terça-feira, 20 de maio de 2014

Irandhir Santos esbanja talento e transforma Zelão no grande destaque de "Meu Pedacinho de Chão"

O mundo dos sonhos de "Meu Pedacinho de Chão" não tem muitos personagens. O elenco da novela é bem enxuto e tem pouco mais de 20 atores. Com isso, quase todos conseguem um bom destaque, ainda que alguns não tenham a importância que merecem ---- caso de Antônio Fagundes e Emiliano Queiroz, por exemplo. Mas entre todos os personagens da novela, há um que tem se destacado muito e roubado a cena em todos os capítulos: o Zelão, interpretado pelo ótimo Irandhir Santos.


Com aparência de durão e cara de malvado, o rapaz sempre trabalhou para o Coronel Epaminondas (Osmar Prado) e fazia questão de não demonstrar nenhum tipo de sentimento por ninguém, com exceção de sua mãe Benta (Teuda Bara). Mas Zelão começou a mostrar sua essência assim que viu Juliana (Bruna Linzmeyer), professora que chegou para alfabetizar as crianças da Vila de Santa Fé. Ele se apaixonou perdidamente e não conseguiu mais disfarçar a bondade que sempre esteve presente em seu coração, que muitos achavam de pedra.

O personagem já é um tipo cativante por natureza, mas a caracterização e a interpretação do ator ajudam a chamar ainda mais a atenção do telespectador. O figurino, que mistura amarelo, vermelho e azul, é um dos mais chamativos da novela, embora as cores fortes estejam presentes em todos os perfis.
O colorido já virou uma característica do capataz, que nunca muda de roupa. E a composição feita pelo ator está simplesmente impecável.

Irandhir Santos criou com precisão o jeito de andar, falar e até olhar do personagem. Zelão caminha sempre com as pernas abertas e segurando suas armas que estão na calça, como se fosse um caubói pronto para o ataque. Está sempre na defensiva e observando os demais com desconfiança. Parece um bicho acuado. O longo cabelo esconde um dos olhos, que só é exibido quando o capataz se sente à vontade diante de alguém. E seus olhos costumam ficar lacrimejados com certa frequência, evidenciando uma fragilidade que emociona.

E obviamente que todo este conjunto não seria possível sem a ajuda do diretor Luiz Fernando Carvalho, que com certeza contribuiu bastante para o bom trabalho do ator. O diretor costuma, inclusive, imprimir um tom mais teatral e algumas cenas coreografadas em várias de suas produções. Irandhir, aliás, estreou na televisão em uma obra de Luiz Fernando.

Sua primeira aparição na tevê foi em "A Pedra do Reino" (2007), interpretando o Quaderna. O ator sempre foi uma figura muito respeitada no cinema, mas a telinha, ao contrário da telona, ainda não havia contado com sua grandiosa presença antes desta participação na minissérie. E infelizmente ele continuou aparecendo raramente: só voltou em 2014, na microssérie "Amores Roubados", dando um show na pele do descompensado João da Silva, espécie de capataz de Jaime Favais (Murilo Benício). Mas para a sorte do telespectador, Irandhir, ao menos este ano, não demorou a retornar e surgiu como o Zelão, que, embora seja outro capataz, não lembra em nada seu personagem anterior, graças ao talento do intérprete.

Irandhir Santos transformou seu Zelão no grande protagonista de "Meu Pedacinho de Chão" e o personagem em um dos pontos fortes do remake de Benedito Ruy Barbosa. Tanto que o capataz desperta torcida para terminar a trama ao lado da Professora Juliana (Bruna Linzmeyer), a mocinha da trama. A química entre os atores é nítida e ainda vale destacar também a sintonia que ele e Flávio Bauraqui têm em cena. A relação de amizade entre o filho de Benta e Rodapé é muito bonita e engraçada.

Mas independente do final escolhido pelo autor, a verdade é que o personagem que mistura pureza e amargura está sendo brilhantemente vivido por um profissional de muita competência. Todo este reconhecimento é fruto de um grande trabalho. O Zelão será uma das boas lembranças deste remake, que prima pela fantasia. Graças ao talento de Irandhir Santos.

