quinta-feira, 21 de março de 2013

Fernanda: a mocinha ou a vilã do BBB13?

O "Big Brother Brasil 13" está próximo do seu fim. Na próxima terça-feira haverá a grande final e só há duas pessoas com reais chances ganhar o prêmio: Nasser e Fernanda. O rapaz nunca teve muita torcida, mas foi ganhando popularidade na reta final e herdando torcedores de participantes já eliminados. Fernanda sempre teve um imenso fã-clube, junto de André, o casal denominado pelos fãs de "castelo" ou "Casal Real". No entanto, à medida que o jogo foi se desenhando, começaram a surgir muitas teorias a respeito da conduta da advogada.


Uma parte dos telespectadores acha Fernanda dissimulada, ardilosa e falsa. Outra parte elogia suas atitudes, sua paciência, sua grandeza e sua amizade. O único momento em que há concordância entre as partes é a respeito da inteligência da advogada. Todos concordam que ela tem um poder de argumentação gigantesco e sabe se colocar muito bem para defender seus pontos de vista. Porém, a discordância volta em relação à utilização dessa inteligência. Enquanto uns afirmam que ela se utiliza de sua astúcia para prejudicar aliados e inimigos, outros garantem que a sagacidade da participante é usada para se defender e se impor no programa.

O que enriquece essa grande dúvida e esse embate entre torcedores é o fato de todos terem bons argumentos. Tanto para atacarem quanto para defenderem Fernanda. Os que torcem contra enumeram várias atitudes que, segundo eles, foram ardilosas e premeditadas. Como por exemplo as brigas entre Nanda e Kamilla, onde a advogada
enumerava todos os pontos fracos da amiga, a irritando profundamente. Muitos garantem que isso só foi feito porque ela percebeu que a melhor amiga era uma das favoritas e fez tudo de caso pensado para tirar esse favoritismo. Também é citado o momento em que Fernanda criticava André para os demais quando ambos tinham alguma discussão. Segundo os odiadores da participante, isso também era feito para 'queimar' seu namorado no jogo.

Já os defensores afirmam que Fernanda é uma mulher que prima pela ética e que nunca deu motivos para críticas. Elogiam a paciência que ela teve para lidar com a amizade sufocante de Kamilla e com a falsidade de Andressa, enquanto que ainda arrumava tempo para namorar e se dedicar ao seu 'príncipe'. Também admiram a capacidade que a participante tem de dialogar e nunca se exaltar em uma conversa. Além, claro, de considerá-la uma mulher engraçada e muito carismática.

Mas a verdade é que no meio de toda essa discussão sobre o comportamento humano está uma mulher que luta por um milhão e meio de reais. Fernanda está longe de ser uma santa inocente. A prova, além de sua imensa capacidade argumentativa, foi a sua genialidade durante a conversa que teve com Andressa; onde se vitimizou o quanto pôde, acusou a amiga de traição e ainda disse que a perdoava, mesmo ela não tendo pedido desculpas durante o papo. Ao ignorar providencialmente que, teoricamente, havia ajudado a formar um paredão entre Nasser e Andressa (e ainda pensando que fosse duplo), lamentando a atitude da amiga em colocá-la numa disputa com André, Nanda desestruturou a adversária. E uma adversária nada burra, que sempre jogou de uma forma rasteira, é bom dizer.

Entretanto, se por um lado é exagerado considerar Fernanda perfeita e inocente, por outro também é equivocado considerá-la uma peste. A advogada é uma jogadora inteligentíssima a ponto de criticar, calmamente, o amigo ou o inimigo cara a cara, evitando as críticas pelas costas. Isso na vida real é visto como sinceridade mas no jogo pode ser visto como uma tentativa de prejudicar o adversário, ainda que seja um aliado. Porém, em termos de disputa, Fernanda nunca traiu seu grupo --- na época formado por Kamilla, André e Eliéser. Sempre se manteve unida --- criticando, brigando, brincando ou se divertindo --- até o fim. Votou em Ivan para ajudar Eli assim como votava em Nasser para beneficiar Kamilla. Além, de ter vetado duas pessoas na prova do líder para proteger a melhor amiga, comprando uma briga que nem era dela. Fez tudo isso por estratégia? Impossível responder com certeza sem ser do círculo familiar da participante, mas pode ser, afinal o BBB é um jogo.

