terça-feira, 4 de setembro de 2018

Repletas de qualidades, "Orgulho e Paixão" e "O Tempo Não Para" honram suas respectivas faixas

A Globo vem enfrentando uma boa maré no quesito audiência com suas três novelas inéditas. O maior problema tem sido a reprise da ótima "Belíssima", com números bem abaixo do esperado, além de "Malhação - Vidas Brasileiras", que vem se mostrando um completo equívoco, fazendo por merecer os baixos índices. Porém, no quesito qualidade somada ao bom resultado com o público, "Orgulho e Paixão" e "O Tempo Não Para" são imbatíveis. Enquanto "Segundo Sol" vem em uma decrescente visível, falhando em vários aspectos de enredo e condução de personagens, as tramas das seis e das sete honram suas respectivas faixas.


A novela de Marcos Berstein, dirigida por Fred Mayrink, estreou em março e está a menos um mês de seu fim. A obra baseada em vários sucessos da escritora inglesa Jane Austen se mostrou um encanto logo no primeiro capítulo e impressiona como desde então nunca se perdeu. O autor vem conduzindo seu enredo com extrema precisão, movimentando os núcleos e promovendo ótimos conflitos ao longo dos meses. A produção não teve barriga (período onde nada de relevante ocorre) e consegue melhorar a cada novo acontecimento, emocionando e divertindo quem assiste.

Não há enrolação e os conflitos se resolvem rapidamente, sendo logo substituídos por novos dramas. Isso tudo sem perder a leveza e o romantismo. A grande quantidade de bons casais é um dos maiores trunfos do folhetim, assim como a presença de vilãs que provocam atrativas viradas no roteiro ---- vide as trapalhadas de Susana (Alessandra Negrini), a dissimulação de Josephine (Christine Fernandes) e a crueldade de Lady Margareth (Natália do Vale).
São tantos pares bem construídos que fica até difícil citar todos, mas Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill); Ema (Agatha Moreira) e Ernesto (Rodrigo Simas); Julieta (Gabriela Duarte) e Aurélio (Marcelo Faria); Jane (Pâmela Tomé) e Camilo (Maurício Destri); e Cecília (Anaju Dorigon) e Rômulo (Marcos Pitombo) são os com mais destaque, cativando o público.

É uma novela das seis que consegue mesclar bem instantes dramáticos e situações cômicas, havendo até espaço para alguns números musicais deliciosos. Ainda ocorre uma competente abordagem sobre temas atuais importantes, mesmo em uma história ambientada em 1910, como a recente violência sofrida por Mariana (Chandelly Braz) e o empoderamento de perfis como Elisabeta, Julieta e Ema. A trilha sonora é outro ponto positivo e vale destacar o fato de cada casal ter sua música tema, algo que era comum anos atrás até virar algo raro hoje em dia. E o elenco é muito bem escalado, onde quase todos têm um merecido espaço de destaque.

Já "O Tempo Não Para" acabou de começar e ainda é cedo para uma conclusão mais precisa, afinal, está há pouco mais de um mês no ar apenas. Até o seu desfecho, em janeiro de 2019, muita água vai rolar e o risco do enredo se perder existe, assim como acontece em várias novelas. Todavia, ao menos até agora, a história de Mário Teixeira, dirigida por Leonardo Nogueira, vem se mostrando divertida e inspirada. A ideia de inserir uma família de 1886 em pleno 2018 foi muito ousada e o risco de soar grotesco era alto, mas o autor conseguiu driblar todas as armadilhas do roteiro e deixou até "crível" o contexto dos congelados e dos choques culturais. O texto repleto de boas tiradas e os personagens carismáticos são os grandes acertos da produção, que vem alcançando uma audiência surpreendente. Tem tudo para continuar agradando o telespectador.

"Orgulho e Paixão" e "O Tempo Não Para" são novelas leves e despretensiosas que conquistam o público com histórias agradáveis, boa trilha sonora e personagens carismáticos. Tem sido muito prazeroso assistir aos dois folhetins que têm engrandecido as faixas das 18h e 19h da Globo. Duplo sucesso merecido.

