quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pituca e Serelepe encantam e atores mirins brilham em "Meu Pedacinho de Chão"

A emoção e a poesia estão presentes em todas as relações de "Meu Pedacinho de Chão". Até mesmo nas protagonizadas pelo vilão Coronel Epaminondas (Osmar Prado). E entre tantas situações bonitas e encantadoras, há uma relação ingênua e repleta de cumplicidade, que é vivida justamente por duas crianças: Pituca e Serelepe. A amizade dos dois é um dos pontos fortes da história escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho.


Logo no primeiro capítulo do remake, Geytsa Garcia e Tomás Sampaio se destacaram, até porque a história é contada sob a ótica das duas crianças, o que justifica os cenários coloridos e a trama infantil. Os atores-mirins são gratas revelações e a naturalidade com que interpretam os personagens é impressionante. Os dois não declamam o texto e conseguem dizê-lo com sentimento, o que deixa as cenas leves e reais.

Aliás, os perfis são os únicos da novela que não apresentam tons exagerados, reforçando a premissa da obra, que é contada (e fantasiada) justamente por eles. Geytsa e Tomás ganharam papéis importantes e a confiança que foi depositada na dupla está sendo recompensada em todas as cenas de "Meu Pedacinho de Chão".
A sintonia entre os atores é nítida, o que deixa a amizade entre Pituca e Serelepe ainda mais encantadora.

O que Pituca tem de doce e meiga, Serelepe tem de levado e esperto. Um acaba complementando o outro. Várias vezes ela acaba agindo como mãe dele de tão preocupada que fica com seus constantes sumiços. E o menino, por sua vez, vive fugindo do pai de sua melhor amiga, o Coronel Epaminondas, que tentou até colocá-lo em um orfanato. As situações envolvendo os personagens são teoricamente bobinhas, mas é justamente este o charme do remake, que opta por conflitos simples, sem muitos acontecimentos, e repletos de delicadeza e poesia.

A relação bonita entre as crianças lembra (guardando as devidas proporções, obviamente) o casal Rita (Mel Maia) e Batata (Bernardo Simões) de "Avenida Brasil" (2012). Na época, os dois, que ficaram apenas alguns capítulos na novela de sucesso de João Emanuel Carneiro, se destacaram e a relação dos personagens era linda de se ver. Após esta participação, todos sabem que Mel Maia virou estrela da Globo. Pena que o mesmo não ocorreu com Bernardo. E agora, no atual remake das seis, não será surpresa se Geytsa e Tomás forem requisitados para próximos trabalhos com o fim da novela.

Pituca e Serelepe transbordam inocência e formam uma dupla linda em "Meu Pedacinho de Chão". A relação de cumplicidade, amizade, lealdade e parceria entre os personagens é uma das muitas situações encantadoras do remake que, a cada capítulo exibido, está sendo transformado em um belo sonho por Luiz Fernando Carvalho.

29 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Não tenho visto muito Meu Pedacinho de Chão mas os dois têm se destacado mesmo. Há um tempo atrás era raro ver crianças que atuassem assim com tanta naturalidade, e eles são mais dois exemplos. Geytsa tem feito uma parceria excelente com a Juliana Paes e Tomás se destaca em especial nas últimas cenas, agora que foi matriculado na escola de Juliana (Bruna Linzmeyer).

Aliás, acho que essa onda de bons atores mirins vem desde uns 3 anos. Mta gennte boa surgiu. Clara Tiezzi (Mabi TiTiTi), João Fernandes (Nidinho de Cordel Encantado), Jesuela Moro (Júlia de AVDG), Mel Maia (um fenômeno de AVBR que virou uma realidade em Joia Rara), o próprio Bernardo Simões (aliás, ele sumiu), Vitor Figueiredo (Flor do Caribe), JP Rufino (ótimo em ADH)... Isso sem contar alguns de Carrossel, como a Larissa Manoela. E o melhor: todo mundo atuando como criança, com naturalidade.

Torço para que a duplinha de Meu Pedacinho de Chão conquiste o sucesso e quero vê-los em novos trabalhos. E confesso, Meu Pedacinho de Chão é encantadora, bem-feita, linda, mas tô mais ansioso pra Boogie Oogie que começa em Agosto (em especial por Ísis Valverde, Alice Wegmann e - salvo engano - Tatá Werneck).

Thallys Bruno Almeida disse...

PS: acho que Tatá não estará msm, porque vai fazer o Tudo Pela Audiência com o Porchat no MSW.

Anônimo disse...

Esse dois são lindos demais! S2 Encantadores realmente!

Anônimo disse...

Eu acho ela mais talentosa que ele. Mas a sua observação sobre a questão da dupla ser a única que não é caricata e exagerada na novela faz sentido. Não havia parado para refletir. Abraço, Sérgio!




Italo

OX disse...

Sérgio, não acompanho essa novela mas vi o primeiro capítulo e já percebi que esses dois meninos prometiam. E pelo visto a primeira impressão ficou. Tomara que sejam escalados para novas produções e que da próxima vez eu consiga assisti-los.

