sábado, 15 de dezembro de 2012

Totia Meirelles ganha a melhor personagem de sua carreira e transforma Wanda na grande vilã de Salve Jorge

Toda atriz sonha com a oportunidade de interpretar uma vilã bem odiável. Há anos que as mocinhas perderam espaço para as víboras, principalmente nas novelas do horário nobre. Talvez a única exceção dos últimos anos tenha sido a Nina (ótima Débora Falabella), de "Avenida Brasil", que despertou a paixão de muita gente, mas devido à inteligência do autor João Emanuel Carneiro, que foi sábio e fugiu dos clichês, criando uma protagonista bem dúbia. Ainda assim, Carminha (Adriana Esteves), sua rival, virou mania nacional. Mas a novela acabou, sendo substituída por "Salve Jorge". E atualmente, a vilã que tem roubado a cena no horário das nove atende pelo nome de Wanda, personagem vivida magistralmente por Totia Meirelles.


Totia sempre foi uma atriz de imenso talento, entretanto, raramente tinha oportunidade de se destacar em uma novela. Quase sempre a escalavam para personagens pequenos, sem importância e muitas vezes  interpretava a amiga de uma personagem secundária. Ainda assim, ficava claro para o telespectador que ali havia uma profissional que não estava sendo devidamente aproveitada. Seu último trabalho na televisão foi em "Fina Estampa", onde viveu Zambeze, um tipo totalmente dispensável e que nada acrescentou àquela trama, que já apresentava uma sucessão de erros. Antes disso interpretou Vânia, a melhor amiga de Mercedez (Lilia Cabral), na série "Divã", e esteve muito bem do início ao fim, fazendo  uma boa dobradinha com Lilia. Mas ali estava a 'amiga' de sempre. A escada. O ouvido da protagonista.

Em meios a tantos trabalhos secundários na televisão, foi justamente com Glória Perez que a atriz pôde mostrar do que era capaz. Após ter trabalhado com a autora em "O Clone", Totia também foi escalada para "América" e naquela trama ganhou uma personagem que tinha uma história, um núcleo, uma família. Não era apena a amiga de alguém. Sua personagem, Vera, enfrentou
bons conflitos e a atriz teve ótimas cenas, entre elas com Marcos Frota (Jatobá). Coincidentemente, depois desse papel, a atriz ganhou a Silvana, de "Cobras & Lagartos". Uma mulher batalhadora, tia do protagonista e que teve um bonito romance com Otto (Francisco Cuoco), o personagem central da trama. Obviamente que antes desses trabalhos citados, ainda há muitos outros tipos que foram vividos pela atriz ao longo de sua longa trajetória, desde a primeira aparição na tevê em "Vale Tudo" (1988).

Mas depois de tantas novelas, agora, em 2012, pode-se dizer que Totia Meirelles ganhou a melhor personagem de sua carreira. E foi justamente Glória Perez quem lhe deu esse belo presente de Natal. Wanda é uma traficante de pessoas que não tem o menor remorso pelo que faz. Já vendeu bebês e inseriu diversas jovens na prostituição, enganando suas respectivas famílias. Uma mulher fria, debochada, calculista e o braço direito da 'grande vilã', Lívia (Cláudia Raia). Mas a verdade é que a comparsa roubou a cena e se transformou na verdadeira víbora de "Salve Jorge".

Enquanto Cláudia Raia permanece fora do tom, caricata e artificial em cena; Totia Meirelles vem mostrando para todos os telespectadores a grande atriz que é. Claro que o fato de Wanda 'colocar a mão na massa' e se envolver diretamente com o esquema criminoso do tráfico de pessoas, a faz enfrentar situações muito mais interessantes do que Lívia, que precisa manter a pose de empresária bem-sucedida. Porém, ao contrário de Claudia, Totia está sabendo aproveitar cada cena e cada conflito da personagem; além de ter tido o risco de ficar tão artificial quando sua companheira de vilanias. Mas não ficou. Ela mostrou que estava mais do que na hora de interpretar uma vilã bem detestável.

A traficante já protagonizou inúmeras sequências grandiosas. A que mais marcou, por enquanto, foi a surra que a personagem levou de Morena (Nanda Costa). As duas atrizes deram tudo de si e o resultado foi o melhor possível. Mas Totia Meirelles também se destaca nas cenas com Adriano Garib, o odioso Russo e Vera Fisher (Irina). Pelo o que se tem visto em "Salve Jorge", será praticamente impossível que a personagem perca o posto de grande vilã da novela. Por mais que Cláudia Raia venha a ter mais cenas e evolua na interpretação, a peste da atual novela das nove será sempre a detestável Wanda.

