segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Patrícia Pillar volta em grande estilo e brilha na pele de Constância em Lado a Lado

Ela é uma profissional admirável e fazia muita falta na televisão. A última novela que contou com a presença da atriz, do início ao fim da trama, foi "A Favorita", em 2008. Sua interpretação magistral foi muito marcante e até hoje a vilã Flora, que enganou personagens e telespectadores, é lembrada pelo público. Após essa fase de muita exposição e consagração, tirou um tempo para descansar a imagem. Depois do período sabático, fez pequenas participações em "Passione" (2010) e "Divã" (2011), além de ter emprestado seu lado apresentadora para o "Som Brasil". No início de 2012, protagonizou um episódio da série "As Brasileiras" e agora, finalmente, voltou a integrar o elenco fixo de uma novela. Claro que estou falando de Patrícia Pillar, a Constância de "Lado a Lado".


Uma profissional que foi crescendo a cada trabalho e desde que surgiu na televisão mostrou que não era apenas um rosto bonito. Patrícia Pillar fez sua primeira aparição em "Roque Santeiro", mas foi vivendo a misteriosa Ana do Véu, na primeira versão de "Sinhá Moça" (1986), escrita por Benedito Ruy Barbosa, que a atriz começou a trilhar seu caminho na televisão, colecionando personagens e enriquecendo o currículo. Aliás, foi a partir dessa novela que Benedito caiu de amores pela atriz e fez questão de contar com sua presença em várias outras produções. O autor a escalou para muitas tramas, entre elas "Renascer", "O Rei do Gado" e os remakes de "Cabocla" e "Sinhá Moça".

Mas Patrícia também participou de outras novelas --- "Brega & Chique" (1987), "Rainha da Sucata" (1990), "Salomé" (1991), "Pátria Minha" (1995), "Um Anjo Caiu do Céu" (2001) --- e várias séries, entre elas uma marcante: "Mulher", seriado que mostrava o cotidiano de uma clínica de atendimento a mulheres. Patrícia era Cris e fez uma dupla fantástica com
Eva Wilma, a intérprete de Martha: duas médicas dedicadas e humanas. Foram duas temporadas de muito sucesso.

Após tantos trabalhos e ter tido um merecido reconhecimento na pele da psicopata Flora, Patrícia Pillar volta a presentear o público com seu talento em "Lado a Lado". A atriz ganhou de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, os autores, uma grande personagem. Constância é uma vilã que foge do esteriótipo de 'malvada', uma vez que a ex-baronesa faz o que acha melhor para sua família. Não pratica maldades gratuitas, digamos assim. A maioria de seus atos nada corretos foram executados pensando no 'bem-estar' dos filhos e para ascender a carreira do esposo na política, salvando a família da falência.

Patrícia já protagonizou ótimas cenas com Werner Schunemann (Assunção), Rafael Cardoso (Albertinho), Camila Pitanga (Isabel), Cássio Gabus Mendes (Bonifácio), Christiana Guinle (Carlota) e Isabela Garcia (Celinha). Mas é com Marjorie Estiano (Laura) que a atriz teve as melhores sequências: os embates entre a mãe conservadora e a filha com pensamentos modernos são sempre grandiosos.

O telespectador que prestigia o horário das 18h está sendo presenteado em vários aspectos: "Lado a Lado" é uma novela primorosa, o elenco é riquíssimo, a produção impecável e a vilã ainda é interpretada por uma profissional talentosíssima chamada Patrícia Pillar --- que teve a sorte de voltar à telinha em uma grande produção. Constância não poderia ser interpretada por outra pessoa. A soma de uma boa história com uma boa personagem e uma boa atriz só poderia resultar nesse grande acerto.

43 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Ótimo artig, Sérgio. Patrícia Pillar é do tipo da atriz que dispensa maiores comentários no melhor sentido, de tanta grandiosidade e talento com que presenteia aqueles que admiram gente talentosa atuando. Outro bom papel dela foi no seriado Carga Pesada, onde ela viveu uma caminhoneira que se envolveu com Pedro (Fagundes).