43 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

É muito bom ver crias do cinema se destacando também na TV, como é o caso do Irandhir. Prestei atenção nele pela primeira vez no Tropa de Elite 2 vivendo o Diogo Fraga.

E agora ele continua ótimo. A composição dele é uma coisa impressionante, maravilhosa, de uma precisão poucas vezes vista. O par com a Bruna Linzmeyer tb é bonito de ver e os dois combinam. O caso é que, como o Benedito já escreveu e entregou tudo, a construção do romance dos dois não vai poder sofrer alteração. Independente disso, acredito que os dois ficarão juntos.

Eu faria apenas uma correção no título: destaque masculino, porque acredito que essa novela tem dois grandes destaques: ele e a Juliana Paes, que tá simplesmente maravilhosa de Maria Catarina - e acho que ela merecia um texto também. Só lamento que o Antônio Fagundes e o Emiliano estejam com poucas cenas.

Mas tem ainda uma outra coisa que me incomoda, não só em Meu Pedacinho, mas nas outras também, independente da qualidade: a mania da Globo de, por vezes, cortar a abertura e até mesmo os créditos finais. Acho isso um grande desrespeito com quem trabalha na novela, do elenco aos profissionais dos bastidores.

Adriana Helena disse...

Ah Sérgio, boa noite!!
Acabei de ver no facebook a publicação do seu post sobre o Zelão e eu vim aqui correndo para ler! rsrs

Sabe, eu não vejo a novela, mas acompanhando as chamadas e desde o princípio, foi este personagem que mais me encantou! Por suas características incomuns e seu olhar de bravo..rsrs Foi bom demais saber que é interpretado por um ator tão talentoso como o Irandhir Santos, que conheci na minissérie Amores Roubados e percebi o quanto era surpreendente!!

Amei sua descrição amigo! O seu texto está fantástico, igualzinho à Novela Pedacinho de Chão, que puxa, seria a minha favorita de todos os tempos de tão linda!!

Beijos, obrigada e tenha uma noite maravilhosa!!!


Patricia P. Galis disse...

Assino em baixo talentoso demais esse rapaz e claro tbm torço para que ele e a professora terminem juntos...essa é uma das melhores novelas que já assisti...amooo!!!!

Anônimo disse...

Quem nessa novela não está bom??? Acho que ninguém. Apoio a ideia da globo de fazer produções mais curtas e com poucos personagens, assim a grande maioria se destaca e evita a barriga.
Ele realmente está maravilhoso... E é sem dúvidas um dos melhores atores dessa geração, quando soube que ele iria participar de uma novela me animei.
De cara não o reconheci, só fui perceber q era ele na estreia da novela quando vi seu nome na abertura (juro kkk)
Realmente genial; E está todo mundo torcendo por ele e pela juliana, ambos tem mostrado uma ótima química, ainda mais por ser um casal tão diferenciado que desperta a curiosidade de qualquer um que assiste a novela.
E o legal disso tudo, é que ele apesar de ser um enorme destaque, não está levando a novela nas costas, como acontece na maioria das produções. Os atores iniciantes realmente estão arrasando. Adoro a gina, que está sendo interpretada brilhantemente pela Paula Barbosa, e o par dela com o Johnny Massaro tbm está maravilhoso. E apesar de n gostar mto do personagem do filho do fagundes, tenho que admitir q o menino é mto promissor.
Lombardi, juliana paes, osmar... tbm maravilhosos... Resumindo elenco inteiro de parabéns.
Tenho certeza q com essa experiência, todos eles vão sair atores ainda melhores, pois está sendo uma chance de sair de seus limites e da zona de conforto, no qual mtos profissionais se mantém.

Um pequeno detalhe ao seu texto: Sinceramente, não me incomodo do fagundes n está tendo destaque nessa novela. O papel dele em amor a vida foi tão pesado e marcante, que assim como o solano, ele deveria tirar uma pausa e descansar a imagem para o césar sumir da cabeça do público. Mas realmente, uma novela com um desafio desses é irresistível para qualquer ator dizer n. Então, assim com um papel de pouco destaque, ele continua na ativa e ao mesmo tempo descansa a imagem. Funciona de certa forma.

Luiz disse...

