sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Subaproveitados em "A Força do Querer", Juliana Paiva e Edson Celulari brilham em "O Tempo Não Para"

"A Força do Querer" foi a melhor novela de Glória Perez. E fez um merecido sucesso. A autora criou uma trama bem construída e repleta de bons personagens, além de atrativas viradas. No entanto, o folhetim também teve defeitos. E um deles foi o subaproveitamento de alguns atores, entre eles Juliana Paiva e Edson Celulari. Ela até protagonizou algumas boas cenas com a grande Lilia Cabral, mas nunca teve um conflito para chamar de seu. Já ele esteve avulso a trama toda e sua presença no enredo não fez diferença. Agora, todavia, os dois protagonizam "O Tempo Não Para".


Mário Teixeira foi muito feliz na escolha de Juliana para viver a mocinha Marocas e Edson para interpretar o patriarca da família Sabino Machado, congelada por 132 anos em um iceberg que foi parar no litoral de São Paulo. A ideia criativa do autor vem sendo, pelo menos até o momento, muito bem desdobrada e todos os personagens que viviam em 1886 vêm se destacando em cenas que mesclam humor e drama com habilidade em pleno 2018. Os atores são alguns dos principais trunfos da produção.

Juliana empresta seu evidente carisma ao papel e a protagonista conquista o telespectador com grande facilidade. Aliás, já caiu nas graças do público logo na estreia da novela. Ativa, com um vocabulário riquíssimo e um quê de ingenuidade, a mocinha é defendida por uma atriz que domina a cena e profere longos textos sem parecer decoradinho, o que era um risco em virtude da quantidade de palavras pouco usuais que Maria Marcolina usa no mundo contemporâneo.
E como o intuito, muitas vezes, é ela falar sem os demais entenderem, o autor reserva para o perfil páginas e mais páginas de falas. Uma intérprete menos experiente teria dificuldades.

Mas Juliana Paiva amadurece e evolui a cada trabalho, não surpreendendo quem já a acompanha desde sua estreia na televisão, no remake de "Ti Ti Ti" (2011). Após estourar no sucesso "Malhação Intensa", em 2012, onde viveu a inesquecível periguete Fatinha, a atriz se saiu muito bem na pele da protagonista Lili, em 2013. A fracassada "Além do Horizonte" foi uma novela que começou ruim e melhorou muito da metade para o final, mas o desempenho da intérprete como mocinha sempre foi convincente. Por isso, embora pareça em função da pouca relevância do folhetim citado, essa não é a sua primeira protagonista. E vale lembrar ainda o seu show em "Totalmente Demais" (2015), onde se destacou vivendo a atrapalhada Cassandra.

Marocas ganhou uma atriz que vestiu a personagem com precisão. Tem sido uma delícia ver suas cenas ao lado de Maria Eduarda de Carvalho (Miss Celine), Rosi Campos (Agustina) e Carol Macedo (Paulina), por exemplo. Sua química com Nicolas Prattes, intérprete do mocinho Samuca, também é um dos atrativos da trama e, claro, a parceria de Juliana e Edson se mostra bastante harmoniosa. Os diálogos entre Maria Marcolina e seu intempestivo pai são sempre inspirados, repletos de frases divertidas ---- embora haja uma boa dose de emoção em alguns momentos. O ator, inclusive, vive um de seus melhores momentos na televisão e não é exagero afirmar isso. É até difícil imaginar outro intérprete na pele de Dom Sabino. Está genial no papel que lhe caiu como uma luva.

Há tempos o ator não vivia um tipo com fortes traços cômicos e muito menos com tanta importância. Até mesmo alguns protagonistas vividos por ele em algumas novelas não tinham o peso do patriarca dos Sabino Machado. É um perfil irresistível e de forte apelo popular. Mesmo com suas posições machistas (condizentes que sua época, vale ressaltar), o personagem cativa e diverte, principalmente diante dos choques culturais que têm precisado enfrentar. E sua química com Christiane Torloni é visível. O futuro casal Dom Sabino e Carmem promete. A parceria, por sinal, também ocorreu de forma bem-sucedida em "Alto Astral", em 2014. Mas o último papel que marcou a carreira do intérprete foi o empresário Glauco, em "América", de 2005. O homem maduro cobiçado pela ninfeta Lurdinha (Cléo Pires), que o chamava de "Tio", virou um dos êxitos da trama de Glória Perez. Só que isso ocorreu há 13 anos. Ou seja, já estava na hora de Edson se destacar novamente.

"O Tempo Não Para", há um mês no ar, vem se mostrando uma novela leve e divertida. Mário Teixeira, até o momento, está apresentando uma novela das sete muito gostosa e acertou em cheio quando escalou Juliana Paiva e Edson Celulari como protagonistas dessa história que mescla de forma bem-humorada passado e presente.


20 comentários:

Chaconerrilla disse...

Post maravilhoso e mais do que necessário. Marocas e Dom Sabino são os personagens (na minha opinição, obviamente) mais carimásticos da novela. ME apaixono cada vez mais por essa dupla formada por pai e filha. Eles estão, como você sempre diz no twitter, em estado de graça. Outros perfis que eu adoro em "o tempo não para", são Eliseu (amo demais o brotp entre ele e dom sabino), Elmo, Teófilo e Carmen. São incríveis e também muito adoráveis.

Anônimo disse...

Assino embaixo.E Juliana novamente calando a boca de quem diz que ela só sabe fazer a Fatinha.

Lulu on the sky disse...

Finalmente deram um papel altura que eles merecem.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Denise disse...

Eles mereciam isso depois da figuração na novela anterior.

William O. disse...

Marocas é uma mocinha de outro século mas é corajosa, enfrenta as inimigas e vai atrás de seus objetivos. Luzia deveria aprender com ela.

Malu disse...

Ótimo texto! Fazia tempo que Edson não se destacava assim, já Juliana tem papéis notáveis mais recentes, porém com perfis parecidos. Ambos mereciam essa chance, ainda mais com personagens como esses, tão "incomuns", é uma baita oportunidade, que os dois agarraram com unhas e dentes. Estão fazendo um trabalho excelente, e difícil, outros atores talvez se embananassem. Só vou reclamar da novela em si, que em um mês infelizmente já apresenta situações repetitivas e um certo cansaço na história principal. Espero por exemplo que Samuca e Marocas não fiquem juntos ainda, pois ainda tem muita novela pela frente e ninguém merece casal que fica junto a novela toda sem conflitos, como foi Mariben de I Love Paraisópolis.

Anônimo disse...

As cenas de hoje então foram divinas!!!!

Yasmin disse...

A Gloria Perez fez uma boa novela mas foi muito infeliz com esses dois. Não soube aproveitá-los e viraram figurantes de luxo. Agora pelo menos estão podendo mostrar como são talentosos. Adorando a novela. E quando acaba essa chatice de Segundo Sol????

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Ótimo post. Edson Celulari e Juliana Paiva estão maravilhosos em O Tempo Não Para. Adoro Dom Sabino e Marocas. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Realmente eles não foram aproveitados da maneira que deveriam... Estão lindos nessa nova novela, que está ótima!!!



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, chaconerrilla. E eu assino embaixo do teu comentário.

Sérgio Santos disse...

Fato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Denise.

Sérgio Santos disse...

Devia mesmo, William.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Malu. Eu ainda to amando a novela. E essa situação do Samuca terr construído um prédio na terra do Dom Sabino com certeza provocará um término na relação ao meu ver. Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Foram sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Só em novembro, Yasmin...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Estão sim, Débora. Bjão