terça-feira, 3 de agosto de 2021

Marjorie Estiano substituiu Drica Moraes à altura, mas Cora decepcionou como vilã de "Império"

 A equipe de "Império" passou por um momento tenso na época em que foi exibida, em 2014. O terror de todo novelista aconteceu com Aguinaldo Silva: uma de suas principais atrizes precisou se afastar da novela por problemas de saúde. A grande Drica Moraes  precisou ser afastada após apresentar um quadro de labirintite e quando voltou a trabalhar estava afônica, sem poder gravar. O médico, então, recomendou o seu afastamento e todos, obviamente, concordaram. Mas para evitar um desastre na novela, o autor resolveu rapidamente o problema trazendo Marjorie Estiano de volta. O momento foi reexibido nesta terça-feira (03/08), sete anos depois.


A intérprete da Cora na primeira fase de "Império" foi chamada às pressas pela produção e topou na hora. Só pediu para enviarem os capítulos. O resultado de todo este imbróglio foi a gravação de uma cena em tempo recorde, onde a atriz conseguiu decorar o texto em menos de 24h e ainda incorporou a vilã com todos os trejeitos de Drica Moraes. Marjorie conseguiu o que parecia impossível: apagar completamente a personagem que viveu nos primeiros capítulos da trama e imprimir um novo tom interpretativo, muito mais condizente com o que a sua parceira estava fazendo até se afastar das gravações.

O resultado ficou impecável e a cena onde Cora se humilha pelo amor de José Alfredo (Alexandre Nero) foi brilhantemente defendida pela atriz. Suas expressões faciais e corporais, tanto na hora que Cora tira o véu que cobria seu rosto, quanto no momento que bebe e se insinua para o comendador, foram precisas e evidenciaram o imenso talento da profissional, que foi elogiada por Aguinaldo e Rogério Gomes na época.
O diretor, aliás, declarou que ela deveria ser considerada a 'funcionária do ano' pelo o que fez. E é verdade.

Foi o maior desafio que Marjorie Estiano já teve na carreira. Não é nada fácil, até mesmo para uma atriz veterana, entrar em uma novela em andamento às pressas e ainda substituir uma colega que precisou sair por questões de saúde. Mas conseguiu com louvor e mais uma vez expôs sua competência para o público. Entretanto, a solução de Aguinaldo Silva, apesar de corajosa, deixou todo o contexto no mínimo bizarro. Se o folhetim fosse baseado no realismo fantástico ---- gênero que o autor domina, vide "Pedra sobre Pedra", citando apenas um exemplo -----, a ideia seria ótima. Mas em uma obra realista ficou estranho uma personagem voltar rejuvenescida tendo como única explicação: "Coisas estranhas acontecem". Inicialmente, uma 'plástica' seria usada como desculpa, mas resolveram deixar de lado e resolveram justificar como uma 'técnica rejuvenescedora de xixi de jacaré'. Matar a vilã seria algo óbvio, mas colocar Marjorie vivendo uma impostora a mando da víbora seria bem mais interessante dramaturgicamente.

É preciso ressaltar que, independente da forma como ocorreu, a melhor substituta era mesmo Marjorie Estiano. Não havia outra atriz melhor para colocar no lugar, ainda mais porque foi a intérprete quem viveu a vilã na primeira fase. E não foi a primeira vez que um ator/atriz precisou ser substituído por outro (a). O que mais tem é exemplo, onde o mais lembrado é o de "Brega & Chique" (1987), quando Jorge Dória foi substituído por Raul Cortez. E o mais recente quando José Condessa (Juan) abandonou "Salve-se Quem Puder" e precisou ser substituído por Rodrigo Simas, no caso vivendo outro personagem (Alejandro). Mas, ignorando um pouco a polêmica das substituições, não há como ignorar o equívoco no desenvolvimento de Cora.

Troca de atrizes à parte, a vilã foi uma promessa não cumprida. Na primeira fase, a personagem honrou o posto de víbora e Marjorie Estiano se destacou em todos os quatro capítulos. Já na segunda fase, quando Drica entrou, o papel teve sua força aniquilada. Acabou virando um tipo mais voltado para a comicidade, com direito até a cenas onde cheirava cuecas e soltava gases. A grande vilã prometida nas chamadas se contentava apenas em fazer futricas. Mas, após muitas reclamações, o autor colocou Cora para matar: a vilã empurrou Fernando (Erom Cordeiro) da escada e armou para se livrar dele. A atriz pôde finalmente brilhar, ainda que brevemente.

A saída de Drica Moraes resultou em uma grande perda para "Império", que ficou sem uma de suas melhores atrizes. Mas a entrada da maravilhosa Marjorie Estiano foi uma substituição à altura, apesar do natural estranhamento que o contexto tosco da chegada causou no telespectador. Aguinaldo Silva e Rogério Gomes precisaram lidar com um problema inesperado e tentaram resolvê-lo da melhor maneira possível. Em relação ao talento da substituta, não há dúvidas de que ambos acertaram. Pena que a personagem tenha prometido muito e cumprido pouco. 

17 comentários:

Vinicius disse...

Marjorie melhor atriz da sua geração, queria ver ela em um papel cômico principalmente por que sempre puxaram ela por drama queria ver ela na comédia,Vinicius

Anônimo disse...

Concordo, as duas brilharam mas a Maria Marta foi até mais vilã que essa Cora.

Anônimo disse...

Embora Drica Moraes e Marjorie Estiano tenham defendido com louvor a personagem Cora em "Império" (2014), a vilã oficial da novela foi Maria Marta (Lília Cabral). Poucas vezes Cora teve atitudes mais pérfidas ao longo do folhetim.

Guilherme

Rainbowland disse...

Discordo de vc Sérgio. Adriana Esteves era a melhor escolha pra substituir a Drica. Ambas tem semelhanças e como nos seriados americanos, não precisava justificar nada. As atrizes tem quase a mesma idade.

Adriana Helena disse...

Sérgio, como é interessante assistir a novela depois de alguns anos, pois conseguimos penar melhor no desenvolvimento da história...
Realmente ficou um pouco estranho o retorno da Cora super jovem, mas a Marjorie desempenhou seu papel maravilhosamente bem!!
Incrível texto amigo!!
Tenha um lindo restante de semana!
Beijos!! :)))

Smareis disse...

Boa noite Sérgio,
Ando dando pausas no blogs, por isso as vezes demoro aparecer.
Eu gosto muito Marjorie, uma excelente atriz.

Um ótimo mês de agosto!
Beijos!

Lulu on the sky disse...

Adoro a Marjorie, ela é ótima atriz.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Anônimo disse...

Sergio Santos eu não assistia tanto essa novela mais o Fabricio Melgaço ser o João Pedro foi ridículo e sem sentido. Personagem era um fraco e era o grande vilão da novela. Achei muito tosco.

Sérgio Santos disse...

Tb queria, Vinicius.

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Exato, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Dri!

Sérgio Santos disse...

Saudades, Smareis.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Foi ridiculo mesmo, anonimo. Nao fez qualquer sentido.

Anônimo disse...

Concordo, até a Maria Marta foi mais vilã que essa Cora aí.