Na primeira vez que o vi em Meu Pedacinho de Chão, jamais saberia constatar que o ator era o mesmo que interpretara o João de Amores Roubados. E sem dúvida nenhuma, isso é uma ótima situação para o ator, porque mostra que o mesmo sabe compor nas minucias a personagem. O jeito de andar, gesticular, etc. Enfim, são muitas qualidades. Torço muito pelo Zelão e pela professora Juliana.

É isso aí Sérgio. Aliás, adorei o texto. Não é novidade nenhuma, mas você escreve muito bem. Abraços!

Carol Alves disse...

Oi Sérgio!

O Irandhir está realmente fabuloso no papel, não tem como não gostar ou não torcer pelo Zelão; o figurino, os trejeitos, a fala (que é o que mais me encanta), ele tá que é só perfeição. Mas há de se considerar que nessa novela tem muitos destaques, sendo Irandhir um dos; é impressionante como o elenco está totalmente sintonizado. O Johnny Massaro também com seu adorável Ferdinando tornou-se outra grande revelação, com direito a divisor de torcidas a favor de Gina, Juliana e até Catarina, esta última por quem eu torço que ele tenha ao menos um namorico, kk ( apesar dos números estarem a favor de Juliana). A Paula Barbosa como Gina está maravilhosa, a gente associa logo com as heroínas dos desenhos animados. Outra grande importância no conjunto ficou por conta das crianças Tomás Sampaio e Geytsa Garcia (Lepe, Pituca). De fato, o diretor Luiz Fernando foi feliz na escolha do elenco,que é simples fator dos inúmeros acertos da trama e ainda traz recheios extras como o grande Osmar Prado! Enfim, Meu Pedacinho de Chão foi agraciada não apenas com um único destaque, e sim vários.

Uma novela simplesmente brilhante!

Bell disse...

Adoro ele, é talentoso, lindo e está esbanjando mais uma vez talento.
Acompanho e adoro essa novela =)

Paty Michele disse...

Sérgio
que transformação incrível!!!
Eu tinha a impressão que conhecia o ator, mas não lembrava de onde. Só lendo o seu post pude associá-lo ao João de AR.
Acho que essas caracterizações dão um tom especial aos personagens, e no caso dele, fez toda a diferença.

Um beijo.

Anônimo disse...

De fato Irandhir é hoje um dos atores mais respeitados no meio,sua carreira no cinema é simplesmente fantástica,com apenas nove anos(estreou em 2005) acumula inúmeros prêmios em festivais nacionais e internacionais e entre eles esta o de melhor ator do festival de gramado de 2013.Seu Zelão é um primor de composição,alias,todos estão de parabéns!

Andressa Mattos M. disse...

Não sou uma telespectadora ass´dua dessa novela mas quando vejo constato o quanto que esse ator é talentoso. Seu texto é mais do que merecido, Sérgio. Ele merece a leva de elogios e virou mesmo o grande destaque da novela. Em Amores Roubados ele também foi divino. Uma pena que apareça tão pouco na telinha. Parabéns a ele, ao Zelão e a você por mais um belo texto. Beijos.

Felipe disse...

Esse ator é espetacular. Homenagem merecida. O Zelão virou o protagonista dessa novela e a obrigação é ele terminar com a Juliana. Muito boa a postagem.

Anônimo disse...

AMO ESSE ATOR E AMO A NOVELA! =)

Meirioanai disse...

Oi Sérgio,

Pois é, o que sobrou pra falar do Irandhir Santos? Eu me lembro dele em A Pedra do Reino, que era ótima , e também foi dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Sobre Meu Pedacinho de Chão, só elogios claro. Mas a novela não seria a mesma sem o Zelão do Irandhir. Tenho sempre falado que ele (e Juliana) se abriram a todas as possibilidades desses personagens. Vestiram esse colorido, essa postura, e o tom de voz. Tinha tudo para dar errado. Tinha todos os ingredientes para o estereótipo gritar. Mas com Zelão (e Catarina) aquela máxima: "Quanto menos melhor" não deu certo, o excesso só colaborou, e isso claro, é mérito do ator. Grandioso no cinema, Irandhir Santos trouxe qualidade e talento para somar à um elenco igualmente focado e como resultado temos uma novela que se resume em uma palavra: BELEZA.

