quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dona Dorotéia, Quinquina e Florzinha: as lobas em pele de cordeiro que se destacam em "Gabriela"

A novela das onze, que se encaminha para o final, já apresentou uma série de acontecimentos. Paixões, assassinatos, disputa política, situações hilárias, ameaças, surras, estupro, traições, golpes e até castração. Em meios a tantos conflitos, o telespectador observou que a maioria dos fatos trágicos, e que resultaram em infelicidade e tristeza, só ocorreram por culpa de três senhoras nada gentis e muito sonsas. Elas atentem pelos nomes de Dorotéia, Quinquina e Florzinha; as fofoqueiras de "Gabriela".


Sempre defendendo a moral e os bons costumes, este trio de invejosas funciona como uma espécie de 'câmera de vigilância' da cidade de Ilhéus. Não há quem consiga escapar do olhar atento das víboras que se fazem de santas. A primeira vítima foi Dona Sinhazinha (Maitê Proença). Após ter sua traição delatada pela chefe da equipe --- Dona Dorotéia, que só descobriu quando mandou surrarem a empregada Néia ---, acabou sendo assassinada junto com o amante por Coronel Jesuíno (José Wilker), seu marido. A próxima vítima foi Lindinalva (Giovanna Lancelloti): como se não bastasse ter sido renegada pela sogra depois de ser violentada por Berto (Rodrigo Andrade), ainda foi alvo de sua fúria quando a velha descobriu que a menina estava tendo um romance com seu outro neto, Juvenal (Marco Pigossi). Não pensou duas vezes ao mandar espancarem a menina.

Apesar de Florzinha e Quiquina serem fiéis escudeiras de Dorotéia, ambas começaram a ter uma participação maior na fofoca quando descobriram a respeito do romance proibido entre Mundinho Falcão (Mateus Solano) e Gerusa (Luiza Valdetaro). Muito desconfiadas, as três fizeram questão de ir até a igreja para ouvir o plano de fuga dos pombinhos. Resultado: foram correndo
contar tudo para Ramiro Bastos (Antônio Fagundes), que internou a neta em um convento para destruir as intenções da moça. A mais recente vítima das peçonhentas foi Malvina (Vanessa Giácomo). No entanto, neste caso, até que fizeram um bem para a jovem idealista. Rômulo (Henri Castelli) traía a esposa doente e ainda fez uma chantagem amorosa para ter a primeira noite com a 'namorada'. Mas, infelizmente, a menina foi espancada pelo pai ao saber que a filha continuava se encontrando com o canalha.

Como se nota, Dorotéia, Quinquina e Florzinha não sossegam enquanto não destroem a vida de alguém. E Laura Cardoso, Angela Rebello e Bete Mendes estão excelentes vivendo estas personagens que o telespectador ama odiar. São atrizes que sabem valorizar um papel. As três, ao mesmo tempo que divertem o público com as expressões faciais de horror quando veem algum ato 'libidinoso', são responsáveis pela movimentação de grande parte da história, afinal, é ali que as especulações começam até chegar às vias de fato.

E Walcyr Carrasco acertou em cheio ao criar um passado nada digno para Dorotéia. A maior defensora dos bons costumes da cidade foi quenga no passado e será desmascarada perante toda a sociedade. Sem dúvida este trio se destacou na segunda versão de "Gabriela" e se tornou um dos maiores acertos da novela. Não dá para imaginar Ilhéus sem estas três lobas em pele de cordeiro.

27 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Texto perfeito, Sérgio. Uma das melhores coisas de Gabriela tem sido a escalação dos veteranos e com elas não é diferente.

Curioso que na maioria das vezes falamos mais de Dona Dorotéia, mas acabamos esquecendo das outras duas. As três têm muita culpa no cartório por tudo que aconteceu com as mulheres mais jovens de Ilhéus. E o segredo de Doroteia, a ser revelado amanhã (acho eu) foi uma excelente sacada do Walcyr. Só três atrizes como Laura Cardoso, Ângela Rebello e Bete Mendes, de pura grandiosidade dramática, pra nos presentearem com personagens tão odiáveis. Abçs!

Sérgio Santos disse...

Thallys, obrigado pelo comentário. Pois é, a Dorotéia é a que tem mais destaque, mas as outras duas não deixam por menos. As atrizes estão ótimas mesmo e todos os veteranos da trama dão show. Abraços!

chica disse...

Infelizmente nem posso comentar, pois não vejo essa novela. Mas vale deixar o abraço do dia!rs chica

eder ribeiro disse...

Como não assisto a novela só posso ressaltar a qualidade do seu texto, Sérgio. Como sempre vc é informativo e elucidativo. Abçs.

Uma Interessante Vida disse...

A Laura Cardoso é uma excelente atriz, tudo que ela faz ganha destaque... em Gabriela ela está atuando tão bem que dá raiva das maldades que ela faz.
Ps.: Amiguinho, você que sabe tudo sobre novela, pode me tirar uma dúvida? Por quê a Zezé da novela "Avenida Brasil" fez paródia com a música "Eu quero ver você correndo atrás de mim?" A Carminha ou algum outro personagem a chamou assim na forma de ofensa? Ou ela fez isso do nada? Mas o que significa amendoim? rs Sou muito curiosa... e por não ter visto esse capítulo e ter perdido alguns outros... Googlei isso, mas não encontrei respostas... heheee
Dede já agradeço,
beijos e tenha um lindo dia.

Valquíria Novaes disse...