Anônimo disse...

Nunca assisti, não posso opinar.

Bell disse...

Sou apaixonada pela Pituca, confesso que assisto por causa dela rs...

Anônimo disse...

Que texto bonito! Eles encantam mesmo e a novela é linda. Estou adorando!

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Tive pouco tempo para a TV nos últimos dias e não pude acompanhar as programações que usualmente assisto. Agora que tudo voltou à rotina, vou procurar assistir alguns capítulos dessa novela, ainda que não seguidamente, pois me parece bem agradável de se ver.
Gostei de ler suas considerações, sempre muito bem colocadas.

Ótima tarde.

Abraço.

Melina disse...

Sérgio, não tenho acompanhado essa novela porque como já disse acho muito infantil e boba. Mas concordo com seu texto. Pelo pouco que vi da trama é verdade que esses dois são ótimas revelações. A Globo dificilmente deixará eles irem para a concorrência. São promissores. Um beijo.

Sérgio, você vai escrever sobre o fim de Doce de Mãe? Fiquei tão emocionada com o último episódio. Fiquei triste que acabou.

Mariana disse...

Concordo com o bem escrito texto. Essas duas crianças são encantadoras e eu amo Pituquinha e Serelepe. Acho que Serelepe é filho do Epa. A novela é leve, bonita e poética. Acho linda. Quero ainda aproveitar a chance para te parabenizar, Sérgio, por sempre manter seu blog atualizado e completo. Não deve ser fácil escrever uma crítica por dia. Precisa de muita criatividade e talento também. Não é a toa que você tem leitores tão fiéis. Faz por merecer!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Geitza Garcia e Tomás Sampaio são umas graças mesmo: lindos e talentosos. Gosto das cenas deles juntos e contracenando com outros atores. E as sequências dos alunos aprendendo com a professora Juliana são muito bonitas.

Neli disse...

Sou absolutamente encantada com esta novela.Me devolveu o prazer de estar em casa para acompanhar, coisa que não sentia desde o final de Sangue Bom.Tudo nela é primoroso: cenário, figurino,fotografia, trilha sonora, elenco, direção.E a meninadinha vem fazendo bonito mesmo, Sérgio. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Tem muito talento infantil, Thallys. E esses dois são exemplos disso, além dos que vc citou. Os meninos estão cada vez melhores na novela.

Eu tenho acompanhado a novela quase sempre e tenho gostado mt. Essa próxima parece ótima e estou ansioso porque o elenco é mt bom e será interessante ver a abordagem dos anos 70.

Sérgio Santos disse...

Eu também acho, Italo. Aliás, vc estava sumido! E é isso mesmo, os dois não são caricatos pq são eles que contam a trama. É interessante isso. abçs

Sérgio Santos disse...

OX, tenho quase certeza que a Globo irá aproveitá-los em futuros trabalhos. Se não fizer será burra.

Sérgio Santos disse...

Ok, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Ah é, Bell? rs bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Vera, obrigado pelo carinho de sempre. Vc vai gostar da novela, apesar de ser bem infantil. E as crianças estão ótimas. bj

Sérgio Santos disse...

Tb acredito nisso, Melina. Os dois são promissores e têm talento. Pituca e Serelepe são personagens encantadores.

Olha, já escrevi e já postei. Já estou com saudades da série. bjssss

Sérgio Santos disse...

Nossa, Mariana, muito obrigado. Realmente não é fácil escrever um texto por dia e muitas vezes eu acabo nem escrevendo porque não tem como, principalmente qd a programação não ajuda. Mas precisa de criatividade tb! Mas faço por vocês que vêm sempre aqui e tb por aqueles que nunca comentam mas sempre leem.

Tb acho que Serelepe é filho do Epaminondas. Aliás, tá até bem claro. A novela é mt bonitinha msm .bjssssss

Sérgio Santos disse...

As cenas deles são sempre bonitas, Elvira. Formam uma boa dupla. Um ajuda o outro. E os atores estão mt bem. Tb gosto das cenas na escola. bjsss

Sérgio Santos disse...

Neli, nem me fale de Sangue Bom que eu ainda sinto muita saudade daquela novela. E essa trama é mt prazerosa de se ver mesmo. Aliás, se não fosse o diretor seria um remake mt chato pq quase não há história. Por isso que todo o pacote da fantasia conta e muito. bjsssss

MARILENE disse...

Sergio, não a companho, mas sempre vejo alguns pedacinhos quando ligo a televisão e me encanto. Gosto dessa fantasia, dos personagens, da emoção que a novela desperta. Bjs.

Patricia P. Galis disse...

Assino em baixo amooooo essa novela, gosto de todos e tudo.
Esses dois fofos estão dando show...dou risada e me emociono.
Novela nota 10

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Marilene. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Patrícia, eles estão mt bem e o elenco praticamente todo também. Bjsssss

Anônimo disse...

São uns fofos! Eu amo essa novela!