Parabéns pelo seu trabalho no blog Sergio, post muito bom como sempre.
Beijos.

Anônimo disse...

O bom dos seus textos é que eles tem alma. Não é frio e formal. Vc sabe ser certeiro nas escritas. Imprime um sentimento mas também aponta tudo o que é necessário. Parabéns!

OX disse...

Sérgio, conheço esse ator pelo cinema. Grande ator. Não lembro dele na série do Luiz Fernando Carvalho, mas em Amores Roubados ele foi incrível. Uma pena que o personagem não tenha tido um desfecho. Agora em Meu Pedacinho de Chão (uma novela que não acompanho por considerar infantil demais) ele novamente faz um bom trabalho. Só por essa foto da sua postagem já dá pra enxergar toda a descrição que você fez do Zelão. Abraço.

Karina Marques disse...

Esse ator tem um imenso talento! O Zelão é mesmo o grande destaque dessa novela. Eu virei fã dele quando viveu o Quaderna! Texto impecável! Parabéns!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Também gosto da atuação do Irandhir Santos. Zelão e a professora Juliana têm feito cenas muito bonitas. Irandhir também se destacara em Amores Roubados.

Letícia disse...

Boa noite meu caro Sérgio, tudo bem?

Como já disse em posts anteriores dedicados a novela, eu não acompanho sempre, porém, eu tenho gostado muito do Zelão, na realidade, daqui, é o meu favorito... Adoro o olhar que o ator imprime ao personagem, há tanta delicadeza, uma pureza que chega a ser infantil, vale lembrar as cartas que o amigo escrevia para ele, e que na realidade não tinha nada escrito, apenas rabiscos... Também torço para que ele fique com a professorinha...
Outro detalhe que chama a atenção é o uso de cores primárias em suas roupas... Acredito que tenha um significado, já que é muito colorido, talvez represente algo relacionado a infância, já que são as crianças que gostam de cores fortes como essas, não sei, é uma possibilidade entre várias...
Nada lembra o personagem de Amores Roubados, é um belo trabalho de composição. Enquanto que o capanga o personagem do Murilo Benício tinha um olhar cruel, invejoso... O olhar do Zelão é de uma pureza...
Tomara que o ator continue frequentando a telinha com mais frequência, pois talento ali há de sobra e o telespectador merece um ator como Irandhir Santos, belo achado do LFC...
Um grande abraço meu caro Sérgio

Sérgio Santos disse...

O Irandhir está ótimo, Thallys. E eu escreverei sobre a Juliana tb depois. O Zelão é um personagem mt interessante e o ator está se destacando. Já está tudo escrito mesmo, mas pelo que tem sido apresentado, td indica que ele e Juliana ficam juntos.

Cortar a abertura das novelas é péssimo e a Globo já tem feito isso há mt tempo. Não sei qual o critério embora ache que tenha a ver com questão de programação atrasada ou então por questões de baixa audiência.

Sérgio Santos disse...

Adriana, veio correndo? Então aproveitou pra colocar a malhação em dia. ;)

Obrigado pelo carinho e todos os elogios feitos ao Irandhir são merecidos. Ele está mt bem. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Tb torço, Patrícia. Acho que ficarão.

Sérgio Santos disse...

Yasmin, é verdade, o elenco todo está bom. Até do Lombardi tenho gostado, embora continue achando que ele exagera demais algumas vezes. Jura que não reconheceu o Irandhir de cara? Realmente, a caracterização está mt boa. Ele está incrível.

Olha, concordo que o Fagundes fez um papel mt marcante e deveria descansar a imagem, mas já que não descansou, acho triste ver um grande ator como ele em um papel tão ínfimo. Mas entendo a sua colocação. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Luiz, mt obrigado. Fico feliz que goste dos textos! Irandhir está impecável e tb torço para que Zelão fique com Juliana. Realmente, a atuação dele está totalmente diferente do capataz de Amores Roubados. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Valéria, concordo. E o Johnny é uma grata revelação que começou a ganhar destaque em Malhação. Gosto do Ferdinando com a Gina. Mas dá pra ver que há atração entre ele e Juliana tb. Interessante isso. A dupla mirim é ótima tb e fiz questão de fazer um texto pra eles tb. Osmar Prado sempre genial, enfim... Adorei seu avatar de Amora Campana. rs Bjssss

Sérgio Santos disse...