Esse trio parece ser o melhor msm, já q os comentários são só sobre elas e qs não se fala sobre gabriela kkkkkk
Bjos e bom feriado!
amonailart.blogspot.com

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Vixe tem tempo que não vejo Gabriela rsrs, mas sem sombra de dúvida as beatas são o melhor da trama. Elas são terríveis e são elas que movimentam a história, causam as maiores confusões e ainda se julgam inocentes, achando que estão fazendo o certo rs. Palmas para elas principalmente para a deslumbrante Laura Cardoso em mais um grande papel.
http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo, Sérgio. Laura Cardoso confirma ser uma das nossas divas.
Bete Mendes mereceu esse destaque, após tantas personagens inexpressivas. Eu não conhecia Angela Rebello, mas ela convence no papel.
As três fofoqueiras e falsas beatas mostram até que ponto a inveja pode levar.

Carlos disse...

Não acompanho. Acho que já te disse que assisti uns 3 capítulos, talvez um pouco mais. Mas essas atrizes são talentosas, seria infeliz por parte do autor, se o mesmo não desse destaque as três. Essas aí são tão fofoqueiras que chega a dar nojo. Essa Dorotéia então é a pior. Nunca pensei que iria sentir tanta raiva da Laura Cardoso. Vê-la colocando a personagem da Maite Proença no fogo foi de lascar. Vontade de quebrar a tv não faltou, mas pensei melhor. Meu dinheiro não tem o dom da multiplicação.

Abraço.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Sérgio...
...Eu também não acompanho a novela, vi apenas algumas cenas e capítulos...então coloco como destaque a sua "crítica" bem fundamentada!
Obrigado!
Boa quinta feira!
Abraços

Thallys Bruno Almeida disse...

Peço licença pra responder à Barbie Californiana: "eu quero ver tu me chamar de amendoim" foi um improviso do texto, um "caco", da própria atriz. Sátira com "eu quero ver você correndo atrás de mim", a música-tema da Suellen. O script não previa a Zezé cantando, mas Cacau Protásio provavelmente estava inspirada, fez essa sátira e, como a equipe adorou, foi ao ar assim. Abraços!!

Paty Michele disse...

Eu não assisto Gabriela pq é mto tarde, mas vejo as frases de dona Dorotéa no Facebook. São de rolar de rir!
kkkkkkkkkkkkkk

Um beijo e um excelente feriado pra vc, Sérgio.

Verinha disse...

Olá Sergio, não acompanho Gabriela, só vejo nos comerciais as maldades destas três, mas a Laura Cardoso é um monstro consagrado nas telinhas, tudo que ela faz é perfeito, mas já tá fofoqueirinha nesta personagem. Um encanto estas três mosqueteiras do mal.kkkk
Beijinhos.

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, não tem problema. Desejo o mesmo pra você. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, obrigado mesmo. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, obrigado pelo comentário. Laura é maravilhosa mesmo.

Olha, Barbie, segundo o que a atriz disse na entrevista ao "Mais Você", na cena havia apenas escrito 'Zezé canta'. Só que os diretores deram a ideia para ela fazer essa paródia, adaptando a música-tema da Suellen e o amendoim não veio do nada, foi uma ideia do diretor. Antes, também achava o mesmo que o Thallys, até ela explicar na entrevista. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Valquíria, pe verdade, quase não se fala sobre Gabriela, e as três são mais um ponto alto do remake. Beijos e bom feriado.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael, obrigado pelo comentário. Palmas para Laura e para Bete e Angela que também são ótimas. As três najas divertem e irritam com suas maldades disfarçadas na novela. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, pois é, elas são o retrato da inveja da felicidade alheia. Não sossegam enquanto não conseguem deixar todos infelizes. O trio está excelente. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, disse sim. E ainda bem que não quebrou a televisão, já que infelizmente ainda não inventaram como se multiplica dinheiro sem se lascar de tanto trabalhar. rsrs Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, obrigado pelo comentário. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Pary, viu que sucesso isso virou? No Facebook é um festival de compartilhamento das frases de Dorotéia e Jesuíno. rs Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Verinha, obrigado. O que as três têm de boas atrizes, suas personagens têm de peçonhentas! Beijos.

Masturbação Mental disse...

Odeio a Dorotéia com a mesma intensidade que amei a D. Carmem avó de Ana Francisca em chocolate com pimenta. Resultado disso? Laura Cardoso, excelente atriz. Que viva mais 85 anos(kkkkkkkkkkkkkkkk). Não repare, sou assim msm. Exagerado!

Sérgio Santos disse...

Oi amigo, a Carmem em Chocolate com Pimenta era uma ótima personagem e dava gosto de ver. Agora Laura vive exatamente o oposto e justamente em uma mesma obra do Walcyr Carrasco. Que viva muito mesmo! rsrs Abraços!

Uma Interessante Vida disse...

Obrigada pela resposta Thallys e Sérgio... minha curiosidade sobre esse assunto era grande, pois nas redes sociais não se fala outra em outra coisa... e olha essa matéria do Jornal O Globo com uma explicação mais detalhada: http://oglobo.globo.com/cultura/avenida-brasil-20-6374225
Ps.: Acho que eles andaram lendo o seu blog, pois se você reparar a matéria é do dia 12 de outubro e eu fiz a pergunta no dia 11... heheee
beijos e linda semana.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, olha, você foi muito bondosa em dizer que eles leram meu blog. Longe de mim! rs Beijão!