quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018: os piores do ano

As retrospectivas de fim de ano viraram uma tradição e esse blog tem o costume de apresentá-la em partes. Após a lista de triste perdas do meio artístico em 2018, chegou a hora de das listas de piores, melhores casais, atores e cenas. Começando, como sempre, pela seleção do que teve de pior no ano que passou. Em comparação com 2017, tivemos até menos produções citadas. Todavia, isso se deve ao fato do ano ter sido marcado pela Copa do Mundo e Eleições, o que implicou em menos produtos levados ao ar em virtude das respectivas coberturas. Mas, ainda assim, vamos aos selecionados.




"Malhação - Vidas Brasileiras":
Patrícia Moretzohn resolveu adaptar o formato da série canadense "30 Vies", mudando o protagonismo do enredo a cada 15 dias, mas não funcionou. O esquema adotado pela autora deixou todos os dramas superficiais e aniquilou qualquer possibilidade do público se envolver com os enredos, ainda mais exibindo conflitos que eram solucionados magicamente em menos de dez dias. O elenco escalado também deixa a desejar e vale lamentar uma atriz talentosa como Camila Morgado em um perfil central tão desinteressante quanto a professora Gabriela. A péssima audiência reflete o que vem sendo apresentado para os telespectadores. Várias vezes já perdeu a liderança para o sensacionalista "Cidade Alerta", da Record, fato que nunca havia ocorrido antes.



"Segundo Sol":
Após a equivocada "A Regra do Jogo", João Emanuel Carneiro tinha a missão de reverter a má impressão da sua novela exibida em 2015 e trazer de volta a empolgação do público, vista em seus folhetins anteriores, como "Da Cor do Pecado", "A Favorita" e "Avenida Brasil". Porém, o autor conseguiu o efeito contrário: escreveu sua pior trama. A ideia era contar a vida de um cantor de axé decadente, Beto Falcão, mas o enredo se voltou para o drama repetitivo de Luzia, uma das mocinhas mais imbecis e passivas dos últimos anos. A história andou em círculos e apenas a primeira fase despertou atenção. A segunda se mostrou um erro do início ao fim e a audiência foi apenas morna (33 pontos de média, seis a menos que "O Outro Lado do Paraíso" e igual a de "Império", de 2014). Nem mesmo a reta final empolgou. Destaque apenas para o bom desempenho do elenco, entre eles Adriana Esteves, Kelzy Ecard, Claudia Di Moura, Giovanna Lancellotti, Letícia Colin, Chay Suede, Deborah Secco, Vladimir Brichta, entre outros.





"Apocalipse":
O título ironicamente representou bem o que foi essa novela para a Record. A ideia era repetir o fenômeno de "Os Dez Mandamentos", pois a autora era a mesma: Vivian de Oliveira. Porém, a história bíblica contemporânea se mostrou confusa com três fases e várias mudanças de elenco. Para culminar, Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, dono da emissora, resolveu interferir no enredo, desagradando a autora. A narração constrangedora de Sérgio Marone foi uma das intervenções e deixou tudo ainda pior. A audiência foi um fiasco e chegou a marcar 6 pontos em dias mais críticos. A produção deixou a desejar até nos efeitos especiais. A insatisfação foi tanta que Vivian pediu demissão da Record.



"Brasil a Bordo":
A série de Miguel Falabella estreou em maio de 2017 pela plataforma de streaming da Globo, a Globo Play. Todos os episódios foram disponibilizados. Porém, a trama estreou no canal aberto em janeiro de 2018. E não foi uma produção feliz do tão inspirado autor. As piadas de duplo sentido muitas vezes não tinham a menor graça e o enredo em torno de uma família falida, dona de uma Companhia Aérea, não funcionou. Parecia até uma tentativa fracassada de copiar a hilária família de "Pé na Cova". Apesar do elenco talentoso, os personagens eram cansativos e o seriado não deixou saudades. Que fique só na primeira temporada.


Mister Brau:
A quarta temporada da série de Jorge Furtado deixou claro que a trama não tinha mais para onde ir. Até tentaram colocar Taís Araújo protagonizando mais o roteiro, através do lançamento de Michelle Brau como cantora solo, mas não adiantou. O formato se desgastou e a repercussão foi nula. Ainda bem que encerraram de vez.


