terça-feira, 14 de agosto de 2018

Romance de Aurélio e Julieta encanta em "Orgulho e Paixão"

Marcos Berstein vem conseguindo apresentar para o público capítulos construídos com habilidade no atual folhetim das 18h, ainda que não tenham muitos acontecimentos relevantes em alguns, o que é natural em qualquer novela. "Orgulho e Paixão" é agradável de ser acompanhada até em cenas exclusivamente românticas, mesmo que não afetem o andamento da história. E como há uma sucessão de bons casais, os muitos momentos açucarados recheiam a produção. No último sábado (11/08), por exemplo, chegou a vez de Aurélio (Marcelo Faria) e Julieta (Gabriela Duarte).


A esperada primeira relação do par teve o texto delicado do autor, a química incontestável dos atores e a libertação da angústia da personagem mais complexa da novela. A Rainha do Café nunca se recuperou dos estupros constantes do finado marido e carregava uma energia pesada, representada por uma postura arrogante e intimidadora. Nem mesmo o filho Camilo (Maurício Destri) conseguia quebrar esse ar gélido da mãe, que sempre tocou seus negócios com extremo rigor. Aurélio veio para trazê-la para o caminho da serenidade.

O casal é um dos muitos trunfos da gostosa trama das seis e Berstein sempre fez questão de valorizar os atores, que viraram o destaque do núcleo. Todavia, é preciso mencionar que o início da relação poderia ter sido desenvolvido de forma mais crível pelo escritor.
O pai de Ema (Agatha Moreira) se apaixonou imediatamente pela poderosa mulher e não há nada de errado nisso. A questão era o contexto. Julieta expulsou toda a sua família da fazenda onde moravam em virtude das dívidas do orgulhoso Barão (Ary Fontoura). Obviamente, Aurélio se indignou com isso e ainda assim não hesitava em se declarar. Mesmo sendo tratado feito um nada por Julieta.

O ''normal'' seria guardar esse sentimento ao menos no início da convivência tão perturbadora. Ninguém em seu lugar seria tão submisso a ponto de fazer declarações para a sua algoz. Poderia até amar, mas não admitir. Porém, o escritor acertou no desarme gradativo de Julieta e a relação foi ficando cada vez mais encantadora. Ou seja, essa situação inicial acabou contornada muito bem. E não demorou para o par se tornar um dos melhores de "Orgulho e Paixão". Gabriela Duarte está em um dos seus grandes momentos na televisão e vê-la valorizada como merece é um prazer. Já Marcelo Faria cresceu junto com a colega e cativou com o íntegro pai de Ema. Vale lembrar, inclusive, que ambos trabalharam juntos em "Top Model" (1990), onde viveram os irmãos Elvis e Olívia.

É muito bonito acompanhar o processo de humanização de Julieta e a 'cura' que o amor por Aurélio provocou em sua alma. A primeira vez deles honrou toda a expectativa e a delicadeza da direção de Fred Mayrink merece elogios. Os fãs do casal "Aurieta" não têm do que reclamar. Outro ponto positivo da relação é o toque de humor provocado pela rabugice do Barão, 'inimigo' declarado da Rainha do Café que viu seu filho noivando com a 'rival'. Ary, Gabriela e Marcelo formam um divertido trio, inimaginável no início da história. Já a cumplicidade de Julieta e Elisabeta (Nathalia Dill) e a parceria de Aurélio e Ernesto (Rodrigo Simas) proporcionam mais sequências deliciosas no enredo.

"Orgulho e Paixão" é uma novela muito fácil de ser elogiada. Em todo instante, o autor dá motivos para isso. A relação de Aurélio e Julieta é mais um dos êxitos desse folhetim que mescla romance, drama e humor com tanta eficiência.

34 comentários:

Anônimo disse...

O casal Aurieta é sem dúvida alguma o melhor casal de Orgulho e Paixão, a forma como foi o seu desenvolvimento, lento e gradual, aliado a transformação que o amor de Aurélio proporcionou a Julieta é de uma sensibilidade sem igual. Gabriela está em seu melhor momento na teledramaturgia, e Marcelo finalmente ganhou o destaque merecido, no papel do homem maduro e integro, ambos são igualmente importante no desenvolvimento do casal. Ainda pode-se destacar a sintonia e química que os atores têm, que cativaram os fãs a cada troca de olhares e gestos, fazendo com que a torcida por eles aumente cada dia mais.


