quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Tudo sobre a coletiva online da quarta temporada de "Sob Pressão"

 A Globo promoveu nesta quarta-feira (04/08) a coletiva online da quarta temporada de "Sob Pressão". O roteirista Lucas Paraizo, o diretor Andrucha Waddington, o médico Márcio Maranhão e os atores Marjorie Estiano, Julio Andrade, David Jr., Drica Moraes, Julia Shimura, Bárbara Reis, Marcelo Batista, Josie Antello, Bruno Garcia e Pablo Sanábio, além das diretoras Mini Kerti e Rebeca Diniz, estiveram presentes e fui um dos convidados. Conto um pouco como foi o ótimo bate-papo sobre a melhor série já produzida pela emissora. 

Andrucha Waddington contou sobre a temática geral da nova temporada: "Evandro quase morreu de covid na temporada passada. Foi uma decisão conjunta focar na saúde como um todo agora. A covid está presente, mas não vamos falar da pandemia e sim mostrar que a saúde pública continua. E Sob Pressão sempre foi muito ligada a uma crônica cotidiana, né". "Temíamos ficar um pouco repetitivo falar mais de covid depois do especial ano passado. A gente tenta colocar temas relevantes em todas as temporadas. Na temporada falamos de HIV na terceira idade, de racismo, homofobia, enfim, mas não é a primeira vez que falamos desses temas. Já sobre HIV na terceira idade é realmente a primeira vez ----- Arlete Salles e Ary Fontoura interpretaram o casal. E estamos sempre tentando abordar essas questões. Essa fase fala muito de esperança. Pensamos nisso quando criamos a quarta temporada. A esperança pela vida e pela melhora da saúde pública no país", complementou o autor Lucas Paraizo. 

David Jr. falou sobre seu personagem, que passa a integrar o elenco fixo da série: "O Mauro, como neurocirurgião, redobra a atenção dele para cada paciente que consegue salvar. Eu sou novo no elenco, né. Pra mim foi um momento de tensão diário tendo que lidar com as demandas de testar diariamente e também manter o distanciamento.

Mas estou em uma realidade próxima a minha. Ver como o sistema público de saúde funciona dentro da dramaturgia gera uma empatia muito grande como pessoa e até como médico na ficção. Ver como a população de baixa renda é tão dependente. Mesmo com todas as deficiências do sistema, ele ainda é de vital importância para essa grande parcela do povo. Me tornei uma pessoa muito mais empática e sensibilizada com tudo isso. É difícil, mas muito gratificante fazer uma obra como essa", desabafou o ator.

"Essa sensação de tensão a gente estava submetido o tempo todo. Porque gravamos com a vacinação toda atrasada. Então a preocupação de ficar doente era real. Isso nos deu um peso maior na relação com os personagens. Os casos dos pacientes era realmente o peso de uma sociedade adoecida. Adoecida na falta de esperança, na falta de saúde, enfim. Então tudo parecia muito real. Um país que não se solidifica na sua base, né. Vai ser bonito agora a gente voltar a filmar com muita gente vacinada. Acho que vai dar um gás para gente", contou Drica Moraes sobre a dificuldade das gravações ainda sem vacinação e a melhora que terá na produção da quinta temporada. "É difícil a gente fazer uma temporada sem abraçar seu parceiro, estar todo dia testando. Foi tudo diferente. Tem uma emoção a mais nessa temporada", complementou Julio Andrade. 

"O Sob Pressão de uma maneira geral fica o tempo inteiro lembrando a gente sobre o que é essencial. A base de valores. Esse limite de vida e morte. Entrar em várias realidades diferentes. Isso é um exercício de estar sempre com os pés no chão. A série mostra que a saúde está diretamente ligada nos problemas sociais. O gancho do entretenimento para discutir problemas. A gente vê como as questão são diferentes comparando a nossa produção com as séries médicas de fora. Claro que há similaridades, como o abuso, a violência, mas no geral é bem distinto", comentou Marjorie Estiano. 

"Foi inesquecível estar em uma pandemia e retratá-la ano passado. E essa quarta temporada já tinha sido pensada, mas também precisou ser um pouco adaptada por causa da pandemia. Nós estamos um pouco mais adiante. Esse que é o grande barato da ficção. Por mais que seja ligada à realidade, podemos criar situações desejáveis. A sociedade como um todo ainda não percebeu a importância do sistema público de saúde e como precisa ser valorizado porque só assim teremos um futuro de esperança. Tem uma novidade que Sob Pressão traz que é a linguagem do realismo. Na ficção, esse universo sempre foi tratado de uma forma mais fantasiosa. E a série tem uma atmosfera que as pessoas sabem que existe. Quem já precisou e frequentou o sistema sabe que é aquilo mesmo. Faz parte da engrenagem de uma realidade. E sou muito grato ao Décio. Um personagem que amadureceu ao longo da trama", acrescentou Bruno Garcia. 

Josie Antello complementou: "Numa sociedade tão sofrida como a nossa, eu tive dúvida no início se a série teria uma boa aceitação. Justamente por conta da retratação da realidade nua e crua. Pra gente era muito chocante lidar com essa realidade que não é a nossa. Será que seria forte demais pro telespectador? Pra mim foi muito surpreendente como as pessoas queriam se informar e ver. É transformador. Na própria realidade dos médicos. Porque às vezes, quando a televisão retrata algo, nem sempre quem se vê nela se sente retratado. Mas os médicos com quem conversei realmente gostam do que é exibido. A história está ali. É tão forte que as pessoas ficaram libertas pra isso", contou a atriz. "A série é um pedido de socorro. Tem gente que não aguenta. Diz: eu amo, mas não vejo", acrescentou Drica Moraes. 