Fernanda é a favorita para levar o prêmio, enquanto que Nasser segue sendo uma ameaça sem grande relevância. Porém, será bem difícil vê-la perder pois a edição sempre a favoreceu muito. Aliás, não só ela. Quem acompanhou a décima-terceira edição percebeu que Boninho gostou muito do grupo formado pela advogada, Kamilla, André e Eliéser. O diretor sempre evitou prejudicar qualquer um dos quatro, ainda que o quarteto não tenha feito muita coisa pra se prejudicar, verdade seja dita. Mas apenas para citar um exemplo dessa benevolência da edição, pode-se colocar uma situação recente: após a eliminação de André, por exemplo, Nanda protagonizou uma cena constrangedora: fez uma nova versão da Maria Eugênia --- boneca criada por Bambam no BBB1. Se o programa quisesse poderia queimá-la ao enfatizar ou ridicularizar essa atitude nada criativa, porém, não enfatizaram o fato, o que a beneficiou perante o público, sem dúvida. Mas ignorando a edição e a polêmica envolvendo a verdadeira face do comportamento da advogada, é fato que ela tem muitas chances de ganhar. Só que se for mesmo consagrada a campeã do BBB13 uma pergunta ficará no ar: ganhou a mocinha que conquistou o Brasil ou a vilã que enganou a todos? A resposta ficará a cargo de cada torcida: pró e contra.

50 comentários:

Simone disse...

Fernanda merece ganhar o prêmio, não porque é perfeita, longe disso, mas porque, a meu ver, foi a mais humana. Não acho que ela é dissimulada, pelo contrário, é intensa, se joga, se permite sem prejudicar as pessoas. Tem atitudes sinceras, tem inteligência de mulher e alegria de menina, tem o coração leve, até acho que precisa se valorizar mais. A meu ver, ela deu brilho para essa edição. Ela é apaixonante e sou #Fernandacampeã!!

Milene Lima disse...

Eu acho que depois de tantas edições desse programa,não há quem entre lá portando qualquer inocência. Fernanda é extremamente inteligente (viva!) e sabe jogar como é obrigação de quem entra num jogo. Mas não acredito que ela tenha premeditado as brigas com a Kamilla. Que garantias tinha que a outra era favorita? Tudo argumento da oposição. Rsrs...

Dos que estão lá eu torço disparadamente pra ela. Os outros três nem eram pra estar entre os finalistas. Natália,então, misericórdia, que covarde!

E sobre o fato dela ter articulado pra colocar o Nasserchato e a santinha do pau oco no paredão, a questão pra ela no caso de receber o voto da Andressa foi a justificativa, que a outra negou o tempo todo de ter dito.

Enfim. Bora pegar o prêmio pra nós? A gente divide, que tal? Acho a melhor das soluções.

Beijo, Sérgio!

Bruno Marques disse...

Ela não nem uma coisa e nem outra!
Ela é simplesmente uma jogadora excepcional,de uma profunda inteligência e de um carisma fora do comum!!!
Sei que devemos respeitar a decisão do público,mas é muito complicado pra mim entender como o público pode pensar em tirar o prêmio de uma pessoa como ela e dar para uma pessoa como o Nasser!!!
Enfim,acho muito difícil,mas quero que ela vença!!!
Fernanda merece levar esse BBB por toda a sua inteligência e simplicidade!!!
Boa Sorte pra ela,apesar de achar que tá difícil!!

Carlos disse...

Nem conheço essa figura kkkk

Hj assisti Pé na Cova, já começou a baixaria com aquele papo de "perder virgindade na bicicleta". O engraçado é que se isso fosse no Pânico seria baixaria, como é na Globo é humor: inteligente, negro, incorreto, etc.

Outra coisa q gostaria de comentar é sobre os erros da novela das nove. á achei bizarro ao saber que a outra morreria em um elevador, me lembrou a cena da maleta no aeroporto da novela anterior, mas a autora conseguiu superar essa falha e conseguiu fazer pior kkkkk. Por isso desisti de acompanhar novela, estão cada vez mais mal escritas. A última que prestou mesmo foi A Favorita, lá em 2008. De lá pra cá, só desastre...