Amanda

Isa disse...

Como sempre, seus textos traduzindo o que penso, Sérgio!!
Para mim, Orgulho e Paixão é a melhor novela no ar atualmente!!
Tramas leves, divertidas e casais apaixonantes!!

Gabriella disse...

Como de costume você capta tudo o que uma boa novela quer passar e até concordo com sua crítica ao início das declarações dele que também me incomodavam.Não era hora de dizer que a amava com ela o tratando de forma tão agressiva.Mas depois a sensibilidade tomou conta e o casal explodiu.Que texto maravilhoso o seu!

Unknown disse...

A trama como um todo é muito bem feita mais Aurieta é um casal q na minha opinião tem se destacado com maestria justamente porque contém mais história/conteudo q os demais vai desdo drama vivido por Julieta em seu passado q reflete no relacionamento com o filho q poderia ter (atitudes menos detestáveis ao meu ver) em vista q sua esposa Jane parece + filha da Julieta q o próprio filho, até o romance bem construído da Julieta/Aurélio a comédia com o Barão/Aurélio/Julieta fora q os próprios personagens Aurélio/Julieta cresceram como pessoas e como pai e mãe ao longo da trama quando começaram a se envolverem...passa pelo drama, romance, comédia e a química do casal q é evidente! nenhum outro romance da novela passa por tantas "áreas" ou contem tanto conteudo assim a desenvolver como eles só tenho a criticar q o luto da Julieta era pelo q passou e por seu sentimento em relação ao falecido e o q ele fez com ela agora q a personagem se libertou nos próximos capítulos ela segue de preto (até o 144 pelo - ??), assim como o preto demonstrava sua amargura e agora q ela é uma mulher colorida, risonha, superou seus traumas deve mostrar no exterior em cores nas roupas o q é agora, caso contrário a trama fica sem continuidade lógica!!! fora q o autor fez um "noivado" sem aliança para o casal e ela segue com aliança de viúva...??!!!outra coisa sem coerência!!!...Gabriela Duarte brilhando grandemente em sua volta a tv e Marcelo Faria mostrando seu valor como ator e crescendo em cena ao lado da amiga Gabriela.

Anônimo disse...

A novela é deliciosa e tem um elenco maravilhoso. Nunca vi tantos shippers numa só novela, e todos eles shippaveis o que é importante destacar. Porém Aurieta realmente destoa dos outros, começou de forma inusitada, e concordo plenamente com você quando destaca as atitudes de Aurélio. Mas o plot de Julieta trouxe um desenvolvimento interessante para o relacionamento, e a química entre os atores ditou o ritmo do desenvolvimento do relacionamento.

Unknown disse...

Concordo plenamente é a melhor novela no ar gostosa de assistir leve tirá várias risadas do telespectador e para dar um gosto todo especial a trama tem julieta e Aurélio o melhor da novela.

Maria Nice disse...

Matéria maravilhosa, amei.
Realmente orgulho e paixão é uma novela que merece mil elogios.. o casal AURÉLIO e JULIETA então, um casal divino, que rouba a atenção até de quem não acompanha a TV. Gabriela e Marcelo estão nos presenteando com um ótimo trabalho.a novela vai fazer muita falta.

Ana disse...

Sem duvida o melhor casal da novela, apesar que o começo deixou a desejar como demonstrado por vc, Aurélio correndo atrás de Julieta mesmo com ela despejando sua família não condiz com o personagem de hj, Outra coisa que falta desenvolver melhor seria o próprio Aurélio, e sua relação com Ema e Ernesto que todos vezes que se juntaram foram otimas as cenas, espero por mais desenvolvimento desse quarteto, Barão, Ema, Ernesto e Aurélio.

Malu disse...

Melhor casal da novela! Não precisam de triângulos amorosos, armações mirabolantes para separá-los, seu obstáculo é a própria vida. Não desmerecendo os outros casais, já que essa novela só tem casalzão, inclusive os que ainda não aconteceram de fato, como Lídia e Randolfo, Charlotte e Olegário, e até mesmo Luccino e Otávio (esse último, se continuar como está, já já ganha texto aqui também, rs). Sobre Aurélio e Julieta, entendo a crítica ao início, mas achei a construção perfeita. Ele se declarar pra ela justo quando ela o tratava mal foi o que a intrigou, e a fez começar a olhá-lo diferente. Eles cresceram muito na trama e isso foi visível, os atores estão num grande momento, com interpretações impecáveis, e uma química absoluta. Shippo mesmo!

