terça-feira, 28 de junho de 2016

Desaparecimento de Ciça reforça o equívoco na condução da personagem e de "Malhação - Seu Lugar no Mundo"

"Malhação - seu lugar no mundo" será encerrada em agosto. Ou seja, pouco mais de dois meses restam para o final da temporada. E foram muitos os problemas e erros da trama de Emanuel Jacobina ao longo de sua exibição. O principal deles foi a falta de conflitos atrativos e bem construídos envolvendo os personagens, fragilizando o enredo. Tanto que esse defeito grave tem novamente sido evidenciado através do misterioso desaparecimento de Ciça (Júlia Konrad).


A personagem era uma das figuras centrais do seriado adolescente e parecia promissora em virtude de sua dubiedade, vista logo nas primeiras semanas. Afinal, nada é mais rico para uma história (e para o intérprete) do que um perfil que mescla momentos de fragilidade e vilania. Ciça namorava João (João Vithor Oliveira), mas acabou se interessando pelo irmão dele (Rodrigo - Nicolas Prattes), pouco tempo depois que seu namorado morreu em um acidente de carro. Armou algumas situações para ficar com o rapaz, fingindo até que o filho que esperava era do falecido, e ainda era alvo da paixão platônica de Uodson (Lucas Lucco).

Em suma, era um dos poucos perfis da história que apresentava uma boa estruturação, capaz de ser sustentada por vários meses, rendendo interessantes desdobramentos. Tanto que quando foi atropelada pelo inconsequente Luan (Vitor Novello), ficou temporariamente paraplégica, sendo cuidada por Uodson, que a humanizava com sua imensa ingenuidade.
Porém, o autor acabou prejudicando a personagem e foi alterando todo o contexto que a cercava, diminuindo também o seu destaque na trama. Era uma das principais do seriado e virou uma coadjuvante deslocada por um tempo, pois até mesmo o seu futuro romance com Uodson foi destruído sem maiores explicações.

Até que o autor resolveu movimentar a "Malhação" inserindo um vilão no enredo, o Samurai (inexpressivo Felipe Tito). O bandido é um sujeito perigoso e que está diretamente ligado ao passado do João, além de ser o pai do filho de Ciça (ela foi estuprada por ele). A personagem, então, passou a sofrer constantes intimidações do canalha, sem conseguir apoio dos demais para se livrar do ex em virtude do seu passado de mentiras. Até que ela desapareceu misteriosamente, sumindo da história e implicando no surgimento de uma tentativa de suspense em torno da sua localização.

Ao optar por esse recurso, Emanuel Jacobina comprova que não sabia mais como conduzir a situação, repetindo, inclusive, um recurso já usado na temporada. Afinal, vale lembrar do súbito desaparecimento de Pedro (Enzo Romani), um personagem desinteressante e que pouco contribuía para o enredo. O ex da mocinha Luciana (Marina Moschen) ficou longe quase quatro meses e o enigma sobre o sumiço se arrastou por todo esse tempo. Para culminar, sua volta não esclareceu nada e nem acrescentou ao andamento da trama, pois ele também tem ligação com Samurai e retornou apenas para fazer figuração.

É necessário ainda mencionar uma outra situação parecida, criada pelo mesmo autor, na ótima temporada de 2010 de "Malhação". O desaparecimento da bipolar Raquel (Ariela Massoti) inseriu um instigante suspense no seriado e deixou o conjunto ainda melhor. Porém, naquele caso tudo foi diferente, até porque o escritor estava inspirado e escreveu uma fase merecedora de vários elogios, o que não é o caso agora, infelizmente. A saída momentânea de Ciça expôs a falta de criatividade de Emanuel e ainda retrocedeu todo o processo de 'reintegração' da personagem na história, após um longo período de deslocamento e perda de rumo.

Lamentavelmente, Ciça é apenas um dos exemplos que expõem os equívocos de "Malhação - seu lugar no mundo". E no caso dessa personagem há uma decepção maior, pois era o perfil mais atrativo da história e sempre foi brilhantemente defendido por uma talentosa Júlia Konrad ---- uma das melhores atrizes da temporada. As alterações no rumo da 'viúva' de João prejudicaram o que já não estava bom e esse desaparecimento parece apenas uma tentativa fracassada de estabelecer algum tipo de enigma na limitada história do atual seriado adolescente.

42 comentários:

Paula disse...

Mais uma vez um texto preciso! Essa Malhação só tá com boa audiência por causa do fenômeno Eta Mundo Bom!

Anônimo disse...

Pior temporada que eu já vi. E REPERCUSSÃO ZERO!

Daniela disse...

Era a única personagem que eu gostava e nem precisava de par. Aí o autor consegue a proeza de destruir a única coisa aceitável da trama dele...

Caio disse...

