Coronel Jesuíno e Dona Dorotéia já mostraram que se destacariam logo na primeira cena. José Wilker e Laura Cardoso são dois atores consagrados e já fizeram inúmeros trabalhos na televisão, teatro e cinema. Ou seja, estão em um patamar muito elevado e não precisavam provar mais nada para ninguém; no entanto, ambos conseguiram surpreender o telespectador a cada cena que era exibida.
Embora o livro não tenha destacado muito a história de Jesuíno, na novela essa situação foi alterada, dando novos rumos e ocorrendo exatamente o contrário: o personagem cresceu e o público pôde acompanhar a atuação magnífica de José Wilker; que conseguiu compor um sujeito machista, violento, frio e intolerante da forma mais genial possível. A sequência em que o Coronel flagra sua esposa, Dona Sinhazinha, nos braços do amante, acabou sendo uma das melhores da trama. Foi chocante ver a expressão gélida do personagem após executar os 'traidores' a sangue frio. A cena em que o sujeito espanca a empregada chantagista (Neia - Yaçanã Martins) e depois cai no choro, pensando na mulher, também merece ser lembrada.
Já Dona Dorotéia foi uma criação de Walcyr Carrasco e não estava presente na obra de Jorge Amado. Seria óbvio demais dizer que o autor deu um tiro certeiro ao escrever essa personagem e ainda escalar Laura para interpretá-la. A velha fofoqueira de Ilheús roubou a cena e virou um dos tipos mais queridos da trama, mesmo sendo uma peste. A defensora da 'moral e dos bons costumes' não pensava duas vezes antes de estragar a felicidade alheia, sempre contando com a ajuda de duas fiéis escudeiras: Florzinha (Bete Mendes) e Quinquina (Angela Rebello). Recentemente, o público vibrou ao vê-la sendo desmascarada justamente por Jesuíno, que após saber do passado da inimiga por Coronel Coriolano (Ary Fontoura), não pensou duas vezes em confrontá-la perante a cidade. Dorotéia era na verdade Dodô Tanajura, uma quenga. Mesmo diante do constrangimento público, a venenosa personagem não perdeu a pose e vomitou várias verdades para todos que a rodeavam. Laura Cardoso deu mais um show de atuação.
Os bordões dos personagens viraram hits na internet e repercutiram muito nas redes sociais. Fotos com Dorotéia dizendo "É tudo quenga" foram espalhadas, virando memes; assim como Jesuíno falando uma frase que, apesar do tema pesado, divertiu o público: "Agora deite que eu vou lhe usar!", dita pelo machista quando queria ter relações sexuais com a mulher. O sucesso dessas expressões apenas enfatizaram o êxito da novela, do texto e do trabalho dos atores.
Coronel Jesuíno perdeu um pouco do destaque que tinha nas últimas semanas, mas nessa reta final, agora que será julgado pelo assassinato da esposa, voltou a aparecer como antes. Inclusive, na terça-feira (23/10), o telespectador pôde acompanhar uma cena em que José Wilker, Antônio Fagundes e Tarcísio Meira contracenavam. Raridade na teledramaturgia.
Outra sequência desse capítulo que merece ser destacada foi a do momento em que Dorotéia se vê sozinha, após o filho, Coronel Amâncio (Genésio de Barros), ir embora de casa, Berto (Rodrigo Andrade) ser assassinado e Juvenal (Marco Pigossi) fugir com Lindinalva (Giovanna Lancellotti). A senhora mais arrogante da cidade se vê sem ninguém ao seu lado, sendo condenada à solidão, um castigo cruel. Muito emocionante a hora em que Gabriela chega na casa da mulher, que a humilhou tempos atrás, para lhe fazer companhia. Juliana Paes e Laura Cardoso emocionaram na cena mais tocante da trama até então. O choro veio da alma de cada uma.