Viu a baixaria no Casos de Família, ops Quem Convence Ganha Mais que apresentadora brigou com a convidada? Armação pura.

Desculpe por fugir do assunto, mas não tem como falar de BBB, aliás, vejo que a programação tem feito mais sucesso só com os jovens na net, ficou claríssimo com a novela anterior. Problema nenhum pra emissora, mas pra qualidade tem sim.

Abraço

paulo disse...

Televisão cada vez mais é mentira, armação. Parece que a farsa do bbb esse ano caiu de vez. Mais uma agora: um perfil intitulado FARSA DO BBB no twitter denuncia a grande mentira que é esse programa e a menos que a pessoa tenha poderes conseguiu prever tudo que aconteceria no (ir)reality essa ultima semana, apesar de que só sendo muito ignorante pra acreditar num programa onde até a suposta seleção de "anônimos" é uma grande mentira. E pegando carona no comentário do colega acima a briga pelo ibope no horário da tarde esta pegando fogo: com a segunda colocação isolada do Marcelo Resende no Cidade Alerta da Record, ultrapassando Datena na band e os barracos da Cristina Rocha no sbt as emissoras resolveram apelar. Datena batendo boca com autoridades ao vivo e as confusões(armadas) do programa da Cristina cada vez mais apelativas. É o tal do IBOPE e a busca desesperada das emissoras pelo mesmo. Eu sinceramente não acredito em mais nada na TV hoje em dia. De programas vespertinos ao bbb é tudo uma grande FARSA, tudo pelo ibope. Além da queda da qualidade das novelas e programas em geral. Lamentável.

Sérgio Santos disse...

Simone, também não vejo dissimulação nela. Mas optei em escrever um texto 1005 imparcial. Acho que consegui. Expus o que cada um pensa sobre ela.

A acho muito inteligente e dos que ficaram torço por ela. Mas meu candidato era o Eliéser. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene. Também acho que ninguém é inocente e nem tem que ser. Queria uma final com Fernanda, Kamilla e Eliéser. Mas infelizmente não deu. Dos que ficaram também torço por ela.

Olha, seria uma boa, hein? Porque a gente fica vendo e nem grana ganhamos... rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Bruno! Ela é muito inteligente mesmo e por isso quero que ela ganhe na atual conjuntura do jogo. Não acho que será muito fácil, mas também não vejo grandes dificuldades. Enfim, veremos... abraços!

Sérgio Santos disse...

Carlos, eu adorei mais esse episódio de Pé na Cova. Me divirto com o texto.

Olha, vou escrever sobre essas situações ridículas de Salve Jorge. Resolvi deixar o texto para o fim de semana porque tinha esses outros pra escrever. Foi um FESTIVAL DE VERGONHA ALHEIA!

Sim, vi o vídeo da Cristina Rocha no blog do Stycer e me constrangi. Que coisa vergonhosa. E ali é tudo armado mesmo. Aliás, o Casos de Família (sei que não é mais esse o programa dela) era uma boa opção quando tinha Regina Volpato apresentando. Depois... Abraços!

Sérgio Santos disse...

Paulo, na verdade esse perfil é que era uma grande farsa. Descobriram que o infeliz postava várias informações diferentes e depois ia apagando tudo, só deixando o que tinha acertado. Depois de desmascarado ele veio dizer que o perfil tinha sido "hackeado". É um covarde. Fora que adivinhar certas coisas não são difíceis, né? Vc sabe, através das pesquisas da internet quem é o mais provável a sair ou quem é o favorito... Enfim...

A última que sei do Datena foi sua tentativa de MEDIAR UM SEQUESTRO! Aquilo foi deprimente... abraços.

Trilhamarupiara disse...

Oii amigo, eu gosto do perfil dela, p mim ela é sincera, e pelo menos nunca foi irritante, só não concordei dela ficar achando que a Andressa destruiu o sonho dela, esta parte achei um pouco pesada mas ainda assim estou na torcida por ela! Abraçosss

paulo disse...