Saudades da Malhação Sonhos...

Ulisses disse...

Julia Konrad é a melhor atriz dessa temporada fraquísssima e concordo com a sua crítica sobre a péssima condução da personagem e do fraco enredo dessa fase.

Bell disse...

Pelo pouco que acompanho eu digo que não gosto, achei essa edição fraca demais. As histórias fracas também.
Não prende atenção da moçada essa é a minha opinião.

Uma ótima terça =)

Samara disse...

O pior é que até o Uodson perdeu com isso porque ele e aquela Alina ficaram avulsos numa trama repetitiva desde que casaram. Ô Malhação ruim.

Smareis disse...

Ta na hora da globo fazer uma mudança nesse horário, tirar malhação e colocar outra coisa mais forte, porque o jornalismo da Rede TV, Bandeirante e Record esta tudo nesse horário também.
Adorei a postagem! Abraço e ótima semana Sérgio!

Anônimo disse...

Texto bom até falar mal do Titto, ele está ótimo. Zamenza vomitando preconceito pela milionésima vez

Anônimo disse...

Sério, Zamenza, eu sempre curti suas opiniões. Mas você me decepcionou quando chamou o Felipe Titto de inexpressivo. Eu sou fã do cara e ele é uma pessoa maravilhosa. Eu não acho ele um espetáculo de ator, mas tá bem no papel. Cara, ele é vilão, calculista, sangue frio, queria o que? Sem falar que o personagem foi jogado na trama e está se esforçando pra atender as expectativas. Essa sua colocação é tipica de quem nem viu e já sai falando do que não sabe. Você poderia ver todas as cenas antes de falar isso. Se ele fosse tão ruim no que faz ele não seria tão requisitado, tanto como ator quando como apresentador. Fico triste por alguém que eu considerava tanto ter sido tão preconceituoso. As vezes tenho a impressão que fazer sucesso é crime.

Anônimo disse...

Concordo com vc. E esse Felipe Tito é péssimo mesmo, lamento jogar essa verdade na cara dessas duas fãs acima. Basta ver ele como mordomo em Amor à Vida, como funkeiro em A Regra do Jogo e agora como vilão nessa temporada ruim. O que ele mudou? Em nada, é a mesma interpretação e expressões.

Elias disse...

Essa temporada é bem ruim mesmo, só gosto de alguns personagens como a Ciça, Jéssica e o casal Artur e a filha do Didi.Porem até esses bons personagens tem histórias desinteressantes como a própria Ciça, a Jéssica é bem fofa mas não tem uma história própria e seu futuro romance com Luan anda em círculos o tempo todo.Eu gostava do Uodson e Alina, mas eles ficaram muito cansativos assim como a Nanda e o Felipe.É uma das temporadas mais fracas de Malhação, raramente eu assisto e será facilmente esquecida.

Pâmela disse...

Temporada PÉSSIMA sim! Não adianta ficar negando os fatos e nem ficar te xingando por uma coisa que é a pura verdade. Lamento pela Gerbelli (sempre ótima) tá no meio dessa bomba, pela Júlia Konrad (boa atriz) e pelo próprio autor. Larguei na época que ele começou a escrever um monte de besteira sobre a AIDS , justo a AIDS que o mesmo dominou o assunto em 95. Agora não faço idéia de começo está rs. Que a próxima melhore. Texto ótimo como sempre.

Elias disse...

Mais uma coisa, essa temporada é uma das piores junto com a de 2007, 2009, Malhação ID, Malhação Conectados e Malhação Casa Cheia.Todas bem ruins.

Anônimo disse...

Malhação sempre foi problemática por conta das excessivas quantidades de capítulos (algo em torno de 220), e por isso em boa parte delas há a chamada "barriga".
Obviamente para se sustentar é preciso uma boa história com bons conflitos,o que não ocorre nessa Malhação, que diferente da Anterior havia uma trama cativante.
Pouco se salva nela,pois tudo parece não funcionar em "Seu lugar no Mundo". Os personagens são chatos e rasos, as atuações são fraquíssima por parte dos jovens(há excessões como Julia Konrad e Amanda Godoy) e a historia é desinteressante.
Nem sei como durou esse tempo todo no ar.

Anônimo disse...

Malhação nunca inova,claro que há as excessões como a "Sonhos",mas de um modo geral sempre é o mesmo lenga lenga.
Veja Todo mundo odeia o Chris, As visões da Raven,I Carly etc. São histórias pra jovens e nem por isso deixam de ser inovadoras.
Eu sei que são séries,mas arriscar as vezes faz bem. E é isso que Malhação precisa,de uma repaginada

Anônimo disse...