48 comentários:

Milene Lima disse...

O desempenho dela está mesmo incrível! Também, tadinha, depois da Zambeze, merecia uma recompensa.

O ator que faz o Russo, você citou o nome mas ainda nao decorei, também tá fazendo valer a oportunidade, ele que só fez praticamente figuração.

Sérgio, querido. Coloquei como rascunho meu último post, o qual vc gentilmente comentou. É que esqueci o nome do santo da listinha (hahaha), tenho que perguntar pra minha mãe e agora não dá, ela dorme. Além do mais, uma amiga está enfrentando a do da morte de um parente, então achei inoportuno brincar com essas coisas. Enfim... Obrigada!

Beijo.

Marcos Silveira disse...

A cena da Wanda ligando pra Lucimar e inventando aquele monte de mentiras, de que estava tudo bem e que Morena estava comprando lembrancinhas pra família, tudo na frente de Morena, foi impecável. Mais debochada impossível!

Glória perez tem acertado e muito com essa personagem. Tenho a impressão de que agora a história ficou mais interessante. Com essa virada - o tráfico de Morena, o núcleo das traficadas ficou mais interessante.

Abração, Sérgio e bom fds!

Carlos disse...

Totia é uma das atrizes mais injustiçadas por só pegar bomba. A Globo deveria ter vergonha disso. Pq nunca vemos um ator da "alta" fazendo escada? Eu sinceramente não vejo problema nisso, pq tem que ter, desde que seja uma escada "atraente". Sei que pode parecer besta o que escrevo, mas toda trama deve ter esse tipo de personagem, que muitas vezes é até mais atraente que o principal. O problema é quando esse tipo de personagem é sem sal, e é apenas a escada "objeto". Acho que fui muito confuso na explicação, mas espero ter sido claro rsrs.

Esse núcleo só não está perfeito pela Vera Fischer que colocou tanto botox que está sem expressão, mas não está péssima e nem estraga o núcleo por conta disso. Claudia Raia por enquanto só manda por isso ainda não "pegou" com o público. Se a personagem não mudar, Wanda será a vilã dessa novela. Vale lembrar que Glória não faz vilãs, ela escreve pessoas possíveis da realidade, por isso não esperem coisas absurdas como ela recapturando todas as fotos rsrs.

E só fiz piada com isso por causa da sua introdução. Nina pode ter sido dúbia, mas foi burra como a maioria dos bonzinhos. 100 capítulos pra uma foto, e pior, perder TODAS as cópias logo em seguida. De verdade, não sei como vcs conseguem engolir isso. Pior vingança da história. Tenho medo da próxima do JEC, é sério.

Abraço

chica disse...

Ela está se superando...Má, má e má ,sádica...Bela interpretação! abração,chica

Unknown disse...

Uma grande atriz,e nesse papel ela
está ótima,bom quem sabe sabe e faz sempre o melhor,sendo mazinha melhor ainda parabéns a ela....
Serginho querido tem cartão de natal
pra vc, passa la e leva o seu, um abraço nesse sábado de chuva por aqui
Bjuss
Rita!!!!

Valquíria Novaes disse...

Realmente, ela é a vilã hehehe
Tenho adorado ver as cenas dela.
Bjos!
http://amonailart.blogspot.com.br/

Lulu on the sky disse...

A Totia é uma ótima atriz. Ela roubou a cena e deixou a Claudia Raia no chinelo como vilã.
Obrigada por fazer parte da festa do blog. Big Beijos

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Assino embaixo, Sérgio. Totia Meirelles é talentosa e há muito tempo merecia um papel de destaque, como este. Ela tem ótimas cenas também com Zezé Polessa. Realmente, a atuação de Claudia Raia na novela deixa a desejar.

Clau disse...

Oi Sérgio \o/
Sempre gostei do trabalho da Totia Meirelles,mesmo muitos deles sendo secundários.
Não assisto Salve Jorge,mas tenho ouvido muitos comentários elogiosos quanto à atuação de 'Wanda'.
E pelo seu ótimo post,pude constatar que é verdade mesmo.
Tomara que ela continue dando um show de interpretação.
Bjs!

Pedro Bertoldi disse...