Acho que vc esta enganado Sérgio, o que houve foi uma suspeita de que poderia ser um hacker mas isso não se confirmou, as postagens realmente foram feitas antes do programa ir ao ar e tudo se confirmou, inclusive quem ganharia prova do líder e outros detalhes que não teria como se basear em enquetes na internet. Você pode até não acreditar mas em 2001 eu participava de uma lista de discussão sobre TV no yahoo(lista da gata sobre a reprise naquele ano da novela A Gata Comeu) e um dos participantes do fórum(alguém que tinha acesso aos bastidores da globo) adiantou através de e-mail pra mim e outras pessoas da lista sobre a farsa da globo, que estava prestes a estrear o big brother em 2002, e relatou quase todos os participantes que estariam no "reality" e como algumas coisas já estavam previstas pra acontecer no programa(o que se confirmou) e chegou a dizer que lá dentro da globo chegavam a fazer chacota das pessoas que mandavam fitas pra tentar entrar no bbb pois os participantes escolhidos eram pessoas TREINADAS pra estar lá dentro e que nem de longe eram pessoas "comuns". Acho que a minha raiva da globo, emissora que eu fui telespectador assíduo a vida toda, começou a partir dalí.

Carlos disse...

Verdade Sérgio, com Regina, Casos de Família era biscoito fino. Ela tinha educação e não peitava o convidado, ela agia como profissional.

Quanto a novela, bom, vou esperar. Tô doido pra ler kkkkkk

Carlos disse...

Paulo e Sérgio, vou entrar nesse assunto...

Acho que desde que a TV surgiu, farsas foram presentes, isso também não é uma novidade. Entretanto, com a internet fica mais difícil esconder. Não dúvido que a primeira edição tenha sido com participantes pré-conhecidos, mas dizer que tenha ocorrido um treinamento? Acho que isso já teria vazado. Não vale dizer aquela resposta de que o Pânico descobriu, porque lá tudo é farsa também.

Parece que o perfil do twitter é falso mesmo, Paulo. E como disse o Sérgio, BBB não surpreende mais, a internet "estragou" o programa com as enquetes.

Quanto ao Datena, achei aquele episódio uma irresponsabilidade da polícia, mesmo com o cara querendo falar com ele. Mas sabemos que o cara queria segurança, pra ele não sair morto de lá. Só que isso poderia acabar em tragédia e seria péssimo pra todos os lados envolvidos.

Abraço

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!
Sérgio
Parabéns pelo texto imparcial. Penso que pode ser atitude de "jogadora",mas percebi que Fernanda não tem medo de dizer e fazer o que pensa,e isso para o público votante conta muito.Deverá ganhar.
...sim...era problema lá na "feedburner".
Boa tarde
Boa sexta feira
Abraços

Samuel disse...

eu gostava dela muito + começou a combinar votos com o quarteto dela e outra coisa porque a edição protege tanto ela¿ assim é fácil fazer uma pessoa perfeita aos olhos de quem assisti só na globo.Ótimo texto o seu.

Rafael Barbosa dos Santos disse...

