quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

"APCA" premia ótimas produções e faz jus ao talento de Marjorie Estiano e Fábio Assunção

O Troféu APCA de 2018 cometeu várias injustiças, isso é fato. A Associação Paulista de Críticos de Artes ignorou a elogiada "Orgulho e Paixão", a melhor novela do ano, e não selecionou ninguém do elenco para o prêmio de Melhor Ator ou Melhor Atriz ---- Gabriela Duarte tinha que estar. Também ignorou a produção na categoria de Melhor Dramaturgia. Lamentável. No entanto, a premiação honrou o trabalho de grandes intérpretes e premiou ótimas produções.


Marjorie Estiano foi a vencedora da categoria de Melhor Atriz e sua entrega visceral em "Sob Pressão" merece todo o reconhecimento. A complexa Carolina é uma personagem fascinante e vem sendo defendida com uma dedicação impressionante. A médica da melhor série da Globo protagoniza uma sucessão de cenas intensas e pesadas. Troféu merecido para Marjorie, que concorreu com as igualmente talentosas Alice Wegmann ("Onde Nascem os Fortes"), Letícia Colin, Adriana Esteves (ambas por "Segundo Sol") e Patrícia Pillar ("Onde Nascem os Fortes").

Fábio Assunção venceu como Melhor Ator e a escolha foi muito justa. Seu trabalho em "Onde Nascem os Fortes" foi espetacular. O intérprete viveu um de seus melhores momentos na carreira na pele do implacável e monstruoso Ramiro, todo poderoso do Sertão. Dava até medo do olhar diabólico do vilão que matava qualquer um que atrapalhasse seu caminho.
O ator concorreu com os também geniais Edson Celulari ("O Tempo Não Para"), Antônio Calloni ("Assédio"), Júlio Andrade ("Sob Pressão") e Jesuíta Barbosa (parceiro de Fábio em "Onde Nascem os Fortes").


Aliás, a trama das 23h faturou o prêmio de Melhor Dramaturgia e fez por merecer. A densa história escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg se mostrou muito bem construída. A entrega do elenco recheado de grandes atores foi um dos pontos altos, sendo necessário citar Alexandre Nero, Jesuíta Barbosa, Fábio Assunção, Débora Bloch, Patrícia Pillar, Alice Wegmann, Gabriel Leone, Enrique Diaz, entre tantos outros. A direção primorosa de José Luiz Villamarim também merece aplausos. O único defeito da supersérie foi a barriga (período repleto de cenas irrelevantes e repetitivas) que prejudicou o desenvolvimento. O enredo se arrastou por um tempo. "Assédio" (Globo Play), "O Tempo Não Para" (Globo), "O Negócio" (HBO Latin América/Mixer) e "Sob Pressão" (Globo) foram as concorrentes.


Amora Mautner venceu como Melhor Direção. E o seu trabalho em "Assédio" está realmente de encher os olhos. A diretora imprime toda a tensão daquele pesado enredo em torno de um médico abusador, ao mesmo tempo que evita cenas mais explícitas. Justo troféu. Concorreu com José Eduardo Belmonte ("Carcereiros"), Jayme Monjardim ("Tempo de Amar"), José Luiz Villamarim ("Onde Nascem os Fortes") e José Padilha ("O Mecanismo"). Já Marcelo Adnet triunfou na categoria Humor em virtude de suas imitações de todos os políticos. Disputou com "Choque de Cultura" (Omelete/Globo), "Tá no Ar" (Globo), Tatá Werneck (Multishow) e Fábio Porchat (Record).


"Amor e Sexo" (Globo) venceu como Melhor Programa e essa premiação honra a qualidade da atração comandada por Fernanda Lima em um ano onde o ódio tomou conta de várias pessoas, inclusive algumas ditas celebridades que xingaram a apresentadora só porque não admitem um formato que fala sobre minorias. A vitória é importante em vários aspectos. O programa concorreu com "Conversa com Bial" (Globo), "Fábrica de Casamentos" (SBT), "Lady Night" (Multishow) e "Grag Me As a Queen" (E! Entertainment). A última categoria foi Esporte, vencida por Fernanda Gentil (Globo). Concorreu com Luis Roberto (Globo), Mulheres na Copa (Fox Sports), Seleção Sportv na Copa com André Rizek e Marcelo Barreto (Sportv) e Sportcenter com Paulo Soares e Anttero Greco (ESPN).

Todos irão receber o Troféu APCA na cerimônia da 62ª edição, no primeiro semestre de 2019. Apesar das injustiças envolvendo "Orgulho e Paixão", é prazeroso ver nomes que realmente brilharam em produções de 2018 premiados, como Marjorie Estiano e Fábio Assunção. Dos males o menor.

15 comentários:

Fernanda disse...

Marjorie merecia muito esse troféu e comemorei demais.Fábio também, mas não acho que Onde Nascem os Fortes mereceu por Dramaturgia. Orgulho e Paixão era pra ter sido selecionada e escolhida.

Anônimo disse...

Giovana Antonelli devia ter umas aulas com Marjorie.

Anônimo disse...

Giovanna Antonelli ou Bianca Bin? Eu ja acho que a Bianca sonsa bin deveria ter umas aulas com ela.

Anônimo disse...

Marjorie eu concordo, ela é muito boa. É uma ATRIZ. Da vontade né, Ruim Barbosa e sonsa Bin? Só não concordo com amor e sexo. O programa perdeu a essência faz tempo, a Fernanda só faz discurso de militância e isso já encheu o saco até de quem gostava do programa nas primeiras temporadas.

Leandro disse...

Marjorie, Fabio e Marcelo Adnet foram merecedores. Agora esse comentarista acima que falou duas vezes deve ser fã da saturada Antonelli pra chamar a Bianca Bin de sonsa, não? Desrespeitar atrizes que cometem com a ídola desse fandom insuportável é a marca deles. Até a medíocre Debora Secco merecia mais que a Antonelli no Faustão. Foi o mico do ano.

Anônimo disse...

Super concordo, Leandro! Nao acho a MR Barbosa "ruim" e nem a Bianca Bin "sonsa", mas a Giovana Antonelli ta mais que saturada.

Anônimo disse...

Antonelli pode ser saturada, mas é muito melhor a mais ATRIZ que a sonsa da Bianca Bin. E de fato a Déborah das três, era a que mais merecia pela sua trajetória como Karola. Agora não da pra comparar a fraca da Bin com a Antonelli.

Anônimo disse...

Olha aí o fandom insuportável da Antonelli que deu o prêmio pra ela fazendo a atriz virar chacota na imprensa xingando a Bianca Bin novamente. Só essa gente mesmo pra ter achado ela bem na novela e pior achado a novela boa.

Sérgio Santos disse...

Isso, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Marjorie maravilhosa.

Sérgio Santos disse...

Bianca não é sonsa e nem precisa, anonimo. Amadureça.

Sérgio Santos disse...

Nossa, esse ódio que vcs sentem da Bin é pq ela namora o Guizé??? O nivel de infantilidade assusta.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Leandro.

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Dificil, anonimo...