quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

"Odeio Segundas": uma debochada e bem realizada série de Alexandre Machado e Fernanda Young

O GNT estreou uma nova série no dia 21 de outubro, uma quarta-feira, às 23h. Escrita por Alexandre Machado e Fernanda Young, "Odeio Segundas" é fruto de uma parceria entre o canal a cabo e a Rede Globo, juntamente com a Conspiração Filmes. Um esquema de "Multiplataforma" bem semelhante ao realizado em "Animal", seriado protagonizado por Edson Celulari e Cristiana Oliveira, exibido em 2014. A nova produção, dirigida por Arthur Fontes, tem o humor debochado peculiar dos autores e se mostrou bem realizada.


A trama é ambientada em um meio corporativo (da empresa "Ashausa & Shuasha") e todos os episódios (a primeira temporada tem dez) são passados na segunda-feira, dia tipicamente depressivo para quase toda a população mundial. O enredo tem como base o ódio que os personagens sentem pelo fatídico dia e como os problemas parecem ficar ainda piores no primeiro dia útil da semana. A Fernanda Young, inclusive, faz a 'voz' da segunda e é uma espécie de narradora que se defende dos ataques dos perfis que compõem a história.

Marisa Orth protagoniza a série e vive a complexada Valéria, mulher que não tem um pingo de aptidão para liderança, mas que, por uma ironia do acaso, acaba promovida ao cargo de subgerente do grande escritório onde é ambientada a história.
Como não estava preparada para a nova função, ela vive com os nervos à flor da pele, precisando ainda lidar com as intrigas dos colegas, que não gostam nada de vê-la na posição de 'chefe'. A atriz está ótima e sabe como poucos proferir o texto sarcástico e repleto de duplo sentido dos autores.

Afinal, Marisa já fez outras séries de Fernanda Young e Alexandre Machado. Ela esteve igualmente bem em "Os Aspones" (melhor série da dupla) e "Macho Man", ambas exibidas na Globo. Agora, é o principal nome do elenco da produção do GNT e, ao contrário de Valéria, honra o posto. Até porque não há perfil cômico que não seja defendido com maestria pela atriz, que domina a área do humor com total segurança.

O time ainda conta com Fernanda Paes Leme (a fútil Sueli); Thiago Rodrigues (Guedes, sujeito de caráter duvidoso, que tem um caso com Sueli); Flávio Pardal (Lipe, o típico nerd); Anderson Muller (Murtinho, um mal-humorado nato); Carol Machado (Brenda, funcionária cheia de tatuagens, que precisa escondê-las o tempo todo e vive sendo alvo de comentários sobre sua sexualidade); e Lyv Ziese (a grata surpresa da série, que interpreta Bárbara, a gordinha carente que está sempre tentando agradar e nunca conseguindo). Lyv, aliás, se destaca em todos os episódios.

Fernanda Young e Alexandre Machado já tinham se saído bem em outra série para o GNT: a "Surtadas na Yoga", onde Fernanda era uma das protagonistas ---- juntamente com Ana Sophia Folch e Flávia Garrafa. A divertira trama de três mulheres que pareciam adolescentes implicantes divertiu e teve duas boas temporadas. Agora, os autores acertam novamente com esta nova produção, provando que a fraca e problemática "O Dentista Mascarado" ---- exibida na Globo, marcando (negativamente) a estreia de Marcelo Adnet na emissora ---- foi uma das exceções na carreira da dupla.

"Odeio Segundas" --- que lembra, guardadas as devidas proporções, "Os Aspones" --- é um bom e irônico seriado, cuja segunda temporada já está encomendada para 2016. A produção fica abaixo de formatos com bem mais qualidade e capricho, como "Sessão de Terapia", "3 Teresas" e "Romance Policial - Espinosa", mas é uma série bem realizada e com bons ingredientes para entreter, onde o deboche domina o enredo. Poderia até ser exibida na faixa pós-"Globo Repórter", que ficou vaga com o fim de "Verdades Secretas", onde a Globo inseriu a primeira temporada da produção norte-americana "The Blacklist". Um divertimento sem maiores pretensões.

20 comentários:

Odilon disse...

Tenho acompanhado e acho que é uma das melhores séries deles. Pena que tirando a Mariza e a gordinha, o elenco é muito ruim.

Anônimo disse...

Achei aquela Surtadas na Yoga bem ruim, mas essa é boa e concordo que poderia entrar na faixa pós-globo reporter.

Nina disse...

A Mariza Orth arrasa sempre.

William O. disse...

Me surpreendi com essa série porque me faz rir. E olha que pra me fazer rir ultimamente só sendo muito bom...

Tainá disse...

Eu amo a Marisa Orth e vejo por ela. Concordo que se comparada com séries como Sessão de Terapia e Romance Policial Espinosa deixa a desejar, mas é bem realizada mesmo. E dou boas risadas.

Anônimo disse...

Tb não entendi porque não colocaram no lugar de BlackList na Globo.

Ulisses disse...

A Marisa e a Fernanda tem um casamento perfeito. Sempre que as duas se juntam dá coisa coisa e sinto muita falta dos Aspones. Uma série incompreendida e hilária. Não sabia dessa nova série mas irei me inteirar.

Vera Lúcia disse...


Não vejo, Sérgio, mas concordo com você quanto ao talento de Marisa Orth para cenários de humor.

Abraço.

MARILENE disse...

Sergio, não acompanho séries, mas gosto quando fala sobre elas, assim posso me inteirar do enredo. Bjs.

Bell disse...

Assisto as vezes, acho essa turma toda atrapalhada e a Marisa arrasa, com jeito doido dela.
Gosto mas da série os Homens são de Marte (essa eu não perco).

bjokas e boa noiteee =)

Sérgio Santos disse...

Entendo, Odilon. Alguns são mais fracos msm.

Sérgio Santos disse...

Eu gostei de Surtadas na Yoga, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sempre, Nina.

Sérgio Santos disse...

É bem divertida msm, William.

Sérgio Santos disse...

Dá pra rir tranquilamente, Tainá. Tb curto.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo... esquisito.

Sérgio Santos disse...

Pode se inteirar, Ulisses. Vale a pena.

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima mesmo, Vera. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Marilene. bjs

Sérgio Santos disse...

Essa tb é boa, Bell. bjs