É como o Bial disse, lá todos são culpados até que se provem o contrário. Não existem mocinhos e nem vilões, existem pessoas querendo ganhar o premio e utilizando a estrategia que julgar a correta para isso. Não vejo monstros, nem heróis perfeitos, são pessoas comuns e diferentes que tem de conviver e convencer o publico que é merecedor do premio. A forma com que eles mostram isso, é o que podemos julgar. Sobre a Fernanda, eu torço por ela e acredito que o premio ja é dela. A minha torcida em primeiro lugar sempre foi para Maroquita, mas ela pisou na bola várias vezes, e eu sempre disse que a única ali que fez por merecer o premio, pelo menos que conseguiu me convencer de que era merecedora, foi a Fernanda. Primeiro porque ela se posiciona muito bem e sabe diferenciar o jogo das relações ali dentro, ou seja jogadores de pessoas. Ela sempre teve seus adversários ali, mas sempre conseguiu se entender com todos, jogou sem passar por cima de ninguém. Muitos dizem que é falsidade, a própria Maroca pensou isso, pela capacidade de Fernanda de estar sempre de bem com todos. Mas não acredito que seja falsidade, eu acho que é uma característica da pessoa dela, ela sempre demonstrou ser meiga, carinhosa, da paz e alto astral, acho que é o jeitinho dela mesmo, e vejo sinceridade nisso, justamente porquê, na hora em que precisa jogar, ela sempre disse o que pensava. Meso que tenha sido estrategia, a de não criar inimizades ali, e estar sempre em harmonia com todos, não vejo nisso como sendo falso ou algo negativo, porque medo de se posicionar ela nunca teve. Segundo porque ela tem a capacidade de manter o controle, e é justamente a perca desse controle que acaba resultando em eliminação. Terceiro, ela viveu intensamente o programa, ela correu atrás do cara que ficou afim, se apaixonou, riu, chorou, se divertiu, bebeu, enfim mergulhou de cabeça no programa. E quarto, foi leal á seus aliados ali dentro. Evidente que a edição deu uma força também né, ela sempre foi umas queridinhas. Sobre o quarteto que no geral foi sempre beneficiado pelas edições, que sempre os poupou, a única que realmente gostei, torci e defendi foi Fernanda, o restante nunca me agradou muito (Da kamilla até gostei no inicio, mas depois), nunca os vi como "o time do bem" ou "quarteto Fantástico". Nem com a edição a favor eles conseguiram se livrar da eliminação, e olha que os adversários nunca foram lá essas coisas, com exceção do André que enfrentou Fernanda. Enfim, acho que Fernanda se doou por inteiro ao programa e fez um jogo bonito, e por merecimento foi ganhando seu favoritismo, enquanto os mais cotados para vencer, foram saindo justamente por perder o controle. Então, que vença a Fernanda, que o premio estará em boas mãos.

Abraços

Unknown disse...

Falar do BBB pra mim nem sei mais o que
dizer, a gente lê,e vê tantas coisas por ai, ouvi no radio que a Andressa vai ganhar, que já é combinação deles la dentro..cada pouco ouvimos ou lemos
algo sobre quem ganha....Torci pelo André ele saiu ...agora quem ganhar td bem.....Mas dessa vez não consegui engolir esse povo....E como essas meninas bebem né...A Andressa fala mole parece um bebum de boteco kkkkk Serginho do meu core só rindo mesmo
E vamos esperar prá ver o tar do resultado rsrssr
Bjãoooooo
Rita!!!

Unknown disse...

Fernanda nunca expôs e nem queimou seus "inimigos" como fez com seus aliados. Estes serviram como degraus para ela chegar ao topo. Triste pra quem assiste PPV e acompanhou a sua performance dia a dia. Melhor ser enganado vendo apenas as edições e fazer valer o nosso rico dindin. Parabéns Sergio!

Vera Lúcia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Fernanda é uma jogadora em potencial e uma astuta advogada. Ela joga para ganhar, aliás, como todos ali, mas com o potencial do Nasser. Acredito que ela atua bem. Aquela imitação do Bambam foi ridícula.
Creio que ela passa a imagem de intermediadora, justiceira e outras mais com o intuito de fazer a cabeça do público votante. A expressão do rosto dela no momento do anúncio da eliminação, quando Bial se expressou de uma forma que deu a entender inicialmente que seria ela a sair da casa, ao invés do príncipe, foi de grande decepção.
Também acho que o prêmio será dela ou do Nasser, mas, neste momento, torceria para o Nasser.

Beijo.

Paty Michele disse...

Gosto dela, mas tenho de concordar que ela usa seu poder argumentativo a seu favor e muitas vezes inverte uma situação que poderia prejudicá-la.
Outra situação em que a atuação dela foi decisiva, foi durante a discussão entre Maroca e Kamylla, que tirou a veterana do jogo. Ela soube manter o equilíbrio, enquanto Anamara perdeu as estribeiras.
Dentre os 4, ela é a melhor jogadora, embora Nasser tenha se esforçado.

Um beijo.

paulo disse...