Oi Sérgio
Antes do meu comentário quero dizer que conheci seu blog ontém a tarde por acaso e já me viciei. Seus textos são o que nós,DE OLHO NOS DETALHES da tevê,queremos dizer! Indo ao meu comentário:
Acho uma lástima que a novela Salve Jorge venha passando por essa crise,mas é verdade que o ritmo é muito lento.
Apesar disso fico muito feliz em ver um talento como o de Totia Meireles ser revelado,digamos assim(afinal antes ela era somente a 'escada').
É sem dúvida o personagem que mais me prende! Lívia Marine ainda é muito apática em sua vilã,Cláudia ainda não está no tom da personagem,mas Totia,essa sim bota a mão na massa e é a grande responsável pelo 'sucesso' do núcleo do tráfico humano!
Era isso,abraços!

Vane M. disse...

Sérgio, eu concordo, acho que a Wanda está arrasando como vilã! Sempre gostei da Totia como atriz e desse jeito a coisa só tende a evoluir. Mas ainda acho a Nanda Costa fraquinha para o papel de protagonista, apesar do esforço. Um abraço!

Paty Michele disse...

Apesar de não ver a novela, spu fã da Totia e torcia para que ela aparecesse mais e tivesse um papel de destaque.
Pelo visto está arrasando.

Um bjão, Sérgio.

anonimo curioso da net disse...

Só não entendo alguem não gostar de uma novela e mesmo assim acompanhar a mesma. Das duas uma: ou o Sérgio é masoquista ou a globo tem o poder de hipnotizar os brasileiros. E isso não é papo furado, é tese de mestrado na minha faculdade. E como dizem todos que comentam aqui "abraços".

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Realmente a Totia está se destacando no papel da Wanda. A cada dia ela cresce mais na trama e está mesmo roubando a cena. Ela é uma mulher muito atraente e também muito talentosa e merece ter sido agraciada com este personagem ao qual está dando vida de uma maneira muito competente. Cláudia Raia está perdendo espaço para ela mesmo porque não tem sido uma presença interessante na novela.

Ótimo final de semana.

Beijo.

MARILENE disse...

Concordo, plenamente, Sergio! Ela está ótima, conseguindo angariar a antipatia do público, tal qual personagem da vida real. Aliás, é esse sentimento despertado pelos atores que nos permitem avaliar a sua competência. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene. Sim, depois daquela Zambeze era o mínimo... E o ator é o Adriano Garib. Ele é muito bom também e até hoje só fez pequenas participações. Ps: entendi perfeitamente, eu nem me lembro disso, ou talvez nunca soubesse. rs Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos. A Totia está impecável. Olha, não vi essa cena citada por você, mas acredito piamente em você. Ela deve ter dado outro show.

Olha, na minha opinião, a novela não melhorou em nada. Continua lenta, cansativa e com vários personagens sem qualquer função. Mas o núcleo do tráfico, sim, eu concordo que teve uma melhora significativa com a ida de Morena. Abraços e pra você também.

Sérgio Santos disse...

Foi claro, sim, Carlos, entendi. Tem escadas muito boas, mas a maioria das 'amigas' que a Totia interpretou não tinha importância alguma. As exceções ficam em América, Divã e Cobras & Lagartos, citando casos relativamente recentes.

Teoricamente, ela ganhou mais uma 'amiga', mas dessa vez não era a amiga da mocinha e, sim da vilã. Mas agora ela roubou a cena e vem se destacando cada vez mais. Concordo que o fato da Lívia apenas mandar não colabora para a situação, mas a Cláudia também não ajuda.

Eu já acho que Glória não sabe fazer vilãs, assim como não sabe criar casais protagonistas. Não por acaso que a maioria dos pares românticos centrais da autora fracassaram e as vilãs idem. Vide May, de América, e Ivone, de Caminho das índias. Agora ela fez uma Wanda muito boa, mas fracassou na tal 'grande vilã'. Pelo menos por enquanto.

Olha, eu não tenho medo da próxima novela do JEC, não, pelo contrário, tenho é expectativa. Mas como só virá lá pra depois de 2013, quero que ele escreva a segunda temporada de A Cura antes. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, concordo com vc. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Rita. Pois é, como vilã Totia se mostrou ainda melhor.

Hj também fez chuva aqui no Rj. Não te desejo feliz Natal porque nos falaremos antes disso. rs Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Val! É um dos poucos pontos positivos dessa novela. Bjão.

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu. Isso é unânime: a comparsa apagou a vilã totalmente. É como se o Robin roubasse a cena do Batman. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. Pois é, há quanto tempo Totia merecia um papel desses! Glória Perez não valoriza vários atores desse elenco gigantesco, mas a Totia está sendo presenteada. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau. Não tenho dúvidas que ela irá continuar. Não consigo ver essa novela inteira e tenho visto muito esporadicamente, mas as cenas da Wanda eu faço questão de ver todas no site. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Pedro. Muito obrigado e seja bem-vindo! Que bom que gostou dos textos!

