terça-feira, 11 de abril de 2017

Marcos, valores invertidos, expulsão e a irresponsabilidade da produção do "BBB 17"

Que a décima sétima edição do "Big Brother Brasil" é a pior da história do programa, é um fato consumado. Já foram listadas várias razões para confirmar isso. Mas agora essa edição conseguiu ficar ainda mais vergonhosa. Tudo porque Marcos, um dos participantes mais protegidos da produção junto com Emilly, foi flagrado em mais um completo descontrole, intimidando Ieda e acuando a sua 'namorada' de uma forma assustadora. Isso depois da mesma Emilly ter mostrado para Ieda seu braço roxo, alegando que ele a tinha beliscado várias vezes por ciúmes de um integrante de uma banda que foi fazer show na casa.


É assustador constatar o fanatismo das torcidas e como a produção desse "BBB" foi omissa em vários aspectos. Criaram dois monstros através de edições tendenciosas e agora perderam o controle. Depois das imagens aterrorizantes que o público foi obrigado a ver (e quem tem Pay-Per-View já havia visto), Tiago Leifert simplesmente disse que a equipe estava "alerta" e "preocupada". Para culminar, avisou que o que aconteceu na casa acontece muito na vida real, mas sem câmeras. Tudo bem, mas e daí? A diferença é que dessa vez o Brasil foi testemunha de uma intimidação, que culminou em agressão, principalmente quando Marcos enfiou o dedo na cara da Emilly (literalmente) e na hora que a imobilizou no chão, impedindo que ela o afastasse. Deu nojo.

O pior é que ele já havia repetido esse comportamento com ela semana passada, no quarto do líder. E também já acuou Ieda várias vezes, esbanjando agressividade. Conseguiu desrespeitar todas as mulheres que haviam restado na casa nessa reta final, incluindo ainda Vivian e Marinalva.
E a baixeza que fez com Ilmar, expondo o filho do até então grande amigo em rede nacional, evidenciou mais o seu descontrole e a sua covardia. É um dos piores participantes que já passaram por esse reality e a covardia da produção, em jogar no colo de Emilly a responsabilidade de expulsá-lo do programa, foi absurda. Eles a chamaram e, depois de um longo tempo no confessionário, a menina saiu de lá desnorteada e preferindo fingir que nada aconteceu. Uma imagem vale mais do que qualquer palavra e essa expressão é bem velha para a equipe da atração não saber.

Mas o pior de tudo é a aprovação do público, comprovando como os valores andam cada vez mais invertidos. A permanência de Marcos e a eliminação do Ilmar com quase 56%, no paredão que foi recorde de votos dessa edição (mais de 112.000), foi vexaminosa e inacreditável. Depois de ter sido humilhado covardemente pelo ex-amigo e depois de tudo o que o médico fez, intimidando e acuando todas as mulheres, a torcida fanática do 'casal' mais uma vez fez diferença e o deixou na casa. Entretanto, não era o maior absurdo dessa edição porque ainda estava por vir o paredão do último domingo (09/04), onde Marcos ficou e Marinalva foi eliminada com 77% dos votos, mesmo depois do show de horror protagonizado por ele em cima de Emilly. Difícil uma pessoa sensata não se indignar diante de tudo isso. Aliás, esse casal ter uma torcida tão forte já demonstra que a sociedade está bem doente. Um homem agressivo, descontrolador e dono da verdade e uma menina mimada, egoísta e arrogante.

