sábado, 29 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018: as melhores cenas do ano

Mais um ano está chegando ao fim e mais uma vez o telespectador foi presenteado com várias cenas grandiosas da nossa teledramaturgia. Momentos marcantes de novelas, séries e minisséries emocionaram, impactaram ou divertiram ao longo de 2018. E muitas sequências merecem menção para relembrar o show dos atores, a competência da direção e o talento dos escritores. Vamos a elas.





Emília conhece o mar em "Entre Irmãs":
A Globo transformou o ótimo filme em minissérie e uma das mais belas cenas é o momento em que a sofrida e ingênua Emília se depara com o mar graças a Lindalva, mulher moderna com quem teve um rápido relacionamento e conheceu o sexo com amor. Marjorie Estiano nem precisou de falas para expor a emoção da personagem. Letícia Colin ótima também.



Luzia e Emília se reencontram e se despedem em "Entre Irmãs":
Após uma dolorosa separação anos atrás, as sofridas irmãs se reencontraram e Vitrola --- que havia fugido com os cangaceiros e se tornado a líder deles, após a morte de seu amor --- deixou seu filho para a irmã cuidar, já sabendo que dificilmente sobreviveria ao confronto contra a guarda. Que show de Nanda Costa e Marjorie Estiano. Emoção à flor da pele.





Prédio desaba em "Treze Dias Longe do Sol":
A minissérie de Elena Soares e Luciano Moura foi ótima e a primeira cena logo impactou. O desabamento de um prédio já quase finalizado, em virtude do material de baixa qualidade, teve ótimos efeitos especiais e o nível de tensão até o instante do desmoronamento foi bem exposto pela direção de Luciano.


Gilda constata que está arruinada em "Treze Dias Longe do Sol":
A fria cúmplice da tragédia anunciada tentou se livrar das provas contra ela, mas acabou demitida, humilhada e sem o seu amor platônico: o engenheiro Saulo (Selton Mello). Débora Bloch mostrou novamente a grande atriz que é e a cena nem precisou de texto.


Saulo salva todas as vítimas do desabamento e se mata em "Treze Dias Longe do Sol":
Figura rara na televisão, Selton Mello seleciona bem seus trabalhos e brilhou na minissérie, onde viveu o engenheiro responsável pela construção de um prédio comercial. A sua ambição resultou na tragédia e o personagem sentiu na pele todo o sofrimento das vítimas do desabamento, pois caiu junto com eles. O rapaz conseguiu salvar quase todos e no final, quando os bombeiros o chamaram para ser o último resgatado dos escombros, decidiu permanecer lá para morrer. O ator emocionou e fechou sua participação lindamente.

José Augusto reencontra Maria Vitória em "Tempo de Amar":
Depois de ter expulsado sua filha de casa, o enérgico pai se arrependeu meses depois e foi atrás da herdeira. A cena desse reencontro foi lindamente protagonizada por Tony Ramos e Vitória Strada, que nem parecia participar de sua primeira novela.




Maria Vitória dá uma surra em Lucinda em "Tempo  de Amar":
O clichê da briga da mocinha com a vilã nunca falha na teledramaturgia. Porém, há cenas que funcionam e outras não. A surra que Maria Vitória deu em Lucinda funcionou. A direção de Jayme Monjardim foi ótima e o esperado momento lavou a alma de quem assistia. Vitória Strada e Andreia Horta sempre bem.


Maria Vitória fica com Vicente em "Tempo de Amar":
Após o desespero com o desaparecimento do amado em um naufrágio, a mocinha se deparou com o rapaz são e salvo, ganhando seu merecido final feliz. A cena foi delicada e Vitória Strada se destacou ao lado do também talentoso Bruno Ferrari, que roubou o posto do mocinho da história de Alcides Nogueira.


Narração final de José Augusto em "Tempo de Amar":
Qualquer texto lido por Tony Ramos ganha outra dimensão e não foi diferente no final da novela das seis. A última cena contou com José Augusto encerrando o ciclo daquela história que foi permeada por muito sofrimento e choro. Um final sensível e tocante.



Maria Pia faz as pazes com a filha em "Pega Pega":
A vilã dúbia teve seu momento de redenção no final da fraca novela das sete de Claudia Souto. A cena em que a personagem, após muitas discussões e embates, ganhou o abraço de Bebeth foi tocante. Mariana Santos e a estreante Valentina Herszage emocionaram.



Final de Malagueta e Maria Pia em "Pega Pega":
Os vilões conseguiram um final feliz na novela das sete. O mentor do assalto ao Carioca Palace escondeu muito bem a sua parte e soube usá-la na hora certa para fugir com sua amada, que se descobriu grávida em pleno verão de Búzios. Mariana Santos e Marcelo Serrado roubaram o posto de casal protagonista da trama.



Samantha e Lica se beijam em "Malhação - Viva a Diferença":
Cao Hamburger escreveu uma das melhores e mais bem-sucedidas do seriado adolescente e a relação das meninas não estava prevista no roteiro. No entanto, o autor conseguiu desenvolver esse relacionamento de forma delicada e muito real. Tanto que o beijo era inevitável e quebrou um tabu de uma produção que está há 23 anos no ar. Embora "Malhação Sonhos" tenha exibido um beijo gay e outro lésbico no último capítulo, foram cenas muito rápidas. Foi a primeira vez que uma história destacou um relacionamento homossexual e de forma competente. A cena do primeiro beijo delas foi linda, destacando Giovanna Grigio e Manoela Aliperti.


Felipe e Gabriel são agredidos por homofóbicos em "Malhação - Viva a Diferença":
Falando em relacionamentos homossexuais, Cao conseguiu debater o preconceito com propriedade. E ousadia. Isso porque Gabriel era gay assumido, mas Felipe era heterossexual. Os dois foram atacados apenas porque um grupo achou que eram namorados. Mais real impossível. Gabriel Calamari e Luis Galves se destacaram na forte cena.



Lica impede que MB cometa suicídio em "Malhação - Viva a Diferença":
Uma cena forte e emocionante. Manoela Aliperti mostrou que vai longe na carreira. O momento em que Lica tomou uma difícil atitude e abraçou o amigo que estava prestes a se jogar da varanda foi relativamente curta, mas impactou. A conversa deles foi bonita e vale destacar também Vinícius Wester.

Nena se dá conta que o paciente é seu filho em "Malhação - Viva a Diferença":
Enquanto se preparava para atender uma emergência, a enfermeira se deparou com o filho gravemente ferido e entrou em desespero. Roberta Santiago se destacou.



 Ellen se desespera com o acidente do irmão e recebe o apoio das amigas em "Malhação - Viva a Diferença":
Heslaine Vieira se destacou no momento em que sua personagem desistiu de se manter forte e desabou na trama de Cao. O choro de Ellen foi desolador e a cena do apoio das amigas foi linda de se ver.