Olha, eu não lamento a crise de Salve Jorge, não, porque acho a baixa audiência merecida pelo que é apresentado ao público. Muita repetição, trama arrastada e vários atores sem função. Mas a Totia está fantástica. Merecia a Wanda. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Bia. Acho que todo mundo gosta da Totia. Ela é simpática e boa atriz. Sobre a Nanda, apesar de não ver carisma, a acho ótima na personagem. Quando Morena foi traficada a atriz esteve muito bem. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty! Tá mesmo! Beijão.

Sérgio Santos disse...

Oi Paulo, ops, ato falho, anônimo curioso. Pelo visto você acha sabe mais da minha vida do que eu mesmo. Não, eu não acompanho a novela diariamente como faço com tramas que me agradam, mas também não posso tapar os olhos para a novela das oito, até porque tenho um blog sobre tevê. E Totia está ótima, basta ver 3 cenas dela. Não precisa ver a novela pra saber disso. E, sim, abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, sim, Totia já mostrou a que veio logo na primeira cena. O fraco desempenho da Cláudia e a trama nada interessante da Lívia, apenas ajudam Wanda a sobressair ainda mais. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene, você disse, tudo! Beijos!

paulo disse...

KKKKKKKKK, sergio, apesar de ter a mesma opinião do anonimo da net NÃO sou ele. Abraços!!!!

Trilhamarupiara disse...

Aiiiiii que raiva que essa mulher tá me passando kkkkkkk sem duvida amigo, ela mereceria esse personagem, gosto muito dela! abraçosss

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Glória foi a autora que mais valorizou Totia e esse sem dúvida é o grande papel da atriz. Está arrebentando como vilã e Wanda é um dos melhores personagens de Salve Jorge. Cláudia Raia não está bem como Lívia, fico triste com isso pois é uma de minhas atrizes preferidas (adoro Mina, Ramona, safira, Donatela, jackeline), mas o personagem também é muito ruim. Pena da raia, mas feliz por Totia, só é ruim que este personagem tenha vindo em uma novela que como um todo é fraca.

Uma Interessante Vida disse...

Oba! Oba! Oba! Um comentário positivo para "Salve Jorge"... Salve Sérgio... heheee e de fato a Totia, está tão bem que até dá raiva do personagem dela, no dia que a Morena deu uma surra nela, eu vibrei... rs beijos e lindo restinho de noite.

Carlos disse...

Mas a Claudia não colabora pq a personagem ainda não mostrou importância. A May só provocava, apesar de no site ela estar como vilã, nunca a vi dessa forma. A Yvone era perversa, psicopata, mas de uma forma possível na realidade. As vilãs da Glória não são vilãs, são pessoas normais que agem da forma errada e sinceramente, ao contrário da grande maioria, não vejo problema nisso. O público reclama de mesmisse mas adora um mocinha+vilã+herói+barraco = novela. Nesse ponto, acho que a Glória é ousada, fugindo dessa fórmula, assim como também faz o Manoel Carlos. O calcanhar de Aquiles da Glória pra mim sempre foram os protagonistas. Não sei pq TODOS os autores acham que um casal só tem química se fizer trocentas juras de amor e der muitos beijos. Pra piorar, Glória ainda coloca frases ultra melosase o diretor completa com uma trilha musical de péssimo gosto, o que dá um sono. Não sei como anda essa novela, mas pra mim a Glória não mandou bem em Caminho das Índias pela falta de criatividade, muitas danças pra pouca história. Pelo visto na atual ocorre algo parecido.

Abraços

Sérgio Santos disse...

Paulo, é quase um clone seu. abç

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen. Se ela desperta raiva é porque tem talento. Cumpre sua missão. Totia é ótima. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael, concordo com tudo. Também acho que Glória é a autora que mais a valorizou até agora e Totia está com o papel da dua vida em mãos.

Assim como você, também gosto muito da Cláudia Raia e dos personagens citados. Aliás, essa é a primeira vez que eu não gosto dela em um papel, embora ela tenha sido regular em Sete Pecados, vivendo a Ágatha.

Salve Jorge é mesmo muito fraca como um todo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie. Sabia que ia gostar, mas veja bem, não foi um elogio à novela e sim à atriz. rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Carlos, acho que Cláudia não colabora porque está fraca, artificial, parece uma robô. Aquele olhar de "veja como eu sou malvada" é muito forçado. A personagem ainda não teve grandes oportunidades, fato, mas a atriz está desapontando.

