também é bastante interessante. Pena que as pessoas não estão tendo muito interesse, só assim elas teriam um aprendizado maior sobre o próprio país, porque essa novela nada mais é que uma aula de história, claro que mais enrolada, mas bem contextualizada.

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Ouço falar muito bem dessa novela,porém não tenho assistido.
Lendo seu post,entendi pq se chama 'Lado a Lado'.
Bjs!
Tenha uma semana de paz \o/

eder ribeiro disse...

Sérgio, como ñ acompanho a novela, não posso opinar. Sinceramente nem a das nove tou acompanhando, Glória Peres está muita repetitiva. Deixo abraços e um desejo de uuma ótima semana.

Vane M. disse...

Sérgio, gosto muito dessa novela, e agora, lendo seu texto, me dei conta de que deve ser justamente porque as duas personagens sofrem, mas se deixam abater pela vida e se erguem em busca do seu caminho. Identificação total. Um abraço!

paulo disse...

Que Rei Sou Eu? no canal viva tem muito mais repercussão e ibope que essa novela bobinha aí, hehe, sou saudosista mesmo e com orgulho. Um abraço a todos!

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, estou curtindo esta novela, começou meio morna mas agora está tomado forma e as tramas começam acontecer, ambas atrizes são ótimas e muito bem escolhidas p os papéis, Aprovado rsr abraçoss

Anônimo disse...

Quem não assiste não sabe o que está perdendo.
Adoro a novela e acho que ela melhora a cada dia mais. Só espero que eles não conduzam com clichês de novelas de época os conflitos do meu casal preferido que até agora foi tão bem feito. Por mais que tenha alguns que vão acontecer para ter conflitos e por não ter muito o que fazer se tratando da época.
Aliás, espero ver Edgar sofrendo o suficinte da separação até a segunda fase também. Só Laura sofrendo é demais, hahaha.
Espero que coloquem alguém caído por ela para assim Edgar perceber por que ela, como ele mesmo disse, "passou dos limites" por ciúmes da ex.

E sobre a amizade das duas, também acho que depois do casal isso é o melhor da novela. Adoro ver as duas conversando, se ajudando, aconselhando... Gosto das duas personagens, Isabel depois do comecinho melhorou e muito dizendo para muitos o que mereciam.
Adoro também o personagem Guerra (apesar dele já, já empurrar Edgar para Catarina) com suas piadas quando está com o casal e gosto da amizade dele e Edgar, fazendo como Laura e Isabel, contado tudo um para o outro, conselhos e etc.
Constância e seus comentários absurdos também gosto, chega a ser divertida de tão errada. Ela e as irmãs também. Dependendo da cena, caio na risada com ela e as irmãs. Celinha tão boba e Carlota e seu eterno mau humor é engraçado.
Na verdade, sou suspeita. Tirando algumas coisas do começo e alguns clichês de logo, logo, tenho adorado a novela e parece que vai melhorar ainda mais agora com conflitos, Catarina chegando, segunda fase...
Espero que as duas arrasem na segunda fase! Chega de sofrer pelos amores, pelo menos um pouco. Eles que sofram agora e elas voltem independentes!
Enfim, adorei o post, de novo!

Lih

Anônimo disse...

Ah, concordo com quem disse que no momento é a melhor das que estão no ar.
E também espero que na segunda fase o personagem Jonas, que se mostrou bem engraçadinho nas cenas da praia (e outras), e outros personagens legais tenham mais destaque na segunda fase. Pode ser mais divertido que alguns outros que tem destaque e talvez acrescente mais.
Li a sinopse de alguns e se for acontecer mesmo o que dizem de muitos ali, sera ótimo.
São eles: os meninos do futebol, Guerra e Celinha, Teodoro e Sandra, Alice e seus problemas sendo ajudada por Laura, e outros que li na sinopse mas não vou lembrar agora.
Mas, claro, sem tirar o foco do meu casal favorito e outros!

Lih

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Não estou acompanhando esta novela, mas adorei ler sua narrativa. Como já lhe disse, gosto de estar por dentro dos assuntos televisivos e você é um excelente canal para isso (rsrs).

Meu abraço.

Bruno Marques disse...

Sérgio,perfeito o seu texto!!!
Laura e Isabel tem uma amizade tão linda que chega a emocionar!
Marjorie Estiano e Camila Pitanga estão muito bem em seus papéis!!!
Enfim,amo a novela e lamento a sua baixa audiência!

Fabio Dias disse...

Realmente Sérgio!
O título da novela é bem justificado com essa linda amizade em cena!

São protagonistas fortes, bem desenvolvidas e bem interpretadas.

Apesar de ser uma novela lenta, sei que é de excelente qualidade.
Não vejo pois estou estudando no horário!

Abraço querido!

Uma Interessante Vida disse...

Aaahhh, Sérgio, nem vou poder opinar, pois não assisti essa novela. Então deixo aqui aquele abraço pra você. beijos e linda noite.

ELAINE disse...