Benê vence o medo de multidão e se apresenta com Guto em "Malhação - Viva a Diferença":
Bruno Gadiol e Daphne Bozaski formaram um casal encantador na temporada e a cena da apresentação da dupla transbordou sensibilidade. A menina autista conseguiu se livrar do seu maior pavor graças ao apoio das amigas e do namorado. Para culminar, a música ainda era uma graça.


Benê desabafa em "Malhação - Viva a Diferença":
Cansada do desprezo do pai, que a procurou após anos de abandono, a menina explicou detalhadamente sobre o autismo e como a doença não era um empecilho para ela ter uma vida como a de qualquer outra pessoa. Daphne Bozaski protagonizou um monólogo emocionante.


Josefina consola Benê em "Malhação - Viva a Diferença":
Sutil e bem interpretada a cena em que a mãe amparou a filha, sem manter contato visual e nem abraçá-la em virtude do autismo. Aline Fanju e Daphne Bozaski emocionaram. E não precisou de texto.



Mitsuko se desculpa com Anderson em "Malhação - Viva a Diferença":
A mãe de Tina teve a sua vida salva graças ao sangue do menino negro que sempre foi discriminado por ela. A cena do perdão foi tocante e Lina Agifu emocionou ao lado de Juan Paiva, Roberta Santiago e Ana Hikari.


As Five se despedem em "Malhação - Viva a Diferença":
No último capítulo, as cinco protagonistas tiveram um último encontro antes de cada uma seguir seu rumo na vida. O emocionante texto de Cao Hamburger foi interpretado com brilhantismo por Daphne Bozaski, Manoela Aliperti, Heslaine Vieira, Gabriela Medvedovski e Ana Hikari. Benê até aceitou um abraço coletivo, uma de suas maiores aflições.


Cena final de "Malhação - Viva a Diferença":
O desfecho de uma das mais elogiadas temporadas de "Malhação" foi arrepiante e ver as cinco meninas andando lado a lado, realizadas e felizes, após muitos conflitos, dramas e desencontros, provocou involuntárias lágrimas em quem assistia.




Laura lembra dos abusos que sofria em "O Outro Lado do Paraíso":
Bella Piero deu um show dramaticidade na intensa cena em que Laura finalmente contou sobre todos os abusos que sofria de seu padrasto quando era uma criança. O texto difícil foi interpretado com maestria pela menina que ganhou um papel divisor de águas de Walcyr Carrasco.



Sophia conta para Livia que não é sua mãe em "O Outro Lado do Paraíso":
Após o maravilhoso trabalho em "Verdades Secretas", Grazi não teve seu talento valorizado pelo mesmo autor nessa novela. No entanto, a atriz brilhou ao lado da ótima Marieta Severo quando a vilã fez questão de magoar a filha contando que nunca tiveram um laço sanguíneo.

Clara abandona Renato no altar em "O Outro Lado do Paraíso":
Assim que descobriu que seu então aliado era na verdade um lobo em pele de cordeiro, a mocinha logo planejou uma nova vingança e fez questão de desmascará-lo diante de todos em pleno altar. Bianca Bin novamente brilhou.



Renato tira a máscara de bom moço em "O Outro Lado do Paraíso":
Em mais uma virada do fenômeno do horário nobre, o então aliado de Clara mostrou quem era de verdade logo depois que foi abandonado no altar pela mocinha. Rafael Cardoso, Bianca Bin e Thiago Fragoso brilharam no ótimo embate dos personagens.



Mercedes reza por Caetana em "O Outro Lado do Paraíso":
A cafetina interpretada brilhantemente por Laura morreria morreria logo no início da trama, mas o sucesso foi tanto que Walcyr desistiu de matá-la. Uma das recompensas foi essa linda cena em que Mercedes rezou pela amiga em um show de Fernanda Montenegro e Laura Cardoso.


Clara e Patrick se declaram um para o outro em "O Outro Lado do Paraíso":
O melhor advogado criminalista do país teve uma gigantesca paciência. Amando sua parceira em silêncio, o rapaz finalmente teve coragem para expor tudo o que sentia e Clara correspondeu, finalmente admitindo que o amava. Bianca Bin e Thiago Fragoso brilharam.



Laura denuncia o pedófilo em "O Outro Lado do Paraíso":
Após sofrer calada por anos, a menina ganhou coragem graças ao amor de Rafael e vomitou tudo o que guardou para si sobre a violência sexual que sofria quando criança. A cena foi impactante e extremamente dramática, destacando o imenso talento de Bella Piero, que se entregou por completo. Não por acaso ganhou o prêmio de Atriz Revelação no Melhores do Ano. Sandra Corveloni, Flávio Tolezani e Igor Angelkorte também convenceram na difícil sequência.




Julgamento do delegado pedófilo em "O Outro Lado do Paraíso":
Uma das melhores sequências da novela. Foram longos depoimentos emocionantes, com direito a uma participação luxuosa de Ilva Niño, até o aguardado momento da condenação de Vinícius, para o alívio de Laura e catarse de todos os presentes, que ficaram enojados a cada declaração da enteada do delegado. Um show de atuações. Até houve uma matéria especial no "Fantástico" sobre a cena.


Vinícius é assassinado na cadeia em "O Outro Lado do Paraíso":
Com medo do comparsa entregá-la, Sophia (Marieta Severo) tramou a morte do abusador e a cena em que presidiários esfaquearam o canalha provocou um forte impacto. Destaque para a ótima direção de Mauro Mendonça Filho. Um desfecho merecido para um dos perfis mais asquerosos da trama.


Raquel é atropelada em "O Outro Lado do Paraíso":
Mais uma trabalho primoroso da direção de Mauro Mendonça Filho. A cena em que a juíza interpretada muito bem por Érika Januza foi violentamente atropelada, a mando de Sophia, pareceu real de tão bem realizada.



Casamento de Mercedes e Josafá em "O Outro Lado do Paraiso":
Uma cena delicada que valorizou o talento de dois veteranos do teatro, cinema e televisão. A união da vidente e do caminhoneiro foi linda de se ver e Fernanda Montenegro esbanjou emoção ao lado do grande Lima Duarte. Atores mais velhos sempre merecem espaço nas novelas e Walcyr sempre os valoriza.



Lorena se desculpa com a filha em "O Outro Lado do Paraíso":
Depois de duvidar das palavras de Laura sobre os abusos do padrasto, a personagem se desculpou e as duas se emocionaram bastante. O abraço protagonizado por Sandra Corveloni, Bella Piero e Igor Angelkorte foi bonito.



