terça-feira, 24 de agosto de 2021

"Verdades Secretas" teve um conjunto de acertos que merece ser relembrado

 A Globo resolveu reprisar o fenômeno "Verdades Secretas" por duas razões: atrair mais atenção para a continuação da trama de Walcyr Carrasco, com o título de "Verdades Secretas 2", exclusiva da Globoplay, com gravações em andamento e estreia prevista para o final do ano; e barrar a possível elevação de audiência de "A Fazenda 13", reality que já se inicia em setembro na Record. A estratégia é inteligente, afinal, a novela das 23h fez um grande sucesso em 2015 e tem um conjunto de acertos que merece ser relembrado. 

 A novela não perdeu o ritmo e apresentou uma agilidade invejável, ainda mais levando em consideração que a história tinha poucos personagens, o que implicava em menos tramas paralelas para 'desviar a atenção'. Tudo esteve, direta ou indiretamente, ligado ao enredo central, envolvendo o triângulo Alex (Rodrigo Lombardi), Arlete/Angel (Camila Queiroz) e Carolina (Drica Moraes). E os perfis eram repletos de dubiedades. Todos tinham um telhado de vidro, o que deixava o enredo instigante e destacava o elenco, muito bem escalado.

A fixação doentia que Alex passa a ter por Angel eleva a adrenalina da novela ao longo dos capítulos. E desde que o empresário se casa com Carolina, o clima de tensão fica maior em torno da trama, causando a impressão de que existe uma panela de pressão prestes a explodir a qualquer momento.

O casamento também funciona para evidenciar um lado até então desconhecido da protagonista, vivida por Camila Queiroz, a grata revelação do folhetim. Ela não era tão íntegra quanto aparentava ser.

Outro triângulo que provoca o público é o formado por Fanny (Marieta Severo), Anthony (Reynaldo Gianecchini) e Giovanna (Agatha Moreira). A dona da agência, que 'utiliza' várias modelos no 'Book Rosa' --- termo que virou moda na época e caiu na boca do público ---, é completamente dependente do michê e trava um batalha de ironias com sua rival, bem mais jovem. Já o modelo decadente se aproveita das duas e só mostra sentir um carinho verdadeiro pela mãe, a alcoólatra decadente Fábia, vivida magistralmente pela saudosa Eva Wilma. E a garota é uma rebelde que busca um afeto verdadeiro, sem medir as consequências dos seus atos. Toda a trama é riquíssima e exibe três figuras que apresentam várias falhas de caráter, ao mesmo tempo que expõem a fragilidade (ou o ponto fraco) de cada um.

A degradação de Larissa (Grazi Massafera), em virtude das drogas, é mais um atrativo da novela. A modelo foi afundando e sua instabilidade pôde ser vista assim que apareceu na história. Viciada em crack (após ter usado muita cocaína), a ex-modelo passou a frequentar a Cracolândia --- cenas que primam pela qualidade da direção de Mauro Mendonça Filho --- e seu estado deplorável assusta. Grazi esteve totalmente entregue e viveu seu melhor momento na carreira. Foi um divisor de águas para a atriz. A personagem ainda é explorada pela inescrupulosa mãe, que é a cafetina da própria filha.

Mas o roteiro também tem espaço para o humor, apesar de ser repleto de situações dramáticas. E a comicidade da dupla formada por Visky (Rainer Cadete) e Lourdeca (Dida Camero) funciona perfeitamente. Os dois trabalham na agência de Fanny e trocam inúmeras ofensas ao longo do dia. Entretanto, um encontrou no outro o seu ponto de apoio, nascendo assim uma afinidade inusitada, que reflete até em algumas transas. Os atores estiveram em plena sintonia e proporcionaram uma certa leveza em meio a tantas cenas pesadas.

É preciso citar ainda o ótimo núcleo da escola, que expõe de forma bem real o que ocorre em vários colégios, como o bullying em cima de Eziel (Felipe Hintze), chamado de gordo e humilhado o tempo todo. O rapaz recebe o o apoio de Nina (Bella Piero), menina que faz parte do grupo 'opressor', mas passa a gostar dele ao longo da história. Patrícia (Mariana Molina), Guilherme (Gabriel Leone) e Darlene (Bel Kutner) são outros bons perfis que compõem a trama e os atores convencem em cena.

Hilda (Ana Lucia Torre), Pia (Guilhermina Guinle), Osvaldo (Genésio de Barros) e Everaldo (Mouhamed Harfouch) também se sobressaem na trama, valorizando os intérpretes. E uma outra qualidade da novela é que a produção honra seu título. Todos os personagens têm suas verdades secretas. Inclusive os citados. A avó de Angel, por exemplo, tem uma doença terminal e esconde da filha e da neta. A mãe de Giovanna faz um aborto (só para não perder a pensão do ex-marido) e o médico que a operou foi justamente o aparentemente ilibado Dr. Everaldo. Ou seja, não existe 'livro aberto' na história. Há sempre páginas bem escondidas.

