segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Manuela, de "A Vida da Gente", foi um divisor de águas na carreira de Marjorie Estiano

É inegável o quanto Marjorie Estiano cresceu na carreira. Virou uma das atrizes mais respeitadas e admiradas do país e a melhor da sua geração. Quando ganhou a Manuela, de "A Vida da Gente", em 2011, já tinha marcado presença em várias produções, incluindo até protagonista de novela das 21h. No entanto, a personagem brilhantemente construída por Lícia Manzo foi um divisor de águas na vida da atriz. 

Manu é uma das protagonistas da novela das seis que conta a história do amor entre duas irmãs. O folhetim é diferenciado por isso. Não é sobre um casal, um amor proibido ou algo do tipo. É a trajetória de irmãs que se amam incondicionalmente e acabam se magoando por conta de armadilhas do destino. E a personagem interpretada por Marjorie é a mais densa do enredo. Também a mais difícil de ser interpretada. Todas as camadas desenhadas com precisão pela autora não valeriam de nada nas mãos de uma atriz limitada. A chance do perfil ter uma forte rejeição do público não era baixa. Mas a força cênica de Marjorie, somada ao talento de Lícia, a transformou em um dos tipos mais amados e lembrados de "A Vida da Gente". 

A autora foi hábil na construção de Manuela. A personagem nasceu com uma deficiência na perna e sempre foi humilhada pela mãe. Enquanto era tratada feito um lixo, Ana (Fernanda Vasconcelos) recebia todos os mimos e privilégios. Algo que também acabou sendo sufocante, mas como a própria disse em uma cena, com um peso menor. Afinal, o excesso se apara. Já lidar com a falta é mais difícil. Manu tinha tudo para odiar Ana e ser a clássica irmã invejosa e amargurada, um clichê dramatúrgico. Mas nunca foi. Sempre teve um amor incomensurável por Ana e era sua cúmplice.

Quando se envolveu com Rodrigo (Rafael Cardoso) e passou a cuidar da sobrinha, sua irmã estava em coma há 3 anos e desenganada pelos médicos. Ainda assim, ia todo dia conversar com a parceira de vida e criou um blog para deixar o crescimento de Júlia (Jesuela Móro) registrado. Lícia criou um contexto para impedir o telespectador de rejeitar Manu. E funcionou. Embora uma parte recrimine o romance com Rodrigo, há uma outra que a defende com unhas e dentes. 

A atuação visceral de Marjorie é vista em todos os capítulos, principalmente porque se trata de uma novela que mexe muito com os sentimentos. É até visível que a atriz ficou com umas espinhas em seu rosto e lábios durante a trama, oriundas provavelmente de fundo emocional, não por acaso durante o período que Manuela mais sofreu decepções e se separou do marido. As cenas de embate com Rodrigo e Eva (Ana Beatriz Nogueira) são defendidas com brilhantismo e o telespectador toma as dores da personagem. Já a briga com Ana, na reta final da história, resulta no momento mais emblemático da intérprete, que dá um show ao lado de Fernanda Vasconcellos. Suas cenas com a pequena Jesuela também merecem menção pela bonita sintonia com a criança. 

Quando apareceu pela primeira vez na televisão, Marjorie fez uma pequena participação em "Malhação", vivendo a prima de um dos personagens secundários, em 2003. Mas no ano seguinte, a atriz ganhou o papel de vilã da temporada de maior sucesso da novelinha adolescente: a roqueira Natasha.
De cabelos ruivos e muito curtos, a atriz surpreendeu e já mostrou a que veio. A antagonista acabou se destacando como vocalista da 'Vagabanda' --- banda comandada pelo protagonista, Gustavo (Guilherme Berenguer) --- o que também ajudou a engrenar sua carreira de cantora na época.

Em 2006, Marjorie viveu Marina, filha de um alcoolatra, vivido brilhantemente pelo ator Eduardo Lago, em "Páginas da Vida". O público se comovia com a constante luta da personagem para tirar o pai desse vício. E mais uma vez a atriz foi elogiada pelos telespectadores e pela crítica, merecidamente. Já o momento de maior dificuldade foi quando surgiu a sua primeira protagonista, e ainda por cima no horário nobre. Coube a ela viver a sofrida Maria Paula, mocinha que chorava em quase todos os capítulos, após ter perdido os pais em um grave acidente de carro, e sido enganada e seduzida pelo vilão Marconi Ferraço (Danton Vigh). Bastante criticada no início da trama, Marjorie soube virar o jogo e conseguiu conquistar o público, a ponto de ter uma grande torcida para que a protagonista terminasse a história com o antagonista. E foi exatamente o que aconteceu. Após sua vingança, Maria Paula ficou com Ferraço, que se regenerou.