E é importante ressaltar que nem toda agressão é só física --- embora ela tenha ficado com hematomas também. O que o Marcos fez pode sim ser considerado agressão em qualquer delegacia. Tanto que a polícia foi hoje (segunda-feira, dia 10) até a casa do BBB para investigar o ocorrido. Não falaram diretamente com Marcos e Emilly, mas a produção chamou os dois para o confessionário e avisou sobre o ocorrido. O mais assustador é que Marcos saiu de lá rindo, como se não fosse nada demais. E para piorar, passou a ser todo delicado com a 'namorada'. Ou seja, fica bem claro que a produção dava orientações para os dois mudarem de postura. Mas isso não é uma clara forma de favorecimento? Isso não é privilegiá-los em cima dos demais concorrentes? Infelizmente, esse tipo de situação não foi um fato isolado nessa edição. A forma benevolente como ambos são tratados fica explícita desde o começo da décima sétima temporada. E fica difícil entender a razão da produção queimar sua imagem diante do telespectador por duas pessoas tão questionáveis.

Até mesmo o "Jornal Nacional" noticiou hoje o escândalo envolvendo a intimidação de Marcos a Emilly, ressaltando que repudia toda forma de violência e avisando que a delegada Viviane Costa Ferreira foi aos Estúdios Globo exigir imagens do "BBB" e exames em Emilly, além de ter alertado a participante sobre os seus direitos. E foi esse o estopim para a expulsão do participante na edição ao vivo mais tarde. A denúncia no principal jornal do país confirmou a gravidade da situação e os exames médicos comprovaram a agressão física. Marcos foi ao confessionário e acabou, finalmente, expulso. Infelizmente, precisaram esperar a polícia ir até a casa para isso acontecer. O justo seria a expulsão no domingo, antes do paredão contra Marinalva. Mas, ainda assim foi um progresso. E mérito da emissora, novamente, que também agiu de forma exemplar no caso José Mayer e na suspensão de Victor do "The Voice Kids". Pena que a produção do programa tenha sido tão covarde e irresponsável.

O momento em que Ieda e Vivian consolaram Emilly depois que Tiago Leifert a comunicou da expulsão de Marcos foi um dos raros instantes de sensibilidade desse programa. As três são as finalistas e nem há o que comemorar. Foi uma disputa que não valeu torcer. Quem pagou o Pay-Per-View esse ano com certeza se arrependeu amargamente.

O "BBB17" foi uma edição nociva, deprimente, tendenciosa, pesada, sem lealdade e sem alma. Esse escândalo da agressão fechou o ciclo dessa temporada da pior forma possível, mas fazendo jus ao conjunto tenebroso que o público foi 'obrigado' a acompanhar. O público (com suas torcidas fanáticas) ter deixado Marcos nos dois últimos paredões expôs os valores invertidos da sociedade atual, a produção demorou demais para agir e a expulsão dele acabou sendo inevitável em virtude da repercussão que tudo estava tomando. "Big Brother" para esquecer.

34 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela sua sensatez. Amo ler você.

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns pelo texto. Se quem torce para o marcos tiver a mesma personalidade que ele já soubemos o por que à tanta coisa ruim em nosso país

Sol disse...

Vc é o melhor crítico que existe.

Xaiene disse...

Texto que traduz tudo o que eu penso sobre essa edição.PARABÉNS!

Unknown disse...

Que texto perfeito. Meus parabéns Sérgio! O que me deixa com esperanças em meio a tudo isso é saber que existem pessoas com a sua sensatez, pois nós agradecemos! Esse agressor finalmente foi expulso!

chica disse...

Sérgio, depois de te ler , ver todas explicações,. mais fico feliz em não perder meu tempo vendo BBBs,rs... abração,lindo dia! chica

Raquel disse...

Fala Sérgio!

Concordo com todo o teu texto, excetuando a parte em que parabeniza a emissora. Pela segunda vez em poucos dias, a Globo precisou de uma grande pressão externa para fazer alguma coisa. Considero curioso aqueles que julgaram o José Mayer por apenas pedir desculpas depois de ser acusado e das funcionárias e atrizes fazerem coro, mas parabenizam a emissora por uma ação que não passa de marketing. A figurinista já tinha reportado ao RH da empresa antes, mas a Globo só resolveu tomar uma atitude depois que a novela acabou, a funcionária colocou a boca do trombone em um veículo de circulação nacional e as próprias funcionárias resolveram protestar a situação. Com a novela acabada, a Globo não tinha mais nada a ganhar apoiando José Mayer. A essa altura, só sobrou à empresa virar o jogo e sair de apoiadora do movimento, jogando o ator na fogueira. Mas não nos enganemos nem por um minuto a Globo trocaria audiência pra defender o direito das mulheres.