Adriana e Elizabeth fazem as pazes em "O Outro Lado do Paraíso":
Após muitas desavenças e embates, filha e mãe se reconciliaram em uma cena muito bem interpretada por Julia Dalavia e Glória Pires. Os olhares lacrimejados complementaram o texto com precisão. A espera valeu a pena.




Nádia fala sobre racismo em "O Outro Lado do Paraíso":
Após ter humilhado Raquel de todas as formas, a perua reviu seus preconceitos quando se afeiçoou ao neto negro. Percebeu que o amor não tem cor e fez um belo discurso no dia do casamento de Bruno e Raquel. Eliane Giardini deu um show.



Patrick e Renato se enfrentam em "O Outro Lado do Paraíso":
O confronto entre mocinho e vilão ocorreu no escuro, aumentando a tensão e provocando o grito desesperador de Fabiana. Como Thiago Fragoso sofreu um acidente nas gravações, a cena precisou ser alterada para justificar seu futuro afastamento. Então, o rapaz acabou baleado pelo vilão, pouco antes de matá-lo com um tiro. Thiago Fragoso, Rafael Cardoso e Fernanda Rodrigues ótimos.


Fabiana vai para cadeia em "O Outro Lado do Paraíso":
A vilã expôs uma outra faceta da talentosa Fernanda Rodrigues, que fechou sua participação da melhor forma possível. O ar esnobe da mau caráter logo se desfez quando se viu atrás das grades, caindo no choro. Justo final.




Sophia sofre um derrame em "O Outro Lado do Paraíso":
No dia de seu julgamento, após ter sido desmascarada por todos os seus crimes, a vilã sofreu um AVC e o trabalho corporal de Marieta Severo merece aplausos de pé. A precisão de seus movimentos, incluindo os faciais, claro, impressionou e a atriz deu um show na reta final da trama.



Sophia é condenada e Clara se vinga em "O Outro Lado do Paraíso":
O aguardada volta por cima da mocinha foi de lavar a alma e o deboche de Clara deixou Sophia com ainda mais ódio. Bianca Bin e Marieta Severo brilharam, como fizeram ao longo de toda novela.



Sophia leva eletrochoques no manicômio em "O Outro Lado do Paraíso":
Clara conseguiu colocar a sua algoz no lugar onde ficou presa por longos anos. A licença poética em cima dos eletrochoques foi perfeitamente cabível e ver a vilã passando por tudo o que fez com sua inimiga foi catártico. Marieta espetacular.


Caetana morre em "O Outro Lado do Paraíso":
Como escrever a morte de uma cafetina que roubou a cena na trama? Em um velório ao som de Pabllo Vittar, é claro. A surpreendente cena funcionou e o risco de cair na tosquice era grande. Mas não caiu. O velório começou triste e terminou em festa, refletindo bem o clima de Caetana. A cena da dança de Laura Cardoso, com a cafetina indo para o céu e encontrando a luz, foi genial.


Laura e Rafael finalmente têm paz em "O Outro Lado do Paraíso":
Após uma avalanche de sofrimento e muitos traumas, Laura conseguiu seu final feliz com o médico Rafael. A cena de ambos felizes, curtindo uma merecida lua de mel, foi linda e delicada. Igor Angelkorte e Bella Piero ótimos.



Mercedes e Josafá têm a primeira vez em "O Outro Lado do Paraíso":
A delicadeza foi a marca da primeira transa dos "inexperientes" velhinhos. A cena contou com o brilhantismo de Fernanda Montenegro e Lima Duarte, o que resultou em um momento lindo e até divertido.


Clara e Patrick transam em "O Outro Lado do Paraíso":
A espera dos fãs do casal "Clarick" foi longa, mas recompensadora. A cena do sexo dos personagens foi quente e cheia de química entre Bianca Bin e Thiago Fragoso. Mas a vulgaridade passou longe. A sensualidade foi na medida certa e adequada para o horário, inclusive. Outro bom trabalho da direção de Mauro Mendonça Filho.


Narração de Mercedes no final de "O Outro Lado do Paraíso":
A voz de Fernanda Montenegro tem uma força avassaladora. Não por acaso tantos comerciais contam com ela. E vê-la responsável pelo encerramento da trama de Walcyr Carrasco foi um reconhecimento do talento de uma das maiores atrizes do país. Emocionante o discurso da vidente, falando sobre todos os mistérios que envolveram o Tocantins, olhando para câmera, com a imagem se fechando.


Maria mata o homem que tentou estuprá-la em "Onde Nascem os Fortes":
Impactante a cena da mocinha gritando de desespero e conseguindo desarmar o capanga de Pedro Gouveia. O momento em que Maria o atingiu com uma barra de ferro foi impressionante. Que show de Alice Wegmann.



Maria desafia Pedro Gouveia em "Onde Nascem os Fortes":
Outra cena maravilhosa protagonizada por Alice Wegmann. O instante em que a protagonista apontou uma arma para o homem que achava ter sido o responsável pela morte de seu irmão foi de tirar o fôlego.



Cássia se desespera com o sumiço da filha em "Onde Nascem os Fortes":
Patrícia Pillar brilhou do início ao fim da série e a cena em que a personagem se deu conta que estava sem os dois filhos foi dilacerante. Que emoção!




Ramirinho  se mostra como é para o pai em "Onde Nascem os Fortes":
Jesuíta Barbosa e Fábio Assunção protagonizaram cenas de elevada carga dramática e essa foi a melhor delas. O momento em que Ramirinho finalmente mostrou a Ramiro que era um transformista, para o horror do pai, foi extraordinário. Que atuações!



Cássia encontra o local onde Nonato estava enterrado em "Onde Nascem os Fortes":
Após muita procura, a determinada mãe achou os restos mortais do filho e o choro daquela mulher foi dilacerante. Que entrega da grandiosa Patrícia Pillar! Uma atriz.



Cássia conta para Maria que ela é filha de Pedro Gouveia em "Onde Nascem os Fortes":
Patrícia Pillar e Alice Wegmann fizeram o telespectador chorar do início ao fim dessa cena. A protagonista entrou em desespero quando descobriu que o homem que perseguia era seu pai. Uma virada do destino que tirou seu chão.




Ramiro manda o filho matar Nonato em "Onde Nascem os Fortes":
A aguardada revelação sobre o assassino do irmão de Maria só foi ao ar no último capítulo. E resultou na cena mais impactante da supersérie. Fábio Assunção e Jesuíta Barbosa brilharam absolutos no forte momento em que o pai perdeu a paciência com o filho e ameaçou matá-lo, caso ele não obedecesse sua ordem. Direção precisa de José Luiz Villamarim.


Ramiro arma emboscada para Pedro em "Onde Nascem os Fortes":
O vilão iniciou metralhou a casa onde Pedro estava escondido com Cássia e Ramirinho. A emboscada implicou em um intenso tiroteio que culminou em um tiro dado por Maria em Ramiro, ferindo o homem que arruinou sua vida. Os atores brilharam, assim como a direção de José Luiz Villamarim.