Vou parar por aqui com uma pergunta simples: vcs acham que pessoas "comuns" se comportariam de maneira tão natural sabendo que estão sendo filmadas e aparecendo num programa de TV da rede globo para o brasil inteiro ver, sem vergonha nenhuma de darem beijos e amassos e se comportarem com tamanha naturalidade? Lembram daquele bbb que tinha a Cida e o Tiago, dois participantes que entraram por sorteio, como o comportamento deles era completamente diferente dos demais? Chegavam a ficar isolados do resto da turma. Mas não vou tentar convencer ninguém da grande mentira que é esse programa pois seria a mesma coisa que tentar mostrar a um crente que o pastor da igreja dele é um aproveitador, acho que entenderam a comparação né?

Thallys Bruno Almeida disse...

"Sim, vi o vídeo da Cristina Rocha no blog do Stycer e me constrangi. Que coisa vergonhosa. E ali é tudo armado mesmo. Aliás, o Casos de Família (sei que não é mais esse o programa dela) era uma boa opção quando tinha Regina Volpato apresentando. Depois... Abraços!"

Na verdade, Sérgio, o "Barracos de Família" continua existindo, apenas está "de férias" e o SBT já anuncia sua volta em Abril. O atual (Quem Convence Ganha Mais) tem o mesmo baixo nível, diferindo apenas por ter "jurados" que dizem qual das partes "tem razão" nos tais casos e, com isso, ganha um prêmio de 1000 reais.

Carlos disse...

Nossa Paulo, essa sua comparação de crente com pastor... Generalizou legal, viu? Toda generalização é burra kkkkk. Brincadeiras a part, realmente eles agiram de forma tímida no início, mas depois... Cida quando bebia era uma coisa louca. Mas se pensar assim, a Inês da sexta edição tbm tinha um comportamento introspectivo e entrou com todos, e aí?

Acho que seria estranho ser armação com os participantes, acredito em armação por fora, porque do lado de fora que Boninho sabe quem está, ou não, fazendo sucesso. O que adianta combinar antes sem saber o que pega ou não? Manipulação pra mim está nas edições e nos votos, principalmente quando está apertado, como no primeiro paredão da quinta edição, dando a vitório pro "gay" Jean contra a Juliana e na final da edição daquele roqueiro tipo nx zero. Me fugiu o nome kkkkk.

Thallys, acredito que o Sérgio usou "era" por conta da época da Regina. Ele sabe que desgraça pouca é bobagem rs.

Abraços

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, também acho que ela se vitimizou demais nesse papo de sonho destruído. Mas também torço por ela na atual conjuntura. bjs

Sérgio Santos disse...

Paulo, eu entendi. Vc nos chamou de imbecis. Porque comparar isso com aqueles fiéis doentes que dão dinheiro pra pastor é nos chamar de imbecis.

A Globo fatura uma fortuna com o BBB. É o maior faturamento da emissora, mais do que novelas porque novelas precisa de muito investimento. Portanto, a emissora e a edição estão pouco se lixando pra quem vai ganhar ou perder.

A edição sempre foi tendenciosa e sempre será. Isso não é surpresa, mas daí a atração ser uma farsa são outros 500. E claro que eu acredito que quem entra num BBB quer é se mostrar. Portanto fará aquilo tudo que fazem e muito mais. Poré, como bem disse o Carlos, tem pessoas que são mais quietas e não fazem nada. São as chamadas "plantas". Como se explica isso? Se explica que há várias personalidades lá assim como há aqui fora.

Na primeira edição eu acredito que os participantes sabiam sim alguns acontecimentos.Mas depois? Basta ver o programa, não há escola melhor pra eles do que isso.

E o perfil do Twitter, como eu disse, escrevia várias suposições. Depois apagava as que tinha errado e deixava só as certas. Aí é fácil. E quem levantou a suspeita de hacker foi o dono do próprio perfil, ou seja, ele começou a se borrar de medo.

Se o BBB fosse manipulado, Boninho jamais irias permitir que todos os participantes polêmicos fossem eliminados, afinal, eles sempre rendem brigas e acontecimentos.

Enfim... abraços.

Sérgio Santos disse...

Thallys, sim, eu sei. Mas esse programa é quase o mesmo que a Cristina apresentava. E o Carlos disse tudo, Casos de Família era só com Regina Volpato. Depois virou outro programa só com o msm nome.