E a prova de fogo veio poucos dias depois e a emissora falhou miseravelmente. Manteve Marcos no BBB apesar de todo o barulho contra porque a audiência do programa finalmente resolveu melhorar. Precisou a POLÍCIA ir aos estúdios da Globo, pro Jornal Nacional denunciar e aí então a produção do programa decidir expulsar Marcos. Vai dizer que a responsabilidade do que aconteceu foi só do Boninho? Que a diretoria da Globo não viu o que aconteceu ? Ou que não poderia ter ordenado a produção do programa a eliminar o candidato? A emissora nunca toma a iniciativa quando acha que pode comprometer os bons números. Depois que o caldo entorna, vem com camiseta “mexeu com uma, mexeu com todas” e matéria no Jornal Nacional pra mascarar o que já devia ter feito há muito tempo: punir Mayer e Marcos pelo comportamento inadequado e até criminoso.

Não tenho a mínima confiança em mudança de postura corporativa por parte da Globo. E acho até compreensível que procurem cuidar primeiramente dos seus interesses. Mas me recuso a bater palmas pra hipocrisia e dar a entender que a Globo virou bastião contra os abusos às mulheres. Quero ver agir quando doer no bolso... Até então, tudo o que fez, não foi mais que a obrigação.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Não assisto BBB, mas é CLARO que vi tudo isso através da internet! Posso dizer que foi vergonhosa a atitude da Globo, esse cara já deveria ter sido expulso faz tempo!

Não concordo com as atitudes da Emily, mas isso não significa que um troglodita pode bater nela!!!



Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/

Gustavo Nogueira disse...

Mais um texto maravilhoso, muito sensato, concordo com quase tudo.Só discordo da parte em que você elogia a Globo, concordo com a Raquel acima, não vejo mérito nenhum da emissora porque ficou de braços cruzados por um bom tempo e algo só foi feito quando a polícia teve que intervir.Uma vergonha e uma hipocrisia da emissora, que afastou o José Mayer, mas no caso desse Marcos fechou os olhos e deixou ele fazer o que queria por um bom tempo.

Fernanda disse...

Brilhante texto. E você fez bem em elogiar a Globo e criticar a produção do BBB. A Globo teve uma atitude enérgica, mas a produção tentou adiar o quanto pôde. Foi covarde. Esperou a policia ir pra resolver algo. E esse
casal de vermes ter torcida comprova que a sociedade tá doente mesmo. Endosso cada parágrafo.

Anônimo disse...

Gostei da atitude da Ieda e Vivian em relação a Emilly. Elas cometem erros como todo mundo, mas estão mostrando que são muito melhores que o casal podre Emilly e Marcos.
É horrivel pensar que provavelmente a patética Emilly vencerá o BBB 2017.

Adriana Helena disse...

Sérgio, que horror amigo...
Fico passada com esses casos de agressão dentro da casa "mais vigiada do Brasil"
Não assisto o programa, pois desde sempre o enredo é tendencioso, fútil e não agrega qualquer tipo de crescimento cultural.
A sociedade está mesmo doente...e doente também quem acompanha um programa horrível assim e faz torcida a participantes agressores e violentos...

Mas sua análise amigo, como sempre, maravilhosa!
Parabéns pela sensatez!!
Tenha uma Páscoa maravilhosa!!
Beijos!

Bianca disse...

Você é maravilhoso Sérgio, parabéns!

Finalmente a justiça foi feita. Precisou uma DELEGADA intervir, olha o nível que chegou o BBB17. Espero que ele pegue cana e que a Emilly se recupere da obsessão que tem por esse monstro. Porque pra mim o que ela sente por ele não é amor e sim obsessão. Infelizmente é a realidade de muitas mulheres. Graças a Deus está acabando e eu se fosse o Tiago pulava fora do próximo.