Exato, Bell.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Paty, uma caracterização incrível mesmo. Ele está fabuloso. bjs

Sérgio Santos disse...

Isso aí, anônimo!

Sérgio Santos disse...

Ah, Andressa, mt obrigado. E Zelão é um destaque mt merecido. Irandhir faz por merecer isso. bjão

Sérgio Santos disse...

Valeu, Felipe!

Sérgio Santos disse...

Que bom, anônimo!

Sérgio Santos disse...

Meirioanai, muito obrigado pelo carinho. Faço pra vcs! E Irandhir está incrível. Juliana tb e todo o elenco. E no caso dessa novela, o exagero é compreensível e faz até bem pra história. Os tons a mais são mais um adendo dos cenários, exagerados por natureza. O Zelão é um personagem mt bom. De A Pedra do Reino, eu confesso, achei mt ruim. Chata demais e intelectualóide. Mas o Irandhir já havia mostrado talento ali mesmo. bjssss

Sérgio Santos disse...

Nossa, anônimo, mt obrigado. Qd li fiquei emocionado de verdade.

Sérgio Santos disse...

Pois é, OX, a falta de um desfecho pro personagem dele foi um dos pouquíssimos pontos fracos de Amores Roubados. Não deu pra entender. Mas agora ele novamente está ótimo e dessa vez com bem mais destaque.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Karina.

Sérgio Santos disse...

Ele e Juliana formam um belo par, Elvira. E ele tb fez bonito em AR. Bjs

Sérgio Santos disse...

Olá minha cara Letícia. Saudades de vc.

Pois é, o Zelão em nada lembra o outro papel e o olhar que Irandhir imprime pra esse personagem é fascinante. Olha, boa teoria a sua sobre as cores da roupa dele. Não pensei nisso, mas é uma possibilidade. A cena do Rodapé fingindo que escrevia a carta pro Zelão foi pura poesia e com toques de humor. Mt bom. Bjão!

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Não estou conseguindo acompanhar essa novela, embora tivesse sido o meu propósito, mas gostei de ler as suas considerações.

Beijo.

Uma Interessante Vida disse...

Essa novela é pura fofura, pena quer não consigo ver. ;) beijinhos

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Vera. bjs

Sérgio Santos disse...

É uma novela mt bonita, Barbie. bj

Anônimo disse...

Nossa, o atro esta irreconhecivel, ele é otimo, simplesmente fantastico, e esta muito lindo e gostoso.

Milena disse...

Irandhir Santos, afffff apaixonada, encantada,fascinada por Zelão, que.riqueza de interpretação. Ele é o nosso Jonny Depp Brasileiro. Pq Amo os dois rsrsrsrs. Zelão é puro fascinio, atração,sensualidade e pureza. Qdo não posso ver a novela, vejo no site... Juliana sò combina com Zelão. A prova de que os brutos tb amam. Sonhei com o bju deles, e estou surpresa com o numero de acessos. Percebo a carencia da população na pureza do amor. Parabéns pelo excelente texto. AMO ZELÃO

Unknown disse...

Acho que nunca me prendi tanto a uma novela antes! Ela me cativou de um jeito que.... não consigo parar de assistir! XD
Tudo nela é atrativo, mágico e divertido, mas confesso que o que mais me chamou a atenção foi o personagem Zelão! A maneira ingênua e pura com que dele demonstra seu amor é tão bonita e natural que é quase impossível de resistir, eu me emociono junto com ele; sinto suas alegrias, tristezas e angústias!!

A interpretação de Irandhir é tão bem feita, tão cheia de presença, detalhes e emoções que eu achava que ele era o principal da novela e não as crianças '-' ; só depois que comecei a assistir os capítulos desde o princípio pela internet é que pude notar que realmente a trama gira em torno da visão dos pequenos sobre os conflitos da vila XD. Mas apesar disso, minha atenção é toda do Zelão, afinal foi por causa desse personagem e sua interpretação que prenderam por completo minha atenção.