Aldina e Samir se emocionam com o vilarejo em "Onde Nascem os Fortes":
Após muita opressão de Ramiro, os responsáveis pelo lugar que acolhia e curava necessitados choram de felicidade quando veem que tudo será melhor. Camila Márdila e Irandhir Santos são atores maravilhosos e mostraram novamente isso.



Afonso retoma seu trono e a população o venera em "Deus Salve o Rei":
Depois que abandonou o trono pelo amor de Amália, o rei resolveu voltar ao seu posto em virtude das trapalhadas de seu irmão, e conseguiu triunfar na guerra contra o exército de Rodolfo. O momento em que os soldados se curvam diante do novo rei foi de arrepiar, assim como a comemoração do povo. Rômulo Estrela e Johnny Massaro ótimos.


 Casamento duplo em "Deus Salve o Rei":
Com figurinos de encher os olhos e efeitos fantásticos, o casamento duplo de Afonso com Amália e Rodolfo com Lucrécia destacou o trabalho minucioso da equipe da novela das sete e a sintonia entre Marina Ruy Barbosa e Rômulo Estrela, e Tatá Werneck e Johnny Massaro.


Brice mata Inquisidor em "Deus Salve o Rei":
Com um beijo mortal, a bruxa mandou o asqueroso homem que assassinava todas as feiticeiras para o inferno na novela das sete. Bia Arantes e Stênio Garcia brilharam.



Amália expulsa Catarina do reino em "Deus Salve o Rei":
Após muitas trocas de ironias, mocinha e vilã se enfrentaram para valer na trama de Daniel Adjafre. A cena em que Amália joga Catarina, literalmente, na rua de Montemor foi muito bem interpretada por Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine. O clichê da briga do bem contra o mal também funciona em enredos medievais e pena que o autor tenha demorado tanto para engrenar a sua história.



Selena prende Catarina em "Deus Salve o Rei":
Nomeada como Chefe da Guarda de Montemor, Selena consegue pegar Catarina na reta final da trama e a imobiliza, para o desespero da vilã. Marina Moschen foi um dos acertos da novela e protagonizou uma ótima cena com Bruna Marquezine.




Afonso mata Otávio na última batalha de "Deus Salve o Rei":
Os efeitos especiais do confronto entre Montemor e Lastrilha impressionaram, assim como o trabalho com a grande figuração. O diretor Fabrício Mamberti merece muitos elogios e o duelo entre Afonso e Otávio foi muito bem coreografado. O instante em que o mocinho enfiou a espada no vilão encerrou a batalha de forma magistral. Rômulo Estrela e Alexandre Borges se destacaram.


Brice não consegue salvar a filha e morre em "Deus Salve o Rei":
A bruxa era uma dos melhores perfis da trama e sua complexidade fascinava. Era uma vilã que defendia os seus e tinha motivos para ser má. A sua última cena primou pelos ótimos efeitos especiais, além do bom desempenho de Bia Arantes. Emocionante o momento em que Brice se desculpou com Catarina e virou pó diante de todos os presentes no julgamento da ex-rainha.



Catarina morre em "Deus Salve o Rei":
O enforcamento da vilã resultou na melhor cena de Bruna Marquezine na novela, após um péssimo e criticado início na trama das sete. Catarina não se arrependeu de nada do que fez e a última lágrima da víbora expôs a entrega da atriz naquela cena, fechando sua participação com uma sequência de grande impacto.



Final de "Deus Salve o Rei":
O casamento de Afonso e Amália foi belíssimo e a sequência final, com todos dançando em volta dos noivos, comemorando a paz entre os reinos e a felicidade do novo rei, foi coreografada com perfeição. Um desfecho lúdico e bem realizado.





Efeitos da destruição do Congresso Nacional em "Apocalipse":
A novela da Record foi um dos maiores fracassos da emissora e mereceu todas as críticas; no entanto, os efeitos especiais da destruição do mundo ficaram interessantes e a cena dos meteoros caindo em Pleno Congresso Nacional lavaram a alma de muito brasileiro que sempre sonhou com isso.



Lorde Williamson se despede de Darcy em "Orgulho e Paixão":
Infelizmente, Tarcísio Meira não pôde participar da ótima novela das seis até o final. Sua participação foi bem curta em virtude de um problema pulmonar do grande ator. Ainda assim, Tarcísio conseguiu protagonizar uma linda cena, quando Lorde se despediu, após seus planos de atrapalhar o romance do filho com Elisabeta não terem funcionado.



Olegário desmascara Susana em "Orgulho e Paixão":
O picareta, arrependido de suas atitudes, resolveu mostrar para todos quem era a verdadeira Susana, para o desespero da vilã. Joaquim Lopes, Alessandra Negrini, Grace Gianoukas, Marcelo Faria e Gabriela Duarte deram um show em uma das muitas viradas da deliciosa novela de Marcos Berstein.


Primeira vez de Ernesto e Ema em "Orgulho e Paixão":
Após um casamento belíssimo, o carcamano desbocado e sua amada Baronesinha tiveram a tão esperada primeira vez e a cena esbanjou  sensibilidade ao som de "Ficar", de Anavitória. Rodrigo Simas e Agatha Moreira formaram um par apaixonante. Deu gosto de torcer pelo romance.



Elisabeta destrói o vestido de noiva de Susana em "Orgulho e Paixão":
A mocinha da deliciosa novela de Marcos Berstein era destemida e muito bem interpretada poro Nathalia Dill. A cena em que a heroína rasgou o vestido da vilã, que se preparava para se casar com Darcy, foi impagável. Nathalia e Alessandra Negrini deram um show.


Julieta quebra o túmulo do marido em "Orgulho e Paixão":
Em um acesso de fúria, a viúva destruiu a sepultura do homem que a fez sofrer durante todo o casamento com humilhações e estupros. Gabriela Duarte se entregou por completo e emocionou o público com a dor de sua personagem.



Todos os musicais de "Orgulho e Paixão":
É injusto citar apenas um. Todos os musicais da novela das seis foram lindos e poéticos. A ousadia do autor e da direção foi muito válida e lembrou os clássicos da Disney, inserindo um toque de fantasia em um folhetim que era colorido por natureza. Quase todos os atores do elenco chegaram a participar.


Primeira vez de Aurélio e Julieta em "Orgulho e Paixão":
Após vencer o trauma dos estupros do falecido marido, a Rainha do Café finalmente teve coragem de transar com Aurélio, o homem que amoleceu seu coração. A cena foi repleta de delicadeza e Marcelo Faria e Gabriela Duarte estiveram em plena sintonia.



