sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Sophie Charlotte foi o destaque de "Ilha de Ferro"

 A série até então exclusiva da Globoplay foi lançada em novembro de 2018. A trama, criada por Max Mallmann (falecido em 2016) e Adriana Lunardi, dirigida por Afonso Poyart, Guga Sander e Roberta Richard, apresentou uma primeira temporada competente e com clima de superprodução. A Globo decidiu exibi-la em sua grade durante o mês de agosto, três anos depois, e quem viu a história (ou reviu), que chega ao fim nesta sexta-feira (20/08), pode constatar que Sophie Charlotte foi o destaque. 

O enredo tem como foco central o desequilíbrio emocional dos personagens e explora todas as camadas de forma até angustiante. Vários episódios causam uma sensação de incômodo e até sufocamento em virtude das explosões emocionais, muitas vezes expostas com tomadas de câmera propositalmente agitadas ou com imagens distorcidas. Os protagonistas Dante (Cauã Reymond) e Júlia (Maria Casadevall) têm sérios problemas pessoais e dramas emocionais. Já Leona, vivida por Sophie, representa uma espécie de agente do caos. 

A personagem é esposa do Dante e nunca aceitou as temporadas que o marido passa na plataforma de petróleo. Seu emocional sempre foi uma de suas fraquezas e tudo piora quando está sozinha. Em uma de muitas brigas com o marido, mentiu sobre um caso que teve com o cunhado, Bruno (Klebber Toledo), piloto de helicóptero que até então trabalhava com o irmão.

O intuito era atingir Dante. Só não imaginava que a mentira resultaria em uma briga corporal em pleno voo, ocasionando a queda do helicóptero e o coma de Bruno. Desde então, sua vida ficou ainda pior e acabou obrigada a cuidar do enfermo em sua casa. 

A relação de Leona com o marido praticamente naufraga, mas tudo consegue ficar mais caótico quando Bruno acorda e todos descobrem que o sujeito era traficante. A personagem chega a virar refém de marginais até Dante devolver sete quilos de cocaína que Bruno tinha roubado antes do acidente. Toda essa avalanche de desgraças serviram de combustível para a atriz se entregar de corpo e alma em cena. Sophie, vale enfatizar, sempre se destacou em seus trabalhos e não por acaso virou uma das profissionais mais requisitadas da Globo. Aliás, somente por isso não ficou para a segunda temporada da série. Acabou escalada para "O Anjo de Hamburgo", superprodução da emissora com a Sony ---- toda falada em inglês ----, prevista para estrear em janeiro do ano que vem, onde vive Aracy de Carvalho, brasileira que salvou vários judeus na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. 

Leona tem tantas nuances que é impossível ter apenas um sentimento por ela. Em vários momentos parece uma irresponsável, sem qualquer controle sobre sua vida. Em outros, transborda egoísmo e até uma frieza assustadora. Já em alguns instantes expõe uma doçura que tenta esconder a todo custo, como forma de defesa. Também sempre se mostra disposta a livrar o marido das encrencas que se mete. Seu amor por Dante é intenso e verdadeiro. Mas também destrutivo. Ao mesmo tempo que sonha com uma vida tranquila ao lado do companheiro explosivo, mergulha em uma constante bebedeira e uso de drogas como forma de fugir de suas angústias. Não por acaso tentou se matar depois que transou com Bruno, após uma festa regada a álcool e cocaína. A atriz passa quase todos os episódios protagonizando cenas de grande densidade dramática e com total entrega. É o perfil mais atrativo e difícil da série. O elemento destruidor. 

O desempenho de Sophie Charlotte ---- que também vem brilhando na reprise de "Ti Ti Ti", no "Vale a Pena Ver de Novo" ---- em "Ilha de Ferro" mostra a dedicada profissional que a atriz sempre foi e como o bom resultado final é garantido, mesmo na pele de personagens desgastantes fisicamente e psicologicamente. Leona não foi um perfil fácil, mas Sophie tirou de letra. 

15 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Essa menina é um poço de talento. Brilha em tudo que faz.

chica disse...

Ela sempre ótima atriz! abração, tudo de bom,chica

Anônimo disse...

Nao tinha visto essa série e adorei o trabalho dela, mas a série é bem exaustiva até pra assistir.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Confesso que não fiquei envolvido com Ilha de Ferro... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Tanto foi que até no ultimo capitulo, quando toda a tensão ocorre na plataforma, a gente fica tenso é com o estado dela.

Heitor disse...

Ela deu um show mesmo e só pensei nela no ultimo episodio. Ela continua na segunda temporada?

Lulu on the sky disse...

Ela brilhou nessa série e gostei também da atuação dela como Maria Alice em Todas as Mulheres do Mundo.
big beijos
www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

Tudo, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Chica.

Sérgio Santos disse...

É um pouco sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Infelizmente nao, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Tb, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Teresa.