A composição de Constância agrada pelo fato de essas maldades dela sempre estarem "a serviço" da manutenção de sua reputação e status. Os duelos com Laura (Marjorie Estiano) são um prato cheio pra quem gosta de bons conflitos.

É graças a atrizes como ela que Lado a Lado apresenta essa qualidade belíssima de se ver. Merecia ter estreado logo depois de A Vida da Gente, pra formar a trinca de ouro com CdC e AvBr. Abç!

Milene Lima disse...

Que bacana essa matéria sobre a Flora. hahaha. Brincadeirinha, estou só te provocando. Mas que Flora continua sendo a minha vilã preferida, ah, continua.

Essa novela é mesmo muito boa e é difícil imaginá-la sem o sorriso sarcástico da Constância, magnificamente interpretada pela Patricia Pillar.

Beijo, Sérgio.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys. Pois é, Patrícia Pillar dispensa comentários. Talento há de sobra e beleza também.

Realmente Lado a Lado deveria ter estreado depois de A Vida da Gente para formam esse trio de ouro. O público ia agradecer. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Milene! Também tenho muita saudade da Flora! Ê vilã boa!

Lado a Lado está excelente, desde a estreia, diga-se, e Patrícia Pillar faz uma Constância excepcional. Grande personagem e uma grande atriz. Beijão!!!

eder ribeiro disse...

Quanto a qualidade artística da Patrícia, não há como discordar. Sérgio, gosto muito de novela de época, mas infelizmente não tenho como acompanhar, por isso, não tenho opinião sobre a mesma, contudo ressalto, os seus textos explicativos e informativos prima pela qualidade. Abçs e boa semana.

BlueShell disse...

Não estou muito por dentro. aqui em Portugal penso que passou a "rainha da sucata", não sei bem...
mas foi bom vir aqui de novo. Obrigada.

BIA disse...

Oi Sérgio!!!

Também gosto muito da atriz Patrícia Pillar, os personagens ganham mais vida com sua interpretação, eu assisto pouco TV mas vejo muito cinema e no filme "O Quatrilho" eu adorei a atuação dela, foi impecável, excelente atriz mesmo.
Bom dia pra você e uma ótima semana!!!
Bjs :)

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, você fez merecidos elogios para a bela e talentosa Patrícia Pillar. Ela é a escolha ideal para viver a personagem Constância. Também gosto da parceria dela com Marjorie Estiano.
Além de se destacar nas novelas, Patrícia emocionou no filme "Zuzu Angel".

Daniel disse...

Realmente amigo, uma atriz brilhante!
também tenho muita admiração por ela!
estou a te seguir

Att,

Dan

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

A Patrícia Pilar é merecedora desta sua página. Sempre a considerei uma excelente atriz, além de linda mulher. Depois de seu enfrentamento com o câncer, passei a admirá-la ainda mais, pela coragem e espírito de luta.
Ela é realmente extraordinária. Já vi alguns capítulos da trama e gostei muito, principalmente das cenas entre ela e Marjorie Estiano.

Ótimo dia.

Beijo.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio...
Tudo bem?
Ah...concordo plenamente! Patricia,além de muito bela, é de um talento imenso!E merece todos os elogios destacados por vc!
Obrigado!
ótima semana!
Abraços

Lulu on the sky disse...

Ótima atriz e linda a cada ano que passa. Faz qualquer tipo de personagem com perfeição.
Gostei dela como a vilã Flora em A FAvorita e assisti todos os trabalhos dela da TV. Vc sabia que ela foi modelo? Fez várias capas da revista Claudia.

Big Beijos

Valquíria Novaes disse...

Realmente ela está impecável nesse papel, essa novela está mt boa :D
Bjos!
http://amonailart.blogspot.com.br/

Portal de Blogs Teia disse...