Além de educada, Regina ainda conduzia o programa com maestria e havia um claro e sensato parecer final de uma psicóloga (Anahy Damico) que era muito elucidativo. Mas o SBT preferiu a baixaria.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Felis, é uma grande jogadora e também não vejo maldade nela. Mas há uma grande divisão de pensamentos sobre isso.

Pois é, consertaram o problema. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Samuel, não vi problema na combinação de votos. Foram espertos e fizeram isso para evitar que eles se enfrentassem no paredão. Foram inteligentes. Fizeram o que a Praia não soube fazer no BBB12.

Também acho que a edição a protege muito e ela nem precisa disso. Fica feio de se ver. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Exato, Rafael. E também não acho que isso seja falsidade da Fernanda. É uma boa estratégia de jogo. É política mas não deixa de expor o que acha e se impõe nos momentos certos. Do jeito que o jogo ficou torço pra ela. Vamos ver como será o resultado. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Rita, isso que vc ouviu não tem o menor sentido. rs Andressa não tem nem 1% de chance de ganhar. Impossível. Será Nasser ou Fernanda mesmo. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Ivana. Conseguiu comentar, hein? Que bom! Vc faz parte do time de telespectadores que considera Fernanda uma jogadora calculista e dissimulada. Acho sim que ela soube usar sua inteligência nas brigas, mas não vi isso de caso pensado em todas as vezes.

A vantagem dessa 'queimação' que ela fez é que era feito na frente dos amigos. Ela falava o que achava na cara. Pelas costas apenas ouvia e argumentava, mas defendia também.

Sei que a edição a ajuda, mas tenho o PPV e não a vi dessa forma. Respeito sua opinião. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Vera, ela é muito astuta mesmo. Seu poder argumentativo é altíssimo e isso a ajudou muito, sem dúvida.

Também achei a imitação do Bambam ridícula e desnecessária. Foi forçado.

Eu torço pra ela ganhar, embora quisesse na verdade ver Eliéser vencendo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty! Concordo que algumas vezes ela consegue inverter a situação a seu favor mesmo estando errada. E dos quatro é a melhor jogadora, aliás de todos dessa edição ela foi a melhor. Soube administrar o jogo lindamente.

Eliéser tinha uma excelente visão de jogo mas acaba se perdendo quando perdia a cabeça. A diferença foi aí. Beijos.

Dayse disse...

Fernanda é ótima estrategista e ponto. Com um poder de argumentação enorme e boa percepção do jogo, sabe muito bem voltar qualquer situação apresentada a seu favor.
Não acho que ela tenha esse poder maquiavélico todo para armar as situações, mas sim, se utiliza do que aparece à sua frente para se destacar na edição.
Dá para observar claramente que ela aproveitou a rejeição do André pra repetir o drama da Maria com o Maumau (que a fez sair campeã naquela edição), a exposição dos defeitos ou vacilos dos amigos e inimigos (fazendo os adversários darem o tiro no próprio pé e ela sair limpa - Kamilla se irritava demais com isso), a vitimização no paredão com André (passando desapercebido que ela faz o mesmo em relação a Nasser e Andressa) e culminado nessa repetição ridícula da Maria Eugênia (vergonha alhei, mas tá valendo né!? rs).
Não entendo o porquê de, até hoje, as pessoas criticarem tanto quem sabe usar a sua inteligência para ganhar o jogo. Não podemos esquecer que isso vale 1,5 milhão !!!
O gostoso do BBB é ficar aqui, de grande observador, só sacando as artimanhas de cada um, elogiar o bom jogo e rir das jogadas frustadas... Vamos combinar que não queremos é ficar vendo colônia de férias, né!
Concordo que a disputa está entre Fernada e Nasser. E estou apostando no aumento da torcida do Nasser também, acho que ele tem crescido bastante e se apresentado super bem nesta parte final do programa (ontem o Bial deu até uma moralzinha pra ele, elogiando sua honestidade na prova do lider, onde ele poderia ter feito xixi e não falado nada pra ninguém e ao invés disso, ficou discutindo com a Fernanda sobre o que era uma prova de resistência).
Fernanda que se cuide, pois já não acho que sua vantagem ainda seja tão larga assim.... Que vença o mais esperto! rs

Dayse disse...