Em "Caminho das Índias" (2009), Glória Perez a presenteou com a intelectual, para não dizer nerd, Antônia. A atriz foi mais uma vez muito elogiada e sua parceria com Bruno Gagliasso (que vivia o esquizofrênico Tarso) foi um sucesso. O casal tinha química e agradou a todos. No momento que estava começando a ficar estigmatizada como intérprete de mulheres tímidas e sofredoras, Marjorie ganhou a sexy Letícia de "Amor em 4 Atos" --- série especial do "Fantástico" em janeiro de 2011. Aproveitou a oportunidade para mostrar que sabia interpretar vários papéis e suas cenas com Malvino Salvador (seu par na história) eram quentes. Outro trabalho merecedor de elogios. Já em setembro do mesmo ano, chegou a Manuela. E foi o momento que deslanchou de vez. Após o irretocável trabalho, a intérprete virou profissional do primeiro time da Globo, sempre requisitada para várias produções. Não por acaso, ganhou logo outra protagonista, em 2013: a heroína Laura, de "Lado a Lado". Depois vieram a Cora, de "Império" (2014); a Mariana, de "Ligações Perigosas" (2016); a Beatriz, de "Justiça" (2016), e a Dra. Carolina, da aclamada série "Sob Pressão" (2017), que está até hoje no ar e volta com uma temporada inédita no segundo semestre.

"A Vida da Gente" é um novelão da melhor qualidade e um dos maiores trunfos da bela história de Lícia Manzo é Manuela. Marjorie Estiano foi de uma entrega admirável e a densa personagem colocou a atriz em outro patamar na carreira. 

14 comentários:

Cristina disse...

Já a admirava desde Natasha, de malhação. Aí ela mostrou o seu potencial. A partir de Manuela, foi se superando cada vez mais. Uma das melhores atrizes de sua geração, muitas vezes ela não precisa nem falar para convencer e isso é raro.

Anônimo disse...

Marjorie Estiano é, sem dúvida, a melhor atriz de sua geração, com toda a versatilidade para representar os mais variados personagens, cada um com suas camadas, até mesmo quando as obras não são tão notáveis. Manuela, da grandiosa "A Vida Da Gente" (2011), foi mais do que um presente para a intérprete, com a construção irretocável da autora Lícia Manzo, e com brilhantismo e competência Marjorie defendeu esse perfil que foi o melhor da novela e da carreira.

P.S.: É impossível esquecer as "máximas" de Eva (Ana Beatriz Nogueira), como por exemplo, quando descobriu pela Internet que Manuela estava namorando Gabriel (Eriberto Leão) e, tomando esse namoro como uma tentativa de ofuscar a iminência do casamento de Ana (Fernanda Vasconcellos) com Lúcio (Thiago Lacerda), disse: "Essa menina está fazendo marola!".

Guilherme

Anônimo disse...

QUE TEXTO, SÉRGIO!!!!

Yasmin disse...

Seus textos sobre a Marjorie são perfeitos. Assino embaixo.

Unknown disse...

Está na hora da Marjorie voltar às novelas, apesar de eu adorar Sob Pressão

Unknown disse...

A última foi Império

Camila Nere disse...

Sérgio, estamos de acordo com isso. Porque também acho o papel da Manuela o melhor da Marjorie na TV ,para a Marjorie fazer tão bem a Carolina ela teve que viver a Manuela. Foi nesse papel que ela demonstrou um amadurecimento como atriz. Fora que dou muito mérito ao sucesso da personagem a ela. Óbvio que a Lícia Manzo tem mérito na construção da personagem, que é sem dúvidas o melhor personagem da novela. Mas a aceitação da Manuela pelo público passar muito pelo trabalho da Marjorie uma atriz menos talentosa e carismática , não conseguiria dividir o público como ela fez. Até porque não adianta um bom personagem nas mãos de um ator não tão talentoso. Ela conseguiu extrair o máximo da personagem. Acho que ela e a Lícia fizeram uma excelente dupla em A vida da gente. Elas foram Bebeto e Romário na copa de 1994. Eu espero que ver ela em outra da novela da Lícia Manzo.

Sérgio Santos disse...

Ela é espetacular, Cristina.

Sérgio Santos disse...

Essa cena foi mt absurda, Guilherme. Boa lembrança!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Acho que ela nao quer, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Camila?