Parabéns, meu amigo, por um blog tão interessante, por posts muito bem escritos e de forma tão coerente! Uma narrativa perfeita! Uma descrição dos personagens impecável, o que faz meu amigo, que mesmo que não se assista a novela, leia teu post até o fim, com interesse e prazer! Um abençoado e feliz início de semana!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

MARILENE disse...

Duas vidas que, embora pudessem parecer tão diferentes, guardam enorme similaridade. E esta se encontra na força e na forma de lidar com os desafios. Bjs.

Thallys Bruno Almeida disse...

Perfeito artigo, Sérgio. Marjorie e Camila vêm dando um show seja separadas ou juntas, uma sintonia agradabilíssima. Laura e Isabel são duas mocinhas de personalidade que não dá pra não torcer e se emocionar com os dramas e sofrimentos de cada uma. A escolha delas foi acertadíssima. Pena que a audiência não esteja correspondendo, pois Lado a Lado assumiu o posto de melhor novela no ar, após o fim da sensacional leva CdC-AvBr-Gabriela. Abçs!

Anônimo disse...

amo essa novela num vejo a hora de ver o Edgar sofrendo de ciumes pelo menos eu espero que entre um gatinho na trama para deixar o gala com o pé a traz.
e que isabel de a vota por cima.
as vilas Berenice e catarina num tenho muito a falar pois sao tipicas de novela mas a constância ja me deixa meio indecisa pois mesmos fazendo tanto mal a isabel em algumas maldades ela so faz para proteger seu filhos. ja as partes de comedia o pessoal do teatro tira de letra principalmente Neusinha e Quequer kkkkk tambem nesse quesito entra o delegado Praxedes e sua louca familia !

Sérgio Santos disse...

Chica, obrigado pelo comentário! Beijos!

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", sim, eu juro e não acho chata. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Valquíria, é pena mesmo! Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Mery, obrigado pelo comentário. Tenho gostado de Guerra dos Sexos e detestado Salve Jorge. rsrs Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, pois deixe de resistir porque essa vale a pena! Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Lilly, obrigado pelo comentário. Atualmente considero essa novela a melhor no ar, mas quando Avenida Brasil estava, não. Adorei a novela.

A trama das seis tem muita qualidade. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Patrícia, obrigado pelo comentário. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, não tem problema algum! Abração!

Sérgio Santos disse...

Carlos, concordo. Também lamento que o público não esteja valorizando uma trama tão bem escrita e caprichada. Não me importo com audiência e se gostar vejo mesmo sendo um fiasco, mas não deixa de ser triste e injusto. A Revolta da Vacina foi muito bem explorada e agora falarão da Revolta da Chibata. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, todos que assistem elogiam mesmo. E os elogios são justos. Beijos!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, é verdade, a Glória está se repetindo MUITO! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, você tem um perfil semelhante mesmo. Já te conheço há um tempinho. As duas são grandes personagens e estão sendo muito bem defendidas pelas atrizes. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Paulo, eu acredito que você fosse gostar dessa novela. Lembra muito as tramas mais antigas, e não digo isso porque é de época. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, eu já gostei desde a estreia. A trama me conquistou mesmo! Dá gosto de assistir. Tá aprovado, é? rs Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Lih, obrigado pelo comentário. Concordo plenamente com você. Sim, será bom ver o Edgar sofrendo também, só a Laura não dá!

A novela é uma junção de acertos e eu concordo que melhora a cada dia. A amizade entre Laura e Isabel é muito bonita, assim como várias relações na trama.

Ainda há situações históricas abordadas sem ficarem chatas. Enfim, é a melhor novela no ar atualmente. Beijos e obrigado.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, você é sempre carinhosa. Beijos e obrigado!

Sérgio Santos disse...

Oi Bruno, muito obrigado. Também lastimo muito a baixa audiência. Os autores e o elenco não merecem mesmo! Mas ao menos as críticas estão sendo muito elogiosas. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Fabio, obrigado pelo comentário. Detesto novela lenta, mas não acho Lado a Lado arrastada, pelo contrário, vejo tudo se encaminhando no ritmo certo. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, pois eu deixo um grande beijo pra você! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Elaine, muito obrigado pelo carinho. Te desejo o mesmo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene, é exatamente isso. Diferenças que sucumbem em meio a tantas similaridades. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, as duas estão ótimas mesmo. Realmente após o término dessas novelas, Lado a Lado passou a ocupar a primeira posição no ranking de grandes novelas. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, te pulei sem querer. Camila e Marjorie estão muito bem em cena e a amizade entre as protagonista é muito bonita. Beijos.

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", pois é, acho até que Constância perto da Berenice é uma santa. Ok, exagerei, mas também a acho bem menos perversa.

Eu gosto de todos os personagens citados por você! A entrada da Alessandra só somará á história. Também quero que Edgar sofra um pouco! rs Beijos.

Vanessa disse...

Sérgio, querido, não poderia deixar de vir aqui comentar sobre essa linda novela. Aliás, "Lado a Lado" encanta cada vez mais! E, em parte, por conta de Laura e Isabel, o verdadeiro casal da novela.