22 comentários:

Anônimo disse...

São duas novelas ótimas.
Orgulho e Paixão é uma delicia de assistir e o elenco é ótimo! Esperando a sua critica sobre o desempenho da talentosa Nathalia Dill,Sergio. Só falta a sua critica a mocinha mais carismática da atriz.

Anônimo disse...

Duas novelas deliciosas. Já Segundo Sol está a cada dia mais perdida e mais massacrada pela crítica. Bem feito.

Malu disse...

Elogiar O&P já é chover no molhado. Audiência boa, mesmo recebendo dessa Malhação pavorosa (imagina as cinco garotas do vagão e as cinco irmãs Benedito fazendo dobradinha? sonho!), e história redondinha, amarradinha, sem espaço pra críticas negativas. A novela é bem movimentada, e, embora não haja barriga, há sim alguns capítulos em que nada acontece. Ainda assim, o autor conseguiu criar personagens tão queridos e cativantes que gostamos de acompanhar a novela mesmo em cenas que em nada afetam o enredo. Sobre os casais, novamente, vale elogiar sempre. Acho que nunca vi tanto casal shippável numa mesma novela! Já sobre OTNP, pra mim, já murchou. Após o choque inicial dos congelados com o mundo moderno, nada mais me prende e deixei de acompanhar.

Fernanda disse...

Novelinhas gostosas demais. Não tenho perdido e já lamento a substituta de Orgulho e Paixão porque pra ver outra Além do Tempo prefiro ver a reprise.

Lulu on the sky disse...

Não acompanho a novela das 6 mas acho interessante das 7.
big beijos
www.luluonthesky.com

Gabriella disse...

A das seis é a melhor novela no ar e a das sete uma delicinha. Adorei esse texto de duplos elogios. Merecido.

Anônimo disse...

Sérgio, te acompanho e gosto de lê seus textos,no entanto, você embarcou na onda de criticar Segundo Sol que está ficando cansativo, vive com indiretas, se está ruim, muda de canal (desculpe-me a sinceridade). O mais engraçado é que quanto mais os "críticos" falam da novela, mais a audiência sobe mesmo enfrentando o horário político. Segundo Sol não é uma Avenida Brasil, porém está longe de ser essa tragédia anunciada. Tragédia à vista está vindo com o Aguinaldo. Enfim, verei muita gente com saudade do João Emanuel Carneiro, seguirei acompanhando os últimos capítulos da minha novela imperfeita porque sei que logo logo sentirei falta.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Nossa eu ADORO Orgulho e Paixão, acho uma novela maravilhosa!!! Uma pena que está acabando...


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Eslane Costa disse...

Ambas são incríveis, mas chamo atenção para a O tempo nan para. O roteiro é bem equilibrado, contextualiza uma crítica mega interessante entre o passado e o presente. Sem contar que os personagens são maravilhosos, e é válido ressaltar que o casal protagonista consegue fazer o público delirar. Shippavel ao extremo. Digno da audiência

Anônimo disse...

Que cena foi aquela em que a Betina tentou acertar Marocas? Foi show! Cléo Pires ARRASOU.

Matheus Nogueira disse...

´´As Aventuras de Poliana´´é o auge das tramas infantis do SBT,Sérgio?por quê?abraços

Sérgio Santos disse...

Terá, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É muito casal bom junto mesmo, Malu. Delícia de novela. E eu, por enquanto, continuo gostando mt das sete tb.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Fernanda. bj

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Que bom, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Desculpe, anonimo, mas nao tenho culpa que a novela ta ficando cada vez pior... E a próxima tb não me anima em nada, mas que o tal rei idolatrado de uma panelinha do Twitter tá enfiando os pés pelas mãos é um fato. E pode dar a audiencia que for, seguirá bem abaixo de OOLDP...

Sérgio Santos disse...

Pena mesmo, Debora.

Sérgio Santos disse...

Tb tenho curtido muito, Eslane.

Sérgio Santos disse...

Ótima cena, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É um fenômeno, Matheus. É mt provável que seja pelo fato de ser a primeira realmente inédita na faixa.