Nos exemplos, esqueci de acrescentar a história do "príncipe" e a "princesa".... todo mundo adora uma novelinha e é ótimo alimento pra a edição do programa. rsrsrs.... Só me divirto com isso tudo.....

eder ribeiro disse...

Sergio, ela tem é ta empatia e transparece sinceridade. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Dayse, muito bom seu comentário. E o bacana do BBB pra mim é isso também, ver eles agindo e jogando de diferentes formas. Despertando nosso amor e nosso ódio.

Acho Fernanda inteligentíssima e uma ótima estrategista. Porém, não acho que ela faça tudo de caso pensado como alguns acham. No entanto entre os que sobraram torço por ela.

Sem dúvida o boneco foi uma péssima ideia e nada original. Achei desnecessário. E, sim, Nasser tem boas chances. Mas acho que perde pra ela. Veremos... Beijos!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Eder. Ela é muito carismática. Abraços.

Vane M. disse...

Sérgio, a inteligência da Fernanda me ganha, embora ela nunca tenha me enganada pousando de "rainha"...rainhas não jogam cerveja na cara dos outros.
Eu não gostava da Kamilla, mas considerava estranha a atitude de Fernanda em relação à ela. Mais estranha ainda a cobrança dela em cima de Andressa na ocasião do paredão, já que ela sempre deixou claro que colocava Andressa de lado em prol de Kamilla. Como tinha direito de fazer cobranças?
Eu torço desde o início pelo Nasser e suas atitudes reforçaram isso. Em alguns momentos ele foi frio durante o jogo, mas sempre deixou clara sua postura e enfatizou que, acima de tudo, o BBB é um jogo, e isso é inquestionável. Estranho é ver pessoas lá dentro dizendo que seu objetivo principal não é ganhar o jogo...me polpe! Um abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi Bia. Obrigado pelo seu comentário. Essa atitude da Fernanda em jogar bebida na cara dos outros é lamentável mesmo. Vamos ver como será o resultado da final. bjs

Patricia P. Galis disse...

Como já disse um dos piores bbb que já teve, essas moças só deram vexames nas festas, bebadas affff..mas enfim se ganhar é devido a capacidade de saber jogar, ou por ter enganado os telespectadores ou por ser a melhorzinha....

Filha do Rei disse...

Acredito que a Fernanda está fazendo o papel dela: sendo uma jogadora num jogo :)
Ela quer o prêmio,foi para isto que ela foi lá e aprendeu bem na faculdade de direito o analisar cada fato, o agir de maneira bem pensada.Acho q será a vencedora.
Bjs

Sérgio Santos disse...

Patrícia, obrigado pelo comentário. bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Cléo. É verdade. E também acho que ela ganhará. bjssss

Anônimo disse...

Ganhou a novela que a Fernanda inventou,Globo editou e o público comprou.Vivemos 3 meses em um reino desencantado,com princesas barbudas falsas do cabelo até o bumbum e sapos do brejo.Infelizmente o telespectador absorve e repete tudo que Big Boni e Mr. Edição pôe no ar.Final lastimável sem emoção com a cara de pau da vencedora e sua família rica saindomais rica e com cara de soberbos.Lulu parecia querer sair correndo de toda aquela armação,Bial constrangido por um jogo de cartas marcadas e Fernanda dissimulada, foi tão falsa o tempo todo e ao sair não soube nem representar e ficou forçada merecia o Oscar ÓLEO DE PEROBA PARA CARA DE PAU 2013.

Lucas disse...

Nasser o verdadeiro Campeão,pq mesmo sem ajuda da edição conseguiu fãs que o admiram pelo seu bom caráter,jogo limpo e postura leal aos seus princípios.Parabéns Nasser 2° lugar com sabor de 1°,não precisou de previlégios de Boninho,nem carinho de Bial e nem do dinheiro de papai rico que bancou empresa de Telemarkting pára ajudar filhinha mimada que não sabe nem fritar um ovo ou separar as sílabas.

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", obrigado pelo comentário. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Lucas, obrigado pelo comentário. Abraços.