"Gabriela" está chegando ao fim tendo vários méritos. Walcyr Carrasco mais uma vez foi feliz em um trabalho, a direção foi acertada e a maioria do elenco digna de muitos elogios. Porém, os dois maiores destaques da novela, e que com certeza serão os mais lembrados pelo público, atendem pelos nomes de José Wilker e Laura Cardoso. Palmas para esses dois veteranos que não se cansam de brilhar em cena.
42 comentários:
Infelizmente não assisti nenhum capítulo dessa novela e não posso tecer nenhum comentário. Deixo-lhe um abraço. Sérgio.
Bom dia amigo, eu não assisti Gabriela mas ontem acabei vendo o capítulo e de fato a Laura Cardoso estava dando um show qdo ficou sozinha lá na casa, o José nem falo, são sempre primorosas as interpretações dele! Abraçosss
Concordo com sua análise, Sérgio. José Wilker e Laura Cardoso foram os destaques de uma novela morna, como foi o caso de "Gabriela". Várias cenas da dupla serão lembradas.
Bom Sergio não assisti dessa vez Gabriela, mas já li o livro e assisti da outra vez....Que Laura Cardoso e Jose Wilker são demais ah isso são mesmo lindos eu adoro esses atores
Parabéns para os dois
Bjãoooooooooo
Rita!!!!♥-:¦:-*´¨`*-:¦:-*´¨`*-:¦:-*´¨`*-:¦:-♥
Artigo perfeito, Sérgio. Dá pra dizer tranquilamente que Jesuíno e Dona Dorotéia foram os donos de Gabriela 2012. Principalmente ela. Vilões, tipos asquerosos, de baixo caráter, mas que ainda assim conquistaram o público com o senso de humor ácido de suas tiradas, que resultou no sucesso especialmente dos bordões "vou lhe usar" (nas mais diversas situações) e "Jesus Maria José!".
O capítulo de ontem foi excepcional. Lindíssima a cena de Dorotéia recebendo a compaixão de Gabriela, tanto Juliana quanto Laura transbordaram emoção. A morte de Berto lavou a alma de quem torcia por Juvenal e Lindinalva, o grande casal dessa nova trama. E o duelo entre Ramiro e o juiz teve toques de realidade (políticos corruptos tentando comprar o judiciário desde que o mundo é mundo). O público foi presenteado com grandes cenas e a reta final ainda promete, agora que Mundinho vai contar com a ajuda de um deputado para tirar Jerusa do convento.
Apesar de alguns tropeços aqui e ali, Gabriela deixará saudades. Walcyr teve uma recepção melhor aqui do que na antecessora Morde e Assopra. Bom vê-lo numa "pegada" mais adulta.
Olá!Boa tarde!
Sérgio...
... poucos conseguem assistir Gabriela!creio que seja pelo horário.Mas, vendo cenas esporádicas, concordo que Laura e Wilker estão dando show!O que não é nenhuma novidade! E vc disse bem: um dos termômetros é a repercussão dos bordões nas Redes Sociais.
Parabéns pela análise!
Obrigado!
Boa quinta feira!
Abraços
Sergio, as poucas vezes que assisti, por acaso, achei um porre.... estes atores são maravilhosos, mas nao sei dizer pq não curto. (pode rir, não sou fanatica por soap operas e afins).
Beijos
A tv estava ligada, mas só parei pra prestar atenção na cena da morte do outro lá na estação, e da Dona Dorotéia só. Nossa, um banho que a Laura Cardoso deu. Fez com que (quase) todos aqueles que sentiam raiva da "velha" ficassem com... Pena. Foi muito triste vê-la na pior. E pra situação chegar nesse ponto, Walcyr fez um caminho bastante coerente, ela não falava mal de tudo e de todos? Então, mereceu. Mas ao ver a cena, de verdade não tenho uma palavra pra descrever, pq fiquei deslumbrado com a atuação dela. Acredito eu, que assim com ela, Juliana Paes também se emocionou em cena, eu pelo menos não conseguiria ficar seco diante de tal olhar.
