domingo, 29 de junho de 2014

"Encrenca" se inspira no "Pânico na Band", mas precisa melhorar muito para ter alguma graça

Para tentar preencher a vaga deixada pelo "Pânico na TV" ---- que ao ir para a Band, levou o público junto e arruinou os domingos da emissora, por ser a única atração que conseguia um número considerado interessante ----, a Rede TV! estreou neste domingo, com cerca de quinze minutos de atraso (marcado para às 19h, começou quase às 19h15), "Encrenca", um novo programa humorístico.


Comando por Ricardinho Mendonça, Angelo Campos, Dennys Motta e Tatola Godas (quarteto que já comanda o "Quem não faz toma", programa de uma rádio paulistana), a atração conta com a presença fixa de Carol Portaluppi (filha do ex-jogador Renato Gaúcho) e da ex-BBB Fani Pacheco. A estreia deixou claro que o intuito é copiar quase tudo do Pânico.

Isso porque, primeiramente, o cenário usado é o mesmo utilizado pela equipe comandada por Emílio Surita, na época em que os humoristas ainda estavam na Rede TV!. Apesar de algumas pequenas mudanças no estúdio, a nítida precariedade do investimento não deu para disfarçar e nem esconder o 'passado'.
E os quadros apresentados, assim como a maneira de comandar a atração, confirmaram toda a intenção de mirar na fórmula usada há anos pelo "Pânico na Band".

Até mesmo uma característica muito peculiar foi copiada: as brincadeiras (quase sempre sem graça) que os humoristas fazem uns com os outros nos bastidores. A da estreia, por exemplo, foi a colocação de um papel-filme na porta da sala de reuniões dos integrantes para que Ricardinho ficasse preso. E os quadros miraram no mais do mesmo, com matérias sobre futebol (incluindo uma participação do ex-jogador Biro Biro), exibição de vídeos e montagens da internet e participação de mulheres gostosas em situações pretensamente cômicas (outra situação 'inspirada' no "Pânico").

A presença de Carol e Fani no elenco fixo foi explicada com um quadro (apelidado de Teste do Sofá), onde os quatro apresentadores faziam testes com várias mulheres bonitas. E as aprovadas pelo quarteto foram justamente as duas, que souberam encarar as brincadeiras com bom humor. Mas claro que ambas não entraram por causa desta situação, já que foram escolhidas antes. Apenas transformaram a escolha em conteúdo para o preencher espaço na atração.

O programa não teve um bom começo e para ser considerado um 'humorístico' ainda falta muito, para não dizer tudo. Os quadros não tiveram a menor graça, assim como as brincadeiras feitas pelos apresentadores, que estavam nitidamente nervosos (o que é até normal, por se tratar de uma estreia). A baixa qualidade dos vídeos exibidos também ajudou a prejudicar ainda mais o formato, deixando evidente o pouco investimento na atração. E a atitude de mirar em várias situações do "Pânico" (que, inclusive, vem enfrentando um período desinteressante na Band) expõe a tentativa desesperada da Rede TV! de recuperar, em vão, a audiência perdida.

"Encrenca" estreou perdendo até para a TV Cultura e não tem estrutura para enfrentar a concorrência das noites de domingo. O programa tenta provocar risos sem sucesso e os quadros precisam melhorar muito para que haja alguma graça. Por tudo o que foi exibido na estreia, a atração é uma encrenca mesmo, mas para o telespectador que se propõe a assistir.

11 comentários:

Anônimo disse...

Assisti 5 minutos e mudei, uma bosta, igual a atual situação do Pânico, nem vejo mais.

paulo disse...

Olha, numa época de total mediocridade quanto a que estamos vivendo onde tudo, ou quase tudo é um lixo, o humor não poderia ser diferente. Incrivel como hoje confundem ser um mala com ser engraçado. Onde que esse pessoalzinho ai tem talento? Aposto que todos fazem o tal de "stand up" que virou febre e apareceram zilhões de novos "humoristas" pra abocanhar uma fatia do bolo, assim como acontece qdo um ritmo musical tosco faz sucesso. Só vi a chamada e já odiei, deve ser uma mistura de zorra total com pânico, ARGH!

paulo disse...

Ah, só lembrando que o traço no ibope não é porque é ruim mas porque é da RedeTV! O Zorra total da globo é o lixo dos lixos e faz sucesso. É quase impossível fazer o povo usar o controle remoto, hábitos...

Anônimo disse...

QUE PROGRAMA É ESSE? ME DEU ARREPIOS SÓ DE LER A CRÍTICA, IMAGINE VENDO...

Wallace disse...

Eu vi e achei deplorável de ruim! Não vai durar nem 2 meses.

Sérgio Santos disse...

O Pânico eu ainda vejo, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Paulo, o Zorra Total nos seus áureos tempos era mt bom. O Milani de Saraiva, a Nair Bello com o Rogério Cardoso, enfim, mas há anos que está péssimo mesmo. Mas apesar de ser um programa de humor ruim, é popular e isso agrada parte do público. Não por acaso continua no ar e dá ótima audiência. Mas a concorrência tb tem culpa pq não coloca um programa que preste pra concorrer.

Sérgio Santos disse...

É bem ruim, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Wallace, não sei se sou tão pessimista, mas a emissora deverá até manter pq não tem outra coisa pra colocar no lugar.

Anônimo disse...

Eu vi e concordo com o texto. Foi uma cópia descarada do Pânico. E tão sem graça quanto o original.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, eu ainda vejo o Pânico e gosto de algumas coisas. Outras não. Mas esse programa foi mt ruim.