quinta-feira, 3 de maio de 2012

Marília Gabriela: uma jornalista de primeira

A carreira de Marília Gabriela é longa e muito bem-sucedida. Jornalista desde 1969, ela já passou por diversos programas, também se aventurou como cantora e atriz; atualmente apresenta o "Marília Gabriela Entrevista", no canal a cabo GNT, e o "De Frente com Gabi" no SBT. E ainda comandava o Roda Viva, da TV Cultura, em 2010, mas deixou o programa quando a emissora do Silvio Santos exigiu exclusividade.


Uma das qualidades de Marília é se mostrar verdadeiramente interessada pela história do convidado. Ao contrário de muitos apresentadores, que se mostram ansiosos e ficam nitidamente esperando o entrevistado terminar logo de falar para já iniciar uma outra pergunta, a jornalista fica atenta a tudo o que está sendo dito e caso sua pergunta não tenha sido respondida, ela faz questão de elaborá-la novamente.

A entrevista com o Reynaldo Gianecchini, seu ex-marido, pode ser citada como
um exemplo claro da competência da apresentadora. Apesar de o ator ter participado do "Domingão do Faustão", "Fantástico" e "Mais você", foi no "Marília Gabriela Entrevista" que ele se soltou mais e a conversa aconteceu de uma forma  natural. Claro, que o fato de ambos terem se relacionado no passado e ainda serem muito amigos contribuiu para isso, mas é inegável a forma elegante com que Marília aborda o entrevistado. O papo foi esclarecedor, onde Reynaldo contou tudo o que viveu durante o período mais intenso do tratamento (o ator teve um tipo de câncer raro) e como está sendo sua vida agora. O papo terminou com uma bonita declaração de amor, onde ambos disseram um "eu te amo".

E foi no "De Frente com Gabi", no SBT, que ocorreu um dos poucos deslizes da apresentadora: quando entrevistou Val Marchiori, participante do reality "Mulheres Ricas", da Band. Ficou nítido que Marília estava sem paciência com a entrevistada e foi até grosseira algumas vezes. Porém, acabou sendo uma rara exceção. Já na sua mais recente entrevista com o jogador Neymar, foi preciso muito jogo de cintura. Ele não desenvolvia nenhuma resposta e era praticamente monossilábico, mas ainda assim Marília soube conduzir a conversa com competência.

É impossível falar sobre a carreira de Marília Gabriela em um único texto. Uma jornalista que passou por muitas emissoras e comandou diversos programas; uma atriz que atuou no teatro e no cinema, enquanto que  na televisão participou de várias minisséries e novelas. Entretanto, sem dúvida, de todas essas profissões, é como jornalista e apresentadora que Marília mais se destaca. Seu talento e profissionalismo são admiráveis.

26 comentários:

Sozynho disse...

Olá, Sérgio!
Também gosto dela, da maneira como ela conduz as entrevistas.
Abçs!
Rike.

Samanta disse...

Olá Sérgio,

Maravilhosa sua postagem, sou da mesma opinião sobre esta profissional maravilhosa, uma observação que você fez que achei muito interessante é sobre o fato de alguns apresentadores conduzirem a entrevista de forma displicente, interrompendo os entrevistados ou demonstrando total desinteresse pelo que dizem sem pegar a resposta como gancho e já pular para outro assunto totalmente diferente, etc, isso realmente me deixa um pouco nervosa quando assisto rsrs
Fico me sentindo no lugar do entrevistado e me parece até que em alguns casos é constrangedor !
Já a nossa querida Marília tem este feeling, sabe como deixar seus convidados à vontade, faz perguntas relevantes e inteligentes e prende a nossa atenção de maneira agradável, sou fã !

Adorei a postagem !
grande abraço e tudo de bom ! :)

Anônimo disse...

Sérgio.
Adorei o texto,muito justa a homenagem.Gabi é insuperável no que faz.Sua entrevista com Cazuza é memorável.Parabéns!!!Beijos.Dandara

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, também admiro Marília Gabriela. Acompanho a carreira dela desde o "TV Mulher", no qual desempenhava o papel de âncora. Ela passou por várias emissoras, sempre com destaque. Seu diferencial realmente é o interesse genuíno e o respeito pelo entrevistado.
Tentou a carreira de cantora e atriz, sem tanto sucesso, mas também não se saiu tão mal. Ela é corajosa e batalhadora.

Thallys Bruno Almeida disse...