Concordo em gênero, número, e grau! No capítulo de ontem 23/10 a extraordinária Laura Cardoso fez umas das grandes cenas na teledramaturgia esse ano. Foi um momento crucial na trama e ela conseguiu fazer com que nos a quisessemos alentar e alivia-la daquela dor calçada pela vergonha e pela tristesa, convenhamos D. Doroteia merecia cair do salto da arrogância... Zé Wilker e Laura Cardoso merecem os nossos fervorosos aplausos.
Parabens pelo artigo Sergio, porem, pra mim elogia esses dois grande atores, assim como seu texto se torna ate repetitivo. A cena em quetão pra mim esta entre as melhores de 2012, assim como o embate de Ana e Manuela em A Vida da Gente e o Enterro de Nina em Av. Brasil.
Oi Sérgio :)
José Wilker e Laura Cardoso,dispensam comentários.São maravilhosos.
Não vi essas cenas que vc descreveu,mas pelo jeito foram impactantes...
Desculpe a redundância,mas:
'adorei o post'.
Bjs!
Uma das cenas que eu mais gostei dessa novela, foi a de sexta-feira, quando o Padre fala: "Eu vos declaro: marido e ESPOSA!" Se eu casar um dia, pedirei para o padre falar assim, pois eu não vejo sentido o homem ser chamado de marido e a mulher de mulher num casamento... E sobre a atuação de José Wilker e Laura Cardoso, foram sensacionais mesmo... pelas redes sociais, não canso de ver: "sexta-feira", chegue logo que eu quero lhe usar!"... "Isso tudo é coisa de quenga" hahaaa beijos e linda noite.
Sérgio, meu amigo! Parabéns! Sempre posts ótimos, bem feitos! Vale muito à pena vir aqui e ler o que você escreve... Não sei se feliz ou infelizmente, não assisti Gabriela, dando uma breve espiada aqui e ali e não gostei muito do que vi... Não sei se foi por ter assistido a versão feita com Sônia Braga, que não consegui evitar a comparação e, o personagem principal, pelo menos deveria ser, pois carrega o nome da novela, em minha opinião deixou tanto a desejar....Tanto em interpretação quanto em caracterização! Um abençoado e feliz final de semana!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Olá querido amigo, como vai?
Desculpe a demora maior que o normal é que estive viajando por vários dias, visitando a família que mora longe e na volta, apareceu um caroço no meu pulso que está dificultando bastante a digitação... e dói um pouco :( Mas devagarinho vou visitando os amigos :)
Não assisti Gabriela, mas pelas redes sociais acompanhei muitos dos memes destes personagens, e pelos trabalhos anteriores que assisti destas duas feras, tenho certeza de que realmente agregaram muito valor e diversão à trama! Ótimos profissionais que merecem nossa admiração e respeito, adoro os dois!! :D
Um mega abraço e bom fim de semana :D
nunca ví essa novela, mas pelas chamadas parece ser chatissima, tudo é over, até os monstros sagrados estão caricatos, uó!
Sergio que maravilha Laura Cardoso, "os Coroneis todos".
Que trabalho lindo.
Hj nos despedimos de mais uma obra genial deste ano de 2012.
Orar para que tenhamos mais bons trabalhos assim!
não vi esta novela como não vi a original. nada contra, mas não gosto deste estilo. Mas é sempre bom receber informações de uma pessoa que entende, beijos
Sérgio,
Vi pouco ou quase nada de "Gabriela". E vc pode se perguntar: por que então essa fulana veio comentar aqui? rs.
Pois bem.. Porque sou super fã dessa senhorinha! Que mulher extraordinária. Tudo que a Laura Cardoso faz é de se aplaudir de pé! Seja uma vovózinha fofa, seja uma vilã das boas.
Laura é dessas atrizes que eu AMARIA encontrar um dia só para dizer o quanto a admiro! E, claro, para agradecer por nos brindar com tanta verdade.
Beijos, querido
♥-:¦:-*´¨`*-:¦:-*´¨`*-:¦:-*´¨`*-:¦:-♥
Sergio cade vc sumiuuuuuu
Abraços!!!!
