terça-feira, 11 de dezembro de 2018

"Espelho da Vida" ganha ritmo e enredo desperta cada vez mais interesse

A atual novela das seis sempre demonstrou potencial. Todos os enigmas que permeiam a trama central despertam interesse e promovem várias teorias entre os telespectadores. Sinal que o enredo construído por Elizabeth Jhin atrai. O maior problema do folhetim é justamente o ritmo arrastado que impede o desenvolvimento do roteiro. Porém, parece que a autora e a equipe do diretor Pedro Vasconcellos resolveram ouvir as críticas. "Espelho da Vida" ganhou dinamismo nos capítulos mais recentes.


A história ganhou um novo tom de delicadeza através dos encontros dos espíritos André (Emiliano Queiroz) e Vicente (Reginaldo Faria), que têm conversado sobre a vida de Cris (Vitória Strada) de forma enigmática, mas com pistas sobre o que está por vir. As cenas irrelevantes do núcleo do cinema perderam o espaço e o foco passou a ser quase integralmente o enredo principal. As cenas da última semana, por exemplo, engrandeceram a produção e já houve uma resposta da audiência, ainda que não muito expressiva.

O desaparecimento de Priscila (Clara Galinari), que se chocou com o fato de Alain (João Vicente de Castro) ser seu pai, promoveu uma sucessão de acontecimentos atrativos, destacando o elenco e movimentando a novela. A pequena Clara é uma grata revelação mirim e emocionou com o desespero da menina, que não suporta o ex da mãe com motivos de sobra.
O sumiço da filha de Isabel (Alinne Moraes) resultou na reaproximação da vilã com o ex de Cris e a busca pela criança acabou implicando no flagra que Alain deu em Cris, beijando Jorge Benício (Miguel Coelho) enquanto delirava por Danilo (Rafael Cardoso), diante da cabana do seu amor de outra vida. Foram ótimas cenas.

O sonho de Cris, enquanto já se recuperava do seu delírio durante um temporal, também despertou atenção. Ela, como Júlia em 1930, pegou seu celular para fotografar uma pintura de Hildegard (Irene Ravache) do filho ainda criança. Danilo se surpreendeu com a modernidade e logo quis saber que máquina era aquela. Todavia, logo depois, ele pareceu esconder o objeto dos demais e sussurrou para a amada que aquele quadro os uniria novamente. Ou seja, o rapaz parecia saber sobre o futuro. Mesmo que tenha sido um sonho e não uma viagem pelo espelho da mansão abandonada, a cena despertou curiosidade. Estaria Danilo preso no passado? Por isso Margot acha que seu filho tem 50 anos, mas não imagina que no espelho o tempo passa diferente, segundo a guardiã (Susana Faini)?

As dúvidas são muitas e todos os enigmas enriquecem a história. Vale destacar, ainda, a comovente cena em que Margot se assustou com a pintura de seu filho ---- a mesma que Cris viu no sonho ----, levada por André, e chorou de saudade da criança que desapareceu quando tinha 5 anos. Irene Ravache brilhou. Aliás, é preciso elogiar Vitória Strada, Alinne Moraes, João Vicente de Castro, Rafael Cardoso, Clara Galinari e Patrycia Travassos, que tem se saído muito bem na pele da sensitiva Grace, mãe de Isabel. E a dupla recém-formada por Emiliano Queiroz e Reginaldo Faria também tem protagonizado cenas sensíveis. Sempre bom ver atores veteranos valorizados.

"Espelho da Vida" é a melhor novela atual da Globo e sua audiência merece aumentar. A lentidão vista até semana retrasada parece ter ficado para trás e resta torcer para a autora seguir com um desenvolvimento convidativo de seu misterioso e bem amarrado enredo. Não por acaso há tantos fãs apaixonados nas redes sociais que costumam tecer muitas teorias sobre a trama e brigar por elas.

30 comentários:

Yasmin disse...

Eu mesma tava de saco cheio com esse ritmo arrastado e agora fiquei viciada. Também acho a melhor novela no ar.

Chaconerrilla disse...

Cada dia mais ansiosa para descobrir os segredos da trama. Que a audiência cresça e faça valer a beleza que é essa novela.

Bruna disse...

To encantada com a novela e concordo com cada parágrafo. Adorei essas cenas e o enredo me prendeu de vez.

chica disse...

Aqui fico sabendo das novidades novelísticas que, atualmente não assisto! abração, lindo dia! chica

Adriana Helena disse...

Oi querido Sérgio!!
Adoro ler a sua resenha da novela pois esta infelizmente não acompanho...
Mas pelo visto está fantástica!!
Adorei passar por aqui, é sempre uma bela surpresa!!
OBS: Amigo, estou procurando um contador de comentários e redes sociais que se adeque ao seu blog! Aquele que tenho no meu é complicado a parte de CSS ( dos desenhos) pois ele já veio direto do template.
Um beijo querido, linda semana!! ;))))

Sabrina disse...