"Estrelas":
O formato das tardes de sábado da Globo já estava bem desgastado e a repercussão era nenhuma. O quadro de culinária, então, era um constrangimento sempre que Angélica se recusava a provar algum prato. O último programa contou  com Lilia Cabral e Fátima Bernardes como convidadas, mas nem assim empolgou. Já foi tarde.



"The Voice Brasil":
Definitivamente está na hora de renovarem o reality musical. A sétima temporada expôs o esgotamento em torno da imagem dos técnicos e ainda despertou dúvida a respeito do poder que os fãs de Michel Teló têm nas votações. Pela quarta vez seguida ele conseguiu fazer o seu candidato o campeão. Apesar de Ivete Sangalo ser relativamente nova no time, já deu o que tinha que dar Lulu Santos, Carlinhos Brown e Michel no juri. Passou da hora de escalar novos nomes. O ótimo "Popstar", por exemplo, já expôs o potencial de vários cantores na análise de candidatos, como Ana Carolina, Paula Toller, Fafá de Belém, entre tantos mais. Para culminar, a edição de 2018 teve uma repercussão tão baixa quanto a de 2017.


Silvio Santos:
É triste colocar o maior apresentador do país e um dos melhores comunicadores do mundo nessa lista. Mas Silvio vem enfiando os pés pelas mãos há um bom tempo com suas declarações constrangedoras e em 2018 abusou. O comentário feito para Cláudia Leitte, em pleno Teleton, um evento beneficente, provocou uma imenso constrangimento na cantora e em todos os presentes (sua esposa e filhas, inclusive). A frase "Não vou te abraçar porque vou ficar excitado" não teve graça alguma e configurou um desrespeito sem precedentes. Isso dias depois de ter exibido no SBT propagandas com a frase "Brasil: ame ou deixei-o", para bajular o presidente eleito Jair Bolsonaro, lembrando o período da Ditadura Militar.


Maria Antônia vencendo o "Masterchef Brasil" e Rafael vencendo o "Masterchef Profissionais":
Poderia até ser uma questão de torcida, mas não se pode negar que  grande parte do público se frustrou vendo esses dois vencedores do   reality culinário da Band. Além das temporadas terem sido fracas, os respectivos desfechos foram decepcionantes. Os dois vencedores eram bons, sem dúvida, mas curiosamente os jurados (Erick Jackin, Paola Carosella e Henrique Fogaça) elogiaram muito mais os pratos dos vices. Não deu para entender.



Leo Jaime vencendo a "Dança dos Famosos".
Também nem é questão de torcida, mas de justiça. O cantor, apresentador e ator é um querido, mas não dançou melhor que Érika Januza e nem deveria ter ido para a final no lugar de nomes como Pâmela Tomé e Mariana Ferrão, por exemplo. Mas, graças aos votos dos jurados ditos técnicos, ele levou a melhor.





Como foi possível perceber, o ano de 2018 teve muita decepção na televisão. Faz parte. Todo ano tem e em 2019 não será diferente. Pelo menos também tivemos muitas produções excelentes e atores que brilharam em várias tramas. É a Lei da Compensação. E em breve eles aparecerão aqui em outras listas. Aguardem.

31 comentários:

Gustavo Carnizella disse...

Faltou O Outro Lado do Paraíso nessa lista.

William O. disse...

Assino em baixo. Só coisa péssima. Mas essa Malhação e Segundo Sol forram as piores com vantagem.

Anônimo disse...

MALHAÇÃO É BEM FEITO POR TEREM ENCURTADO A VIVA A DIFERENÇA!!! FIASCOOOOOOO

Olímpia Menezes disse...

Malhação e Segundo Sol foram as bombas da Globo em 2018. Saudades de O O outro Lado do Paraiso que mesmo com os erros era muito melhor até do que essa do gato preto que é insuportável.

Chaconerrilla disse...

Só discordo quanto a vitório do Leo Jaime. Achei super merecido e torci muito por ele. Os demais (dos que eu acompanhei) foram muito ruins mesmo. Malhação, sem dúvida, na minha opinião, foi a pior produção do ano. É constrangedora a forma como autora trabalha 99% dos temas. Aquele discurso de que "somos a resistência do cabelo cacheado, não devemos adotar progressiva" foi (opinião pessoal) ridículo. Oxe, se a pessoa se sente mais bonita de cabelo liso, qual o problema? Não é porque todo mundo prefere o cabelo X ou Y que você tem que fazer... Comentei sobre essa trama, porque foi a última que eu vi por esses dias. Aliás, a última foi ainda pior, aquele sonho da Mel foi outro momento para ser esquecido.