Amigos, primeiramente gostaria de pedir desculpas a todos pela minha ausência. Sumi por dois dias, mas já estou de volta! Agora vamos para as respostas!
Eder, obrigado. Abraço pra você também!
Oi Kellen, a Laura é realmente excepcional e Wilker idem! Grandes cenas! Beijos.
Oi Elvira, obrigado pelo comentário. Eles se destacara e mereceram cada elogio recebido. Beijos.
Oi Rita, obrigado pelo comentário. São grandes atores! ps: sumi, mas já voltei! rs Beijos!
Oi Thallys, foram destaques merecidos e Walcyr provou que também é capaz de escrever novelas para o horário mais adulto, embora já tivesse provado com Xica da Silva.
Laura e Juliana fizeram uma linda cena mesmo e foi tocante o olhar entre as atrizes. Enfim, show! Abração!
Oi Felisberto, realmente o horário não é o dos melhores mas até que Gabriela foi exibida mais cedo que O Astro em algumas ocasiões. Abração e obrigado.
Oi Sissym, rir nada! Respeito você não ter gostado! rsrs Beijão!
Oi Carlos, que bom que você viu essas duas cenas! Foram as melhores do capítulo mesmo. O que foi Laura Cardoso? Espetacular! Também acho que Juliana se emocionou com ela, mas também, quem não se emocionaria? Abração.
Anônimo, obrigado! Aplausos mesmo. Ela mereceu cada palavra elogiosa desde que começou nessa novela. Dorotéia foi um marco para a novela e para a atriz. Será inesquecível. Wilker é outro que ganhou um presentão. Abraços.
Oi Eduardo, é verdade, acaba caindo na mesmice elogiá-los. Você citou grandes cenas e que eu lembro de cada detalhe de cada uma. Show mesmo! Abraços.
Oi Clau, os atores são ótimos e achei obrigatório escrever sobre eles. Obrigado pelo carinho de sempre. Beijos.
Oi Barbie, esses bordões caíram na boca do povo. Foram os mais repetidos da novela e na boca dos atores ficou ainda melhor. Como não rir?
Olha, nunca reparei nisso do casamento. Tem sentido, viu? rs Beijão!
Oi Elaine, obrigado pelo carinho. Sim, você foi uma das muitas que rejeitaram a Gabriela. Não emplacou mesmo. Enfim, mas acho Juliana boa atriz, só não foi feliz agora. Beijos!
Oi Samanta, não tem problema algum. Também me ausentei nos últimos dias, entendo. Espero que esse caroço suma logo e você fique bem!
Gabriela foi um sucesso mesmo e mereceu. Beijos e obrigado pelo comentário.
Oi Luiz, obrigado pelo comentário. Abraço!
Robert,a realmente esse ano foi promissora para a teledramaturgia. Muitas coisas boas. Beijos.
Oi Jeanne, obrigado pelo comentário! Grande beijo!
Vanessa, você pode comentar aqui tendo assistido ou não o tema do meu texto. Sempre será bem-vinda! Laura é maravilhosa, né? Como não ser fã? Tem como? Beijão!
A grandiosidade desses dois atores é incontestável, e seus personagens tiveram tanta força que até as redes sociais usaram seus bordões, eu me divertia quando via frases no face com o bordão "Vou lhe usar" ou "É tudo quenga", isso mostra que o personagem caiu no gosto do povo.
Abraços
Oi Marcos, é verdade, foi uma junção de acertos: o talento dos autores, com bordões que pegaram, e um texto ótimo. Abração.
Oi, Sérgio, tem razão. Eu não pude acompanhar toda a novela devido ao horário, mas nos poucos capítulos que assisti era inegável o talento dos atores citados. laura Cardoso, então, é um ícone das novelas da Globo, mesmo com idade avançada ela é sensacional! Um abraço!
Oi Bia, pois é, imaginei que você não estivesse acompanhando justamente por isso. Laura é fantástica. Beijão!
Postar um comentário