Como vc mesmo comentou, como é bonito ver a história de duas mulheres em busca de seus ideias. Mesmo que de mundos tão distantes, elas são cúmplices, amigas e, acima de tudo, respeitam as próprias diferenças.

Curioso como cada vez é uma que está no olho do furacão. E foi assim desde que se cruzaram. Na igreja, Laura teve que apoiar Isabel. Nos últimos caps, é Isabel quem estende a mão para Laura, em seu momento mais difícil na trama. E a relação tende a ficar ainda mais próxima na passagem de tempo.

Além do que já foi dito aqui, vale destacar que João Ximenes e Claudia Lage criaram duas personagens lindas. Impossível não torcer por elas! E não seriam tão fofas se não fossem interpretadas por Camila Pitanga e Marjorie Estiano, simplesmente espetaculares. São shows e mais shows diários da dupla! Por elas e por muitas outras coisas, não tenho receio de afirmar que "Lado a Lado" é a melhor novela no ar!

Beijos, querido.

Vanessa disse...

Aproveitando, Sérgio...
Gostaria de sugerir uma análise da Baronesa em um futuro post. Que vilã incrível é essa da Patrícia Pillar, não? Ao mesmo tempo que assusta, ela comove com seu amor incondicional pelos filhos. Aliás, pelo neto também. Patrícia faz da Baronesa uma vilã humana, dessas que nos fazem esquecer a raiva a cada demonstração de afeto, ainda que muitas vezes torto!

Adoro quando a Constância contracena com as irmãs - Guinle e Garcia estão ótimas também - e com a filha Laura. Pra mim, são algumas das grandes cenas de "LAL". Impossível tirar os olhos da TV quando esses núcleos surgem. :c)

Beijos, querido.

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa, obrigado! Olha, já estou pensando em escrever sobre a Patricia e sobre as três irmãs também. Antes ainda escreverei sobre as estreias da semana e farei um outro texto sobre Salve Jorge.

Laura e Isabel são fascinantes. O que foi a cena do capítulo de hoje quando Isabel consola Laura ao saber que a amiga perdeu o filho, após a discussão com a mãe? Cena incrível. Isabela Garcia e Patrícia também estiveram ótimas, além de Wenner Schunnemann.

Também acho a melhor novela no ar, sem a menor sombra de dúvida! Beijão!! =)

Vanessa disse...

Oi, Sérgio, que bacana que vc pretende analisar a Patrícia e as irmãs. Vou ficar no aguardo então. :c)

Tem sido um prazer ver a Patrícia no ar. Na cena de ontem, em que a Constância lamentou a perda do neto, confesso que por um lado esqueci tanta perversidade cometida por ela e me compadeci. rs. Ah, me parece que na segunda fase a Isabela Garcia vai ter mais espaço. :c)

A cena da Isabel consolando a Laura foi realmente linda. Pena que não pude vê-la ao vivo, apenas via site. O clima, querendo ou não, é outro. Mas acredito que muitos se emocionaram! E é impressionante como a Marjorie nos surpreende sempre. Qdo achamos que ela já mostrou o melhor (em "A Vida da Gente"), consegue nos brindar com um trabalho desse. A Camila também esteve excelente! Que trabalho tb!

Beijão

Sérgio Santos disse...

Verdade, Vanessa. A emoção prevaleceu e também me esqueci momentaneamente das maldades de Constância.

Hoje a Alessandra Negrini entrou na novela e a segunda fase está perto! Novela boa demais! Beijos.

Filha do Rei disse...

Confesso que atualmente é a novela que me faz parar tudo para assistir :) Tudo é encantador, bem cuidado,história bem escrita e inteligente sem personagens caricatos(os atores estão muito bem) além de colocar a história do Brasil para que todos os brasileiros entendam um pouco.
Posso dizer que é uma novela de conteúdo, que vale a pena assistir, sem apelações inúteis.
Abraços.

NPR disse...

De início não achei que Estiano tivesse agarrado bem a personagem. Ela não deixava transparecer a mulher que se opõe, que faz frente. Parecia apenas palavras saídas de um guião. Patricia Pillar ganhava aos pontos nas cenas de confronto entre mãe e filha - mesmo quando a "razão" supostamente estava do lado de Marjorie.

Já a sua "paixão" por Edegar a meu ver começa também sem credibilidade. Era previsivel que o rumo ia ser o casamento sem paixão para um com paixão avassaladora. Mas acho que ambos não conseguiram transmitir isso. E se dizem que isabel na fase "com filho" virou chata (ainda não passou por cá) na minha opinião Laura com Edgar era um tédio só. Ela vivia lhe mostrando os dentes. Sempre irritada. Não gostei de ver.

A história avançou depois do divorcio e começo a gostar de ver os dois. Mas de início tanto o amor como a amizade de Marjorie por os outros pareceu-me nada credível. Aliás, às tantas achei que ela preferia estar a beijar a camila Pitanga.