Anônimo disse...

Vidas brasileiras com certeza foi a pior produção do ano, isso nem era novela era a própria Chernobyl.

Elisabete disse...

Sérgio, votos de um feliz ano de 2019 com muitas alegrias.

Anônimo disse...

As primeiras produções as quais pensei estarem nesta seção da retrospectiva de 2018 do blog apareceram logo de cara no texto: "Malhação - Vidas Brasileiras" e "Segundo Sol". Se com 213 capítulos exibidos a magnânima "Malhação - Viva A Diferença" (2017) conquistou uma legião de fãs e elogios , a atual fase torna-se ainda mais vergonhosa do que já era ao tentar ultrapassar essa marca temporal, descaracterizando os nada carismáticos personagens, como se observa desde 7 de março deste ano, e de quebra fazendo "Espelho Da Vida" penar para alcançar uma boa média geral de audiência. Realmente não há esperanças para os próximos 58 capítulos desta temporada (que tem previsão de término para o dia 18 de março de 2019) de qualidade duvidosa.

Anônimo disse...

* elogios da crítica

Anônimo disse...

Kkkkkk não mexe com a novela preferida do bajulador do walcyr que ele fica puto

Anônimo disse...

Faltou nessa lista "o outro lado do paraiso". Cade? Uma das piores novelas do horário nobre, superando ate mesmo a pior de todas: "babilônia". Como vc bajula o walcyr e suas tramas fracas, não colocou na lista, mas ela foi uma das piores.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Não acompanhei muitas dessas produções, como o Brasil a Bordo e o Masterchef, mas das que eu vi concordo plenamente.
Apocalipse era até uma boa ideia, mas muito mal executada (principalmente com uma pessoa que não entende nada de roteiro interferindo na produção); Segundo Sol foi mediana, e essa temporada da Dança dos Famosos deixou a desejar como um todo. Mas a pior coisa desse ano, sem sombra de dúvidas, foi essa temporada de Malhação. Como você disse uma vez, essa produção conseguiu errar em tudo.
No mais, é isso. Abraços!!

Anônimo disse...

Coloca o lixo de A Fazenda 10 ai haha. Aquela temporada só valeu pela Nadja, Gaby e a apresentação do Mion.

Anônimo disse...

O melhor casal de 2018 pra mim continua sendo Maunan, em seguida Darlisa da equivocada 'Segundo Sol'. Apesar deles dois não terem ficado juntos, eles pra mim tiveram uma das melhores quimicas de uma novela das 21h, até melhor que os próprios protagonistas, apesar do JEC não ter desenvolvido melhor essa história dela.

Anônimo disse...

Thank you, next

Unknown disse...

Não concordo com o Silvio Santos Sérgio , Cláudia leite poderia ter tirado de letra como fez a Ivete. Quem nasceu para ser Cláudia Leitte jamais vai ser Ivete Sangalo Fato

Unknown disse...

A média geral de segundo Sol foi 34,assim como o outro lado do paraíso as médias simples e ponderadas das duas são diferentes mas o Ibope usa o método da média ponderada,a média simples de segundo Sol foi 33 e a Ponderada 34,já o outro lado do paraíso foi 38 na geral e 39 ponderada,só para esclarecer

Filha do Rei disse...

Verdade, faz parte as decepções!!
De todos os anos de Malhação esta foi a pior temporada e Segundo Sol não consegui acompanhar. Fico de cara quando numa competição vão pelo carisma de alguém, então basta sorrir e ser brincalhão para ganhar ou chegar numa final: Léo Jaime é um exemplo.

Sérgio Santos disse...

Gustavo, ela está nos Destaques do Ano. abçs

Sérgio Santos disse...

Verdade, William.

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

ISSO, Olimpia.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo...kkkk

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

Me conhece bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Desculpa, anonimo, mas foi o maior sucesso do ano e com várias cenas marcantes. O povo AMOU. Abçs

Sérgio Santos disse...

Pois é, Germana...Bjsss

Sérgio Santos disse...

Mas apesar de tudo, anonimo, A Fazenda fez sucesso dessa vez e o Mion foi bem.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, unknown.

Sérgio Santos disse...

Né, Cleu... bjs