Tudo nessa temporada tá sofrível, ate a edição. Em certo capítulo recente por estar com medo do novo namorado da Monique, Uodson e Alina foram pro hostel e a ediçao intercalou essas sequencias (que se passavam a noite) com outras que eram pela manhã. É vergonhoso!

Anônimo disse...

É triste o rumo que essa temporada tomou. Mais triste ainda é ver que a emissora vai manter quase todos do elenco na casa sendo que eles são péssimos - e outros bem melhores de temporadas passadas não foram aproveitados.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Paula. E mt obrigado.

Sérgio Santos disse...

Uma das piores, anonimo. E repercussão nula msm.

Sérgio Santos disse...

Uma pena, Daniela...

Sérgio Santos disse...

Muitas, Caio. E, apesar disso, eu queria que tivesse sido substituída por uma à altura. Mas não foi.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Ulisses.

Sérgio Santos disse...

E eu concordo, Bell.

Sérgio Santos disse...

Boa observação, Samara.

Sérgio Santos disse...

Discordo, Smareis. Malhação é um bom produto e há temporadas excelentes. Mas há outras péssimas, como essa. Faz parte. A Globo não teria outro formato de 35 min pra colocar no lugar e diariamente ainda. bjs

Anônimo disse...

Só quero saber a sua opinião sobre os protagonistas marina moschen e nicolas prattes o q vc acha deles? Eles são os únicos motivos de assistir essa temporada horrível eles tem muito química e a sintonia gostei muito deles

Sérgio Santos disse...

Preconceito de quê, anonimo? Não entendi MESMO.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, fico feliz que vc goste de mim. Quer dizer, gostava. Mas então vc deixou de gostar só pq discordou de uma opinião minha pela primeira vez? Isso faz parte e é perfeitamente normal discordar. Cada um com sua opinião. Mas vc chegar ao ponto de "se decepcionar" por isso é bem puxado... Eu realmente estou achando ele inexpressivo e não falo gratuitamente, falo pq vi e vejo várias vezes quando resolvo escrever sobre. Acompanhar diariamente não acompanho msm pq não sou masoquista de ver o que acho ruim. Apesar dos perfis serem completamente diferentes, não vejo diferença alguma na interpretação dele depois do funkeiro em A Regra do Jogo e do mordomo em Amor à Vida. Ele pode ser gente boa e deve até ser msm, não estou atacando a pessoa dele. Disse apenas o que acho da atuação. Vc gosta? Ok, respeito.

Sérgio Santos disse...

Tb não vejo diferença, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Elias. E concordamos plenamente tb quanto as temporadas que foram péssimas. Tb achei todas essas mt ruins. E os personagens da atual não têm trama e ficam avulsos. Enfim, tudo mt raso. abçs

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Pâmela! =) E péssima mesmo. A abordagem da AIDS, citada por vc, foi pessimamente desenvolvida e o personagem por sinal, já voltou a ser figurante. Tomara msm que a próxima seja melhor... bjssss

Sérgio Santos disse...

Endosso todo o seu comentário, anônimo. É isso.

Sérgio Santos disse...

Mas ainda assim, anonimo, há temporadas excelentes pq são bem desenvolvidas, msm apresentando um "mais do mesmo". Só que não é o caso dessa, infelizmente.

Sérgio Santos disse...

Ótima observação, anonimo. É verdade.

Sérgio Santos disse...

O rumo que ela nunca teve, né, anonimo. Pena.

Adriana Helena disse...

Oi Sérgio, boa tarde!
Nossa, que ótima análise!
Não assisto Malhação e não tenho a mínima ideia do que se passa na novela adolescente, mas diante do seu texto , até me tornei expert! Dá gosto de ler amigo!
Você se aperfeiçoou muito ao longo dos anos!!!
Sua escrita está impecável, Parabéns!!

Ahh e vim agradecer sua visita lá no niver de 5 anos do Blog , saiba que você é super TOP com medalha de prata!!! Uhullllllllll
Gratidão amigo!!!
Um super beijo e uma semana liiinda!!! :)))))))

Andressa Mattos M. disse...

Temporada fraca, sem rumo e cheia de personagens rasos e sem carisma.Essa Ciça era uma das poucas personagens que eu tinha gostado, mas como não vejo mais nem sabia que tinha acontecido essa palhaçada com ela. Fase pra esquecer. E será esquecida.

Sérgio Santos disse...

Eu melhorei msm, Adriana. Pq os primeiros textos eram mt ruins... rsrs E eu que fico feliz com vc. bjssss

Sérgio Santos disse...

Será esquecida mesmo, Andressa.

Anônimo disse...

Felipe titto,ator horrível, parece que tá apresentando trabalho na sala de aula...
As palavras saem da boca dele sem nenhuma garga de desprezo, frieza ou raiva ou qualquer emoção.
Ps. Saudades malhação:sonhos

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, anonimo.