sexta-feira, 13 de agosto de 2021

"Sob Pressão" volta com a mesma qualidade e tocando em várias feridas da sociedade

 A terceira temporada de "Sob Pressão" foi ao ar em 2019 e seria o fim da série. Mas o sucesso era tanto que público e crítica se uniram em um clima de indignação pela decisão da Globo. Deu certo. A emissora garantiu a quarta temporada para 2021, bem antes de surgir a pandemia do novo coronavírus ---- parecia até uma premonição o hiato em  2020. Mas foi justamente a covid-19 que fez a série ter dois episódios especiais exibidos no ano passado. E novamente recebeu uma avalanche de elogios. Agora, com a pandemia ainda em curso, a quarta temporada estreia com 11 episódios já prontos. 

O primeiro episódio foi exibido nesta quinta-feira (12/08) e a decisão dos roteiristas foi seguir apresentando o enredo com várias temáticas importantes sobre a saúde pública e os dramas já conhecidos dos personagens. A pandemia não foi deixada de lado. A trama não está em um mundo pós-covid. Ela ainda existe, mas não é o foco central. Tanto que todos estão com máscaras quase o tempo inteiro. Todavia, algumas mudanças no conjunto ocorreram, como a efetivação no elenco fixo de David Júnior, que viveu o doutor Mauro no especial de 2020, a entrada de Bárbara Reis (na pele da enfermeira Lívia) e o ambiente do trabalho dos médicos e enfermeiros.  

Todos passam a trabalhar no grandioso Hospital Edith de Magalhães, cujo nome é uma homenagem à enfermeira Edith de Magalhães Fraenkel, pioneira da saúde e enfermagem, que ajudou a combater a gripe espanhola no Brasil.

Terem escolhido a profissional para o nome do local fictício, diante do novo coronavírus, não foi por acaso. É nesse lugar que os personagens passam a enfrentar o cotidiano caótico de uma emergência pública, mas com a pressão da rotina ainda maior, já que o hospital, localizado no centro da cidade, é referência em atendimento. Décio (Bruno Garcia) é o diretor da unidade, enquanto Charles (Pablo Sanábio) é o novo Chefe de Emergência. 

Já os protagonistas Evandro (Júlio Machado) e Carolina (Marjorie Estiano) se veem diante de um novo conflito familiar. Vale lembrar a impactante sequência do final da terceira temporada, quando a médica perdeu o bebê que esperava durante uma tentativa de sequestro em pleno hospital. O casal sentiu a dolorosa perda, após um período de aceitação e expectativa. Agora o médico reencontra sua ex-namorada, vivida por Ana Flávia Cavalcante, que carrega um filho a tiracolo. Seria a criança filha de Evandro? É a situação que desestabiliza de vez a relação dos personagens centrais. Ainda na temática reencontro, está Vera (Drica Moraes), que terminou a terceira temporada com um bonita reaproximação com seu filho, Leonardo, (João Vitor Silva), com quem havia perdido contato. Agora a pragmática médica lutará  contra o tempo perdido. 

Foi no prédio do Jockey Clube Brasileiro, no Centro do Rio de Janeiro, que a equipe de arte, comandada pelo diretor de arte Rafael Targat, encontrou as características ideais para montar o set da nova temporada. A locação, que contempla seis andares do edifício ---- aproximadamente três mil metros quadrados ----, permite ter um set em que as cenas se apropriam de um fluxo real de hospital, onde os ambientes se conectam com um sentido lógico e funcional para os procedimentos do dia a dia. O resultado realmente ficou primoroso. Até porque de lá é possível ver os grandes prédios do Rio, além da Baía de Guanabara e o Aeroporto Santos Dumont. Parece mesmo um hospital que fica no Centro. 

A estreia já apresentou uma leva de acontecimentos impactantes e que mesclaram realidade e ficção com a habilidade de sempre. Evandro e Carolina presenciaram um homem atacando o casal Rodolfo (Douglas Cantudo) e Miriam (Yanna Lavigne), que estava dentro do carro, no trânsito. Ferido, o motorista tentou proteger a esposa, grávida, mas os dois foram socorridos pelos protagonistas. Evandro também acabou atingido, assim como o agressor, baleado pela polícia. Foram cenas de ação que mostraram logo a que veio a quarta temporada. Os protagonistas ainda tiveram momentos tensos com o parto da paciente, enquanto Vera (Drica Moraes) atendeu Angela (Regiane Pereira), acompanhada do filho (Uinderson - João Vicente), que vendia bala no sinal e estava com hipoglicemia porque não comia há dias. Vale destacar ainda a forte cena em que Uinderson roubou um sanduíche e acabou agredido por um policial. Ainda houve uma citação ao problema mental do agressor do casal, que não resistiu aos ferimentos. Em um só episódio houve a abordagem de quatro problemas graves e tão reais: violência urbana, a fome, a negligência do poder público com a saúde mental e o racismo em cima da falta de preparo da polícia.

A volta de "Sob Pressão" era muito esperada e chega em meio a uma quase escassez de teledramaturgia inédita. Coprodução da Globo e Conspiração Filmes, a série é escrita por Lucas Paraizo com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flávio Araújo, com direção artística de Andrucha Waddington, e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. Estava fazendo falta. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Que saudades que eu tava dessa série!

Guilherme disse...

Só aplaudir esse que é o maior produto da Globo na última década de longe. Essa série tem uma capacidade de tirar o nosso fôlego que é algo espetacular e único.

Adriana Helena disse...

Sérgio, fiquei encantada com o seu texto e com a continuação desta série!
Nossa, arrepiante, que primor de qualidade!!
E ainda abordando esse assunto tão complexo que é o Corona Vírus..
Ainda não assimilei a partida do Tarcísio Meire e do Paulo José...Que tristeza amigo!! Estou realmente bem mexida com tudo isso...
Mas ler o seu texto me mostrou que a vida deve continuar!!
Beijos e um lindo final de semana!! :)))

Anônimo disse...

QUE SÉRIE BOA!!!!!!!

Patrícia Campos disse...

Acho inadmissivel até hoje essa série nao ter faturado um Emmy.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu fiquei com a impressão de duração menor do episódio nesta estreia. É uma das minhas atrações preferidas na TV brasileira. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Yasmin disse...

Que critica perfeita, Sérgio. Mas tive a sensação do episódio ter sido bem mais curto.

Lulu on the sky disse...

Essa série é muito boa.
big beijos
www.luluonthesky.com

Rajani Rehana disse...

Great blog

Jovem Jornalista disse...

De fato é a melhor série que a Globo já produziu!

Boa semana!

O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Eu tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Maior, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Nem eu, Adriana...

Sérgio Santos disse...

Excelente, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Patricia.

Sérgio Santos disse...

E durou menos mesmo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

E foi, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Mt, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Rajani.

Sérgio Santos disse...

É, Jornalista.