quinta-feira, 26 de agosto de 2021

João Lucas e Du formaram o único bom casal de "Império"

 A reprise de "Império" serviu para comprovar o que já tinha sido observado na época: todos os casais são ruins. Mas há uma exceção. Um par que conseguiu despertar o interesse justamente por causa da cumplicidade do casal. A parceria entre João Lucas (Daniel Rocha) e Du (Josie Pessoa) se destaca em meio a pares que muitas vezes se perdem com histórias cansativas ou que não se desenvolvem a contento. O filho mais novo de José Alfredo (Alexandre Nero) e Maria Marta (Lilia Cabral) ganha atrativas nuances quando está ao lado de sua fiel companheira.


João Lucas sempre foi um rebelde sem causa e fazia de tudo para provocar os pais. Se sentia rejeitado  e sozinho (tendo um pouco de razão) naquela família tão preocupada em gerir os negócios para multiplicar todo o império que foi conquistado pelo poderoso comendador. Sua única companhia era Du, a melhor amiga e parceira de todas as horas. Ela sempre foi um anjo da guarda que o protegia das constantes encrencas que se metia.

A trama que os une é o clássico clichê --- que sempre funciona --- da amizade que se transforma em amor. Os dois têm um forte laço de cumplicidade e apresentam similaridades, como a rebeldia e a forma como vivem, usando a liberdade como uma aliada. Tanto que formam uma dupla dinâmica e são confidentes um do outro.
A grande diferença é mesmo a classe social, já que ele é um milionário e ela demonstrou que não tem muita condição de esbanjar dinheiro.

A história deles era meio morna e sem maiores atrativos nos primeiros meses de novela. Até porque a trama, no todo, não teve grandes movimentações e se manteve estagnada durante boa parte de sua exibição, principalmente nos núcleos secundários e terciários. Mas a relação do atrativo par sofreu uma interessante virada com a gravidez de Du.

A cena da primeira transa do casal (comprovando a grande química existente entre os atores) foi linda. E a única relação resultou uma gravidez inesperada. Mesmo deixando claro que queria fazer um aborto, a menina teve sua vontade negada pelo José Alfredo e também por João Lucas, que apesar de sempre ter demonstrado irresponsabilidade, gostou da ideia de ter um filho. O rapaz, aliás, foi o único personagem que apresentou um ótimo processo de amadurecimento. 

Com todas as mudanças, João Lucas e Du ficaram cada vez mais juntos, só que como um casal e não mais como melhores amigos. E como ambos são inexperientes na maneira como lidam com a nova forma afeto, a relação muitas vezes gera um constrangimento mútuo.  Com o casamento dos personagens e o nascimento dos gêmeos (que marcou a passagem de tempo da novela), o relacionamento se solidificou. Vale citar ainda o êxito na escolha da música tema da relação: "Miss You Love", da banda Silverchair.

Daniel Rocha convenceu na pele do João Lucas e o ator, na época, emendava sua terceira novela no horário nobre. Após o sucesso vivendo o Roni em "Avenida Brasil" ----- formando um ótimo par com a periguete Suelen (Isis Valverde), em 2012 -----, o ator acabou prejudicado em "Amor à Vida" (onde interpretou o médico Rogério),  em 2013, devido ao problema envolvendo o corte dos cabelos de Marina Ruy Barbosa (com quem formaria um lindo e promissor par). Em "Império", Daniel voltou a brilhar e seu entrosamento com Josie Pessoa foi nítido.

A atriz, por sua vez, ganhou sua primeira personagem de grande destaque, após ter feito pequenas participações em "Malhação", "Zorra Total", "Fina Estampa", "Flor do Caribe" e "Além do Horizonte". Josie agarrou a oportunidade dada por Aguinaldo Silva e cresceu na novela merecidamente. A atriz protagonizou cenas bem difíceis e convenceu. 

João Lucas e Du formaram o único par romântico atrativo de "Império" e a química entre Daniel Rocha e Josie Pessoa fez do casal um grande acerto da novela de 2014. O autor foi muito feliz na construção do romance e o entrosamento dos atores ajudou bastante no êxito do par.

20 comentários:

Anônimo disse...

Concordo. Nao teve nenhum outro bom.

Sabrina disse...

Adorei o texto. Parabéns.

J disse...

Você podia fazer também um texto exemplificando o quanto errado e problemático(tanto em 2014 quanto em 2021) é o casal formado por José Alfredo e Ísis.

Pedrita disse...

tb adorava. e eles largando a rebeldia e seguindo o clã. prefiro a rebeldia. beijos, pedrita

Anônimo disse...

amei!

Anônimo disse...

Por onde anda essa menina que nunca mais vi?

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Essa reprise, realmente, não me desce. E estou curioso sobre o que escrevi na época. Republicarei a minha análise no blog. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Teresa Isabel Silva disse...

Confesso que desconhecia!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Maria Rodrigues disse...

Como sempre, uma excelente crónica.
Abraços

Lulu on the sky disse...

Eu gostava do casal. Os dois são fofos. De resto a novela é bem chata.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Sérgio Santos disse...

Nao teve, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Sabrina.

Sérgio Santos disse...

Uma boa ideia, J.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fez O Setimo Guardião, tb do Aguinaldo. Depois mais nada.

Sérgio Santos disse...

Tb nao, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Sem problema, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Maria.

Sérgio Santos disse...

Bem chata, Lulu.