Xavier corta os cabelos de Mariana em "Orgulho e Paixão":
Uma cena forte e surpreendente. Chandelly Braz viveu seu melhor momento na carreira nessa novela e a atriz emocionou demais quando sua personagem se viu humilhada e coagida pelo vilão. O choro desolador de Mariana fez qualquer um se emocionar junto com ela.


Julieta ampara Camilo em "Orgulho e Paixão":
Assim que descobriu que seu filho recebia dinheiro para apanhar em lutas clandestinas, Julieta foi procurar Camilo e se chocou ao vê-lo recebendo vários golpes e caindo em seguida. A cena da mãe entrando no ringue, desesperada, e amparando o rapaz foi incrível. Show de Gabriela Duarte.



Luccino e Otávio se beijam em "Orgulho e Paixão":
Linda, poética e delicada a cena que marcou o primeiro beijo gay de uma novela das seis da Globo. Juliano Laham e Pedro Henrique Muller emocionaram no momento em que Luccino e o capitão desistiram de lutar contra o que sentiam. O autor foi corajoso e escreveu uma cena belíssima.



Camilo descobre que é fruto de um estupro em "Orgulho e Paixão":
O motivo de tantas brigas entre mãe e filho foi descoberto por ele acidentalmente, enquanto estava no confessionário do padre. O choque do rapaz foi defendido com talento por Maurício Destri e o desespero de Julieta foi passado com uma entrega visceral de Gabriela Duarte. Que atriz.



Otávio e Luccino se separam em "Orgulho e Paixão":
Por medo da sociedade, o italiano resolveu dar um basta na relação com o capitão e a cena da separação foi muito bem interpretada pelos atores. O momento em que ambos choraram, com apenas uma porta os separando, foi lindo e triste ao mesmo tempo.




Luccino conta a Ernesto que é gay em "Orgulho e Paixão":
O tímido rapaz chorou e resolveu contar para o irmão que era diferente dos outros homens. Ernesto entendeu o recado, digeriu a informação e apoiou Luccino em uma cena delicada protagonizada por Juliano Laham e Rodrigo Simas em uma cachoeira.




Lady Margareth humilha Elisabeta em "Orgulho e Paixão":
A vilã culpou a mocinha pela "morte" de sua filha, fez questão de humilhá-la com palavras duras e a deixou nua. Natália do Vale interpretou a vilã magnificamente e fez uma ótima cena com Nathalia Dill.




Elisabeta escapa de atentado em "Orgulho e Paixão":
Claramente inspirada em "Matrix", a sequência em que a mocinha usou uma tampa de lixo para desviar da bala disparada por um falso motoqueiro vermelho, valorizou os efeitos especiais da equipe de Fred Mayrink e a cena ficou ótima no vídeo, o que resultou em um gancho de tirar o fôlego.



Casamento de Mariana em "Orgulho e Paixão":
Arrepiante o momento em que Mariana tirou sua peruca e mostrou a todos o seu cabelo "joãozinho", pouco antes de dizer o sim a Brandão. A menina resolveu enfrentar o trauma causado por Xavier e assumiu seus fios, para o choque de todos os presentes. Uma cena linda e muito bem interpretada por Chandelly Braz.




Casamento de "Aurieta" e "Jamilo" em "Orgulho e Paixão":
O duplo casório destacou o belíssimo figurino e a química entre Gabriela Duarte, Marcelo Faria, Maurício Destri e Pâmela Tomé. Foi tocante ver mãe e filho em paz, após tantas mágoas abertas, se casando juntos e com vários convidados queridos. Cena de encher os olhos.



Casamento de Darcy e Elisabeta em "Orgulho e Paixão":
A cena foi criativa e bonita. Os mocinhos se casaram em um lugar isolado e idealizaram a presença dos convidados em uma espécie de sonho. Foi uma linda concretização de um amor que nunca seguiu muito os padrões da época. Thiago Lacerda e Nathalia Dill emocionaram.


Barão morre em "Orgulho e Paixão":
A cena mais linda e emocionante da novela das seis, sem dúvida. A participação do grande Ary Fontoura foi encerrada da forma mais magnífica possível. De uma sensibilidade ímpar o momento em que o rabugento Barão de Ouro Verde se despediu de todos os amigos que fez em uma última valsa, se sentindo realizado e acarinhado por aquelas pessoas. Ary fez o público chorar e a sequência foi maravilhosa.

Ema encontra o corpo do avô em "Orgulho e Paixão":
De cortar o coração o momento em que a neta viu o Barão já sem vida em sua cadeira de balanço. O choro de Ema foi desolador e Agatha Moreira deu um banho de emoção. Triste cena.




Julieta e Mariana se apoiam em "Orgulho e Paixão":
A Rainha do Café se identificou com o sofrimento de Mariana, após a violência de Xavier, e acabou contando a razão da mecha branca em seu cabelo: o trauma do estupro do marido. As duas se abraçaram e mostraram a força das mulheres em uma cena brilhantemente interpretada por Gabriela Duarte e Chandelly Braz.



Gaetano é assassinado pelo próprio filho em "Orgulho e Paixão":
Após uma intensa briga entre Ernesto e Virgílio, Gaetano tentou impedir uma desgraça, mas acabou morto por Virgilio. Jairo Mattos esteve muito bem e o desespero de Ernesto, Ema e Luccino foi transmitido com entrega por Rodrigo Simas, Agatha Moreira e Juliano Laham. Cena forte da reta final da trama.



Nicoleta não se conforma com a morte do marido em "Orgulho e Paixão":
Rosane Gofman teve poucas cenas na novela, mas na reta final ganhou oportunidade para mostrar como é talentosa. A dor de sua personagem pela tragédia familiar foi triste demais e o momento em que Nicoleta foi consolada por todos comoveu.


Josephine tenta incriminar Cecília, mas morre em Orgulho e Paixão":
A vilã tentou armar pela última vez contra sua nora e fingiu uma queda em um penhasco, para o desespero de Cecília. Porém, a mãe de Rômulo acabou vítima da própria armadilha e caiu do penhasco. Christine Fernandes e Anaju Dorigon se destacaram em uma ótima cena.


Elisabeta e amigos desarmam bomba em "Orgulho e Paixão":
A sequência mais tensa da novela foi exibida no penúltimo capítulo. Os personagens principais estavam no trem recém-inaugurado da cidade e precisaram desarmar uma bomba colocada por Xavier. A cena foi digna dos melhores filmes de ação, com direito até a luta em cima do vagão. Elisabeta ainda assumiu ares de super-heroína, conseguindo frear o trem desgovernado com a ajuda de Darcy. Ótima direção da equipe de Fred Mayrink e elenco entregue. Momentos dignos de uma reta final.




