quinta-feira, 13 de abril de 2017

"Os Dias Eram Assim": o que esperar da próxima novela das onze?

A Globo resolveu chamar as suas novelas das 23h de "supersérie". A razão é desconhecida, mas parece que nada mais é do que uma simples vergonha em assumir o gênero folhetim em mais uma faixa. A questão é que perceberam isso um pouco tarde, após seis novelas já terem sido exibidas ----- "O Astro", "Gabriela", "Saramandaia", "O Rebu", "Verdades Secretas" e "Liberdade, Liberdade". Até porque essa trama terá cerca de 90 capítulos, sendo mais do que os enredos anteriores (que tiveram por volta de 60). Ou seja, essa súbita alteração classificatória soa ridícula. Mas, deixando isso de lado, a nova produção vem apresentando chamadas convidativas e teve um clipe animador (que pode ser conferido aqui).


Com o título de "Os Dias Eram Assim", a novela das estreantes Angela Chaves e Alessandra Poggi foi escolhida às pressas para substituir "Jogo da Vida", folhetim de Lícia Manzo que iria ao ar este ano e acabou transformado em minissérie, adiado para 2018. A trama das autoras novatas --- que já trabalharam como colaboradoras de Manoel Carlos, Gilberto Braga, entre outros ----, dirigida por Carlos Araújo, terá a Ditadura Militar como pano de fundo e aproveitará o horário mais permissivo para cenas fortes para explorar toda essa fase tenebrosa do país. Mas, obviamente, terá uma linda história de amor norteando o roteiro, utilizando as diferentes ideologias políticas como foco de conflito. Vale lembrar de produções icônicas que conseguiram mergulhar no tema e contar uma bela trama, como "Anos Rebeldes" (1992), por exemplo, e até mesmo a primeira fase de "Senhora do Destino" (2004).

A trama começa no dia 21 de junho de 1970, dia da final da Copa do Mundo, com o Brasil terminando o torneio tricampeão. É no cenário de euforia das pessoas nas ruas que Renato (Renato Góes) e Alice (Sophie Charlotte) se conhecem, iniciando uma história de amor que atravessará duas décadas, cruzando com eventos históricos importantes do país --- da repressão às diretas.
Ele é primogênito de uma família de classe média de Copacabana. Filho de um professor universitário e de uma dona de livraria chamada Vera, interpretada pela grande Cássia Kiss. O rapaz, que é médico, ainda tem dois irmãos ---- os estudantes Gustavo (Gabriel Leone) e Maria (Carla Salle) ----  e os três são engajados na luta pela liberdade, sofrendo graves consequências durante as manifestações que frequentam.

Já Alice é uma libertária que luta contra o conservadorismo da família. Questionadora, a jovem vive protagonizando confronto com os pais: o poderoso Arnaldo (Antônio Calloni), dono de uma construtora e apoiador da Ditadura, e a submissa Kiki (Natália do Vale), que sempre desespera com as atitudes corajosas da filha. A relação conflituada entre os três fica ainda pior quando ela conhece Renato, abalando o seu noivado de anos com o ambicioso Vitor (Daniel de Oliveira), braço-direito do sogro na construtora e filho da interesseira Cora (Susana Vieira). O amor dos mocinhos abalará todos os conluios que os cercam e a situação complicada do país será apenas mais um empecilho para o casal principal, que já demonstra química de sobra nas chamadas.

A novela não terá 'fases', mas dará saltos no tempo, explorando vários contextos históricos relativamente recentes, como já mencionado. Porém, o elenco continuará o mesmo. Uma das exceções será Julia Dalavia, que entrará quando a novela der um salto no tempo. Ela viverá Nanda, irmã de Alice, interpretada por Letícia Braga anteriormente. O curioso é que as duas já dividiram a mesma personagem em "Justiça", ano passado, e agora repetem a dobradinha. A irmã da mocinha vai contrair HIV e a trama abordará a doença na década de 80, época em que muitos morriam em virtude da ausência do tratamento e desconhecimento da enfermidade. A atriz emagreceu bastante para o papel e é mais uma situação promissora do folhetim.

Rimena (Maria Casadevall) é mais um perfil que fará parte do enredo, pois Renato será obrigado a sair do país por causa da vingança do poderoso Arnaldo e acabará indo para o Chile. Ele espera que Alice embarque junto, mas ela não aparece e o rapaz acaba conhecendo essa outra mulher, com quem se envolverá, apesar de nunca esquecer o seu amor. Aliás, é importante destacar Antônio Calloni, que tem tudo para ser um dos maiores nomes da produção. O pai da mocinha é um vilão com todas as letras e as suas cenas no clipe já impressionam. E quem está com ele fazendo uma boa dupla é o grande Marco Ricca, intérprete do Delegado Amaral, que também promete ser um canalha daqueles. Além deles e dos mocinhos, Cássia Kiss e Susana Vieira são mais alguns nomes que se sobressaem no vídeo de 15 minutos exibido pela Globo.

Marcos Palmeira (Toni), Letícia Spiller (a ex-miss Arpoador Monique), Felipe Simas (o surfista Caíque), Mariana Lima (Natália), Bukassa Kabengele (Josias), Maurício Destri (Leon), Caio Blat (em uma participação especial como o ativista Túlio, que será morto pelos militares), Cyria Coentro (Laura), Júlio Machado (Marcos) e Nando Rodrigues (Hugo) são mais alguns atores que compõem o elenco, entre outros.