Olá.
Seu blog é muito bom, parabéns.
Se quiser divulgação grátis em um portal é só me fazer uma visitinha.
Portal de blogs Teia.
Espero você lá.

Marcos Silveira disse...

Concordo com as suas colocações em gênero, número e grau. As cenas entre Constância e Laura são grandiosas. Sou apaixonado pelas cenas entre Constância e Celinha, especialmente quando a ex-baronesa humilha a irmã, chega a dar pena de Celinha!

Patrícia Pillar é fantástica. Dos papéis dela que mais gostei foram a Flora (como esquecer aquela personagem?), além das participações dela em Rei do Gado, Um Anjo Caiu do Céu (eu adorava as cenas dela, a personagem era bem sofrida, sonhava com o filho e com imagens em um mar, se não me engano), e Mulher, que foi um seriado fantástico mesmo.

Que tenhamos muito mais de Patrícia Pillar em nossas telinhas!

Abração!

ELAINE disse...

Meu amigo! Adorei o texto e os merecidos elogios, com os quais concordo plenamente! Patrícia Pillar é sempre fantástica em suas interpretações! Agradecendo sempre o carinho e comentário gentil! Também me desculpando por muitas vezes demorar para aparecer..... Está cada vez mais difícil visitar a “todos” como gostaria.... Tenho tentado alternar e demora.... Mas eu volto!....
Aproveitando pra desejar um Natal iluminado pelo brilho da Estrela de Belém! Que o amor do Cristo se faça sentir em todos os corações, abençoando todos os dias do ano vindouro!
Um início de semana de muita paz e alegria!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

MARILENE disse...

Uma novela que mantém o alto nível, que apresenta grandes atores e que gosto muito de assistir. Patricia Pillar tem um brilho especial. Bjs.

Vanessa disse...

Sérgio,
Que delícia ler um post todo dedicado à Patrícia Pillar. Comentei há pouco no das irmãs, agora cá estou para prestigiar o da Baronesa! ;)

Quando a Patrícia aceitou fazer uma novela das seis, de autores novatos, logo pensei: a personagem deve ser incrível. E eu não me enganei!

E não seria tão maravilhosa se não fosse defendida por uma Atriz como a Patrícia. Adoro a classe que ela empresta à Baronesa, sempre tão elegante e ao mesmo tempo sagaz nas atitudes e nos comentários.

As cenas da Constância com as irmãs são ótimas, assim como as tantas com o marido, mas, como vc comentou, são as que a Patrícia divide com a Marjorie Estiano que fascinam, hipnotizam.

Nem pisco quando a Constância e a Laura aparecem no mesmo plano, na maioria das vezes batendo de frente. Aplausos também para o texto ácido que é colocado na boca de cada uma.

Me encanta também essa complexidade que a Patrícia empresta à personagem. Ao mesmo tempo que ela é fria ao planejar a morte do neto, ela mostra sentimentos no trato com os filhos.

Bom, era isso, Sérgio. Daqui a pouco, vamos ter mais um duelo entre Constância e Laura, Patrícia e Marjorie. Eita coisa boa!! Só "Lado a Lado" para nos proporcionar tudo isso mesmo!

Beijos,
Vanessa

Vanessa disse...

Me esqueci..
Saiu no site da "Veja" uma análise de especialistas acerca da maré negativa das novelas globais. Vale a leitura. :)

Sobre o assunto, vc acredita que novelas densas, como "Lado a Lado", devessem passar às 23 horas? A trama estaria em um horário errado, sendo exibida para outro público-alvo? Talvez fosse o mesmo caso de "A Vida da Gente".

Aqui a matéria: http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/o-que-esta-por-tras-da-crise-nas-novelas-da-globo

Abraços,

Vanessa

Bruno Marques disse...