Lady Margareth se mata em "Orgulho e Paixão":
Assim que percebeu que seu plano de matar todos no trem não deu certo, a vilã bebeu veneno e morreu na frente dos seus inimigos. Mas não partiu dessa para melhor antes de xingar seus desafetos e desejar toda infelicidade do mundo para eles. Show de Natália do Vale.


Cena final de "Orgulho e Paixão":
Nada mais apropriado do que encerrar uma novela lúdica com muitas cores e poesia. A narração arrepiante de Elisabeta sobre o maravilhoso Vale do Café e as imagens dos personagens recebendo um banho de tinta colorida, em virtude de mais uma armação fracassada de Susana e Petúlia, emocionaram o público e fecharam o ciclo dessa primorosa novela com chave de ouro. Deixou saudade.



Luzia chora pelo filho morto em "Segundo Sol":
Enganada por Karola, a mocinha se desesperou quando soube que pariu um bebê morto e chorou muito ao abraçá-lo. Giovanna Antonelli emocionou na primeira fase da trama de João Emanuel Carneiro, quando o enredo ainda parecia interessante.



Karola e Laureta armam para Luzia em "Segundo Sol":
A mocinha se deu conta de que estava cercada de cobras e chegou a estapear Karola em uma boa cena de briga. Porém, logo Laureta surgiu armada e deixou a marisqueira sem reação. Não demorou para a polícia chegar e prender Luzia em flagrante, após a morte acidental do marido da personagem. Giovanna Antonelli, Deborah Secco e Adriana Esteves se destacaram na melhor cena da primeira fase.





Cacau separa os sobrinhos em "Segundo Sol":
Sem ter como criar as duas crianças, a irmã de Luzia escolheu Ícaro para ficar com ela e deixou Manu na mansão de Severo (Odilon Wagner). A cena de choro dos pequenos comoveu e a entrega dos atores mirins surpreendeu. Thales Miranda e Rafaela Brasil brilharam.


Agenor expulsa Rosa de casa em "Segundo Sol":
A melhor cena da segunda fase da novela. Claramente inspirada em uma das cenas mais marcantes de "Tieta" (1989), a sequência em que o machista pai da prostituta a jogou para fora de casa destacou o talento de Letícia Colin, Roberto Bomfim e Kelzy Ecard. O trio se entregou do início ao fim da forte cena. Um vale de lágrimas.


Rosa e Galdino lutam em "Segundo Sol":
Tensa e angustiante a cena em que Rosa foi flagrada pelo capanga de Laureta em sua casa. Os dois se enfrentaram em uma luta corporal e a prostituta conseguiu dar a volta por cima. Letícia Colin e Percival Rubens ótimos.




Rosa e Laureta se unem em "Segundo Sol":
Em uma surpreendente virada, a prostituta resolveu se unir a Laureta, ao invés de entregá-la para Ícaro e Luzia. Letícia Colin e Adriana Esteves protagonizaram uma longa e ótima cena, onde a cafetina conseguiu seduzir a sua então inimiga com dinheiro e poder. Pena que depois Rosa foi totalmente destruída pelo autor.



Cacau é humilhada por Roberval em "Segundo Sol":
Assim que descobriu que a noiva o traía com Edgar (Caco Ciocler), Roberval fez questão de humilhar e xingar Cacau em pleno altar. Ainda a agrediu quando rasgou o vestido de noiva e a deixou quase nua. Fabrício Boliveira deu um show, assim como Fabíula Nascimento, que passou o desespero da personagem com precisão. Chay Suede também brilhou com o ódio de Ícaro tentando proteger sua tia.

Karola corta os cabelos em "Segundo Sol":
Deborah Secco se destacou na curta cena em que Karola, em um surto, cortou o próprio cabelo diante do espelho. Depois que perdeu tudo o que tinha, a vilã ficou desnorteada. Boa cena da atriz.




Dulce queima fortuna de Laureta e Remy em "Segundo Sol":
A participação da maravilhosa Renata Sorrah foi curta, mas a atriz protagonizou as melhores cenas da reta final. A melhor delas foi o momento em que Dulce tacou fogo no dinheiro que Laureta e Remy disputavam. O choque dos vilões foi impagável e a gargalhada da mãe louca de Laureta melhor ainda. Destaque também, claro, para Adriana Esteves e Vladimir Brichta.





Laureta se livra da prisão e se candidata a deputada no final de "Segundo Sol":
A única cena que valeu a pena do péssimo último capítulo da trama das nove. Genial Laureta saindo da cadeia cheia de pose e se lançando deputada: "Laureta no poder, garantia de prazer. Laureta 6969." Adriana Esteves simplesmente maravilhosa.



Stela é estuprada e fala do terror que viveu em "Assédio":
Adriana Esteves não deu show só em "Segundo Sol". A atriz apresentou um de seus melhores desempenhos na primorosa série de Maria Camargo, dirigida por Amora Mautner, sobre o asqueroso médico Roger Abdelmassih. A cena em que Stela foi estuprada pelo ginecologista, enquanto estava dopada após o processo de inseminação artificial, foi chocante e de embrulhar o estômago. Antônio Calloni e Adriana perfeitos. Adriana ainda emocionou na hora do depoimento de sua personagem sobre os momentos de terror. O trabalho corporal impressionou.



Navio afunda em "O Tempo Não Para":
A cena que marcou a virada da novela das sete, logo no primeiro capítulo, foi muito bem realizada. Além dos ótimos efeitos do navio afundando, foi angustiante ver o desespero da Família Sabino Machado e a reza de Marocas olhando para a câmera arrepiou. Juliana Paiva perfeita.


Escravos descongelam e se deparam com a liberdade em "O Tempo Não Para":
Emocionante a cena em que Cesária e Menelau descobriram que estavam livres. Dom Sabino e Marocas fizeram questão de tratá-los como iguais e o simples aperto de mão imprimiu toda a representatividade daquele gesto. Olívia Araújo, Juliana Paiva, Rosi Campos, David Jr. e Edson Celulari maravilhosos.


Marocas e Dom Sabino veem beijos de novelas em "O Tempo Não Para":
Chocados com as modernidades de 2018, os personagens ainda ficaram mais espantados quando viram casais se beijando e transando em novelas na "tela animada". Houve, inclusive, um ótimo crossover com "Orgulho e Paixão" (um dos beijos era de Darcy e Elisabeta). Juliana Paiva e Edson Celulari hilários.


Cairu e Marocas lembram como se conheceram em "O Tempo Não Para":
Juliana Paiva e Cris Vianna protagonizaram a cena mais sensível da novela de Mário Teixeira até agora. De uma delicadeza ímpar a sequência de flashback que mostrou uma pequenina Marocas defendendo a escrava Cairu de agressões do feitor. Já nos dias atuais, as duas se emocionaram e se abraçaram fortemente. Lindo.