"Os Dias Eram Assim" tem tudo para ser uma produção de grande qualidade. As chamadas estão cada vez mais animadoras e resta  torcer para que a estreia faça jus ao conjunto que vem sendo mostrado. Agora é só aguardar.

20 comentários:

Ricardo disse...

Texto maravilhoso, Sergio! Não se se tu sabe, mas aquele moleque insuportável que te odeia mas vive te copiando de todas as formas agora também copia de forma deslavada esses seus textos antes das estreias das novelas. Acredita? Tem gente que já veio me falar que o apelido dele virou "CopiaZamenza". Acredita que até as fotos que vc posta antes de sair do Twitter ele copia/ Ele agora também faz isso e deixa fotos por último. Ele não tem um pingo de vergonha na cara. kkkkkk Pena que aquele tal site chamou um plagiador pra escrever lá. Deviam ficar só com o original que é você mesmo. Abraço!

Fernanda disse...

Não sabia muita coisa dessa novela.Foi bom te ler. E também acho ridículo isso de chamar novela das onze de supersérie agora. Demoraram cinco anos pra isso???Um pouco tarde.

Cássia disse...

Adorei saber mais sobre essa novela. Ver Sophie de volta será ótimo. Promete!

JF disse...

Já assisti o primeiro capítulo no Globo Play e está maravilhoso! É a primeira novela(sim, me recuso a chamar de supersérie) da Globo a ter seu primeiro capítulo disponibilizado em primeira mão na internet. Foi só o primeiro capítulo, ou será que a emissora fará como fez na minissérie "Justiça", disponibilizando gradativamente os capítulos antes da exibição na TV?

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Se eu já estava com vontade de assistir essa "novela" depois de ler seu post essa vontade aumentou...

Acho muito interessante uma história ambientada nessa fase tão triste do país...



Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/

Gustavo Nogueira disse...

Minha expectativa para essa novela é muito grande Sérgio, espero não me decepcionar.Cássia Kiss, Suzana Vieira, Antônio Calonni, Marco Ricca, Natália do Vale, Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, que elenco ótimo.Não conheço muito o trabalho do Renato Góes, mas vi química entre ele e a Sophie Charlotte.Suzana Vieira como vilã é um grande atrativo(quem não se lembra da icônica Branca de Por Amor?).Ver Sophie Charlotte vivendo uma mocinha ousada e que não abaixa a cabeça para ninguém vai ser muito bom, após ótimas atuações em Sangue Bom e em O Rebu, é uma das jovens atrizes mais talentosas, ao lado da Isabelle Drummond, Bianca Bin, Nathália Dill, Ágata Moreira e Alice Wegman.A história é muito interessante, gosto do tema da ditadura militar.No SBT esse tema também foi abordado na novela Amor e Revolução, mas a trama não fez um grande sucesso.Que venha Os Dias Eram Assim!

Andressa Mattos M. disse...

Adoei o clipe e gostei de me interar sobre o todo no seu ótimo texto. Fiquei ainda mais animada.Também não entendi essa bobagem de mudar pra supersérie.Ainda vai prejudicá-la nas premiações porque não poderá ser indicada na categoria novela. Sophie tava fazendo falta.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Tenho visto as chamadas, que são atrativas, embora ainda não me decidi se assisto ou não mais um "folhetim" ou "supersérie" (rs) no horário das onze. Suas considerações são excelentes e dão uma boa pincelada sobre o foco da trama. Os atores também são de qualidade. Parece promissora!
Aguardemos!

Feliz Páscoa para você e família!

Abraço.

Lulu on the sky disse...

Olha Sérgio não sei se vou assistir, tenho que ver o primeiro capítulo.
big beijos

Bianca disse...

Seu texto está maravilhoso!!!

Quero deixar registrado aqui a minha felicidade de ver o Renato Góes (que é um querido!!!) ganhando seu primeiro protagonista por completo. Ele arrasou quando fez o Santo na primeira fase de Velho Chico e também em Ligações Perigosas como o fiel empregado de Augusto (Selton Mello, outro gênio.). Graças a Deus se livrou de "A Lei do Amor" e agora tem TUDO pra fazer de seu xará um dos personagens mais marcantes de sua carreira. A química com a Sophie também é explosiva, to shippando desde a primeira chamada rs Não lembro muito da Alessandra mas conheço bem o trabalho da Ângela Chaves, que colaborou muitos anos com o Maneco e ela é ótima.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Ricardo. Alguns já vieram me falar a mesma coisa.

Sérgio Santos disse...

Bem tarde, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Promete, Cassia.

Sérgio Santos disse...

A primeira semana foi ótima, JF!

Sérgio Santos disse...

Que bom, Debora.

Sérgio Santos disse...

A minha tb, Gustavo!

Sérgio Santos disse...

Sophie fazia mta falta mesmo, Andressa. bjsss

Sérgio Santos disse...

Ok,Lulu! bj

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Bianca! E o Renato tava merecendo mesmo um protagonista. Deu show como Santo e agora repete o bom desempenho. Sua química com Sophie é explosiva mesmo. Adorando. bjssss

Sérgio Santos disse...

Sophie é maravilhosa, Cássia.