sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Texto repleto de boas tiradas e trama divertida marcam início de "O Tempo Não Para"

A novela das sete ainda não tem nem um mês no ar, mas já é possível afirmar com certa tranquilidade que a história de Mário Teixeira reúne as maiores qualidades de uma ótima novela das sete. Há carisma de sobra em vários personagens e a ideia de inserir uma família de 1886 em 2018 tem sido desenvolvida de maneira genial, resultando em cenas impagáveis. O contexto absurdo não implicou em algo ridículo, o que era um risco bem viável.


Muito pelo contrário, a trama tem um charme que faz o telespectador mergulhar naquela história com facilidade. E Mário foi feliz em descongelar os personagens aos poucos, aproveitando bem o choque cultural de cada um. A primeira foi Marocas (Juliana Paiva), que logo encantou o íntegro Samucas (Nicolas Prattes) e vem protagonizando momentos hilários ao lado do rapaz. A mocinha é uma das melhores personagens da novela e Juliana está irretocável, ainda mais com a quantidade de texto que precisa decorar. Impossível não se apaixonar por Maria Marcolina.

Já o segundo a despertar 132 anos depois foi Dom Sabino (Edson Celulari em grande momento, após ter sido desvalorizado em "A Força do Querer"). O patriarca da família Sabino Machado fez uma bonita amizade com Eliseu (Milton Gonçalves), um humilde catador de rua, e a dupla ainda tem muito para render, principalmente em cima da abolição da escravidão e dos resquícios de um passado não tão distante.
O encantamento do pai de Marocas com a elegante Carmem (Christiane Torloni) é outro show à parte, proporcionando sequências divertidíssimas protagonizadas por Edson e Chris. O choque com os biquínis da mãe de Samuca em um álbum de fotografia, por exemplo, foi de gargalhar.

A chegada de Dona Agustina (Rosi Campos) e das gêmeas Nico (Raphaela Alvittos) e Kiki (Nathalia Gonçalves), que acordaram na segunda semana da trama, deixou o conjunto ainda melhor, movimentando mais a história através de momentos inusitados. As cenas fluem bem e o núcleo familiar agora completo virou o elemento fundamental de "O Tempo Não Para", implicando na criação de novos e promissores laços, vide a amizade recém-iniciada de Marocas e Paulina (Carol Macedo), filha de Eliseu. A curiosidade explicável da então enigmática doutora Petra (Eva Wilma) e a preocupação da psiquiatra Helen (Rafaela Mandelli) também prometem bons desdobramentos, assim como a ambição dos interesseiros Emílio (João Baldasserini) e Mariacarla (Regiane Alves).

Aliás, os demais 'naufragados' já estão despertando e concluindo essa etapa do roteiro. Os ex-escravos Menelau (David Junior) e Cesária (Olívia Araújo) se depararam com um mundo pós-abolição e esse contexto promete bastante. O interesse de Helen em apoiar Menelau, inclusive, pode render um futuro bom casal, caso o autor invista. E a chegada de Teófilo (Kiko Mascarenhas) à ilha onde moram os biólogos Marino (Marcos Pasquim) e Monalisa (Aleandra Richter) ficou interessante por ter sido diferente dos colegas de navio. Ele foi o único que não foi encontrado congelado e ainda se viu desmemoriado. O perfil também tem tudo para se destacar.

Os choques temporais, claro, são os maiores trunfos do folhetim e até agora vêm resultando em cenas engraçadíssimas e repletas de críticas sociais. Não é possível saber se haverá fôlego para esse tipo de situação até o final da história, mas é inegável que o estranhamento dos personagens de outro século com os novos costumes é o maior charme da produção. O texto de Mário Teixeira tem sido inspirado, aproveitando os protagonistas e criando momentos que divertem e entretêm quem assiste. Também tem sido útil para contar um pouco sobre a história do Brasil através das falas do pai de Marocas. Vale citar ainda o show de Christiane Torloni na pele da hiperativa Carmem. A atriz nunca esteve tão engraçada em uma novela. O curioso é que sua comicidade está nas reações aos atos intempestivos de Dom Sabino.