Gostei do texto, Sérgio. Marília Gabriela é sinônimo de competência e credibilidade. Seja no Marília Gabriela Entrevista (GNT) ou no De Frente Com Gabi (que acredito ser o programa de maior sucesso dela), a elegância na condução da esmagadora maioria das entrevistas é uma boa marca registrada dela, sem interromper a todo custo. Só achei desnecessária a entrevista com a Val Marchiori. A do Gianecchini foi muito boa mesmo (não vi da primeira vez, mas alguns trechos na internet). É nítida a admiração mútua que os dois ainda mantêm mesmo após a separação.

Sérgio Santos disse...

Oi, Rike! Obrigado pelo comentário, amigo! Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi, Samanta! Obrigado pelo carinho de sempre! Que bom que gostou! Pois é, alguns entrevistadores não demonstram o menor interesse pelo que está sendo dito, ao contrário da Marília. Ela é a melhor do país, na minha concepção! Beijão! :)

O CABIDE disse...

Marilia é sempre boa, independente do entrevistado!
Esses dias fiquei preso a entrevista do Neymar! rs

Perfeita, deveria estar na Globo!

Fabio Dias R.

Sérgio Santos disse...

Oi, Dandara! Bom te ver aqui! Admiro muito a Marília! Ela é uma ótima jornalista e sabe como ninguém entrevistar. bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi, Elvira! É verdade. Como cantora não se saiu tão bem, mas gostei dos trabalhos dela como atriz. O interesse que ela demonstra pelos entrevistados é admirável! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi, Thallys. Sem dúvida. A entrevista com a Val não foi feliz. Tb não gostei. Que bom que vc conseguiu ver a do Gianecchini, pelo menos algumas partes. Foi mt bacana! Abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi, Fabio! Pois é! Até com um entrevistado ruim como o Neymar, que mal respondia às perguntas, Marília soube deixar o programa interessante. Poucos conseguiriam isso. Abração!

BLOGZOOM disse...

Olá Sergio, esta grande mulher é admiravel. Sempre que vejo, por acaso, ela falando, páro para ouvir um pouco. Ela é inteligente, sabe se colocar. Alem de ter uma maneira séria e ao mesmo tempo simpatica.

Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi, Sissym. É verdade. Ela é uma simpatia e inteligentíssima. Também gosto de ouvi-la falar. Beijão!

ELAINE disse...

Adorei a postagem e a abordagem! Marília Gabriela sempre inteligência, elegância, educação, profissionalismo, bom humor. Parabéns pela escolha do tema! Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Patricia Galis disse...

A Marília é show sempre linda e inteligente.


ps: toda alteração não causa grandes perdas, se vc usa o twitter e tem seguidores fieis basta avisar e enviar as novas postagens com o nome novo, se quer saber quem clica no link enviado nem vai perceber a alteração, pense bem o nome do blog pode ser bom no twitter mas de uma forma geral o que vc acha? Isso é muito particular, mas meu conselho se for bom registre o nome que for mais fácil.

Sérgio Santos disse...

Oi, Elaine! Que bom que gostou! Muito obrigado! Marília é ótima mesmo! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi, Patrícia. Pois é, vou pensar no seu conselho! Mas tirarei mais dúvidas com vc! rs beijosss

Lando disse...

Muito bom seu blog gostei parabéns

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Fusion! Bem-vindo! Abraços!

Jandi TI disse...

Olá Sérgio
Concordo com todas as letras de sua postagem.
Maria Gabriela é uma apresentadora muito inteligente e profissional.

Bom fim de semana!
Bj

Sérgio Santos disse...

Oi, Jandi! Fico feliz em vê-la aqui de novo. Obrigado pelo comentário! Bom fim de semana pra vc tb! Beijão!

biopdf disse...

Sem muitos comentários ela é demais

Desaba Devaneios disse...

muitos falaram mal dela por usar a propria imagem de uma forma exaustiva,mas nunca vi exaustão em assisti-la...pelo contrário é competente,humana,visceral na maneira que reproduz souas dúvidas e perguntas...ela sim pode ser chamada de jornalista...autentica e poderosa!!!!não me canso de ver marilia gabriela entrevistando...!!ela é maravilhosa mesmo...um ser humano incrível....!!!!

Sérgio Santos disse...

Oi, Bio! Obrigado pelo comentário! Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi, Victor. Compactuo da sua opinião! Gosto muito dela! Abraço e obrigado pelo comentário!