segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Ator respeitado, Paulo José era um apaixonado pela profissão

 O grande Paulo José faleceu na quarta-feira passada, dia 11, aos 84 anos, vítima de uma pneumonia, após 20 dias de internação. Figura conhecida e querida do teatro, cinema e televisão, o veterano enfrentava o Mal de Parkhinson há mais de 20 anos. Sempre preocupado com o ofício de ator, lutou pela regulamentação da profissão no final dos anos 70 e deixou um legado inestimável para a dramaturgia brasileira. 

Nascido no dia 20 de março de 1937, em Lavras do Sul (RS), teve o primeiro contato com o teatro na escola em Bagé, aos dez anos de idade. Se mudou para São Paulo no início da década de 60, onde começou a trabalhar no Teatro Arena ---- foi contrarregra, assistente de direção, produtor, cenógrafo, diretor musical e figurinista. Ou seja, praticamente foi tudo. A estreia no palco foi em 1961, na peça "Testamento de um Cangaceiro", enquanto no cinema estreou em 1965, no filme "O Padre e a Moça". Seu papel mais marcante no cinema foi Macunaíma, do longa homônimo, onde defendeu um dos tipos mais lembrados de Mário de Andrade. 

Já sua primeira aparição na TV foi em "Véu de Noiva", novela de 1969. E desde então não parou mais e emendou um trabalho no outro. Não demorou para viver seu personagem mais popular, a ponto de cair nas graças de adultos e crianças.

Em "O Primeiro Amor", de 1972, viveu com maestria o carismático Shazan e sua dupla com Flávio Migliaccio (Xerife) virou um dos maiores trunfos da trama. O sucesso foi tanto que os dois ganharam uma série no mesmo ano e repetiram o sucesso em "Shazan & Xerife". O intérprete ainda conseguiu matar a saudade do papel 26 anos depois em uma breve participação na novela "Era uma vez", de 1998. 

Foram mais de 20 novelas e minisséries que contaram com o talento de Paulo. "Gabriela" (1975); "O Casarão" (1976); "O Tempo e o Vento" (1985); "Roda de Fogo" (1986); "Tieta" (1989); "Vamp" (1991); "Explode Coração" (1995); "A Muralha" (2000); "Um Anjo Caiu do Céu" (2001); "Um Só Coração" (2004); "JK"  (2006); "Capitu" (2008); "Ciranda de Pedra" (2008); "Caminhos das Índias" (2009); "Morde & Assopra" (2011). A sua última novela foi "Em Família", de 2014, quando interpretou o pianista Benjamim, que, assim como ele, sofria do Mal de Parkhinson. 

O melhor personagem do ator em folhetins foi Orestes, em "Por Amor", de 1997. Manoel Carlos deu a Paulo um dos perfis mais lembrados de sua novela de sucesso. Casado com Lídia (Regina Braga) e pai de Sandrinha, o personagem sofria de alcoolismo e protagonizou muitas cenas fortes na história. Paulo ainda fez uma linda e sensível dupla com a então criança Cecília Dassi, que vivia sua filha. Inicialmente, parecia um tipo sem grande importância, mas cresceu muito ao longo dos capítulos e virou uma das figuras mais amadas na época. 

Paulo José foi um gênio da arte de interpretar e amava o que fazia. Um apaixonado pela profissão. Era nítido em cada entrevista, em cada peça, em cada participação no cinema ou na televisão. Sua partida se deu um dia antes da também dolorosa morte de Tarcísio Meira, seu colega e amigo. Que tempos difíceis. 

15 comentários:

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, sou tão fã do Paulo José, é um dos meus veteranos favoritos. Lembro bem da época de "Em família" quando ia no site da novela ver as cenas dele. Benjamin era tão carismático. Obrigada por nos presentear com esse texto maravilhoso sobre um dos maiores da teledramaturgia. Está fã que vos fala está muito feliz.

Antônio disse...

Belíssimo texto Zamenza, sou super fã. Me corrija caso eu esteja errado,mais "Era Uma Vez" não é de 1998 e não de 2001. Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Reafirmo que Paulo José e Tarcísio Meira, atores renomados, com amor à profissão, deixam um legado rico e respeitável.

Guilherme

Rajani Rehana disse...

Well penned

Maria Rodrigues disse...

Lembro-me dele de algumas telenovelas que vi aqui em Portugal. Um Grande ator.
Que descanse em paz.
Abraços

chica disse...

Grande ator e perda, aliás semana bem danada nesse sentido!Aff... abração,chica

Jovem Jornalista disse...

Realmente um grande ator. Estou revendo 'Morde e assopra' e estou matando a saudade dele.

Boa semana!

O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Tb amava ele, chaconerilla.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Antonio. Corrigi.

Sérgio Santos disse...

Isso, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Sim, Rajani.

Sérgio Santos disse...

Grande, Maria.

Sérgio Santos disse...

Semana trágica, Chica.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Teresa.

Sérgio Santos disse...

Ele é ótimo, Jornalista.