"O Tempo Não Para" merece todos os elogios que vêm recebendo e a audiência corresponde ao que está sendo apresentado ao público. É o maior sucesso da faixa das sete dos últimos onze anos, conseguindo uma média em torno de 29 pontos antes mesmo de completar um mês no ar. Resta torcer para seguir com essa boa condução pelo próximos meses.

33 comentários:

Chaconerrilla disse...

Amando essa novela. Marocas, Dom Sabino e Eliseu já são meus personagens preferidos. Me divirto muito com os congelados e acho lindíssima amizade do patriarca com o Bom Eliseu. Elmo e Teófilo são outros dois personagens que estão me conquistando aos poucos. Tomara que a novela continue boa assim.

Unknown disse...

Crítica muito boa e de acordo com essa novela maravilhosa!!! E que palavras mais merecidas para nossa tão extraordinária Christiane Torloni que através de Carmen vem mostrando mais uma vez que é uma artista plena, com uma capacidade indiscutível de fazer todos os gêneros de personagens, assim como honrar cada um com seu toque singular!!!! <3

Curt Lennix disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Curt Lennix disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Essa e Orgulho e Paixão estão boas demais. Segundo Sol o que tem que ver?

Daniela disse...

Que novela gostosa de assistir e não dava nada por ela. Tem me surpreendido.

Andressa Mattos M. disse...

Dom Sabino e Marcos são encantadores e a Torloni tá me fazendo gargalhar!!!!! Rosi Campos de vilã é outro show.Achei que essa novela seria um mico e calei minha boca.

William O. disse...

Essa novela tá muito boa e endosso cada parágrafo desse seu ótimo texto!

Malu disse...

Novelinha gostosa, mas tenho uns pontos a considerar: As situações de choque temporal são hilárias mesmo, mas, quantas vezes Dom Sabino se envolveu em confusão com a polícia em apenas duas semanas? Já cansou. Ele sabe que está em 2018, não seria o caso de, assim como Marocas, se esforçar um pouco pra se adaptar? Outra coisa, a construção de Samurocas, apressada demais sem necessidade. O personagem de Nicolas Prattes está me irritando, já que se diz respeitador, mas trai a noiva na maior facilidade, rouba beijos de uma menina que já disse não se sentir confortável, e chegou ao cúmulo de, no capítulo de ontem, dizer que se Betina fosse homem, lhe bateria. Que mocinho é esse? Por último, não aproveitar o enredo da novela pra fazer um congelamento de fim de capítulo é um erro, mas dá pra entender quando se percebe que não há ganchos na novela. Hoje em dia, não dá, bons ganchos são fundamentais. Mas, claro, há muitos pontos positivos também, começando pelo elenco, ótimo e afiado, com poucas exceções. Destaque absoluto para Juliana Paiva, Edson Celulari e, claro, a maravilhosa Torloni, perfeita e muito engraçada como Carmen, endossando o que você diz no texto. Merecem menção também a sempre maravilhosa Eva Wilma, Milton Gonçalves, Felipe Simas, Cyria Coentro, Talita Younan, Regiane Alves, Adriane Galisteu (e a Poc), Malu Falangola (que, ao que parece, conseguiu crescer com uma personagem de secretária), e vale citar também a inserção de um ator com síndrome de down, que está tendo boas cenas. A boa audiência, querendo ou não, é mérito da novela, mas espero que não faça o autor se acomodar. No mais, é um boa novela, com alguns pequenos defeitos, que podem ser corrigidos ao longo da trana, afinal estamos apenas no primeiro mês.

Anônimo disse...