Concordo com você quanto ao Maneco. Ele, sim, não cria vilãs. São mulheres de personalidade forte e que tem um lado humano, não são aquelas vilãs clássicas. Mas discordo sobre a Glória. Ela tenta criar vilãs, mas não consegue. São todas sem empatia, sem atitude e muito cansativas. Já sobre os casais, é verdade. O único que emplacou foi Jade e Lucas, ainda assim com grandes ressalvas em cima do personagem do Murilo que era bem imbecil. Mas de resto foi só fiasco. E agora o Rodrigo Lombardi está sentindo na pele a rejeição sofrida pelo Márcio Garcia em "Caminho das Índias", cujo seu personagem foi coincidentemente preterido pelo de Lombardi. Abraços!

Samanta disse...

Olá querido amigo!!

Fico muito satisfeita quando vejo uma atriz talentosa com um papel que lhe faz jus e lhe permite mostrar todo o seu talento, pois sabemos como anseiam por este momento e é inspirador ver que dão o seu melhor para nosso entretenimento, nos emocionando e conquistando!
Parabéns a atriz, que admiro muito!!!

Aproveito a oportunidade para lhe agradecer por tudo neste ano que passou, pela amizade virtual, por estar sempre presente no blog para conversarmos e prestigiando os artigos com seus comentários, obrigado pelo carinho!
Desejo-lhe um belo Natal, cheio de alegrias e que o novo ano venha repleto de felicidades, paz, amor, saúde e realizações para você e sua família!

Um abraçãooooooooo e boa semana :D

Sérgio Santos disse...

Samanta, a Totia é ótima e merece o reconhecimento que vem recebendo. Estava precisando após tantos trabalhos na tevê.

Eu que agradeço a sua amizade e a sua ajuda. Sempre me auxiliou quando eu precisei (e ainda certamente precisarei rs) e é uma amiga virtual que eu fiz. Aliás, fiz muitos amigos virtuais ao longo dos anos. Beijos e também te desejo tudo de melhor, mas no Natal falo de novo! =) Bjão.

Thallys Bruno Almeida disse...

Ótimo artigo, Sérgio. Enfim, Totia Meirelles ganhou um presente nas mãos, sendo uma das "salvadoras do Jorge" (trocadilho fail, rsrsrs). Só espero que Glória não cometa com ela os mesmos erros e não transforme a Wanda em mais uma daquelas pseudo-vilãs que ela cria, como a própria Lívia. Cláudia pagou pela arrogância de seu discurso em ser "pior que Carminha" e deu nisso.

Aproveitando a carona em tua resposta sobre protagonistas: Márcio Garcia deve estar comemorando que o R. Lombardi é o Bahuan da vez, rsrsrs. E lembro bem que o Lucas do Benício era um pamonha. Aliás, o Tião era ainda pior (e com o agravante de que dessa vez o MB não estava bem). Felizmente, o Benício se livrou disso tudo e só pegou papéis ótimos (mesmo o de Pé na Jaca). Abç!

Sérgio Santos disse...

Thallys, também espero que a Glória não estrague a personagem Wanda.

Pois é, o Marcio deve tá rindo à toa, chegou a vez do Rodrigo sentir o que ele sentia em Caminho das índias. Sim, o Lucas era um idiota, mas ao menos tinha química com Jade. O Tião era um tonto e o casal foi desastroso. Abraços!!!!!

Angelica disse...

Ela é uma das minhas atrizes favoritas. Eu acho que é uma grande atriz e é muito bonito. Eu ouvi dizer que ela foi para muitos tratamento de cabelo, você sabe o que são? beijos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!
Boa noite
Sérgio
Tudo bem?
Vim só para:
Agradecer por todo compartilhamento, carinho e amizade que me proporcionou em 2012.Aproveitar a mensagem para transmitir meu desejo mais positivo de tornar realidade os seus sonhos em 2013. E que possamos estar juntos na realização de todos eles. Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo. .
Que Jesus ilumine o seu caminho hoje e sempre .
Boas festas para você e seus familiares.
Abraços
Té...voltarei dia 03/janeiro/13.
(((Não sou de fazer isso, mas, esse comentário é basicamente "copy and paste" para todos... amigos/as, parceiros/as...em retribuição aos votos...mas a presença é física... #não sou robô(risos)... e de coração...)))
ClicAki Blog(IN)FELIZ13

Sérgio Santos disse...

Oi Angelica, também gosto muito dela. Olha, não tenho ideia! Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, muito obrigado e eu digo o mesmo. Bom Natal e um ótimo ano novo pra você! Até ano que vem. Abraços.