Adriana Helena disse...

Sérgio, querido amigo, que lindo texto!
Nos premiou com muita delicadeza, pois mesmo sem conhecer o tema e acompanhar a novela, fiquei muito impressionada com a trama, em fase de desenvolvimento e construção!
Tudo com muito bom gosto e esmero!!
Oa atores são muito sensíveis, merecem ser o melhor casal do folhetim!!
Desejo uma semana maravilhosa querido!!
Beijos! :))))

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,aí vai uma curiosidade sobre Igor Jansen,o João de´´As Aventuras de Poliana´´.ele abandonou o sonho de ser jogador de futebol(jogava nas categorias de base do Ceará,time para o qual ele torce)para ser ator e estar no fenômeno do SBT,Sérgio.

Lulu on the sky disse...

E pensar que o casal de atores estrearam juntos como irmãos em Top Model.
Big beijos
Lulu
www.luluonthesky.com

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Mais um texto maravilhoso sobre essa novela maravilhosa com esse casal maravilhoso; é mesmo muita maravilha junta kkkkk
Aurélio e Julieta são de fato um dos melhores casais da novela (e olha que essa é uma tarefa difícil, já que não tem um casal que seja ruim) e as cenas deles são sempre repletas de delicadeza e cumplicidade. Ė um casal que dá gosto de shippar, e mesmo esse início controverso não me incomodou, pois dava pra ver o amor dele nascendo da admiração que sentia por ela e, com o tempo, ela começando a retribuir a admiração e o amor.
A Gabriela Duarte tá simplesmente maravilhosa nessa novela, pegou um personagem dificílimo e dá conta perfeitamente, incrível como ela brilha em cada cena mais dura da Julieta, como quando ela quebrou o túmulo do ex-marido ou contou tudo que sofreu para a Elisabeta e o Aurélio.
O Marcelo Faria também está bem, embora eu ache que ele se esfoça um pouco para acompanhar a Gabriela em cena...
E eu tenho amado as cenas deles com o Barão, morro de rir, mas acho que poderia ser melhor explorado.
No mais, é isso. Abraços!!

Chaconerrilla disse...

A cena foi muito lindaaa. Amei acompanhar o processo de humanização de Julieta. Personagens complexos são, de longe, os melhores de um enredo. Só falta o barão se render a Aurieta, o que acho que acontecerá em breve. Aliás, falando no Barão, ele é meu personagem preferido da novela. Ary Fontoura é maravilhoso! Alguém pode abraça-lo por mim, por favor?! Voltando ao tema casal, o autor vai precisar de um último capítulo de três horas para dar desfecho aos 800 casais maravilhosos da novela. Orgulho e paixão fará falta.

Anônimo disse...

Essa novela, por vezes, parece um conto de fadas. Você já comentou que as cenas de beijo do casal Jane e Camilo parecem da Disney. Se só o beijo já se assemelha a Disney, imagina com a companhia da canção "Mais Que o Tempo" de Taryn. Essa música é a cara dos clássicos da Disney.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Amanda.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Isa. Pra mim tb.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Mas confesso que acho esses detalhes da roupa e da aliança bem irrelevantes, Rafaela. Ela deve mudar em breve.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Melhor novela no ar, Claudia.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Maria Nice.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Ana!!!

Sérgio Santos disse...

É muito casal bom pra uma novela só mesmo, Malu. Delícia de trama.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo carinho, Adriana. Beijão!!!!

Sérgio Santos disse...

Bacana, Matheus. abçsss

Sérgio Santos disse...

Sim, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

As cenas com o Barão são hilárias, Germana. Me divirto!!! bjsss

Sérgio Santos disse...

No fundo o Barão já se rendeu, Chaconerrilla. rsrsrs bjs

Sérgio Santos disse...

É isso aí, anonimo.

Unknown disse...

Colocação perfeita!

Damiana disse...

Estou fascinada com tanta delicadeza em cena, tanta poesia nos textos, e com tamanha construção dos personagens, em especial do casal Aurieta, simplesmente irretocável!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Unknow.

Sérgio Santos disse...

Ta lindo mesmo, Damiana.