Smareis disse...

Boa noite Sérgio!
Não assisto o BBB, mais leio as noticias, porque chega pelo Smartphone. Um texto escrito maravilhosamente bem Sérgio.
Em minha opinião os dois deveriam ter saído Marco e Emilly. BBB é um jogo de cartas marcadas.
A globo só agiu dessa forma porque as redes sociais estavam pedindo a expulsão do Marco. Caso contrário ele estaria lá ainda. O que comanda a globo é a audiência, não importa o que aconteça, deu audiência ta tudo certo.Triste saber que essa Emilly vai ganhar o BBB. A vida do Marco anda bem complicada. Após ser expulso do reality depois, o médico está sendo processado por danos morais por uma antiga colega de trabalho por compartilhar foto dela no perfil do Face. O BBB deveria acabar esse programa já deu o que tinha que dar.

Smareis disse...

Boa semana e uma Feliz Páscoa! Que tenhamos dias de muita paz, reflexão e alegrias. Um beijo Sérgio!

Unknown disse...

Esse BBB foi uma desgraça e essa expulsão do Marcos demorou muito pra acontecer, esse de longe foi um dos piores participantes da história do reality. E ele ter voltado de tantos paredões não é nada mais que a torcida fanática de adolescentes shippadoras que não querem ver o casalzinho separado, mesmo com ele batendo nela (!!!)
Emilly é uma cobra, mas nada justifica agressão e machismo. E pensar que a Marinalva saiu com 77% por causa desse lixo e o Ilmar ter sido eliminado depois de tudo que foi mostrado foi de um absurdo sem limites, não dá nem pra comentar de tanta raiva. Esse BBB não vai fazer falta nenhuma mesmo.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Aplausos para você com suas críticas aqui colocadas com discernimento e bom senso. Concordo absolutamente com cada palavra.
Fiquei perplexa quando o Marcos retornou do último paredão. Fiquei decepcionada com o fanatismo da torcida do casal, totalmente alheia aos princípios que devem reger o relacionamentos das pessoas de bem. Sim, o povo, representando por essa torcida, está doente, lamentavelmente.
Horrível essa Edição do BBB. Deu uma ideia dolorosa da "cara do Brasil" da atualidade.
A produção foi falha, conivente e irresponsável. E penso que somente agiu com a expulsão por falta de melhor opção.
Subscrevo sua leitura do casal: "Um homem agressivo, descontrolado e dono da verdade e uma menina mimada, egoísta e arrogante".
Desde o início do programa que o meu marido institulava o Marcos de "psicopata"-rsrs.

Abraço.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Fico honrado em ler esse carinho, Sol!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Xaiene.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Johnny!

Sérgio Santos disse...

Não perdeu nd, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Raquel. Mas eu parabenizei a emissora e critiquei a produção do programa. Eles têm autonomia para expulsarem a hora que quiserem, até porque está nas regras. Mas não fizeram, preferiram passar a mão na cabeça. Tenho certeza que a motivação dessa expulsão foi justamente a alto cúpula da emissora que resolveu entrar no caso depois que a polícia foi lá. Por isso elogiei.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Debora. bjsss

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Gustavo. Estendo minha explicação pra Raquel a vc. abçs

Sérgio Santos disse...

O ponto é exatamente esse, Fernanda! bjssss

Sérgio Santos disse...

Eu tb gostei mt da atitude de Ieda e Vivian, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Horrivel, né, Adriana? Espero que vc tenha tido uma linda Páscoa bjssss

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado pelo carinho, Bianca. bjssss

Sérgio Santos disse...

Eu tb li sobre esse processo dele, Smareis... Vergonha. bjs

Sérgio Santos disse...

Feliz Páscoa, Smareis. bjsss

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Ed.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Vera. É triste demais isso... bj