Se a sua teoria estiver certa será uma ousadia e tanto da autora. Porque se não for isso será uma Além do Tempo 22;0, né.

Anônimo disse...

A única novela que tenho assistido. As outras estão insuportáveis.

Anônimo disse...

Nao vejo a hora do Danilo aparecer no presente!!!!!!!!!

Thaliny Valério disse...

estou amando a novela, linda demais ♥

Malu disse...

A Jhin pode ser o que for: lenta, monotematica, etc. Mas uma coisa é certa, ela sabe o que está fazendo. Tenho certeza que todos esses mostemist que estão sendo plantados na nossa cabeça terão um desfecho satisfatório. O ritmo inicial pode ter afastado as pessoas da novela mas é fato que isso melhorou bastante e não apenas pelo "casal junilo" mas pela novela como um todo. Até os núcleos paralelos como da Pat e da Michele, Américo e Dona Gentil, Lenita e Marcelo etc estão bons e as atuações infantis das atrizes que fazem Priscila e Florzinha estão ótimas (dá vontade né, filho da Clara? Rs) Não sei se é tarde demais para recuperar a audiência, mas se essa novela fechar com uma média muito baixa, certamente será injusto. É a unicú que atualmente me dá vontade de ver.

Malu disse...

Só uma coisa segue me incomodando: Cadê o personagem do Guilherme Hamacek? Estamos chegando no capítulo 100 e nada ainda. Quero ver esse conflito dele com Americo e uma possível parceria com a Cris. Alem disso, acho que ele pode se integrar ao núcleo teen, ter algo com a Pat ou a Michele, sei lá kkk amei que a Globo resgatou ele dá Record mas merecia mais

Anônimo disse...

Melhor novela no momento e falo isso com tranquilidade. Todos no elenco estão perfeitos, menos a kefera. E o quarteto de protagonistas tbm merece elogios. Rafael Cardoso, Vitória Strada, Alinne Moraes e JVC perfeitos.
A única novela boa no momento, pq o tempo na para, literalmente parou. Nada acontece de relevante nessa pessima trama com a igualmente péssima Juliana Paiva e Cleo PIRES. O sétimo circo... Bom, essa novela aí é absurdo de ruim ,nada se salva e ainda é escrita pelo Agaynaldo e protagonizada pela ruim sebosa e o galinhasso. #EspelhoDaVidaMelhorNovela

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Espelho da Vida é uma novela muito boa mesmo, a única que tenho conseguido acompanhar atualmente; e essas teorias também são ótimas, apesar de me deixarem maluca às vezes rs.
Essa parte do Pedro estar perdido no espelho é tão maravilhosa que acho meio difícil de acontecer kkkk (embora eu não vá reclamar se isso se concretizar). Penso que é mais provável a Elisabeth Jhin apresentar uma coisa mais fácil de assimilar, como o personagem do Rafael Cardoso vir como neto da Margot ou mesmo uma reencarnação do Pedro, que teria morrido criança (se não me engano ela fez uma coisa parecida em Amor Eterno Amor, poderia querer repetir algo já tentado antes).
E uma das melhores coisas que aconteceu à novela foi esse foco na história principal, desnvolvendo inclusive conflitos do presente, como esse do Alain como pai da Priscila; confesso que acho muito lindas as cenas deles juntos e ajuda até a simpatizar com o personagem, algo que, convenhamos, é bem difícil quando ele está com a Cris.
No mais, é isso. Abraços!!

Anônimo disse...

Pois acho difícil ele aparecer! Ainda mais agora cm Vicente dizendo a aCris q pare de procurar Pedro pq é inútil, deve tá é morto

Anônimo disse...

A novela é espetacular, o casal de protagonistas é incrível. Alain e Cris Belo casal q como promete desde as chamadas um belo resgate de outras vidas q cm o passar do tempo a autora vai mostrando, o amor dos dois é MT lindo e td o q vivem é sempre MT intenso, Cris nas suas vagens e Alain cm seus dramas, aliás palmas para o João Vicente de Castro pelo ótimo trabalho e pra Jhin pela construção do melhor personagem da trama, espelho da vida melhor novela da grade.

Sérgio Santos disse...

Somos dois, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Chaconerrillla.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Bruna.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Rejane.

Sérgio Santos disse...

Aguardando então, Adriana. kkkkk

Sérgio Santos disse...

Sim, Sabrina.

Sérgio Santos disse...

Uma pena, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Thaliny. bjão

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, Malu.

Sérgio Santos disse...

Ah, sim, Malu, é verdade. Mas vi uma foto recente com ele e o irmão junto com Américo.

Sérgio Santos disse...

Acho que até a Kefera está bem, anonimo, e discordo totalmente da Ju Paiva.

Sérgio Santos disse...

Perfeito o seu comentário, Germana!!!

Sérgio Santos disse...

É o neto, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A novela é ótima mesmo, anonimo.