E a trilha sonora ajuda a contar todo o enredo com habilidade. A seleção de músicas é certeira, tanto internacional quanto nacional. "Criança" (Marina Lima), "Prumo" (Tulipa Ruiz), "Cego para as cores" (Pato Fu), "Pequena Morte" (Pitty), "Angel" (Massive Attack) --- tema de abertura ---, "A Letter To Elise" (The Cure), "Golden Hours" (Barbara Ohana), "Sentimental" (Los Hermanos), "The Last Day ft. Skylar Grey" (Moby) e "Rational Culture" (Tim Maia) são apenas algumas que compõem a excepcional 'playlist' (lista de canções).

"Verdades Secretas" fez um merecido sucesso e ganhou até o Emmy Internacional. A novela escrita por Walcyr Carrasco (autor que é praticamente uma fábrica de fazer folhetim), dirigida primorosamente por Mauro Mendonça Filho, conseguiu apresentar uma sucessão de temas pesados sem provocar qualquer tipo de rejeição. Isso porque a história foi bem construída, os conflitos atrativos, os personagens complexos e a trama envolvente. O conjunto funcionou perfeitamente e honrou ainda o horário mais tardio, propício para enredos fortes. Vale a pena rever. 

27 comentários:

Anônimo disse...

Nao lembrava o quanto o primeiro capítulo é perfeito.

Anônimo disse...

O sucesso dessa novela foi merecido demais e lembro que na época passava Babilônia e todos os críticos metidos a entendidos diziam que a novela era um fiasco porque era pesada, aí veio essa e calou a boca deles. Era fracassada porque era ruim oras. kkkkkk

Anônimo disse...

Melhor papel do Rodrigo Lombardi. A Glória Perez que me perdoe.

Jovem Jornalista disse...

Incrível essa novela, que mais pareceu uma série. E a cena inicial foi um primor e lembrou bastante um filme.

Boa semana!

O blog está em Hiatus de Inverno de 02 de agosto à 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período. Mesmo em Hiatus o blog tem um post novo, não deixe de conferir e comentar.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Rainbow Evening disse...

great part....

Have a wonderful day

Anônimo disse...

UM NOVELÃO DESSES.

Adriana Helena disse...

Isso sim que é uma série - novela- bem feita, com excelentes atores e a revelação da Camila Queiroz!! Não perco a continuação por nada Sérgio e o seu texto clareou minha memória: vou assistir novamente para poder acompanhar a continuação com muito mais empenho!! :)))
Tenha uma linda e especial semana!!
Beijos!! :)))

Heitor disse...

O fenômeno do Walcyr as 23h e que até hoje os haters dizem que foi bom por causa daquela colaboradora que nunca escreveu uma novela na vida sozinha. kkkkk

John disse...

Assisti apenas ano passado, pelo Globoplay. Fazia muito tempo que não ficava viciado em uma novela/série. A rapidez com que os desdobramentos aconteciam, a qualidade de atuação de todos os envolvidos e a trama empolgante fazem dessa uma das melhores novelas.

Teresa Isabel Silva disse...

Mais uma sugestão que vou levar!
Obrigada pela partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Anônimo disse...

Esta repetição provará para aqueles que se acham muito que Walcyr é o autor de Verdades Secretas, não qualquer colaborador. Já vi alguns criticando o texto. Como caem os poderosos, porque a vingança é um prato que se come frio e como vou aproveitar isso. KKKK

Anônimo disse...

"Torcendo mt pra Angel ter matado ele(Gui) em Verdades Secretas 2." Como Assim?

Oi, eu veja de vez em quando o seu twitter e site para saber sobre produções do Brasil. (Que fique bem claro que não sou a favor da Alex.)
E devo dizer que fiquei bem surpresa por vc querer a morte do personagem Gui sendo que me lembro que em 2015 vc AMO COM VONTADE que ele tenha se dado bem com a personagem da Camila.
Agora no seu twitter vc diz que quer o Gui seja assassinado pela Letinha. O que aconteceu para vc mudar de comportamento com um personagem que vc AMAVA?


Sérgio Santos disse...

É mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu lembro, anonimo... rs

Sérgio Santos disse...

Vc está certo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Emerson.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Raimbow.

Sérgio Santos disse...

Novelão, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb nao perco por nada, Dri. bjssss

Sérgio Santos disse...

Puxado, né Heitor...

Sérgio Santos disse...

De pleno acordo, John.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo... kkk

Sérgio Santos disse...

Eu nunca amei o Gui, anonimo. Alias, vou até pegar um tweet antigo meu pra provar.

Marita disse...

Oi Sérgio! Explica uma coisa pra mim: como será feito o acréscimo dos 10 capítulos de Verdades Secretas? Não entendi muito bem como vai funcionar isso aí... Serão cenas inéditas ou vão picotar o que já existe para estender a duração? Se for conteúdo novo vão disponibilizar no Globoplay para assinantes?

Sérgio Santos disse...

Marita, como assim acréscimo?

Marita disse...

Existem vários sites noticiando que a reprise terá 74 episódios, 10 a mais do que a produção original, que foi de 64.
O que eu gostaria de saber é se os assinantes do streaming vão ter acesso a esses episódios.