Desfile da grife de Marocas em "O Tempo Não Para":
Bonita demais a cena em que a mocinha colocou todos os seus amigos e familiares para desfilarem com as roupas criadas por ela, enquanto lia uma tocante mensagem sobre amor, cumplicidade, empatia, liberdade e igualdade.



Casamento de Samuca e Marocas em "O Tempo Não Para":
O aguardado matrimônio dos carismáticos mocinhos foi ao ar recentemente e a longa sequência expôs a já conhecida química entre Juliana Paiva e Nicolas Prattes. O texto do autor também teve bastante sensibilidade e o casamento foi muito bonito.





Evandro pede Carolina em casamento em "Sob Pressão":
Os médicos protagonistas da melhor série de 2018 protagonizaram uma delicada cena durante o casamento de um dos muitos pacientes que salvaram. Evandro aproveitou o momento para pedir sua amada em casamento e Júlio Andrade emocionou ao lado de Marjorie Estiano. Casal lindo.



Carolina chora desesperadamente após a morte do pai em "Sob Pressão":
O episódio que marcou a volta do pai abusador de Carolina foi um dos mais impactantes e a morte do personagem, durante uma cirurgia liderada por Evandro, abalou ainda mais o psicológico da médica. Afinal, o pai destruiu sua vida e acabou espancado por bandidos que seguiram ordens de outro marginal, salvo pela médica. A morte dele não deixou de ser um alívio para a personagem, mas a carga emocional foi pesada demais para Carolina. Marjorie Estiano impressionou com um desempenho fantástico. Que atriz!


Ônibus cai do viaduto em "Sob Pressão":
Um marginal que assaltava o coletivo entrou em luta corporal com o motorista e atirou, provocando a perda do controle do veículo, que caiu do viaduto, deixando vários feridos. A cena impressionou pelo grau de adrenalina e efeitos especiais primorosos. Pareceu mesmo que o ônibus despencou. Um show da direção de Andrucha Waddington e do elenco.

Evandro impede que Carolina se mutile em "Sob Pressão":
De uma elevada carga dramática a cena em que o médico flagrou a esposa quase se cortando. Evandro prometeu nunca abandoná-la e os dois deram um abraço cheio de lágrimas. Júlio Andrade e Marjorie Estiano irretocáveis.



Paciente desenha família na parede do hospital em "Sob Pressão":
Um artista esquizofrênico que estava internado acompanhou uma séria discussão em torno das diferenças religiosas. O pai não aceitava que a filha recebesse uma doação de sangue, mesmo que implicasse na morte da criança. A mãe cedeu e a menina se salvou. O pai se indignou, mas ao ver a pintura não resistiu. A cena foi de grande sensibilidade.


Renata mata Samuel em "Sob Pressão":
Ameaçada pelo antigo gestor do hospital, a corrupta não aplicou insulina no momento em que Samuel teve um pico de glicemia e ainda trocou os medicamentos enquanto o médico estava internado. Carolina acabou levando a culpa da morte e a expressão fria de Fernanda Torres assustou. Valeu muito ver a ótima atriz mostrando uma outra faceta na série. Baita cena.


Carolina se indigna com Evandro em "Sob Pressão":
O médico não acreditou que a esposa não trocou os medicamentos de seu grande amigo e Carolina se revoltou. O embate foi brilhantemente protagonizado por Marjorie Estiano e Júlio Andrade, dois atores com ''a'' maiúsculo.





Renata leva um tiro de um paciente em "Sob Pressão":
Com o esquema de corrupção exposto na imprensa, a gestora do hospital se viu encurralada. Quando se preparava para fugir com documentos importantes, se deparou com um rapaz que teve a perna amputada por falta de material médico. Para se vingar da corrupta, atirou sem hesitar em uma virada de tirar o fôlego da série. Que cena incrível!


Discurso de Evandro no final de "Sob Pressão":
Em um grupo de apoio para dependentes químicos, o médico fez um arrepiante discurso sobre as mazelas do país e a corrupção que fechou o hospital conhecido como Macedão. Palavras duras que eram complementadas pelas imagens do hospital vazio e tendo sua porta fechada. Um soco de realidade em uma série de ficção.



Léon ataca Valentina em "O Sétimo Guardião":
Ótimo o primeiro embate entre a vilã e o homem que foi transformado em gato. Os efeitos especiais ficaram muito bons e o gato é  melhor personagem da nova novela das nove de Aguinaldo Silva, que ainda não disse a que veio. Lilia Cabral e o bichano se destacaram.




André diz a Cris que ela é Júlia Castelo em "Espelho da Vida":
A cena em que um doce velhinho disse para a mocinha da trama de Elizabeth Jhin que ela era Júlia Castelo, a personagem que interpretaria no seu próximo filme, foi arrepiante. Emiliano Queiroz emocionou apenas com o olhar e Vitória Strada expôs muito bem o impacto de Cris com a informação.



Isabel vê o corpo de uma mulher em "Espelho da Vida":
Depois de tanto insistir em entrar na mansão abandonada, a vilã se desesperou quando viu o corpo ensanguentado de uma mulher no chão da sala. A sequência teve uma dose de terror na medida certa e Alinne Moraes transmitiu o horror de Isabel brilhantemente. Vale elogiar a direção de Pedro Vasconcellos.


Julia e Danilo transam em "Espelho da Vida":
Após muita espera, Cris finalmente teve a primeira vez com o seu amor da vida passada através de sua viagem temporal. A cena foi claramente inspirada na sequência protagonizada por Jack e Rose no clássico "Titanic" e a química entre Vitória Strada e Rafael Cardoso ficou evidente.



Cris fica presa no passado em "Espelho da Vida":
Após várias viagens no tempo através do espelho, a mocinha não conseguiu voltar na hora das badaladas do relógio e se viu presa a um passado que tem um desfecho trágico. O desespero de Cris foi passado com muita entrega pela talentosa Vitória Strada.




Margot descobre que Danilo era igual ao seu filho desaparecido em "Espelho da Vida":
A personagem entrou em choque quando viu uma pintura de Danilo e chorou desesperadamente, lembrando de seu filho que desapareceu aos 5 anos. A dor daquela mulher foi vivenciada com um talento que só Irene Ravache tem.



Isabel consola Priscila em "Espelho da Vida":
Foi a primeira cena em que a vilã da trama de Elizabeth Jhin demonstrou um lado bom. Isabel se assustou com o choro da filha, que não tolera a ideia de Alain ser seu pai. Alinne Moraes e Clara Galinari emocionaram e protagonizaram uma das cenas mais sensíveis da novela. Aliás, que grata revelação mirim é Clara.