Não acho que o personagem do Nicolas Prattes está irritante. Ele é um perfil íntegro, mas ele é humano. Ele já provou em alguns diálogos que não é um "Perfeitinho". E isso é que é legal, pois mocinhos corretos demais são cansativos e até entediantes. Um tipo não tão perfeito tem muito mais chances de ser carismático. E ele já não está mais com a Betina. Já a agilidade na construção do casal principal considero um ponto positivo. Seria pior uma enrolação e é mais empolgante quando não é preciso esperar tanto.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Eu confesso que não apostava na novela e me surpreendi com o enredo levinho e divertido, mas sem ser pastelão.
Na torcida para que continue assim instigante.
Dom Sabino, Marocas, Carmem e Eliseu estão sensa!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Malu disse...

Mas não é pra ele ser perfeitinho mesmo. O problema é justo a forçação pra isso. Vários personagens exaltando ele do nada. E tudo bem, ele não é mais noivo da Betina, mas não teve a menor sensibilidade em terminar com ela. De resto, são opiniões pessoais mesmo, e respeito a sua =)

Anônimo disse...

Novelinha mais chata,arrisco dizer que só não é pior que Deus salve o flop pq essa atual não tem uma Marina Ruim Barbosa canastrando em cena. Aliás, tem sim.. A Juliana Paiva é péssima sempre!

Anônimo disse...

Ok.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Confesso que não dava nada por O Tempo Não Para, e talvez por isso, tenho me supreendido bastante com a boa condução da novela até agora.
Incrivelmente, o choque dos congelados com o mundo atual não tem cansado como poderia parecer à primeira vista, pelo contrário, é um dos pontos altos da novela, rendendo cenas impagáveis e comparações importantes, embora eu ache que é uma situação que não se sustenta a trama inteira.
Gosto de quase todos os personagens, em especial Marocas (ela é doce e espevitada na medida certa, além de ser cheia de atitude), Samuca (ele comsegue ser idealista sem ser chato, além de formar um lindo casal com a Marocas), Dom Sabino (a relação dele com as filhas é linda, e é muito engraçado quando ele começa a falar da vida que levava no século XIX), Carmem (o que foi aquela conversa dela com a d. Agustina? Rolei de rir) e Eliseu (acho muito bacana a amizade com o Dom Sabino). Aliás, me chama muito a atenção todo esse núcleo dele, essa história com o filho que seguiu por um caminho errado e a neta que criou como filha (e que não faz a menor ideia disso) pode render bastante.
De resto é só mesmo esperar e torcer para que a trama não se perca ao longo dos meses.
Ah, e eu shippei Menelau e Helen também! rs
No mais, é isso. Abraços!!

Lulu on the sky disse...

Essa novela me dá um misto de amor e ódio sabia?
big beijos

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu adoro essa novela. Adoro Dom Sabino e Marocas. A TV Globo acertou em cheio na nova novela das sete. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Tô adorando a novela. É ótima. Me divirto muito com a Marocas. Queria saber sua opinião a respeito de duas atrizes. O que vc acha sobre o desempenho da Sophia Valverde (Poliana) e a Flávia Pavanelli (Brenda) em "As Aventuras de Poliana" ?

Curt Lennix disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sérgio Santos disse...

Tomaraa, chaconerrila!

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Amanda.

Sérgio Santos disse...

Exato, anonimo...kkk

Sérgio Santos disse...

Idem, Daniela.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, William,.

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Malu, e seus pontos questionadores são pertinentes.

Sérgio Santos disse...

Eu tb entendo assim, anonimo, pq no caso da Marocas há a questão de 1886, ou seja, precisa mesmo marcar casamento logo e tal...

Sérgio Santos disse...

Tb torço, Luli.

Sérgio Santos disse...

Discordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Compartilho de toda a sua opinião, Germana!!!!

Sérgio Santos disse...

Pq, Lulu?

Sérgio Santos disse...

Tb adoro, Fabio.

Sérgio Santos disse...

To achando elas bem, anonimo.