Sérgio você é tão fã de Lado a Lado quanto eu!!!Nossa,patrícia Pillar tá sublime nesse papel!
Como você mesmo disse,Constância é uma vilã humanizada,que não comete maldades gratuitas!!
Enfim,amo Lado a Lado e pra mim tudo nessa novela é magnífico!!!

Paty Michele disse...

Ela é extremamente charmosa e essa personagem está lhe caindo como uma luva. E parece que vem surpresa por aí, né?

bj, Sérgio

Uma Interessante Vida disse...

É verdade, Sérgio, a Patrícia Pillar é uma atriz completa, tem talento, charme e carisma... características melhores do que estas para um artista não há. beijos

A Viajante disse...

Eu também adoro essa atriz!! Creio que a novela é mais sucesso porque tem ela na linha de frente! Os momentos com as irmãs são perfeitos... com o marido, com Laura, com Edgard... ela manda muito bem! Beijo, Sérgio!

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, muito obrigado! Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Blueshell, eu que agradeço. Aí passou Rainha da Sucata, é? Que curioso isso. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, obrigado! Patrícia dispensa comentários e outro filme em que ela deu show foi Zuzu Angel. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, pois é, a Patrícia merece muito mais. Ela convence em novela e nos cinemas. É uma atriz completa. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Daniel, muito obrigado! Seja bem-vindo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Realmente a Patrícia ainda teve que enfrentar um câncer e saiu-se vitoriosa. A novela é muito boa mesma e sabia que caso você visse um pouco iria gostar. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, muito obrigado pelo comentário. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu, sabia sim! Aliás, beleza ela sempre teve e o tempo só fez bem a ela. Beijão.

Sérgio Santos disse...

Oi Val! A Patrícia está ótima, assim como a novela. É sempre uma prazer assistir. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Portal, obrigado. Abçs

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos. Constância judia muito de Celinha, assim como Carlota. Aliás, a vilã consegue humilhar quem quiser. Também gostei muito da Patrícia em Um Anjo Caiu do Céu e é sempre bom vê-la na tv! A Flora jamais será esquecida. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Elaine, obrigado pelo comentário. Patrícia merece elogios sempre.

Calma, ainda falta um pouquinho pro Natal! rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene, concordo plenamente! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa! Eu disse que escreveria, não disse? Demorei, mas cumpri! Patrícia está fantástica, o texto está fantástico, a novela está fantástica, enfim...

Olha, eu li essa crítica e discordo de algumas partes. Sobre Lado a Lado discordo de tudo. Não acho que a novela tenha cenas fortes, como foi falado na revista e ainda que tivesse, não seria um demérito ou um motivo para baixa audiência.

Malhação, Lado a Lado e Guerra dos Sexos estão sendo prejudicadas pelo Horário de Verão, assim como A Vida da Gente foi ano passado. Já Salve Jorge nada tem a ver com isso e o ibope tá baixo porque é ruim mesmo.

Lado a Lado faria bonito às 23h, mas a vejo como uma trama das seis clássica. No entanto, fica difícil saber o porquê do baixo ibope, tirando o horário de verão. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Bruno. Deu pra perceber, né? Sou muito fã mesmo! Constância executa o que acha certo para sua família e não age gratuitamente. Grande personagem. abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty! Muita água ainda vai rolar nessa novela. Vamos continuar vendo. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie. Onde eu assino? É isso. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Ju! Também gosto de Laura, Edgar, enfim, são muitos personagens bons. Patrícia está muito bem e torço para que a audiência melhore. Bjs!

Filha do Rei disse...

Oi. Patrícia está realmente incrível que nos leva a odiá-la por causa do caráter do seu personagem e amá-la pela maestria e encanto que encarna esta personagem.Além do cuidado dos figurinistas pelos lindos vestidos que usa e que dá um contraste sutil entre sua personalidade.

Sérgio Santos disse...

Oi Cleo, obrigado pelo comentário. Concordo plenamente com você! Bjss