Alain vê espírito de Felipe e sofre acidente em "Espelho da Vida":
Muito bem dirigida e executada a cena em que Alain se deparou com o espírito do primo no meio da estrada e capotou com o carro na novela das seis. João Vicente de Castro demonstrou bem o choque do personagem e a direção da equipe de Pedro Vasconcellos ficou ótima.



Capítulo natalino de "O Tempo Não Para":
Mário Teixeira presenteou o público com lindas cenas no dia de Natal. A ceia de Eliseu com todos os catadores de lixo foi emocionante, assim como a encenação do nascimento de Jesus protagonizada por Marocas, Samuca e Dom Sabino. O brinde com todos reunidos também foi bonito. Milton Gonçalves, Nicolas Prattes, Edson Celulari, Rosi Campos, Juliana Paiva e Christiane Torloni ótimos.


Cena final de "O Natal Perfeito":
O especial da Globo, escrito por Priscila Steinman, foi tocante do início ao fim. A trama simples e delicada se mostrou um grande acerto de final de ano e a última cena merece uma menção especial. Lindo ver Jonas e Catarina juntos novamente e com a pequena família que formaram. Destaque para a sintonia entre Cauã Antunes e Melissa Nóbrega, gratas revelações mirins.



Isabel e Cris trocam ironias em "Espelho da Vida":
A vilã e a mocinha se enfrentaram com muito deboche, enquanto visitavam Alain, na ótima novela das seis. O texto de Elizabeth Jhin foi maravilhoso, assim como o desempenho das talentosas Alinne Moraes e Vitória Strada.





Priscila visita Alain em "Espelho da Vida":
Após muitas insistência e ameaça de Isabel, a menina foi ver o pai no hospital e se desculpou pelas palavras duras. Mas foram desculpas sinceras e Alain chegou até a acordar para pedir perdão para a filha. A cena esbanjou sensibilidade e vale elogiar João Vicente de Castro, Clara Galinari e Alinne Moraes.







Quanta cena maravilhosa a teledramaturgia proporcionou para o público em 2018! Cento e trinta cenas! Isso apenas prova que as novelas e séries nacionais têm mérito de sobra para serem valorizadas no mercado exterior e os brasileiros deveriam perceber como o Brasil é rico em conteúdo. O país é cheio de problemas e está a cada dia pior, porém, o mundo das artes com certeza é um dos poucos setores que promove orgulho. Que em 2019 seja tão bom quanto.

36 comentários:

Nina disse...

Sérgio, você é inacreditável. Vou repetir: INACREDITÁVEL.

Lois Racca disse...

Só sei te aplaudir... é isso... 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Eliton disse...

Ótimas cenas, bom relembra-las, mas senti falta da cena do retorno da Clara:"Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta" marcou demais e a cena em que Cássia encontra o corpo do filho e avisa a Maria.

Anônimo disse...

Um lindíssimo apanhado de várias cenas de ótimas (e algumas poucas péssimas) produções teledramatúrgicas das emissoras que se destacaram ao longo de 2018! Parabéns, Sérgio!

William O. disse...

ISSO sim é ser um crítico de televisão e não o que aqueles palhaços do UOL fazem. Estou boquiaberto com essa lista.

Chaconerrilla disse...

Saudades de "malhação - viva diferença"! Saudades de "orgulho e paixão". Que maravilhosas as cenas listadas de "espelho da vida", novelão mesmo. S2

Anônimo disse...

Que trabalho você teve, Sérgio. E como essa retrospectiva ficou maravilhosa. Quanta cena boa!!!!!!!

chica disse...

Tu és demais de dedicado.Grande teu trabalho de pesquisa! Gostei! FELIZ 2019 e que ao final dele tenhamos belos momentos na vida e na tv!!! abração,chica

Gustavo Carnizella disse...

Faltaram muitas outras cenas marcantes. As cenas de Cássia encontrando o corpo de Nonato, e em off “mataram meu filho, mataram meu menino”, de Cássia contando do seu passado sangrento para Maria, do tiroteio fatal no último capítulo de Onde Nascem, de Pedro e Maria frente a frente na cadeia, de Karola cortando os cabelos em Segundo Sol (uma das cenas mais comentadas e de repercussão do ano) são um exemplo disso.

Unknown disse...

Mas a cena do retorno da Clara foi em dezembro de 2017

João Pedro disse...

Também senti falta da cena da Cássia encontrando o corpo de Nonato. Patrícia Pillar incrível ❤️

Anônimo disse...

Deu um aperto no peito vendo essas cenas de malhação, sdds de viva a diferença

Gustavo Carnizella disse...

Em estado de graça❤️

Anônimo disse...

A cena da Cassia e da Karola tão na lista sim. E quantas cenas boas, Sérgio.

Eliton disse...

Foi mesmo. Perdão pela confusão ... Mas vale pra cena de Onde Nascem os Fortes...

Gustavo Carnizella disse...

Sim, ele adicionou depois do meu comentário :)

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Parabéns. Assistir, lembrar, organizar e ainda colocar um texto sobre cada uma dessas cenas deve dar um trabalho imenso, e você conseguiu realizar isso de uma forma excelente.
Não vi algumas dessas cenas, mas outras me impactaram profundamente. A minha favorita dessas foi a morte do Barão, que me emocionou demais, me fazendo chorar.
No mais, é isso. Abraços!!

Anônimo disse...

O trabalho que vc tem pra fazer tudo isso é inimaginável. E eu fiz questão de ler cada cena e relembrar. Demorei quase uma hora, mas adorei. Obrigado.

Unknown disse...

Vdd

Anônimo disse...

Que ótimo!! Não sei como você consegue se lembrar de tantas cenas kkkkk só acrescentaria a cena do "término" de Ema e Ernesto em orgulho e paixão, que ela revela a ele que irá se casar com um homem rico, essa cena foi tão linda e triste ao mesmo tempo, diálogo maravilhoso e Agatha e Rodrigo arrasaram, apesar de sofrida é a minha cena preferida deles!

Filha do Rei disse...

Pude relembrar ótimas cenas!! Obrigada!!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Nina.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Louis.

Sérgio Santos disse...

Essa foi em 2017, Eliton, e está na lista do ano.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, William.

Sérgio Santos disse...

Saudades, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Deu um trabalhão msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Rejane.

Sérgio Santos disse...

Muitas, não, Gustavo. Eu postei 120 cenas. Mas acrescentei essas e algumas outras que tinha esquecido. Ficaram com 130.

Sérgio Santos disse...

Acrescentei, João.

Sérgio Santos disse...

Saudades, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nada, Eliton.

Sérgio Santos disse...

Essa é a lista que mais dá trabalho, Germana. Mas Vale a pena.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz demais, anonimo. E faço pra vcs msm.

Sérgio Santos disse...

Essa cena foi boa tb, anonimo. abçsss

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Cleu.