"Essa temporada pra mim é muito especial porque toca no assunto família. Família que a gente não escolhe. Ainda depois do Evandro ter passado por uma quase morte por covid. Ele ficou um pouco mais calmo, mas a essência do personagem continua ali. Mas a gente nunca sabe o que vai acontecer mesmo. É gratificante estar há tanto tempo vivendo esse personagem e é incrível contracenar com a Marjorie e meus colegas", contou Julio Andrade. Lucas Paraizo acrescentou: "Essa série é muito importante para todos nós. Não sei dizer exatamente qual o segredo da série, mas tem a ver com ingredientes que trazem identificação. Acho que com os temas que traz, os personagens e a realidade que imprime, tem muita coisa que fica no coração das pessoas. E faltava um produto que falasse de uma maneira menos idealizada da realidade. A gente tem um pacto com o público, mas temos um pacto com a verdade também. Essa honestidade dramatúrgica talvez seja o diferencial. Teremos a quinta temporada, a principio exclusiva da Globoplay. Vamos gravar esse ano ainda". 

"O Charles começa como chefe de emergência. Uma posição que o público não estava acostumado a vê-lo. E ele enfrenta dificuldades nesse posto. Porque o Evandro sempre foi um mentor pra ele e acaba achando que o hospital é muito grande pro Charles administrar, enfim. Isso causa um peso no meu personagem. E é muito bonito ver o amadurecimento dele. Porque Sob Pressão entrelaça com minha vida. Quando me ligaram da vara da infância avisando que minha filha tinha chegado eu estava gravando. Meu marido me ligou e falou que nossa filha estava chegando", se emocionou Pablo Sanábio. "Estou muito feliz e dar vida a esse anestesista, onde é a voz de muitos lutando por esse espaço, é muito gratificante. Entrei na terceira temporada e é tudo muito forte. É muito real. Me tornei uma pessoa muito melhor. Agradeço por fazer parte dele", contou Marcelo Batista. "É um produto de grande qualidade artística. É uma série longeva onde vamos transformando as relações com nossos colegas. Isso traz impacto no produto. E fico feliz em ser uma atriz amarela que faz parte do elenco. Somos muito estereotipadas na teledramaturgia e queremos nos ver bem representadas. A Keiko faz isso," desabafou Julia Shimura. 

Questionado sobre o sucesso da química do par protagonista, Lucas Paraizo declarou: "Evandro e Carolina sempre vão surpreender nas decisões. Não são um casal previsível. A novidade dessa temporada é que passamos para um estágio em que esse filho transforma a relação. Eles queriam ter um filho e vão acabar tendo. Não do jeito que queriam. Dando spoiler e não dando spoiler. É uma criança que vocês vão se apaixonar. Nós nos apaixonamos. É um ator com personalidade". "Eles têm características muito distintas. Já tive essa química com outro casal que tinha características mais semelhantes ---- lembra a atriz sobre Laura e Edgar (Thiago Fragoso), em "Lado a Lado" (2013). Agiam parecido. Agora são pessoas bem diferentes. E eu e o Júlio estamos inteiros. Queremos que o casal funcione. É um conjunto que faz com que esse casal exista. O que conecta essa química é porque o telespectador acredita nos conflitos", complementou Marjorie. 

Perguntei a Marjorie Estiano sobre o arco dramático de Carolina na quarta temporada e se será um pouco mais leve em comparação aos anos anteriores. Isso porque a personagem sempre enfrentou dilemas muito pesados. Automutilação, pai abusador, a perda traumática de um filho e a quase perda do amor de sua vida pela covid. "A gente maltrata muito a Carolina", comentou aos risos Lucas Paraizo. "Como sofre essa mulher", acrescentou Julio Andrade gargalhando. A atriz contou, sem dar muito spoiler: "Não é questão de ser leve, mas nessa temporada os dilemas da Carolina estão mais voltados para a maternidade. Não posso dar muito spoiler, então estou tentando falar de um jeito que não saia nada, mas são dilemas que desta vez não tem um agente específico. É mais um conjunto de coisas", declarou a talentosa atriz. 

A coletiva online de "Sob Pressão" só aumentou a ansiedade pelo início da quarta temporada, cujo primeiro episódio estreia na próxima quinta-feira, dia 12. Que venha!

12 comentários:

Anônimo disse...

Que máximo, Sérgio!!!!!!!!!

Andressa Mattos M. disse...

Nossa, voce detalhou toda a coletiva. Que trabalho deve ter dado. Obrigado por isso.

Fernanda disse...

Que matéria completa, Sérgio. E adorei sua pergunta pra Marjorie. Então não será tão pesado, não é? rsrsrsrs

jack zanardi disse...

Obrigada, estava esperando sua matéria. Sempre muito preciso e cuidadoso.

Claudinha disse...

Ansiosa pela estreia! Valeu, Sérgio!

Sérgio Santos disse...

Mt bom, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Deu mesmo, Andressa. Mas valeu a pena.

Sérgio Santos disse...

Ela diz que nao, Fernanda.... kkkk

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado pelo carinho, Jack!

Sérgio Santos disse...

Beijos, Claudinha!

Jovem Jornalista disse...

Uma das grandes séries da Globo!

Boa semana!

O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Concordo, Emerson!